Um imbecil e uma solda à fazer

    Autor Mensagem
    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10


    No jack tem aqueles 2 fiozinhos que ficam presos em uns ferrinhos (não entendo nada disso, me desculpem...), não é? Pois é, eles se desprenderam dos ferrinhos, agora pelo visto preciso uni-los novamente. Alguém sabe se pode unir eles com algum adesivo plástico (já que é condutor de eletricidade) e/ou uma Bonder? Porque não sei o que é soldar com estanho e tenho medo de fazer alguma merda.

    A outra pergunta é se tem como eu trocar o jack (comprar um novo) sem ter que soldar/unir nada?

    Abraço

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Les Guitar


    Colar com super bonder?

    R=Claro que não !!!


    A outra pergunta é se tem como eu trocar o jack (comprar um novo) sem ter que soldar/unir nada?


    Só se vc enrrolar os fios do jack nos pinos dele,só se for assim.Coisa que eu não aconselho fazer !!!

    Leva essa guitarra para quem tenha condições de realizar este serviço corretamente !!!!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    Les Guitar
    Cara, soldar não tem mistério nenhum: liga o ferro de solda (25-30w) na tomada, encosta a ponta dele no ponto a ser soldado e ao mesmo tempo encosta um pouquinho de estanho e voilà!

    Dá uma pesquisada que tu vai achar muito (muito mesmo) material sobre isso. Caso mesmo assim tu tenha medo de mexer com solda, é melhor mandar tua guitarra num luthier ou pedir pra algum conhecido que saiba soldar arrumar pra ti.

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Van_Lorien
    [i]Les Guitar
    Cara, soldar não tem mistério nenhum: liga o ferro de solda (25-30w) na tomada, encosta a ponta dele no ponto a ser soldado e ao mesmo tempo encosta um pouquinho de estanho e voilà!


    Fala camarada Van_Lorien,tudo belê? Poxa,quisera que fosse fácil assim...hehehe.....(digo:para um iniciante)



    Les Guitar



    Veja aqui,numa dessas pode ajudar !!!



    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214758/

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    buddy guy
    E adesivos plásticos, não funcionam já que conduzem a eletricidade?

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Les Guitar

    buddy guy
    E adesivos plásticos, não funcionam já que conduzem a eletricidade?


    Esquece isso,ou solda ou enrrola !!!! Tem um lance que pode se tentar fazer,com encaixes de terminal (tipo terminal de bobina de carro),com encaixes macho e fêmea.Que numa dessas,pode dar certo também !!!

    DINO EK
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cra te digo uma coisa, vai no youtube e digita, " como soldar"!


    tu vai achar um monte de videos amigao!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    buddy guy
    Che, acho que até mesmo pra um iniciante não tem mistério algum. É só ter um mínimo de coordenação e cuidado. Eu comecei a "brincar" com isso com 15 pra 16 anos.

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DINO EK

    Cra te digo uma coisa, vai no youtube e digita, " como soldar"!


    tu vai achar um monte de videos amigao!




    Já passei este tópico pra ele,que eu fiz..hehe.. Lá tem um bocado de coisa massa e que pode ajudar !!!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214758/

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien
    buddy guy
    Che, acho que até mesmo pra um iniciante não tem mistério algum. É só ter um mínimo de coordenação e cuidado. Eu comecei a "brincar" com isso com 15 pra 16 anos.



    Rapaz,eu já apanhei um bocado desse trem..hehehe...e as vezes ainda apanho ashuashaushashu...

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cacete... :/

    Além de luthier, onde mais eu acho alguém pra soldar isso?

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Les Guitar
    · votar


    Galera eu dei uma pesquisada e vi que tem uma tal de cola de prata (algo assim) que pode cobrir o trabalho do estanho. É uma bisnaguinha por uns 15 contos. Vale?

    edit: cola condutiva de prata

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Les Guitar


    Cacete... :/

    Além de luthier, onde mais eu acho alguém pra soldar isso?



    R=Em eletrônicos !!!




    Galera eu dei uma pesquisada e vi que tem uma tal de cola de prata (algo assim) que pode cobrir o trabalho do estanho. É uma bisnaguinha por uns 15 contos. Vale?



    Nunca ví uma dessas !!! Se funciona,"mete bala" então !!!

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Nunca ví uma dessas !!! Se funciona,"mete bala" então !!!

    É isso que eu to querendo saber hehe, só quero comprar com certeza de que não é conversa!

    Abraço

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Então, meu vô vai ver se ele consegue fazer alguma coisa, mas eu preciso de uma foto pra ver a posição correta dos fiozinhos, se alguém achar posta aqui :)

    Valeu!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Les Guitar
    Dá uma olhada! No mais, positivo no terminal referente a parte do jack que encosta na pontinha do plug e o negativo no terminal referente a parte do jack que encosta na "base" do plug. Que mal pergunte, qual é a guitarra?

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien
    Valeu!

    Que mal pergunte, qual é a guitarra?

    auiehaeoiuhaeuioheauioeahiuoaehea

    Caiu a ficha né? haha

    É uma Shelter Californa Strato HSS, comprei essa guitarrinha faz quase 1 ano pra aprender a tocar, até hoje não tinha me dado dor de cabeça hehe :)

    Abraço

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Les Guitar
    Perguntei o modelo só pra poder orientar como descobrir quais são os fios (positivo e negativo), o jeito que os mesmos são ligados no jack independe da guitarra. Pra descobrir qual é o positivo e qual o negativo, tira o escudo e olha qual fio dos que saem do terminal de um dos potenciômetros vai pro jack, esse vai ser o positivo.

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien
    Tá legal.

    Não tem como descobrir a polaridade dos fios olhando pra eles? Tipo um tem um revestimento branco e o outro não tem revestimento nenhum, apenas os fiozinhos juntos "enrolados".

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Les Guitar
    Revestimento tu diz fio encapado? E o outro só o "metal" mesmo, trançado? Se for assim, o encapado é o positivo e a malha (se chama malha isso) é o negativo.

    Hammer
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    o fio que passa pelo meio é o positivo ja os fios que vão por fora é o negativo.

    imaginamos um plug p10 a ponta é o positivo ja o corpo é o negativo
    ==== >
    logo o jack vc tem que solda o fio positivo na parte do jack que faz contato com a ponta do plug p10 ( > )

    e o fio terra na parte que pega no meio do p10 (===)



    dica: se nao sabe qualquer pessoa que conserta eletronicos concerta isso... náo tem misterio nenhum se te cobrarem mais de 10 reais pelo serviço tao te roubando....

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Van_Lorien
    Então cara, eu tirei o escudo e vi que o fio que está conectado direto no potenciômetro é o prateado sem revestimento, o branco está conectado na "base".

    Agora vou sair,tenho aula amanhã e tenho que terminar de fechar a guitarra.

    Abraço

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Hammer
    E eles fazem na hora o serviço? Po não to nem a um dia sem guitarra e já sinto falta dela haha...

    Acho que vou levá-la no luthier, daí mando ele soldar esses fios e ver a parte elétrica da guitarra porque pelo que percebi quando abri ela é que as soldas são muito fininhas e frágeis, qualquer puxada já viu..., aproveito e mando regular ela :D

    Alguém sabe quanto daria isso mais ou menos?

    Hammer
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    se for so o fio desconectado no jack da pra fazer em minutos!

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Hammer
    Valeu cara. De fato só desconectou.

    Agora pintou a dúvida: se eu levar pro luthier ele faz na hora igual a um técnico ou ele vai deixar na espera de clientes?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: LeandroP
    · votar





    alemao_111
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    cara leva em alguma eletronica q o cara solda pra ti

    Briton
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Les Guitar

    Agora pintou a dúvida: se eu levar pro luthier ele faz na hora igual a um técnico ou ele vai deixar na espera de clientes?

    Calme, isso é um serviço muito simples, claro que depende muito da disponibilidade do profissional que vai realizar o serviço, mas geralmente é bem rápido.

    Ah, um eletricista também poderia fazer o serviço sem problemas.

    Abraço.

    Les Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    LeandroP
    Não parece ser difícil, mas eu não tenho o equipamento de solda e não vou comprar pra usar uma vez na vida.

    Acho que vou levar em alguma loja de eletrônica e mandar soldar mesmo, os luthiers devem ter serviços que exigem mais tempo na espera...

    Valeu a ajuda galera, abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um imbecil e uma solda à fazer