Uma pergunta pra quem manja de solda

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/08


Opa!

Resolvi eu mesmo refazer toda a parte elétrica da minha guitarra, pois além de apresentar chiado, resolvi deixar só um pot de volume e a chave de 3 posições.

Está tudo funcionando perfeitamente, porém algumas soldas não ficaram tão bonitas e nos fios que vão em cima do pot (aterramento) eu acabei exagerando um pouco e colocando solda demais. A questão é:

Será que prejudica em algo se eu refazer aquela solda toda? Se ficar esquentando o pot pra limpar, será que pode dar algum problema nele? Sobre as pontas dos fios, seria recomendável eu descascar e refazer eles ou posso utilizar a mesma ponta?


Apesar de estar funcionando, quero deixar o melhor possível, além do fato de que aprender nunca é demais.

marcioguita
Veterano
# nov/08
· votar


Só solde apenas se necessário,pois calor é fatal pros componentes.
use uma lupa que vc identifica uma solda fria, fica áspera e opaca.
nao recomendo a ação! abçs

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/08
· votar


marcioguita
use uma lupa que vc identifica uma solda fria, fica áspera e opaca.
nao recomendo a ação! abçs



Mesmo se a solda for fria?

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


Rodrigo Yoshida
Mesmo se a solda for fria?

AHN?

MANFREDINI
Veterano
# nov/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Rodrigo Yoshida

cara, refazer até pode que os componentes não vão se desintegrar ou virar pó, e ser for rápido nem vai esquentar nada, o segredo é manter a limpeza e estanhar só os fios, enquanto menos solda melhor, como esse seu esquema é bem simples vai ser fácil, sempre fazem uma meleca com os terras por terem que estar todos ligados juntos, e vai terra pra ponte, pro potenciometro, jack e etc, faça sempre o serviço de mão limpa, se for ter que soldar mais de um fio no mesmo lugar, enrole junto os fios que tem que enrolar antes da solda, depois estanhe o fio e solde rapidamente (pra não esquentar muito), tenha uma base fixa pra soldar, algo que segure bem a peça que em que vai soldar o fio, não tem muito mistério não

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/08
· votar


MANFREDINI
sempre fazem uma meleca com os terras por terem que estar todos ligados juntos


EXATO!

Foi ali mesmo onde eu fiz aquele serviço bonito, hahaha
Pra falar a verdade, não está grotesco, mas também não tá bonito, eu sei que hoje está funcionando tudo ok, mas vai saber...

vou tentar tirar uma foto aqui...

MANFREDINI
Veterano
# nov/08
· votar


Rodrigo Yoshida

refaz só essa parte da cagada, junta os fios, coloca o estanho neles e derrete em cima do potenciometro o estanhoi que está nos fios, dá uma lixada no potenciometro e limpe bem pra solda grudar fácil

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Eae galera! Ressuscitando o topico!

Tô precisando de ajuda URGENTE!

Comprei pots novos mas nao consigo soldar os fios (terra) na carcaça dele. Fiquei o maior tempo tentando e nao teve jeito... a solda parecia que tava grudada mas mexendo no fio ela soltava e tbm não era uma solda bonita, ficava tudo empelotada, tipo bolinhas e não espalhava sobre o pot.

To com medo de zuar meu pot novo de ficar esquentando toda hora :(

Tem alguma coisa que eu possa fazer pra solda ficar grudada?

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


Rodrigo Yoshida

Se está funcionando perfeitamente, não recomendo refazer a solda só pra ela ficar bonitinha, num local aonde ninguém vai ver. Como foi dito pelo marcioguita, o calor é prejudicial aos compontentes.

Mas se for o caso de ter que refazer, recomendo que utilize um sugador de solda. É um dispositivo plástico muito leve, barato e muito prático.

E também que estanhe todos os terminais que serão utilizados antes de soldar efetivamente. Desta forma você solda com mais facilidade e evita o superaquecimento dos componentes.

123nove
Veterano
# out/12
· votar


andbone
vc tem q limpar bem a superficie do pot, se não nem rola.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


123nove

Cara, eu limpei tudo certinho, li varios tutoriais sobre solda antes de fazer o serviço... fiz todas as soldas e ficaram perfeitas. Só essas do terra que vão no potenciometro que nao grudaram.
Liguei pro meu sogro, pq ele manja um pouco disso e ele disse que provavelmente meu ferro de solda que é de 40W seja fraco para aquecer rapidamente a carcaça do pot e ele esfria rapido demais causando esse problema. Ele falou que tenho que pegar um ferro de pelo menos 60W.

kiki
Moderador
# out/12 · Editado por: kiki
· votar


andbone
eu tambem ja sofri muito com isso, e aprendi a manha:

tem que dar uma lixada na carcaça do pot!
passa uma lixa ou lima, pra raspar mesmo. ele vem com um tipo de "verniz" ou algo assim, que impede que a solda grude.

lixa um dos cantos até sair uma cor amarelada que tem, deixa ficar prateado mesmo. e depois voce faz o procedimento normal: suja de solda a carcaça, suja de solda o fio, encosta os dois e passa o soldador.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


kiki

Será? kkkkk... que dó !!! Meus pots CTS novinhos kkkk.... mas vou tentar.

Calime
Veterano
# out/12
· votar


kiki
tem que dar uma lixada na carcaça do pot!


Isso mesmo. Nesse caso recomendo lixar um pouco só no lugar onde vai a solda, ou então compra outro tipo de fio de estanho. O que rola dela ter dificuldade de pegar é questão físico/química de incompatibilidade de materiais. Quando rola isso comigo eu uso a solda que contem prata em sua constituição.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Eu lixei e mesmo assim nao deu certo. O estanho funde na hora mas nao gruda na carcaça. Acho que vou pegar um ferro de solda mais forte. Realmente o meu de 30W nao consegue aquecer a carcaça do pot rapidamente e esfria o estanho antes dele grudar na carcaça. E se eu ficar tentando (mais do que tentei) pode estranhar meu pot novo. 8(

Mesmo assim, obrigado pelas dicas...

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


kiki
tem que dar uma lixada na carcaça do pot!

Bem lembrado!

Além disso, a superfície metálica da carcaça é muito lisa. Se passar uma lixa, a superfície fica arranhada, e mais fácil pra solda aderir também.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


andbone
Acho que vou pegar um ferro de solda mais forte
Vai fritar o POT, cuidado!

Se passar uma lixa, a superfície fica arranhada, e mais fácil pra solda aderir também.(2)

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


andbone
Acho que vou pegar um ferro de solda mais forte. Realmente o meu de 30W nao consegue aquecer a carcaça do pot rapidamente e esfria o estanho

Realmente isso explica tudo. Pega um de pelo menos uns 80 watts.

Se mesmo assim não funcionar, aí pode ser a baixa qualidade do estanho.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


ogner

Eu acabei de lixar e mesmo assim nao aderiu o estanho no pot!

LeandroP

O estanho é da BEST, comprei esse pq dizem que é o melhor.


Ahhhh... desculpa ai pessoal, meu ferro de solda é de 40W e nao de 30W mas mesmo assim ele nao consegue aquecer o pot.

Será que to fazendo alguma coisa errada?

ogner
Veterano
# out/12
· votar


andbone
A Best é bacana, sempre usei ela na montagem dos meus pedais e manutenção das guitarras!! Estranho!!

Sei que os pots novinhos ( brilhando ) nao pegam solda facil mesmo, mas uma raladinha, ( eu fiz isso ) ja rolava de soldar. ja troquei pots, instalei treble Bleed..
Enfim, nao sei oq esta acontecendo!! Ja instalei inclusive CTS tb!

Olha só:
http://www.youtube.com/watch?v=EHA4SLN4qeA

Rala sem dó, filhão!!! Hehehehe

ogner
Veterano
# out/12
· votar


A solda tem que ficar brilhante, velho!! Eletrica de guitarra tem que ser no caprixo!!

o/

Calime
Veterano
# out/12
· votar


andbone

Tá não kra, fic tranquilo qto a isso, solda não tem mistério. Em relação a potencia do ferro, na verdade pra essa aplicação 40w é o ideal, se for mais potente aí sim corre um sério risco de danificar algo.

O problema não e vc tentar várias vezes, e sim demorar mto com o ferro em cima do pot (componente em questão). Nesse caso o uso de uma ferro de maior potencia só pra quem já tem certa experiencia. Eu tenho aqui um de 40, um de 80 e outro de 100watts.

Calime
Veterano
# out/12
· votar


Ah, a best é boa msm.

Marcellusf
Veterano
# out/12 · Editado por: Marcellusf
· votar


Bom, nao entendo de solda mas jah me atrevi algumas vezes. Qdo eu troquei meus captadores, eu realmete, tbm li e vi videos na net a respeito e meu ferro acho q era de 30 ou 40w comprado no walmart. A solda comprei a muito tempo e se nao me engano ela ja vinha tipo com cera junto pra fixar melhor ou algo assim. Comprada na Radioshack nada de extra. Tive difilculdades de tirar a solda velha dos fios do aterramento, que bota todos os 3 juntos. Ali eu penei bastante, pq o ferro nao derretia a solda ( que era beeeem soldada msm com um tanto de solda bem maior do que com os fios da chave seletora de pickups... Logico!!! Entao limpei bem, raspando, todo o resto de solda do bico do ferro, deixei esquentar beeeeem mto, e fui aos poucos esquentando a solda velha, vou lhe dizer q quase desisiti, porem, qdo menos espero ela comecou a ficar "liquida" e daih comecei a tirar sugando com o sugador de solda... Dai deu certo. O pot nao eh legal ele aquecer muito, pq senao, pode alterar ou danificar os componentes dentro dele. Os meus ficaram sim, bem quente, mas nao tanto tempo p danificar algo. Esquentar ele vai esquentar, mas aih uso o bom senso (hehehe) para que nao estrapole taaanto o tempo do ferro na solda. Eh paciencia, naada de pressa. Depois teve o lado de soldar os novos fios. Outra novela pra mim, kkkkkk, mas a difilculdade era exatamente a de fixar no pot. Entao primeiro coloquei um pouco de solda nos fios, deixei com o maximo q pude e tambem melequei um pouco no pot. Levei todos os fios no melequeiro do pot, aqueci bem o ferro e apertei-o sobre os fios fazendo uma leve pressao sobre, e deixando o ferro derreter e dar uma empurrada sobre os fios. Ja deu uma segurada meia sola. Entao peguei mais solda e fui moldando sobre o pot. Resumindo, se vc nao tem coragem de tentar pra aprender mais ou menos com a experiencia nova, entao leve p quem sabe. Como eu prefiro me aventurar e "economizar" (na maioria das vezes) eu vou fazendo "by myself". ;)

Pra o aterramento eu nao abusei de solda nao, mas colquei baeem pra fixar. Ficou ateh decente. Minha guita eh uma fender strat am std que troquei os capitadores por fender custom shop 69 pickups. E tah rolando geral aqui, ruido tem, porem, caracteristico deles msm. Fui....

Rock on dude...

andbone
Veterano
# out/12
· votar


ogner

O video é bom mas nao ta derretendo assim o meu estanho em cima do pot ! kkkk... o cara só encostou e ja fez uma poça!

ogner
Veterano
# out/12
· votar


andbone
Bom existe a possibilidade do seu ferro estar bichado, esquenta ele e coloca no seu dedo, se queimar muito é pq ta bom, se nao ta ruim. Hehehehe

Marcellusf
Veterano
# out/12
· votar


Hehehe minha solda era igual a do video, ela vem com uma resina.

Delson
Veterano
# out/12
· votar


Provavelmente é o ferro de solda que tá ruim. Sei bem como é esse problema, eu tinha um xing-ling, mas depois que comprei um Hikari de 30W, fiz minhas soldas normalmente.

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


como falaram, lixar a carcaça, e bem lixado, se nao remover direito o verniz do pot a solda nao pega nem a pau....

eu faço minhas soldas com ferro de 60w, que é perigoso, em contra partida a eficiência desse ferro é muito boa, então procuro fazer a solda de forma rápida, assim sendo como o ferro é muito quente nao tem risco da solda ficar porca, ela fica bonitinha, mas ressalto o cuidado com esse ferro, tem que ser vapt vupt se não voce mata o componente.....

quando for estanhar o fio, coloque o ferro de solda na pontinha do fio e encoste o estanho no fio, ele vai penetrar melhor no condutor...

antes de você soldar é importante que você deixe o fio já fazendo uma conexao firme sem a solda para que nao torça

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Pessoal, eu consegui soldar a perninha do capacitor do tone na carcaça do pot. Porém a solda ficou uma merd..... o pior é que não consigo desmanchar ela com esse ferro e nem consigo soldar o terra junto nesse montinho de estanho!!! Ta froid!
Já to sem paciencia... ou compro um ferro de solda bom ou levo num luthier?


ogner

Eu ja queimei o dedo nele kkkkk Mas foi sem querer.

Delson

Esse ferro aqui é xing-ling... Acho que é da Western 40W. Será que é esse o problema? :S

Drinho

Tenho medo de queimar meu pot. pq não tenho experiencia com soldas... só fiz pequenos reparos ate hj, nada de mais!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma pergunta pra quem manja de solda