Timbre ou TimbreS

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


johnny_floripa
Nossa, nunca ouvi falar... nos anos 80 ele usava umas roupinhasde gosto duvidoso - afinal, os anos 80 foram trash. Quanto aos amplificadores, ele já usou Marshall JTM, Fender Twin, Hiwatt, etc.

No site 2112.net/powerwindows tem todos os tourbooks do Rush, e no final de cada um deles cada membro da banda fala sobre seus equipamentos. A partir do álbum Signals o Alex começou a fazer piadas nesta seção:

I've broken down the equipment I'm using into three catagories; amplification, guitarification and effectification. It is truly an amazing coincidence how similar all three catagories are to each other. For instance, through my keen sense of awareness, I've noticed all three have a series of knobs! Can you believe it? Also the amps and assorted effects all have glowing lights! Incredible! The amps I'm using are four Marshall Combos which we jokingly refer to as the Marshall Combos. In the guitar department I'm down to four, a black one, a red one, a white one and a brownish one. They all have six strings and a long wooden piece sticking out from the body. I also have two acoustic guitars both with six strings, one steel string and the other plastic (or something like that). Both the guitars have rounded bodies to make them impossible to play sitting down. They also have holes all over the sound board which is sort of like a diving board I think. My double neck guitar was recently crushed by an elephant. Too bad.

kukula
Veterano
# ago/09
· votar


petruciii very nice

Luqueuris150
Veterano
# ago/09 · Editado por: Luqueuris150
· votar


Alex Jarrier

kra, faz mal n, o tópico sobre as regras do shredder eh topico de zuação, vc n viu? é só brincadeira. O q eu axo é q e bom o kra ter a Técnica de um Shredder mas investir em Feeling. Conseguir tokr a + de 200 Bpm prova q vc eh bom na tecnica e q, msm q vc toque bem lento em suas músicas, se chegar algum retardado e te chamar de ruim pq vc toca lento, vc pode mostrar q na verdade é o contrário. Como o feeling é o sentimento que vc pões na música, a técnica "Shreddística" pode ser boa pra alguns sentimentos q vc quiser expor em sua música, assim ele se torna mais um recurso para o Feeling. Por isso eu diria que o Shredder faz parte do Feeling. E o Feeling abrange qualquer outra técnica q vc possa usar em sua música pra expressar seus sentimentos, então pro mais q alguem diga q o outro só frita e n tem feeling na verdade ele tem tanto feeling quanto qlquer outro, a diferença é q nakela "fritação" ele quer expressar algum sentimento que se identifica com velocidade.

Inclusive é esse o sentido do Power Metal. Pq a velocidade? Pq na visão do Herman Li e dos guitarristas mais do power metal, Velocidade é poder, expressa o sentimento de força, alegria, daí eles se usarem tanto de velocidade. Mas pessa pra um deles fzr um solo em homengam ao amor da vida deles, pra vc ver se eles n fazem solos lentos, com tendência de sentimento ao amor.

É errado dizer q um solo tem feeling e o outro n, pq todos tem feeling, só q o feeling (sentimento) muda de um pro outro. 1 Pode ser um Feeling de alegria, calma, amor (os q costumam dizer q tem feeling) o outro pode ser de raiva, poder (pelo menos o q a pessoa q faz pode axar isso), ódio ou outras coisas mais (os q são rápidos e geralmente dizem q n tem feeling.)

Feeling n se mede, qualquer solo tem feeling, por mais merda q o solo seja, daí o q pesa é se o feeling desse solo te agrada ou n. Pode n agradar a vc, mas pode agradar a outros.

johnny_floripa
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

Mas tinha uma propaganda da Gallien-Krueger que aparecia ele com um cubinho mequetrefe sentado como uma bicha com sapatos de bailarina... vou ver se eu acho... foi daí que surgiu essa sindrome...

Aliás, no "Show of Hands" o timbre dele tá podre...

johnny_floripa
Veterano
# ago/09
· votar


Ahá, achei:

http://img.photobucket.com/albums/v213/JimGarten/ALDalex.jpg

mammb2000
Veterano
# ago/09
· votar


Ixi cara, muita galera tem timbre muito específico.
Mas não sei se é questão de TIMBRE e sim PEGADA...

Acho que o segredo está na PEGADA do cara e não no equip q ele usa.

Alguns exemplos disso:
- Brian May usou uma telecaster para gravar o solo de CRAZY LITTLE THING CALLED LOVE, e quando ele respira para começar o solo já da pra saber q é ele.

- Uma vez em uma loja de música reconheci q era meu amigo tocando guitarra na loja, pelo jeito, pegada. Mesmo que ele estivesse tocando com guitarra e ampli completamente diferente dos dele. [aconteceu duas vezes, com amigos diferentes]

Eu acho que pra chegar nisso vc tem q ser vc.
Nâo gosto muito de pensar assim: "aaaah o fulano usa o pedal tal? então eu quero ... "

Tem que tentar se achar no meio da música.

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

Pô cara, dizer o q? Só positivei seu post !
Abç

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


johnny_floripa

UAKkaUAUKuA.... Essa foto tá bizarra...essas "sandalias" Hippies são mto feias. No " A Show off Hands", realmente não estão meus timbres favoritos dele, aliás , eu sou maníaco por Rush, mas até o Grace Under Pressure. Depois acho q eles começaram a se repetir, sei lá na real até nem posso falar mto pq não bateu e não ouvi mto. Quem sabe um dia...?

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


mammb2000
"Eu acho que pra chegar nisso vc tem q ser vc.
Nâo gosto muito de pensar assim: "aaaah o fulano usa o pedal tal? então eu quero ... "

Concordo total cara. mas no começo agente acaba usando como referencia né? tipo é mais próximo do timbre q agente tenta reproduzir . Depois de uma "certa maturidade" ,agente acaba confiando mais no nosso ouvido, daí é mais fácil escolher equipos.
Cara eu acho q pegada tb é mto importante, e é tb outro mecanismo de "desenvolver" seu próprio estilo, e q inclusive interferem mto em um timbre. Mas tem aqueles sons, q são maravilhosos, aquele acorde q soa maravilhoso aquele q vc pensa " como esse FDP fez isso?"... O equipo do cara tá todo configurado p/ ler certas frequências e encobrir outras. Eu conheci um cara aqui em sampa, um "Sr" já, deve ter seus 60 anos, o ouvido desse cara é absurdamente FODA.....vc leva um som pra ele ele fica ouvindo, as vzs liga uns aparelhos q "professor malukão" e diz : " veja aqui, a ponta de médios, por volta de 2K está cortada, então ele tem um acentuamento de médios graves... e a ponta dos agudos tá conica tá ouvindo???e .......blá blá blá...Cara, mto Foda. Eu tinha dois proco rats, qndo eu ouvi o distortion dele.......vendi os 2 no outro dia.....o cara faz som pra um monte de músicos profissionais.
Ele tá tentando chegar no "timbre do Van halen".... e ele tá perto .... Ele disse q ele usa um tipo de FUZZ( desacreditei) mas um fuzz totalmente "comportado", papo longo... he he Valeu velho, abç !

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


johnny_floripa
É, de fato ele usou uns GKs no A Show of Hands. E aquele timbre é especial, principalmente quando limpo - quando ele usava drive ficava uma gralha mesmo. Eu até fiz um tópico há um tempo atrás pedindo ajuda para decifrar este timbre, e recentemente descobri sozinho que usando uma strato com chave na posição meio-ponte dá pra chegar em algo muito próximo.

Alex Jarrier
Valeu. De fato, o Alex Lifeson não é, de modo geral, um tipo de guitarrista que estaria no meu top 3 de guitarristas preferidos, mas assumo que ele me influencia em algumas coisas. Quando eu tiver mais maturidade musical talvez eu o compreenda melhor.

André L2009
Veterano
# ago/09
· votar


bom, eu acho que o Alex Lifeson está na melhor fase,concordo que ele é um guitarrista muito incomum.e tenho uma pergunta como eu posso timbrar minha guitar para fazer um som do tipo da musica what it takes do aerosmith?sei lá ouvi várias vezes esse solo que tem um timbre muito loko, fazer um som igual está fora de questão porque não uso les paul e sim strato, mas que efeitos que ele usa nesse solo.isso eu queria saber
valeu!

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


Luqueuris150
"É errado dizer q um solo tem feeling e o outro n, pq todos tem feeling, só q o feeling (sentimento) muda de um pro outro. 1 Pode ser um Feeling de alegria, calma, amor (os q costumam dizer q tem feeling) o outro pode ser de raiva, poder (pelo menos o q a pessoa q faz pode axar isso), ódio ou outras coisas mais (os q são rápidos e geralmente dizem q n tem feeling.)"

Velho, com certeza ! ! !
e até o feeling do " tímido" tb, do cara novo começando mas faz tudo certinho, no tempo, NÃO PODE SER JAMAIS CRITICADO por "não ter feeling".
Acho q as pessoas tende a confundir feeling(q é mto pessoal) com Ginga( q é algo tb pessoal, mas tem mto haver com estilo musical e influencias).... Eu sou totalmente contrário a "regrar" e sei q mtos guitars q estão "fritando", esse fritar se encaixa perfeitamente no propósito e na VERDADE do cara e ou retratar por explo um caos q a letra se refere. Afinal o meu mestre Page, já fritou um bocado,rs... mas aí cai no gosto de cada um e acabamos a entrar em "relativismos" tipo : ahhh mas o Page fritava só em alguns momentos e tal.....bobeira !..o lance é agente apontar as qualidades de cada um e nessa de ouvir, nessa busca, agente amadurece musicalmente.
Os "insights" serão inevitáveis qndo nos debruçamos p/ ouvir uma musica de coração aberto, seja ela d q estilo for. Penso q qndo damos a dica : "velho ouve isso " O cara vai mto mais receptivo do q se vc falar q o q ele ouve é um lixo...hehe, claro ! então esta troca de informações q penso ser eu mto importante p/ qq músico, artista etc... só se dá no âmbito do respeito.

"kra, faz mal n, o tópico sobre as regras do shredder eh topico de zuação, vc n viu? é só brincadeira."

Ha ha ,então velhinho, eu achei q era zuera mesmo, mas eu achei q vc tinha ficado puto com meu post, dai fui meio agressivo .Por isso me desculpei. Mas tá tudo sussa . Valeus cara ! !
Abç.

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

Cara a galera vai me bater,...mas ele tem uma inteligência musical mto gde, é foda, não se trata só do cuidado dos timbres e da escola ambulante q ele é, mas veja o Rush , Lee surtando na baixo e o Neil na Batera, quem segurava ? o Lifeson!.....qndo agente começa a tirar as guitar dele ve q ele é mto criativo....caralho olha o q o cara fez aqui, olha essa nota q foda, as vzs é só uma notinha no lugar certo q muda TUDO como 5 milésimos num piloto d F1... hehe ( eu ja querendo converter os caras...kkkk) Tem um amigo meu q toca só Jazz nem curte rock , exceto algumas coisas, uma vez nós ( sóbrios) ouvindo Rush ele disse: Cara vou confessar pra vc q esse cara do Rush é mto foda, eu nem curto esse som, mas eu tiro o chapéu. Enfim velhinho, preste atenção tb nos arranjos, tipo eu imaginava a musica do Rush sem o Lifeson e o q eu iria fazer, se me dessem um determinado som deles sem eu conhecer(claro) e eu tivesse q arranjar, criar uma guitar pra aquela música.....Daí eu surtei na do cara. Abç meu velho !

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


André L2009

cara, vou dar uma ouvida e ver se posso te ajudar.

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


johnny_floripa
cara gostei do lance "Alex lifeson síndrome"...he he , nunca ouvi falar, exceto q eu gastei uma grana já atrás de atingir timbres e pior, kkkkk ..eu tenho uma tia costureira, qndo eu era pivete, fui tocar com uma banda q eu tinha, ta ligado o terno vermelho dele? ...kkkk pois é ela me fez a roupa igual do Exit Stage Left, a camisa colorida a gravata....eu usava tava com o corte de cabelo igual...(muleke idiota)...kkkk

Abç ! !

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# ago/09
· votar


Mark Knopfler
David Gilmour

E aqui do Brasil ninguém fala nda ...???

Helcio Aguirra
Andreas Kisser

pq que ninguém lembra dos guitarristas made in brazil??

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

eu msmo conheço mto pouco dos guitarristas brasileiros. Nome, vários: Pepeu Gomes, Kiko, Edu Ardanuy,Juninho Afram, Andreas Kisser e talz. Agora, música deles, q é bom, eu qse não ouço.

alanstu
Veterano
# ago/09
· votar


O Som de Guitarra Que Você Sempre Quis Está Aqui
Edição 173 da cover guitarra

Alguem ja leu?

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
Tonanteador

Bem galera, o Gilmour é um "Deus".....foda, dizer o q?...Mas confesso q som nacional eu to devendo a pátria...rs...Adoro Mutantes, Rita lee (principalmente após a saída dela dos Mutantes) acho o Íra bem foda , tem algumas bandas alternativas legais tb .... Bem, de rock acho q são mais estes. Kct, devo ter esquecido alguém...rs..Abç

André L2009
Veterano
# ago/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA

é vdd, os brazucas mandam muito bem!entre os que eu mais ouço estão Juniho Afram, Roger Franco (procura no youtube):D
e meu professor Davi Piangers, esse é um guitarrista "virtuoso"
mas eu tbm tenho que admitir que como o amigo Alex falou Gilmour é foda mesmo!naum tem jeito..rs Abç a todos

Alex Jarrier
Veterano
# ago/09
· votar


André L2009
;)

Tomaz.
Veterano
# ago/09
· votar


Herman Li ao vivo é uma negação.

Dr Jivago
Veterano
# ago/09
· votar


Pessoal sacanei e tudo mais, mas o timbre do Malmsteen é bem único (estou falando de timbre e não de feeling, fritação, etc...), um drive pesado mas ao mesmo tempo muito limpo e definido, caracteristica dos equipamentos que ele usa, Fender Strato, Marshall Vintage, DOD 250 (overdrive de baixo ganho) e caixa 4 X 12 75W que não distorce nem a pau.

Outro cara que tem um timbre único que não muda nunca (ou muito pouco) é o Santana.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre ou TimbreS