Gibson 500T VERSUS Dimarzio Super Distortion

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


procurador

Prometo que é o ultimo video... hehehehe, compara alguns humbuckers tipo PAF da Duncan e da Gibson.



procurador
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
OLÁ. VALEU AÍ PELOS VÍDEOS!!! Vou precisar de alguns dias para vê-los todos sistematicamente.rsrsrs Valeu!!

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


procurador

Disponha, pra mim foi uma mão na roda ontem, porque saí cedo do trabalho e não tinha nada pra fazer em casa, além de ficar reclamando do pessoal que está pintando a casa, então pelo menos deu pra desligar um pouco da reforma.

GUGALOO
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix
Po cara, show de bola os videozinhos. O complicado e q cada video tem sua peculiariedade (amps, pedais etc..) esse último achei muito bom.

Não sei se vou falar besteira, mas achei que os di marzio soam mais "modernos", enquanto oa SD e os Gibson ,ais "vintage" Um cap q curti foi o Seth Lover, muito legal o timbre dele.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


GUGALOO

Não é besteira, a linha de caps vintage e reprodução de caps antigos da SD é bem conhecida, e ele mesmo começou modificando captadores antigos e fazendo captadores de reposição por encomenda, enquanto a Dimarzio sempre foi mais pra linha "eu to fazendo algo diferente". Mas existem muitos caps modernos na linha da Seymour Duncan, tanto que guitarras reconhecidamente associada a sons mais pesados como Jackson e B.C. Rich usam esses caps.

É realmente difícil julgar um captador sem testar na sua guitarra, eu já testei a maioria desses captadores pessoalmente e procurei, sempre que possível, videos que soassem um pouco parecidos com o que eu pude constatar pessoalmente. Como no caso do Peraly Gates com o Classic Distortion em um Fender Vibrolux, eu já pude testar ele com o Distortion + em um Fender Hot Rod Deville, que soa de certa forma mais ou menos na mesma praia e por aí vai.

procurador
Veterano
# ago/09 · Editado por: procurador
· votar


nichendrix
reforma enche o saco mesmo. rsrsrs. Aquele tec tec que faz pra querar piso, azulleijo, etc é terrível e o barulho da maquita então (aquele disco elétrico de cerrar; eu acordo com este barulho da reforma do meu vizinho há meses, pra não dizer ano. rsrsrsrs)... Vou conferir esta semana os vídeos em casa(meu comp. de casa chega hoje da manuntenção.). abraços.

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


procurador

Rapaz, graças a Deus a daqui acabou sabado, mas eu tava pra botar o pessoal pra correr, o pintor, que já trabalha com a gente tem alguns anos, disse que nâo me viu feliz assim desde que isso começou. Enfim, agora tem muito é bagunça pra arrumar e poeira pra limpar :(((

Bom, veja os videos e vá formando uma opinião mais embasada, pq vai ter vários exemplos dos seus principais concorrentes.

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


procurador

Já ia esquecendo deste vídeo... hehehehehe



Você me perguntou sobre os Gibson 490T e R, não é?

Aqui vai eu tocando na minha SG com esses caps, o amp é um Marshall JTM-60 e usei a distorção do amp, no solo durante a parte mais nervosa eu ligo um equalizer pra dar um boost no volume e subir um pouquinho os médios de resto é só eu e o amp, e creio que nos ultimos arpegios tinha um molhinho do Uni-Vibe.

PS: não presta atenção na execução que como e costumo dizer, essa musica devia mudar pra Drunk, Drunk Feeling, pq todo mundo já tinha entornado umas 10 latinhas pela hora dessa musica (os ensaios da gente começavam 2 da tarde e iam até 9 da noite, sempre regados a cerveja e churrasco hehehe). ENfim, bebado todo mundo mete nota na trave toda hora.

procurador
Veterano
# set/09
· votar


belezanichendrix
beleza. já vejo já. meu comp. ainda tá sem videos. rsrsrs. mas de qualquer sorte, como meu 498t tá com problema em altos drives - apita bastante - eu vou trocá-lo com o vendedor por um 490t que vou usar na minha semi-acustica. depois arrumo outro 498t para a gibson (acho que vou nela botar algo mais forte de cara, como o super distortion ou o 500t como falávamos). valeu.

procurador
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
beleza. mas você usou só o do braço no vídeo não?

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


procurador

Não, usei na posição 1 (que na SG Custom é ponte e meio juntos).

Bom, em altos drives qualquer captador apita... heheheheheheheheh

Bom eu ainda acho que ambos os captadores não são tão satisfatórios pro tipo de som que você curte, mas tb tem muito da pegada também, tem gente que tira desses caps de alta saída sons que eu vou morrer tentando tirar com eles e não consigo, porque comigo só sai mesmo o que eles foram feitos pra fazer, distorcer amp, pois eu tenho a mão bem pesada.

procurador
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
olá Grande! Acabei pegando um 490T e achei bem legal. Tá instalado na gibson. Som classico tipo o 57 plus achei. Vou testalo na minha semi-acustica onde está o 57 plus para ter uma exata noção do som dele (sistematicamente), mas ainda pretendo adquirir um 500T para uma proposta de som mais rasgado e colocá-lo provavelmente numa gibson. o 490T acho que vai substituir com louvou o 57 plus, pois parece que tem bem as características deste, só que com mais agudos, combinando melhor com os caps de braço, visto que o 57 tem menos saída, parece. Abraços!!

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


procurador
olá Grande! Acabei pegando um 490T e achei bem legal. Tá instalado na gibson. Som classico tipo o 57 plus achei. Vou testalo na minha semi-acustica onde está o 57 plus para ter uma exata noção do som dele (sistematicamente), mas ainda pretendo adquirir um 500T para uma proposta de som mais rasgado e colocá-lo provavelmente numa gibson. o 490T acho que vai substituir com louvou o 57 plus, pois parece que tem bem as características deste, só que com mais agudos, combinando melhor com os caps de braço, visto que o 57 tem menos saída, parece. Abraços!!

É mais ou menos isso, essa linha do 490 e 498 são os tais Vintage Modern, são baseados em caps Vintage como o '57, mas com um toque moderno, um pouco mais de médios e agudos, um petelequinho a mais de saida no 490 e um bocadinho a mais no 498 por ser com imã de Alnico V.

Agora se possível dê uma olhada nos Burstbuckers 2 e 3, eles são como o '57 Plus, mas com ainda mais saída. Outro que você deveria tentar pelo menos na semi-acustica é o que pra mim é o set mágico para Les Pauls, Pearly Gates e Seth Lover.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


procurador

E aí doutor, qual o veredicto final sobre sua busca por caps?

procurador
Veterano
# set/09 · Editado por: procurador
· votar


nichendrix
Caraca veio. Não há veredicto final sobre nada em música. rsrsrs Cada hora, conforme as necessidades e o gosto, rola alguma idéia diferente. hehehe. Quanto ao cap parei no 490t por hora. Acho que vou usar ele na minha gibson para extrair dela um som mais brilhante e definido (ela tem um som brilhante e bem definido, um pouco além da média) e acho que vou pegar uma epiphone bem selecionada mais tarde e nela botar o 500T, para extrair aquele som mais cremoso, com sustain mais demorado, mas vai ficar pro ano que vem... Acabei de pegar um violão yamaha 12 cordas, semi-novo que me tomou toda a grana que tinha (que tinha pra pagar as contas. rsrsrs). Valeu aí por todas as dicas!!! e o tópico ficará para consultas (futuras inclusive e também para outros).

procurador
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
comprei um 500t! Já havia meio que desencanado do cap, mas pintou um bem novo por 230,00 e aí comprei pelo ML. Ainda não chegou. espero que esteja tudo bem e depois posto minhas impressões. abraços.

André Arraiano
Veterano
# out/09
· votar


cara pra rock 'classico', que eh o que eu toco, eu nao podia tar mais feliz do que estou com meus 498 e 490 na minha LP... agora ja que vc faz questao de dar um gas na ponte, eu iria de gibson 500T pra tentar manter um som mais vintage, minhas experiencias com o super distortion foram meio metalicas de mais hehe abraços

FirebirdVII
Veterano
# out/09 · Editado por: FirebirdVII
· votar


Eu não conheço o Super Distortion, mas já tive outros Dimarzios, PAF/Evo.

Tenho o Gibson 500T, e te digo de certeza, a qualidade dos Gibson é superior aos Dimarzio, e se quer potência o 500T é bem forte mesmo.

Fez uma boa escolha, não vais se arrepender!

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


procurador
comprei um 500t! Já havia meio que desencanado do cap, mas pintou um bem novo por 230,00 e aí comprei pelo ML. Ainda não chegou. espero que esteja tudo bem e depois posto minhas impressões. abraços.

Ok, vamos ver se suas impressões se assemelham às minhas, fica até um bom comparativo.

procurador
Veterano
# out/09 · Editado por: procurador
· votar


André Arraiano
FirebirdVII
nichendrix
Instalei o cap na gibson std e ele é bem forte mesmo. No início, achei muito sujo, mas depois de algumas horas acabei curtindo o cap. em vista dos outros gibsons de alnico, achei que mostra mais o sustain da guitarra. para sons mais pesados, fica bem legal (vc faz menos força pra tocar. rsrsrs), mas de fato para rock clássico, ele engole um pouco, a dinâmica da pegada, além de dar uns gritos indesejáveis, em se falando de rock and roll (apesar que é questão de costume). vai melhor mesmo para proposta de som mais pesado mesmo, mas ao mesmo tempo tem um tem um médio bem legal, achei; não gosto de sons que se perdem nos graves na ponte). vou testar em outra guita também. a gibson standard acho que vai melhor com caps mais suaves, mais brilhante (apesar de ser uma les paul)... vou testar numa outra guitarra minha hoje (que já tem caps ceramic...). valeu!

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


procurador
Instalei o cap na gibson std e ele é bem forte mesmo. No início, achei muito sujo, mas depois de algumas horas acabei curtindo o cap. em vista dos outros gibsons de alnico, achei que mostra mais o sustain da guitarra. para sons mais pesados, fica bem legal (vc faz menos força pra tocar. rsrsrs), mas de fato para rock clássico, ele engole um pouco, a dinâmica da pegada, além de dar uns gritos indesejáveis, em se falando de rock and roll (apesar que é questão de costume). vai melhor mesmo para proposta de som mais pesado mesmo, mas ao mesmo tempo tem um tem um médio bem legal, achei; não gosto de sons que se perdem nos graves na ponte). vou testar em outra guita também. a gibson standard acho que vai melhor com caps mais suaves, mais brilhante (apesar de ser uma les paul)... vou testar numa outra guitarra minha hoje (que já tem caps ceramic...). valeu!

É essa a impressão geral que eu tive dele também, inclusive acho ele pra esses sons mais "porrada" ainda mais interessante que os SUper Distortion, uma dica que dou é que o 500T é ótimo pra splitar e defasar, pois tem muita saída e o som não fica muitro magro quando fora de fase ou splitado.

PEMAMETAL
Veterano
# out/09 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


nichendrix

Fala aí cara, eu vi que voce tem bastante experiencia com captadores e vi voce comentando sobre os burstbucker Pro. Como voce sabe, eu tenho eles na minha Gibson les Paul Standard e não sei cara, mas eu ainda não consegui me entender muito bem com eles e ja faz quase 2 anos que tenho ela.
Eles tem um som legal, mas as vezes eles não me agradam pra alguns estilos. Eu sempre fui um cara do metal, tocava com uma jackson kv-3 japonesa(king V) com captadores duncan design ( é a segunda linha da seymour duncan, e os da minha guita eram baseados no duncan distortion) em um metal zone e um peavey rage 138. Aos poucos fui mudando meu set e também acalmando um pouco no estilo, hoje curto muito rock clássico como ac/dc, zz top, led e deep purple. Mas minhas principais influencias ainda são do hard rock pro metal. Uma das minhas principais influencias minha é o Zakk Wylde na época do Ozzy e Pride and Glory. E pra esse tipo de som com mais ganho o busrtbucker não me agrada (Só lembrando que aqui eu to falando mais do captador da ponte).
Ele tem um ataque muito brilhante e ao meu ver ele não tem muito corpo principalmente nas cordas mais agudas. Parece que voce tem que fazer muita força (e olha que eu não tenho pegada leve não) pra sair aquele som com mais pegada nos bends e vibratos. Na hora das palhetadas mais rápidas ele faz muito barulho, o som fica poluído. E mesmo a hora que voce para de tocar e põe a mão nas cordas, ele não é silencioso, sempre sai uma microfonia, ou um feedback. Na maioria das vezes tenho que usar o tone em 6 ou 7 senão ele se torna muito estridente e mesmo depois de tirar a nickel cover o que fez com que a microfonia diminuisse bastante, quando aumento o volume e ganho ela volta destruindo o ouvido. Eu vejo reviews dele e todo mundo só elogia, só teve um cara de mais de 100 no harmony central que reclamou das mesmas coisas que eu. O que eu sinto falta é daquele som cheio quando se usa distorção mais hig gain e com esses caps eu vou tentando aumentar o ganho pra dar esse "cheião", mas parece que chega uma hora o ganho e corpo param de aumentar e dai pra frente só vai ficando mais poluído e o som continua sem corpo, é uma sensação estranha.
Bom resumindo eu acho que eles não são ruins, apenas não se encaixam completamente no meu estilo, as vezes essa estridencia toda nem seja culpa dele, ou somente dele, as vezes amp, regulagens e boost que uso contribuem, mas eu ja tentei de tudo e ainda continuo lutando com ele.
Agora que vem a pergunta, pra tirar a prova disso eu comprei um JB da Seymour duncan que parece ser ainda um captador que vai de classic rock a metal, mas consideravelmente com mais ganho ( pelo menos essa a impressão que eu tenho dos reviews e videos que eu vi), ele agrada desde caras que usam EMG 81 até caras que usam os proprios burstbucker. Vou pega-los amanha e instalar na LP e ver o que acontece.

Diz aí o que voce achou das minhas escolhas e do meu raciocinio. Pensei tb em em talvez colocar um duncan distortion que parece ter um pouco mais de ganho que o JB e mesmo a versão da duncan design que tem na minha jackson, tem um timbre bem definido e com bastante crunch quando usa com mais de ganho, mas acabei escolhendo o JB, se ele não agradar, ainda posso tentar o Duncan Distortion

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


PEMAMETAL
Diz aí o que voce achou das minhas escolhas e do meu raciocinio. Pensei tb em em talvez colocar um duncan distortion que parece ter um pouco mais de ganho que o JB e mesmo a versão da duncan design que tem na minha jackson, tem um timbre bem definido e com bastante crunch quando usa com mais de ganho, mas acase o JB não acabei escolhendo o JB, se ele não agradar, ainda posso tenta-los

Cara eu gosto dos JB, minha Jackson RR-1 vieram com um par JB na ponte e ele é muito adequado pra sons pesados, ele faz um par muito bom com o Custom 5, Custom Custom e o Jazz, eu usei esses 3 captadores no braço dessa RR-1 e sempre ficou um som bem legal pra tocar metal, desde os mais leves até os mais extremos. O 500T também é muito bom pra metal, inclusive prefiro ele ao JB pra algumas aplicações (a impressão que tenho é que ele é mais grave que o JB), tem o AX2N da Dimazzio que é muito foda pra sons extremos também.

Enfim, eu acho muito difícil tu se arrepender dos JB, mas se arrependendo minha recomendação é Super Distortion, Tone Zone ou AX2N da Dimarzio, Dimebucker ou Duncan Distortion da Seymour Duncan, 500T na linha da Gibson e tem o L500XL da Bill Lawrence.

PEMAMETAL
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

Eu vou usar o JB na ponte e deixar o burstbucker pro do braço que apesar de microfonar um pouco tb, ele é bem grave e encorpado, totalmente diferente do da ponte.
Cara, acho que o Dimebucker ja seria forte demais não? Eu não quero deixar de tocar meus ac/dc da vida. Acho que com o Dimebucker ja fica violento demais. Eu não quero um som totalmente extremo, como te disse, eu gosto mais de metal e hard rock, mas tb curto rock clássico. Eu quero só um captador que vá um pouco mais pro lado do metal / hard rock e menos pro classico e não um que faça muito bem o rock clássico, mas que não consiga fazer metal, como acontece com os burstbuckers pro. Se voce olhar no site da gibson, ele é um dos mais baixos em saída.

Algumas pessoas parecem achar o JB muito agudo, ou com um "paredão de médios", outros ja amam ele, uns dizem que tem mais saída que o 498T, outros dizem que tem menos, é dificil ficar lendo reviews. Qual sua opinião?

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


PEMAMETAL
Algumas pessoas parecem achar o JB muito agudo, ou com um "paredão de médios", outros ja amam ele, uns dizem que tem mais saída que o 498T, outros dizem que tem menos, é dificil ficar lendo reviews. Qual sua opinião?

Ele tem bem mais saída que o 498T, e é um ótimo captador pra Hard Rock, Metal e uns Blues mais pesados. Dá pra mandar um rock clássico nele, mas aí tem que diminuir o drive. Pra mim o JB tem médios a dar com o rodo, ele pode ser muito agudo em algumas regulagens, mas ao menos comigo sempre ficou na medida ideal pra sons mais nervosos.

Quanto ao Dimebucker, ele tem menos saida que o JB, mas tem mais graves e menos médios. Mas é bem extremo justamente por causa disso.

PEMAMETAL
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

O loco, JB mais forte que o DimeBucker? Sempre ouvi falar que o Dimebucker é o captador com a maior saída dos passivos. Eu não consigo acessar o site da SD aqui da empresa, mas vou verificar isso. Pelo menos uma coisa acho que voce concorda, o EMG 81 tem mais saída que o JB.
Nunca testei nenhum nem outro, mas esse comentário de JB vs EMG 81 é unanime no Harmony Central.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


PEMAMETAL
O JB é levemente mais forte que o Dimebucker. Eu já tive um JB numa Les Paul e não achei nada demais, mas isso é muito pessoal. Troquei no lugar de um 500T. Bem o que você comentou, parede de médios e um pouco agudo. O EMG 81 é bem mais forte. O problema de ir para um muito forte é abrir mão de um som limpo bacana.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


PEMAMETAL
Pelo menos uma coisa acho que voce concorda, o EMG 81 tem mais saída que o JB.

Cara saída do 81 é bem mais forte que a do JB, graças ao circuito passivo dele.

O loco, JB mais forte que o DimeBucker? Sempre ouvi falar que o Dimebucker é o captador com a maior saída dos passivos.

Segundo a tone chart da Seymour Duncan a saída do Dimebucker é 16.25k e a do JB é 16.4k, mais forte que o JB na linha da Duncan só tem o Distortion Paralell Axis (o mais cavalo de todos), o Invader e o Duncan Distortion.

MMI
O JB é levemente mais forte que o Dimebucker. Eu já tive um JB numa Les Paul e não achei nada demais, mas isso é muito pessoal. Troquei no lugar de um 500T. Bem o que você comentou, parede de médios e um pouco agudo. O EMG 81 é bem mais forte. O problema de ir para um muito forte é abrir mão de um som limpo bacana.

É esse o X da questão, o JB e o 500T já estão no limite, o limiar onde vc pode chamar o som limpo de aceitável e a distorção de matadora. Ambos não tem o som limpo maravilhoso, mas são bem usáveis, especialmente com efetios e com distorção dominam geral. Uma saída acima da deles em geral implica em um comprometimento muito grande do som limpo.

procurador
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
"uma dica que dou é que o 500T é ótimo pra splitar e defasar, pois tem muita saída e o som não fica muitro magro quando fora de fase ou splitado."

Mas ele é de apenas dois fios....

O tópico tá interessante e com os vídeos que vc trouxe ilustrando ficou convidativo mesmo. Valeu! Hoje se der tempo testo o cap na minha semi-acustica, que tem um som pelas madeiras e tal, mas nervoso de natureza que a gibson standard... já tem de plano um som mais seco, que com drive fica mais rasgado - fortes médios... vou testar e apesar de ser uma semi-sólida (ibz artcore as 83) pretendo deixar o 500 t nela (já tem um cap gravão no braço, mas pretendo trocar por um cap de ponta que defase, o que vc já recomendaria, combinando com o 500t?? rsrs).

MMI
Veterano
# out/09
· votar


procurador
Nossa, na minha concepção o 500T é muito forte para uma semi. Sei lá, nas semis para mim vão caps mais fracos, para aproveitar o lado acústico e limpo. Como o nichendrix disse, o 500t tem um clean no limite, apenas aceitável. Acho que é meio incongruente, um captador para sons bem distorcidos numa guitarra que não aceita muita distorção (dá muito feedback).
Ah, normalmente o 500T vem com 4 fios...
Boa sorte no experimento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson 500T VERSUS Dimarzio Super Distortion