Procedência das guitarras - Made in É boa?

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# ago/09


Criou-se um grande jargão entre os guitarristas que diz: "guitarra americana é ótima, guitarra asiática (tirando as japonesas) não presta".

De uma forma geral pode até ser assim, levando em conta o poder de fabricação em massa de produtos vagabundos na China & Cia e a tradição de bons instrumentos do EUA. Mas existem exceções...

Então como muita dúvida surge na compra de um instrumento quanto a procedência, criei esse tópico pra centralizar as discussões.

Yusuke Urameshi
Veterano
# ago/09
· votar


Criou-se um grande jargão entre os guitarristas que diz: "guitarra americana é ótima, guitarra asiática (tirando as japonesas) não presta".

Lenda

GuitarHome
Veterano
# ago/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


A China pelo que li aqui mesmo no forúm vem melhorando nesse aspecto.
Eu mesmo comprei recentemente uma guitarra chinesa da Schecter. Ela gira em torno de 1400 reais aqui em SP.
Eu achei ela do caralho, e o Bertola já havia me dito que era muito boa.
Acabamento de primeira, construção boa, captadores de alnico de boa qualidade etc.

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


E a primeira dúvida é minha... =D

Tô muito afim de comprar uma Cort Viva Gold II (Indonésia) - R$ 1050,00 à vista.

A indonésia me pareceu muito boa quando a testei... Mas uns caras que vendem suas Coreanas usadas no ML dizem ser melhores... É papo de vendedor?

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


[b]Algum [b]moderador pode mudar pra mim o título? As reticências que botei depois de "in" sumiram.

"Procedência das guitarras - Made in tal país. É boa?"[/b][/b]

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


up...

Manubio
Veterano
# ago/09
· votar


Eu mesmo comprei uma epiphone made in china quando meu pai esteve lá, ela é ótima, me surpreendi com a qualidade de acabamento.

Ele mesmo me disse q a China vai dominar o mundo, com a quantidade de fábricas q viu, com a técnologia empregada nas cidades, e muito mais.

O problema é q temos uma visão americana do mundo.
Quando o Japão começou a crescer, era pq japoneis comia só arroz, e num precisava ganhar muito, por isto seus produtos eram baratos.
Quando a Koreia começou a crescer foi a mesma história, hj todo mundo quer um Hyundai.
Agora é a vez da China, não que os chineses não ganhem pouco, mas a história de que eles são ruins e seus produtos são uma bosta vai passar logo.

guitar.thrasher
Veterano
# ago/09
· votar


Nao importa nem um pouco onde a guitarra foi feita, o que realmente importa é o material utilizado e o acabamento. enfim, existem guitarras asiáticas, americanas ou brasileiras... que sao otimas e existem as ruins. não é o pais de fabricação que determina a qualidade de nenhum instrumento.

Inferos
Veterano
# mar/10
· votar


Mas a maior dúvida e mais relevante é:

a madeira é a mesma das árvores da América?
Pois a China não tem espaço para extração de madeira. Certamente, a madeira, que não sei de onde vem, vai para a China, em forma de draw back (é um esquema para não pagar impostos duas vezes, quando voltar o produto final).

Alguém sabe dizer, por exemplo, como é o processo de fabricação, na Korea, de uma Ibanez?[i][/i]

nFall
Veterano
# mar/10
· votar


Muitas nao é que a as guitarras produzidas sejam ruim, mas eles tem um controle de qualidade menos rigoroso, dai o que acontece? Guitarras de mesmo modelo porem de lotes difetentes ( ou até mesmo no mesmo lote ) vem com uma grande diferença de qualidade. Voce pode pegar uma guitarra com um ótimo acabamento e madeiramento como uma guitarra do mesmo modelo com uma acabamento e madeiramento pior.

MMJr
Veterano
# mar/10
· votar


fill.zanchez

A questao e grana....

Quem tem dinheiro de sobra compra uma americana...

Ja quem nao tem... Pega o que puder....geralmente made in china....
Nada contra.. pois e uma realidade que nao tem com fugir...


nFall

Po brother.. na boa....
O que importa de onde vem as madeiras????

Voce e membro ativo do greenpeace???

Brincadeira... :-)


As madeiras podem ser de qualquer parte do mundo....e nao necessariamente da China....

Um navio cheio de madeira da para fazer guitarra a dar com pau...

Valeu....
Valeu...

rafael_cpu
Veterano
# mar/10
· votar


Matéria prima nobre, mão-de-obra qualificada e controle de qualidade efetivo. São as premissas para qualquer bom produto. A nacionalidade pouco importa.

A diferença entre as guitarras fabricadas nos EUA ou Japão e as fabricadas em outros locais (desde que mesmo fabricante, linha, modelo e materiais) pode residir sobretudo no controle de qualidade deficiente dos últimos.
Mas realmente a tendência é de alteração desse quadro, que no caso específico de guitarras talvez já tenha ocorrido.

Evidentemente, não estou considerando os casos de fabricantes que, dependendo da origem, alteram as matérias primas empregadas nos instrumentos (madeira, hardware etc.), porque nestes casos é clara a discrepância de qualidade.

horwatich
Veterano
# mar/10
· votar


Eu vi aqui no forum mesmo alguns tópicos sobre a construção das guitarras. Não lembro exatamente mas vou passar as informações.
Paul Reed Smith (prs) em um vídeo disse que a origem da madeira diz a variedade a que ela pertencce então o Pau Rosa brasileiro é melhor que um pau rosa americano. Na China eles tem Catalpa que é o Mogno chinês se não me engano, mas não é tão bom porque é mesno denso... As Ibanez e Ephiphone de baixo custo só tem a madeira especificada no corpo como revestimento, por dentro é compensado (está em elgum tópico também) portanto são guitarras superfaturadas por causa do nome. Um amigo meu foi para a china e me disse que o custo de produção é muito menor por a mão de obra é muito barata e a fiscalização do governo é zero (mas a propina...) é o controle de qualidade é muito menor também. Juntando isso à grande produção do país temos uma probabilidade maior de uma guitarra vir com poblemas de acabamento do que dos EUA por exemplo. Todavia esses são quase sempre problemas menores qu epodem ser facilmene resolvidos e geralmente na parte estética.
A minha opinião é que o custo benefício é muito melhor comprando uma guitarra da china. E se alguém quiser uma guitarra top peça para um Luthier construir a não ser que prefira pagar o preço do logo da Fender ou Gibson por que essas guitarras apesar de serem inacreditáveis, não valem o que se paga nelas, ainda mais no Brasil...

MMJr
Veterano
# mar/10 · Editado por: MMJr
· votar


As Ibanez e Ephiphone de baixo custo só tem a madeira especificada no corpo como revestimento, por dentro é compensado (está em elgum tópico também) portanto são guitarras superfaturadas por causa do nome.

horwatich

Sao superfaturadas no Brasil... Por conta das importadoras ( atavessadores "legais", mercenarios e sem escrupulos) e dos impostos fedeirais e estaduais....

O resto do mundo paga o preco justo....


Valeu...

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


As Ibanez e Ephiphone de baixo custo só tem a madeira especificada no corpo como revestimento, por dentro é compensado

Isso porque meia duzia de pessoas abriram e acharam isso? A Ephiphone é só um modelo e não todos e as Ibanez de MDF são algumas RG, as RX e as Talman (vide tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/224153/p26).

Tenho uma GRG 170 DX e já foi confirmado pelo Bertola, pelo meu Luthier, pela importadora da Ibanez e pelo suporte de fórum oficial que é Basswood sólido.

E sobre o superfaturamento é verdade, não me arrependo de ter comprado a minha, já que comprei pensando em ir reformando aos poucos.

Ah, já ouvi também vendedor falando que uma Washburn X16 ou X18, não me lembro muito bem, era de compensado.

Vai saber, né.

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar



Tenho uma GRG 170 DX e já foi confirmado pelo Bertola, pelo meu Luthier, pela importadora da Ibanez e pelo suporte de fórum oficial que é Basswood sólido.


Mas não é lenda do MDF não, foi confirmadissimo por um Luthier e quando ele disse em uma comu MUITOS (a maioria) que possuiam Ibanez foram confirmando também, isso não é lenda. Sei que foi apartir de um certo ano que elas começaram a vir para o Brasil feitas de MDF.

likerock
Veterano
# mar/10
· votar



Mas não é lenda do MDF não, foi confirmadissimo por um Luthier e quando ele disse em uma comu MUITOS (a maioria) que possuiam Ibanez foram confirmando também, isso não é lenda. Sei que foi apartir de um certo ano que elas começaram a vir para o Brasil feitas de MDF.


Na cmm da Ibanez BR, tem o Willian Tubarão, não conheço muito bem o trabalho dele, porém sei que ele faz Swirl nas guitarras e já teve umas que estufaram e tal, mas o próprio diz que não se pode confirmar nada a respeito de todos. Na própria comunidade tem um colega que lixou uma GRG 270 e era basswood e em um outro fórum um Luthier também já lixou a 270 e era basswood sólido.

Acho que vai da sorte mesmo.

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar


as o próprio diz que não se pode confirmar nada a respeito de todos. Na própria comunidade tem um colega que lixou uma GRG 270 e era basswood e em um outro fórum um Luthier também já lixou a 270 e era basswood sólido.

Sim isso sim, não pode generalizar dizendo que todas as Ibanez mais baratas até mesmo as RG são de MDF. Sei que existem as de basswood também, pelo que falaram elas começaram a vir pro Brasil apartir de uma certa data não sei se ja pararam não sei que data e tudo mais. Tanto que a RG350 a anos atrás era a guitarra "signature" do forúm hehehe.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


fabrica que produz (Fender, Ibanez, Gibson, Bc Rich, Esp)

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# mar/10
· votar


ai pessoal um cara que comprou uma gibson chinesa e botou uns cabrera, resultado:timbrasso!

http://www.youtube.com/watch?v=DhTYAffUGLI

Iommi Young
Veterano
# mar/10
· votar


Cara eu acho que sao inferior sim, mas nao ao ponto de ser uma porcaria.

Tipo uma Gibson Americana e uma Chinesa.

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Tipo, uma vez eu abri minha guitarra na parte de trás, aonde tem aquelas molas e tal, pra ver como era o acabamento por dentro e notei uma coisa. A parte da madeira ali, não era lisa, tinha umas bolinhas. Sei lá se isso é normal.

Vagabond
Veterano
# mar/10
· votar


tem muitas ibanez made in tailand, axo que não são ruins por isso... eles só fazem lá pq a mão de obra é mais barata eu acho :S

MMJr
Veterano
# mar/10 · Editado por: MMJr
· votar


Galera ,\
Vamos ver as coisas de um angulo diferente....

Quanto a madeira macica e o compensado.....

Fato...
Tonewood - Madeiras com qualidades sonoras utilizadas para construcao de instrumentos musicais estao cada vez mais dificeis de serem encontradas...E isso e muito complicado, pois nao sao todas as arvores que oferecem qualidades sonoras satisfatorias para a industria de instrumentos...Em outras palavras : Existe madeira macica de boa qualidade sonora e de baixa qualidade tambem....

Voce acha que e so ir na marcenaria do bairro e pegar um pedaco de mogno macico e pronto????

Nao e bem assim...

Com a escassez de Madeira de qualidade os fabricantes passaram a investir em novas alternatives e tecnologias...

O compensado usado hoje nao e apenas varios pedacos de madeira colados juntos...Ja tem uma tecnologia avancada nesse sentido....A cola utilizada, a posicao das madeiras respeitando o "grain" , a prensa , tudo e feito de uma forma pensada...A tecnologia evoluiu muito. Nao e dificil de entender isso....

Uma coisa que vai torcer o nariz de muita gente...

Mas....

E melhor um corpo de guitarra feito de compensado de sobra de madeiras nobres construido com tecnologia de ponta que um corpo de Madeira macica de baixa qualidade... Aquele pedaco de mogno da marcenaria.. ...

Outra coisa tambem....
A tecnologia de captacao , parte eletrica geral da guitarra,os pedais de efeito, os amps tambem estao avancados...sao muitas as opcoes hoje em dia......Portanto uma coisa acaba compensando a outra e o conjunto final acaba sendo satisfatorio para a maioria....


Dinheiro aparte...



Valeu...

likerock
Veterano
# mar/10
· votar



E melhor um corpo de guitarra feito de compensado de sobra de madeiras nobres construido com tecnologia de ponta que um corpo de Madeira macica de baixa qualidade... Aquele pedaco de mogno da marcenaria.. .


O futuro é do compensado, é só ver os móveis, se você ve um armario baratinho, ele lasca fácil e tal. Ai você vê armários planejados de compensado, cozinhas e tal, todas são muito bem acabadas, não lascam facilmente.

Agora, só acho injusto é a parte deles não falarem isso, né.

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Eu canso dizer e poucos acreditam. Pois muitos já se acostumaram a ilusão,de que se tem que pagar caro em um determinado produto, para que este seja tido como bom. O fato que muitos esquecem é que: A MÃO DE OBRA NA CHINA É BARATA(quase escrava bem dizer), por isso das guitarras serem baratas. Mas tem muitos que parecem não entender isso !!!!

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar


Eu tinha dito que minha guitarra era chinesa, mas no headstock dela está escrito Crafted in China, isso significa o que? Que são peças de outro país (não sei qual) e ela é apenas construída na China (onde a mão de obra é baratissima como disse o Buddy)? Acho que no caso das Fenders acontece isso.
Abç.

Penta_Blues
Moderador
# mar/10
· votar


Bom dia!!!

MMJr
Portanto uma coisa acaba compensando a outra e o conjunto final acaba sendo satisfatorio para a maioria....
Isso é relativo na minha opinião, pois o satisfatório depende muito do nível quem que se encontra a sua satisfação. Pra mim a qualidade do seu equipamento está no seu pior item, já que ele vai baixar a média da qualidade do seu som.
"A força de uma corrente está no seu elo mais fraco"

likerock
O futuro é do compensado, é só ver os móveis,
O futuro dos móveis pode até ser este, mas não o de todos os produtos que usam como matéria prima a madeira. Imagina telhados de construções utilizando ripas de compensado para segurar as telhas...

buddy guy
O fato que muitos esquecem é que: A MÃO DE OBRA NA CHINA É BARATA
Isto é realmente fato e realmente acaba refletindo no preço final do produto, mas não é só isso que influencia (basta considerar por exemplo a forma artificial que o governo chinês usa para manter o dolar supervalorizado em relação à sua moeda).
O que não se deve esquecer é que acompanhada à mão-de-obra barata vem a mão-de-obra não qualificada ou mal qualificada que também influencia no resultado final do produto.

Valeu!!!

Sir.Paulo
Veterano
# mar/10
· votar


[i]O fato que muitos esquecem é que: A MÃO DE OBRA NA CHINA É BARATA
[/i]

Cara eu não me conformo com isso o que custava usar madeira mesmo.
Mas infelizmente o homem é ganancioso ele tira proveito de tudo que pode.
Já chega a mão de obra barata que eles usam na Ásia é uma judiação o jeito que eles trabalham lá e ganham uma miséria.

MMJr
Veterano
# mar/10
· votar


Penta_Blues


Eu disse:...o conjunto final acaba sendo satisfatorio para a maioria....

"A maioria"....Nao quer dizer todo mundo....

Voce nao e a maioria....brother....

Voce esta em um nivel superior....(guitarristicamente falando)...

Valeu....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Procedência das guitarras - Made in É boa?