Gibson 500T VERSUS Dimarzio Super Distortion

Autor Mensagem
procurador
Veterano
# ago/09


Peguei uma gibson standard semestre passado que não veio com os caps originais e então eu fiz troca pelo par casado (490r e 498t) e o som ficou melhor e mais encorpado, mas sempre tive vontade de dar um gás a mais na ponte de uma guita minha e usar um dimarzio super distortion. Vale a pena???

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


Para turbinar o som da ponte (e depois acho que vou ter que arrumar algum compatível para o braço) qual tem mais médios, próprios de rock mais clássico, o SD ou o gibson 500T???

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


ALGUÉM TEM OU JÁ TESTOU OS DOIS???

gucrispim
Veterano
# ago/09
· votar


procurador
primeiramente, tenha calma.

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


gucrispim
tenha calma. boa. hehehehe. Na verdade não tenho tanta pressa não. rsrsrs. mas gostaria de obter informações dos dois comparadamente, se possível.

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


procurador
cara ambos tem saida alta..
o 500t é uma versao com mais saida do Dirty fingers
e na equalização eles se parecem mais o super distortion tem um pouco mais de medios..

Suicide Messiah
Veterano
# ago/09
· votar


procurador

São caps "concorrentes"... os dois tem saída alta como foi dito. Mas pro que você quer eu só consigo imaginar o Dimarzio. Hehehehe... sei lá, acho que pelo som do Ace Frehley que foi bem marcante.

E outra: o Dimarzio é mais barato!! rs

Abraço!

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


Suicide Messiah
eu quero um só, mas depois provavelmente terei de mudar o cap do braço para acompanhar e compatiblizar as saídas...

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


markolino
o super distortion tem mais médios mesmo??? já testou ambos??

Marcio Baron
Veterano
# ago/09
· votar


procurador

Amigo, já testei os dois e na verdade o Dimarzio é mais forte de saida e tem um timbre mais ardido, porem, mais natural.

O 500T é muito bom, mas eu pessoalmente prefiro o som do Dimarzio, que inclusive responde melhor ao controle de ganho no pot de volume.


Agora, o negócio é você definir que linha vai levar ao tocar.

Abraço.

GUGALOO
Veterano
# ago/09
· votar


procurador
Cara, na minha epi eu tenho o duncan distortion (não é o super distortion mas deve seguir a mesma linha) na ponte, e na epi custom q eu tinha, ela tinha o 500t na ponte. Eles são bem parecidos, mas o 500t tinha um pouco mais de saída e dava um timbre um pouco mais pesado, mas eram bem parecidos.

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


GUGALOO
fala!
mas qual era mais rock and roll, apesar da forte saída (sons mais médios)???

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


Marcio Baron
beleza. mas qual você acha melhor para rock and roll, apesar da saída mais forte que caps vintages?? qual será embola menos nos graves e cai fecha nos médios e para acordes abertos com over drive???

GUGALOO
Veterano
# ago/09
· votar


procurador
Cara, na verdade os dois tem um som mais pesado, se for pra fazer um rock clássico, nenhum dos dois, mas é claro q mexendo no drive de pedal e ampli vc consegue um bom resultado com eles tbm.

Em relação custoxbenefício, ficaria com o duncan distortion por ser bem mais barato do que caps da gibson.

http://www.youtube.com/watch?v=rvbo81Xd1Pw&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eyou tube%2Ecom%2Fuser%2Fgugopejor&feature=player_profilepage#t=34 com 500t

http://www.youtube.com/watch?v=hQfaJ4P2sWo&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eyou tube%2Ecom%2Fuser%2Fgugopejor&feature=player_profilepage com duncan distortion


a qualidade da gravação é ruim, com camera fotográfica. A diferença é quase imperceptível, mas...

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


markolino
o 500t é uma versao com mais saida do Dirty fingers

Cara, na verdade eu creio que seja o contrário, até pq o 500T já tem quase 20 anos nas costas e o Dirty Fingers saiu praticamente outro dia... heheheheh

procurador
Peguei uma gibson standard semestre passado que não veio com os caps originais e então eu fiz troca pelo par casado (490r e 498t) e o som ficou melhor e mais encorpado, mas sempre tive vontade de dar um gás a mais na ponte de uma guita minha e usar um dimarzio super distortion. Vale a pena???

Cara velr os dois valem, mas não sei a que ponto você ficaria satisfeito com eles. Pessoalmente eu prefiro o 500T que o Super Distortion, já testei os 2 em Les Pauls (Classic e Ace Frehley), e acho que os 500T é mais agradavel pro meu gosto.

Para turbinar o som da ponte (e depois acho que vou ter que arrumar algum compatível para o braço) qual tem mais médios, próprios de rock mais clássico, o SD ou o gibson 500T???

Bom, como você quer rock clássico, eu não aconselho mesmo é nenhum dos dois, eles tem a saida muito forte, sem contar que pelo fato de o 500T ter imã ceramico, e apesar de não ter certeza, chuto que o Super Distortion tb, enfim se tu botar imã ceramico e alnico juntos eles tendem a se desmagnetizar (mais detalhes deixo pro Bertola).

COmo eu disse, ambos tem saida muito forte pra rock classico, estando mais na praia do Hard Rock/Metal. Minha sugestão é testar caps vintage de ganho mais alto, como o Pearly Gates da Seymour Duncan, os Burstbucker 3 ou Burstbucker Pro da Gibson, os Norton, Air Norton, Paf Pro ou FRED (modelo Satriani) da Dimarzio e por aí vai.

Pra mim esses caps de saída média são mais indicados pra tirar sons de Rock Classico e até uns Hard Rock/Metal mais anos 70 do que os de saída alta que estão mais pra parada High Gain mesmo.

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Valeu aí pelas dicas. vou pesquisar a respeito. Mas é que já tenho um cap vintage (o 57 classic plus) e apesar de ter frequencias bem legais, acho que falta corpo no som. Daí porque pensei no super distortion que é um cap antigo. imaginei que possa ter o som mais clássico que quero, com mais saída, saturação, etc, mantendo-se forte nos médios (diferentes dos caps mais modernos, que me parecem mais graves).

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Bem interessante você ter testado ambos em gibsons... Saberia me dizer e descrever porque acha o 500T mais agradável. Alguém disse que o sup distort. tem som mais natural... e por aí vai. rsrs O que você diria sobre ambos, em termos de timbre? abraços!!

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Sobre caps vintages de saída mais alta, aproveitando sua experinecia com caps, o que você me fala do 490T??? Teria a configuração timbristica do 57 plus, mas com mais saída?? Em um teste de captadores daqui do fórum ele me chamou muita atenção, para instalá-lo em uma semi-sólida minha (na qual está o 57 plus...) parece ter bem o som deste clássico, só que com mais corpo (sem se médios nos graves como acontece com o 498t, o qual ficou por outro lado na gibson. rsrsrs). abraços.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


procurador

Valeu aí pelas dicas. vou pesquisar a respeito. Mas é que já tenho um cap vintage (o 57 classic plus) e apesar de ter frequencias bem legais, acho que falta corpo no som. Daí porque pensei no super distortion que é um cap antigo. imaginei que possa ter o som mais clássico que quero, com mais saída, saturação, etc, mantendo-se forte nos médios (diferentes dos caps mais modernos, que me parecem mais graves).

Cara, eu me expressei um pouco mal quando falei sobre vintages de saida mais alta apesar de intencionar esse tipo de captador tabém, eu falava de captadores de saída média. Por exemplo o Norto, O Air Norton, o Fred e o PAF Tro não são vintage, apesar da proximidade timbristicas existir em alguns dos modelos.

O lance de caps de alta saída é que realmente eles não ficam com um bom som limpo, o 500T tem um som limpo razoávelmente bom para um captador de alta saída, mas isso não faz ele ter um som limpo muito bom do mesmo jeito. COm distorção eles são animais, e o 500T é forte o suficiente pra tirar um drive de um amp que esteja perto de crunchar, mas tirou a distorção do meio, a beleza do captador vai junto, o mesmo vale pro Super Distortion.

Bem interessante você ter testado ambos em gibsons... Saberia me dizer e descrever porque acha o 500T mais agradável. Alguém disse que o sup distort. tem som mais natural... e por aí vai. rsrs O que você diria sobre ambos, em termos de timbre? abraços!!

As diferenças são minimas entre a timbragem dos dois quando vc usa distorção, ambos são bem legais e apesar de já serem bem "antigos", são bem porrada também. O Dimarzio tem o som um pouco mais comprimido, na hora de vc tirar um harmonico artificial com distorção sai um pouco mais fácil que o 500T, como se o Super Distortion fosse levemente mais nervoso.

Mas no geral eu acho que o SUper Distortion puxa um pouco mais pro medio agudo do que o que me agrada, e também tem um som limpo mais estridente e menos rico que o 500T, mas essas são impressões minhas, os dois captadores via de regra são próximos o suficiente para serem confundidos um com o outro num teste ego, mas testando o timbre do 500T me agradou mais, mas eu gosto de captadores encorpados, com o som bem cheião mesmo não aqueles com o som gritado e escandaloso e existe uma diferença de um pentelhonesimo sonoro que faz o 500T ficar um pouco mais proximo do meu gosto do que o Super Distoriton.
.
Sobre caps vintages de saída mais alta, aproveitando sua experinecia com caps, o que você me fala do 490T??? Teria a configuração timbristica do 57 plus, mas com mais saída?? Em um teste de captadores daqui do fórum ele me chamou muita atenção, para instalá-lo em uma semi-sólida minha (na qual está o 57 plus...) parece ter bem o som deste clássico, só que com mais corpo (sem se médios nos graves como acontece com o 498t, o qual ficou por outro lado na gibson. rsrsrs). abraços.

Eu uso os 490T e R na minha SG, eu gosto deles, são legais, prefiro os Classic '57 mas na época não achei eles dourados pra combinar com as ferragens então foi de 490, são caps legais, bem pau ptra toda obra mesmo, são menos nervosos que o 498T mas mais modernos que o '57 porém sem sair da mesma praia. É como uma modernização do '57 mesmo, não tem pra onde correr muito, um pouco mais de médios. Se for comparar com um Seymour Duncan diria que eles são muito próximos dos Alnico II Pro usados pelo Slash.

Mas eu ahco realmente que se você não achar seu captador na linha de medio ganho da Dimarzio (das quais meus preferidos são o PAF Pro e o Air Norton), vc vai achar no Pearly Gates que é o captador signature do Billy Gibbons do ZZ Top, ou então nos Burstbuckers 3 ou Burstbuvker Pro, o BB3 tem a sonoridade de um 57 com imã mais potente e um pouco de overwound, e o Pro tem a sonoridade mais moderna com imã de Alnico V dá uma pesquisada que ambos valem muito a pena. Algumas Les Pauls mais novas vem com o Pro na Ponte e o 2 ou 3 no Braço.

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Valeu aí novamente pelas informações!!! Com vistas a obter um cap de saída mais alta para a gibson, acho que vou de 500T, ou dependendo arriscar no super distortion mesmo rsrs, dada as suas semelhanças... Agora, para uma proposta mais vintage, na ponte de minha semi-sólida, no lugar do 57 plus, estou querendo ir de 490T (investimento que pretendo fazer primeiro inclusive...), mas ontem viajando no arquivo de testes de captadores, baixado aqui pelo fórum, gostei bastante do Dimarzio PAF Classic P194. Pareceu, numa praia mais vintage até mais legal que o 490T. Você já ouviu ele de perto??? Abraços!

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Ah, ainda aproveitando sua experiência com o 490T (pelos testes achei mesmo que parece ter mesmo um pouco mais médios que o 57, o que você confirmou, pela tua opnião), qual cap para o braço você recomendaria em uma semi-sólida para com ele fazer par??? Eu acho que o 490r ficaria perfeito (alnico brilhante e com os temperos na medida certa), mas eu queria um cap com quatro fios para "defazar", qual teria o som do 490r, defazável??? saliento que o 59 da seymour por exemplo, achei muito sem médio, pelo teste de caps... acho que para over drives não rolaria... Abraços.

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


procurador
cara, não existe regra para tocar..
voce tem que usar o que te agrada mais..
já que voce está pensando no captador do braço futuramente..

eu ficaria com dimarzio, é uma ótima pedida e o preço é melhor que o gibson..

coloca o Super distortion na ponte e depois um paf pro no braço..

abç

nichendrix

cara, na verdade eu acho que o dirty fingers veio antes do 500t, mas acho que ficou um tempo escondido..

aqui fala:

http://www.gibson.com/en-us/Divisions/Gibson%20Gear/Pickups/_Dirty%20F ingers/

dai veio depois o 500T com mais saida e mais "PESADAO"

o Angus young nao usava dirty fingers?

abç

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


procurador
Valeu aí novamente pelas informações!!! Com vistas a obter um cap de saída mais alta para a gibson, acho que vou de 500T, ou dependendo arriscar no super distortion mesmo rsrs, dada as suas semelhanças... Agora, para uma proposta mais vintage, na ponte de minha semi-sólida, no lugar do 57 plus, estou querendo ir de 490T (investimento que pretendo fazer primeiro inclusive...), mas ontem viajando no arquivo de testes de captadores, baixado aqui pelo fórum, gostei bastante do Dimarzio PAF Classic P194. Pareceu, numa praia mais vintage até mais legal que o 490T. Você já ouviu ele de perto??? Abraços!

Cara, eu não conheço os PAF Classic, o mais perto disso que eu conheço é um Dimarzio PAF original dos anos 70, replica do Humbucker PAF que pude tocar em uma Telecaster Custom 1965 que teve caps os originais dos anos 60 trocados por um par de Dimarzios nos anos 70. Se a sonoridade for a mesma, então é algo bem na praia do '57 normal, se for diferente então eu não saberia dizer.

Como disse antes se for trocar o cap da ponte pelo 500T ou pelo Super Distortion compra logo o 496R, porque existe uma tendência de cap ceramico e de alnicos se desmagnetizarem quando usado juntos (o Bertola já exclareceu isso aqui no fórum, creio que mais de uma vez).

Como disse eu curto muito o 500T pruma parada masi pesada, mas fora isso ele e a maioria desses caps de saida alta são inuteis, arredios e com uma tendência a ser ou muito estridentes ou muito abafados quando usados sem distorção. Enfim, não me agradam muito, apesar de eu ter usado uma SG com um 500T por belos 3 anos hoje eu só compraria caps assim pra pauleira mesmo, mas como não me vejo parando de tocar blues, blues-rock e rock and roll classico pra voltar pra uma praia mais pesada, dispenso totalmente.

E como não posso falar muito dos PAF CLassic, eu vou dar uma dica que é algo que eu vivo querendo fazer, mas nunca dá muito certo, que é trocar o 490T da minha SG por um Pearly Gates. Rapaz o PG é o captador "vintage" mais foda que já toquei, ele tem a saida alta o suficiente pra competir com o Burstbucker 3 e ser classificado como saída media, mas ao mesmo tempo é suave o suficiente pra ser considerado um captador vintage. É bem a praia vintage de ganho médio-alto, testei eles em uma Epipoca 335 e pirei, mas pirei mesmo, ela tava com Pearly Gates e Seth Lover, pra mim ficou a combinação perfeita, o Pearly Gates com aqueles médios gritados e texanos que tem som de sexo e rock and roll e os sussurros do Seth Lover a la Mick Taylor, pra mim formam um dos melhores combos de captadores que já pude testar, é totalmente aquela sensação de que os caps se completam, onde um falha o outro vai lá e preenche o vazio.

Outra combinação foda que já testei, mas em uma SG foi o Air Zone e o Air Norton, ou Norton e PAF Pro, são caps de médio ganho, e que se dão muito bem juntos especialmente se vc quer versatilidade e caps que possam ir do Hard Rock ao Blues mais nervoso a lá SRV e Johnny Winter, e sabendo usar bem o pot de volume e tonalidade consegue um timbre de jazz bem gostoso ou um timbre de Blues ou Rock and Roll mais calmo.

Outro captador que pode te interessar nessa praia de bastante médios roqueiros são os Burstbucker Pro, que são uma versão mais apimentada dos Burstbuckers, e não tem a proposta de ter a sonoridade vintage dos demais captadores da série, sendo uma sonoridade bem moderna.

Talvez eu fale demais de captadores de saída média ou vintage de ganho mais alto, mas é o tipo da coisa eu não sei o que você vai tocar, e nem qual o teu gosto musical, então como você disse que quer rock and roll classico, eu ainda acho essa não é a praia do Super Distortion e do 500T, qualquer mais leve que as distorções do Led Zeppelin ou do Kiss nesses caps não soa muito legal até pq eles são projetados pra botar o amp pra distorcer mesmo, então som limpo não rola.

Ah, ainda aproveitando sua experiência com o 490T (pelos testes achei mesmo que parece ter mesmo um pouco mais médios que o 57, o que você confirmou, pela tua opnião), qual cap para o braço você recomendaria em uma semi-sólida para com ele fazer par??? Eu acho que o 490r ficaria perfeito (alnico brilhante e com os temperos na medida certa), mas eu queria um cap com quatro fios para "defazar", qual teria o som do 490r, defazável??? saliento que o 59 da seymour por exemplo, achei muito sem médio, pelo teste de caps... acho que para over drives não rolaria... Abraços.

Cara os 490T e R vem com 4 fios, ao menos os meus vieram, que eu saiba só os instalados na fabrica que saem com 2 fios.

Eu gosto do '59 como captador da ponte, acho ele muito estranho como captador do braço.

Se quer uma combinação perfeita pra uma guitarra solida ou semi-solida estilo Gibson e que vai te dar sons que vão do jazz classudo ao rock and roll e até um Hard Rock ou Pre-Metal a lá Led Zeppelin, Stepenwolf e essas coisas do começo dos anos 60, vai de Pearly Gates e Seth Lover que tu nunca vai se arrepender. Se for ficar com Caps Gibson eu preferiria os Burstbuckers, usa um par com Burstbucker 2 no braço e o Burstbucker 3 na ponte se quiser uma mordida de médios mais aguçada, ou então um Burstbucker 2 na ponte e um '57 ou 490R no Braço.

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Beleza! Valeu mesmo, de novo! Quanto à minha gibson eu acho que vou instalar nela um 500T mesmo na ponte (que um som mais rasgado mesmo pra ela...) Agora pra minha semi-sólida estou pensando no 490T mesmo para ponte e ou procurar conhecer o citado Pearly Gates. Mas no teste de caps, não achei ele muito bem temperado nós médios, como você sugere. rsrsrs. Apesar que em testes de caps, não dá pra se confiar muito. rsrs

GUGALOO
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Cara, esse lance de desmagnetizar é mito. Todos os luthiers q ja conheci e levei minhas guitars falaram q isso não existe (pelo menos em guitarras de captação dupla), tanto q foi um luthier meu (inclusive o melhor q ja trabalhei) quem me aconselhou colocar um duncan distortion na ponte e um alnico IIpro no braço da minha LP. Talvez em stratos isso possa acontecer, mas em se tratando de strato eu não sei, mas em humbuckers isso não existe não.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


GUGALOO

Enfim, como disse, eu repeti aqui uma informação que o Bertola deu que caps ceramicos quando postos junto com Alnico tendem a desmagnetizar, agora se tem diferenças entre humbucker e single, não está mais na minha alçada de conhecimentos até pq como disse não curto tanto captadores de saída mais alta.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


procurador
Mas no teste de caps, não achei ele muito bem temperado nós médios, como você sugere. rsrsrs. Apesar que em testes de caps, não dá pra se confiar muito. rsrs

Não precisa nem ir longe, é só ver um show do ZZ Top, o Pearly Gates foi criado pra reproduzir o captador da Les Paul '59 do Billy Gibbons, os caps dela pifaram e o Duncan desmontou ele e fez igual, no caso o captador do Gibbons tinha um overwould e imã com mais saida, mais ou menos como os Burstbucker 3, mas eu acho eles aidna mais rasgados. Existe também o Pearly Gates Plus que vem nas Strato com Floyd Rose e nas Fat Strat.

Enfim dá uma sacada nos youtubes da vida, que tinha até um video da GIbson numa feira dessas de instrumentos, com um engenheiro deles testando todos os Burstbuckers em uma Epiphone EDS-1275. E é facinho achar teste do Pearly Gates lá tb.

procurador
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Valeu! Vou conferir!!!

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


procurador

Cara, eu estou sem fazer agora a tarde peguei uns videos que se aproximam um pouco do que eu ouvi e senti testando os captadores ou que testavam comparando com outros captadores pra poder sentir a diferença entre eles. Eu tinha feito o post com comentários, mas deu pau no Firefox e só não perdi os links pq já tinha colado no bloco de notas, mas depois faço alguns comentários sobres os testes que acho mais interessantes.

No caso do video do PANMETAL (membro do fórum tocando Red House), é uma boa mostra do som do Burstbucker Pro da Gibson.

Seymour Duncan Seth Lover


Seymour Duncan Pearly Gates




Seymour Duncan Hot Rodded Humbucker Set (JB+Jazz)


Gibson 500T e 496R




Gibson Burstbuckers




Gibson 490T e 490R

[utube]DYILGKE8G70&feature=related[/utu be]

Dimarzio Super Distortion




Dimarzio Air Zone e Air Norton


Dimarzio Norton


nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


procurador
Tinha esquecido esse aqui, que merece um comentário. Aqui tu dá pra ver o 500T distorcendo o canal limpo de um Blues Jr igual ao meu. Por exemplo, com a mesma configuração que o cara botou aí, o 490T e meus P-90 não chegam nem perto desse drive.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson 500T VERSUS Dimarzio Super Distortion