Técnicas para uma boa solda em estanho !

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# ago/09


Boa noite à todos !!!!!

Pessoal hoje me surgiu que haveria alguma técnica para uma boa soldagem em estanho.E dando uma vasculhada pela net descobri este site que passa uns esquemas à serem seguidos para que se consiga uma boa soldagem.Então para a moçada que é a fim de mexer com eletrônica ou até mesmo montar aquele pedal,mas que por falta das "manhas" de soldar os fios você não se aventuraria,vai aí os macetes:

http://www.novaeletronica.net/q/n1/soldar/soldar.htm


Galéra é isso aí,espero que com isto venha somar mais as vossos conhecimentos.E dar uma lúz à aqueles que não sabiam nada de solda de estanho. Grande abraço à todos !!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Bacana!

Pompermayer
Veterano
# ago/09
· votar


Pomba, o fórum de guitarra tá ficando cada vez mais específico... putzgrilla...

Que que tem a ver estanho com guitarra?

buddy guy
Veterano
# ago/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Pompermayer
Que que tem a ver estanho com guitarra?

É que estes dias eu troquei os caps da minha SX e tive que soldar os fios do jack.E devo dizer que apanhei um pouco para soldar.Uma por conta do maldito estanho de má qualidade que comprei.E outra por não saber que o estanho tem variação de qualidade entre as marcas.Coisa que eu até então desconhecia.E hoje um amigo que é eletrônico me disse que o melhor estanho para uma solda perfeita,é o da marca Best. E depois de tanto sofrer com a bendita solda de estanho,resolvi pesquisar os macetes para uma boa soldagem.E postar aqui,para dividir as experiências com os colégas de fórum. Abraços!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


buddy guy
ihh é!!! Isso aí tá mais pra Pedais & Pedaleiras onde a galera monta pedais e faz muito uso da solda.
Abs

Yusuke Urameshi
Veterano
# ago/09
· votar


buddy guy

muito bom cara, esse site vai ajudar muito. principalmente quem ta se aventurando a mecher na parte eletrica da guitarra.

Bruno_GF
Veterano
# ago/09
· votar


buddy guy

Putz, bem legal cara! Tem várias dicas legais, eu por exemplo to fazendo muita coisa errada (e pagando por isso).

Já no aspecto área de postagem, acho que aqui está adequado (como estaria em pedais, amplificadores, baixo, canto, gaita etc.), já que não tem nenhum sub-fórum DIY ou coisa do gênero, e em todas áreas tem os loki que se viram nos 30.

Mas voltando a falar de solda, alguém aí já usou alguma seringa (daquelas de farmácia) como sugador de solda? $Preguiça$ de comprar um, mas to começando a sentir falta.

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Bruno Faria
Acho que é impossível usar seringa para isso, mas eu comprei um sugador de plastico por uns 2r$ que suga muito bem e não derrete se você encostar o ferro de soldar nele mesmo ele sendo de plástico.

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Já no aspecto área de postagem, acho que aqui está adequado (como estaria em pedais, amplificadores, baixo, canto, gaita etc.),

2

Kamus23
Veterano
# ago/09
· votar


buddy guy

Eu trabalho com refrigeração, e faço pequena soldas em estanho, a tecnica é ter o "sugador", estanho, e remove o restante com sugador...

Claro, isso tambem vem com o tempo, quando eu comecei a trabalhar (com 14 anos) minha solda era ridicula, mas fui fazendo e aprendendo...

Gostei desse material, para quem não sabe nada, vai ajudar bastante

Abraços

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Tem um negocio (acho que é um cordão abrasivo) que o Dan Erlewine usa para ajudar na limpeza da solda nunca achei aquilo para vender, mas parece ser ótimo.

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Boa tarde!!!

buddy guy
Cara, não tinha visto este seu tópico ainda. Pro meu caso, que adoro "fuçar" na eletrônica da minha guitarra, é uma tremenda dica!
Parabéns pela indicação!
Valeu!!!

buddy guy
Veterano
# set/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Penta_Blues

Boa tarde!!!

buddy guy
Cara, não tinha visto este seu tópico ainda. Pro meu caso, que adoro "fuçar" na eletrônica da minha guitarra, é uma tremenda dica!
Parabéns pela indicação!
Valeu!!!


Que isso irmão,eu que fico grato em poder ajudar.Isso ai é só uma pequena contribuição,frente ao que nóbre coléga fez e sempre vem fazendo por este clube.Não só vc,mas muitos outros.Fico feliz de alguma maneira poder ser útil aos colégas.Forte abraço a tí e aos demais !!!!!!!!!

Henrique S.
Veterano
# set/09 · Editado por: Henrique S.
· votar


Philipi

Tem um negocio (acho que é um cordão abrasivo) que o Dan Erlewine usa para ajudar na limpeza da solda nunca achei aquilo para vender, mas parece ser ótimo.


tem um negocio que é uma malha de cobre, vc encosta onde quer retirar a solda, e ela gruda nessa malha, nao sei se é isso que vc quis dizer...

o problema é que se o cara nao for rapido, queima a mao (esquenta rapido pacarai) hehehh

edit: o nome é malha de dessoldagem..

http://www.gsmtronix.com/malha-dessoldar-p-675.html

qew
Veterano
# set/09
· votar


Preciso trocar o potenciometro de volume da minha guitar, mas to com medo de fazer merda =\

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


qew

Olá coléga,uma dica que lhe dou antes de realizar o procedimento da troca do pot(se for vc que irá realizar esta troca),é pegar uns pedaços de fio por aí e praticar um pouco com o ferro de solda.Dessa maneira,depois que vc adquirir certa prática,aí vc passa para a troca desse pot,ok? Forte abraço !!!!!

Philipi
Veterano
# set/09
· votar


Henrique S.
Po cara show de bola, e ate que não ta caro.
Valeu.

Gambá do Rock
Veterano
# dez/09
· votar


buddy guy

Irmão, tópico muito bom!

guitarg3
Veterano
# dez/09
· votar


bom topico

buddy guy
Veterano
# dez/09
· votar


Gambá do Rock
buddy guy

Irmão, tópico muito bom!


guitarg3

bom topico



Valeu,fico contente de saber que gostaram e que de certa forma foi útil para vcs. Abração !!!!!

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Pooooo... eu tava procurando umas dicas de solda...

O link lá em cima não tá funcionando....


:(

- Del Rei

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Del-Rei
Pooooo... eu tava procurando umas dicas de solda...

O link lá em cima não tá funcionando....


:(

- Del Rei



Fala meu camarada,tudo em paz por aí? Poxa,desculpe,só agora que ví sua explanação. Realmente,o link antes funcionava.Mas sabe como é net né? Uma hora está em "stick",outrora não está mais. Chato isso,pois era um tutorial muito bacana.Mas tentarei achar algo que sirva mais ou menos como este de antes.E se eu achar,posto aqui. Abração !!!!!

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Está aqui pessoal.Um novo link sobre as técnicas de soldagem à estanho. E este veio bem à calhar,pois ninguém melhor que a BEST, que fornece os melhores aparátos para este tipo de solda,para explicar sobre a técnica !!!!!


http://www.soldabest.com.br/tecnicas_soldagem.htm

Monsfogueri
Veterano
# mar/10
· votar


cara, eu keria perguntar aí pra quem manja de solda:

eu qdo vou soldar meus cabos, apanho pakas, pq é mto foda, eu tenho q segurar o ferro da solda, a solda, e fazer uma gambiarra pro cabo não mexer enquanto eu aplico a solda (tipo colocar alguma coisa pesada em cima dele)..

alguém ae sabe um jeito de facilitar isso? ou não tem jeito msm, tem q ser do jeito q eu faço?

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Monsfogueri
cara, eu keria perguntar aí pra quem manja de solda:

eu qdo vou soldar meus cabos, apanho pakas, pq é mto foda, eu tenho q segurar o ferro da solda, a solda, e fazer uma gambiarra pro cabo não mexer enquanto eu aplico a solda (tipo colocar alguma coisa pesada em cima dele)..

alguém ae sabe um jeito de facilitar isso? ou não tem jeito msm, tem q ser do jeito q eu faço?




O certo mesmo é vc encontrar um equilíbrio. Se tiver uma morça(em algúns lugares dizem sargento,em outros torno),para segurar a peça a ser soldada seria legal. Mas enfim,quanto mais livre estiver as mãos para soldar,melhor !!!! E com o tempo praticando,as coisas vão saindo mais naturalmente.

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Bom video de soldagem



buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Outro video ensinando


buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


outro video


Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy
Amigão, muito obrigado pela ajuda, cara!!!!

Esse link do site da BEST é ótimo!!


Deixa eu te perguntar umas coisinhas:

1) Em geral, pra soldar a parte elétrica da guitarra (potenciômetros, captadores, jacks, switch), posso usar a liga de estanho 60/40 mesmo? Ou é melhor outra? Precisa de pasta de solda?

2) Vi algumas pessoas comentando que usam ferro de solda de 30W... a revista Guitar Player diz que o ideal é entre 40W e 60W. Que que vc acha disso?

3) "Estanhar" a ponta da solda é simplesmente dar uma "derretidinha" na solda e depois limpar?

4) Eu começo a solda encostando simultaneamente a ponta do ferro de solda nas duas estruturas que quero soldar... é isso?

5) Depois coloco o estanho tentando no meio disso tudo? (ferro de solda e das estruturas que quero soldar)

6) No primeiro vídeo que vc postou (em 0:59), ele diz "Jamais derreta a solda na ponta do soldador''. Então onde derreto a solda?? Ele manda encostar a ponta da solda na junção entre as estrutuas a ser soldadas... e não posso colocar o estanho nessa junção?????

7) O melhor fio de solda pra parte elétrica da guitarra é esse 189 MSX (azulzinho, né?)

8) Com esse fio não é necessária a tal PASTA DE SOLDA?

9) Quais as melhores marcas para ferro de solda? FAME? ENER?


hehehe... desculpa o bombardeio ae... mas estou querendo aprender a fazer isso...

Abraços!!


- Del Rei

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Del-Rei
buddy guy
Amigão, muito obrigado pela ajuda, cara!!!!

Esse link do site da BEST é ótimo!!


Deixa eu te perguntar umas coisinhas:

1) Em geral, pra soldar a parte elétrica da guitarra (potenciômetros, captadores, jacks, switch), posso usar a liga de estanho 60/40 mesmo? Ou é melhor outra? Precisa de pasta de solda?

R= Pode ser qualquer um,sendo da Best(recomendo Best para que não se tenha enxeção de saco como eu já tive,com estanho ruim).

2) Vi algumas pessoas comentando que usam ferro de solda de 30W... a revista Guitar Player diz que o ideal é entre 40W e 60W. Que que vc acha disso?

R=Recomendo além de cuidado com intensas fontes de calor(ferro de solda,muito forte) em componentes,que um ferro de solda que seje suficiente para derreter o estanho e pronto.Nada muito forte.

3) "Estanhar" a ponta da solda é simplesmente dar uma "derretidinha" na solda e depois limpar?

R= Seria abranger toda a ponta do ferro de solda(de modo a banhá-lo de solda na ponta).


4) Eu começo a solda encostando simultaneamente a ponta do ferro de solda nas duas estruturas que quero soldar... é isso?

R= Deixe o ferro esquentar naturalmente por cera de 2,3 minutos,para se começar o processo de soldagem. Depois encoste nas duas paretes a serem soldadas e derreta o estanho por cima,tirando o ferro repidamente após derreter o estanho(recomendo que treine antes em algúm pedaço de fio qualquer,para só então partir pára "a porrada").

5) Depois coloco o estanho tentando no meio disso tudo? (ferro de solda e das estruturas que quero soldar)


R= Sim


6) No primeiro vídeo que vc postou (em 0:59), ele diz "Jamais derreta a solda na ponta do soldador''. Então onde derreto a solda?? Ele manda encostar a ponta da solda na junção entre as estrutuas a ser soldadas... e não posso colocar o estanho nessa junção?????


R=Recomendou não derreter a solda na ponta do ferro,para depois tentar transferi-la para a superfície a ser soldada.


7) O melhor fio de solda pra parte elétrica da guitarra é esse 189 MSX (azulzinho, né?)


R=Nessa já não sei.Creio que os legais são os tipos blindados.


8) Com esse fio não é necessária a tal PASTA DE SOLDA?


R=Sim,é necessário sim(use da best também,do potinho laranja).


9) Quais as melhores marcas para ferro de solda? FAME? ENER?


R= O meu é fame(que também recomendo).


Treine antes em um fio qualquer,para só depois de pegar as manhas,partir pra porrada !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnicas para uma boa solda em estanho !