Pepeu Gomes no Megadeth

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


john_joao

No fim, parece que eu não acho sozinho né???

john_joao
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Já diz Nelson Rodrigues: "Todo unanimidade é ...."

O estilo e o timbre dele são inconfundíveis. Esta característica por si só, já isola o cara num patamar muito alto.

nem vou discutir pois o nível das opiniões está rasteiro demais, a galera está falando " Timbre inconfundível do Pepeu"!
auuhahua

pelo amor de Deus alguem aqui já reconheceu o som do Pepeu na rádio???
duvido!

qual é? tem nego que nem sabe o que está falando!

inventando argumentos!
ninguem aqui disse que o Pepeu é ruim, muito pelo contrário! O cara é ótimo! Mas tem gente que se doeu só porque falaram que o Kiko seria uma opçao melhor, ué, é verdade mesmo! E começaram a inventar um monte de asneira sobre o Pepeu! aff


abraço

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


john_joao
Já diz Nelson Rodrigues: "Todo unanimidade é ...."

Uma vez que segundo o próprio o Nelson Rodrigues, ele só falou isso justamente para provar todo ... ia concordar com ele, anfim deixa pra lá.

Cara, acho que quem se doeu aqui foi você. Afinal eu fui o primeiro a admitir que o Kiko Loureiro está em um nível técnico que permite ele tocar virtualmente qualquer coisa sem dificuldades e tocar o que quer que ele queira tocar muito bem.

Daí a considerar ele um grande musico fora da praia dele, são outros 500. Ele fez um grande tabalho no Angra, e a técnica dele permite ele tentar diversificar tocando outras coisas e fazer isso muito bem, mas isso não transforma ele em um musico que seja referência fora do estilo em que ele realmente se destaca que é o metal melódico.

Aqui mesmo citaram ele como sendo também reconhecido mundialmente pelo trabalho como guitarrista de Latin Fusion, o que é na melhor das hipoteses uma meia verdade, já que ele nem se compara ao George Duke, Chick Corea e outros grandes nomes do Latin Fusion, o trabalho do Kiko em Latin Fusion não chega nem mesmo a ser tão influente quanto a fase fusion da carreira do Santana.

Não é desmerecendo o trabalho do Kiko, que é muito bom, especialmente do ponto de vista técnico, já que técnicamente ele está naquele grupo de guitarristas cuja tecnica é tão apurada que beira a perfeição. Mas fora do Metal, ele até manda bem, mas não vai muito além de ser mais um cara muito bom numa multidão de caras muito bons.

E a forma como os trabalhos solo dele são encarados pelas publicações de fora como a Guitar Player e a Guitar World refletem bem isso, ele é sempre o guitarrista lendário do Angra que agora tem alguns trabalhos por fora pra dar uma diversificada, sempre referem ao trabalho solo dele muito mais como um extra que ele faz muito bem, do que como algo realmente impactante naquele estilo.

Outro ponto é que em momento algum eu discordei do fato de o Kiko ser muito superior técnicamente ao Pepeu, muito menos de que ele seria uma opção melhor para o Megadeth (apesar de o Mustaine discordar disso). Pelo contrário, eu acho que o Pepeu no Megadeth não ficaria legal, nem tanto por ele ser melhor ou pior pra estar na banda, por tudo que já vi dele tocando, ele tem capacidade pra isso, mas porque o som do Megadeth é uma coisa e o do Pepeu é outra totalmente diferente, acho que tanto a banda limitaria muito ele por tocar um estilo bem definido, quanto ele terminaria tentando tirar a banda dos trilhos, o que inevitávelmente terminaria em merda.

Agora eu realmente discordo que o Kiko seja melhor que o Pepeu como guitarrista. Como disse, o Kiko é muito melhor tecnicamente, mas a musica não é feita só por técnica, a qualidade de um musico não vem só da técnica. E o que falta em técnica no Pepeu, sobra em musicalidade, expressividade e na capacidade dele de incorporar elementos de diversos estilos e ainda assim soar como Pepeu Gomes.

É por isso que a Guitar World e a Guitar Player classificam ele como um dos 10 maiores guitarristas de World Music do mundo, e é por essa identidade própria tão forte que ele é constantemente comparado com outros guitarristas igualmente únicos, como Hendrix, Santana, Satriani e afins.

Como alguns já disseram, o que o Kiko faz, não é só ele quem faz, inclusive, se for só pra tocar igual nota por nota, tem muito piázinho aí desses que passam 6h treinando tecnica que tocam igual. Obviamente compor como ele são outros 500 e exige anos de dedicação, mas também não é algo impossível e mesmo o timbre dele não é nada complicado de se copiar tendo-se o equipamento adequado.

O que pra mim diferencia ele e o Pepeu é exatamente isso, que com muito treino, dedicação e estudo, vc faz outro Kiko Loureiro, mas não faz outro Pepeu Gomes.

E antes que você diga que eu não conheço o trabalho dos dois.

Eu tenho tanto o Neural Code, Fullblast e Universo Inverso do Kiko, fora todos os albuns do Angra.

Como também tenho em vinil os seguintes albuns do Pepeu Gomes/Novos Baianos: É Ferro na Boneca, Acabou Chorare, Novos Baianos FC, Novos Baianos, Vamos pro Mundo, Caia na Estrada e Perigas Ver, Praga de Baiano, Farol da Barra, Cauim, Geração do som, Na terra a mais de mil, Ao vivo em Montreux, Pepeu Gomes, Um raio laser, Masculino e feminino, Energia positiva; essa é basicamente toda a discografia dele até meados da decada de 80, são discos que eram dos meus pais e que depois eles me deram pra adicionar à minha coleção.

Então muito longe de ser alguém que conhece duas musicas do trabalho dos dois, eu acredito que apesar de não acompanhar de perto as carreiras nem de um e nem de outro, já ouvi o suficiente pra saber o que eu digo, ou pelo menos embasar minha opinião.

Agora, você segue um padrão bem claro em suas postagem, você sempre tenta ridicularizar ou menosprezar as postagens e as opiniões de todas as pessoas que são contrárias as suas opiniões, e apesar de você sempre alegar que que embasa suas OPINIÕES , a verdade é que você muito raramente dá um argumento além de sua própria opinião e sempre parte pra acusações do tipo: os outros estão inventando argumentos, estão confundindo opinião com fatos, só falam asneiras, etc. Todavia argumentos que é bom, você também não apresenta nenhum que não expresse apenas suas opiniões.

Quanto ao fato dele ser mal-humorado, já fui em dois workshops e dois show da banda Angra, é um cara sério que se irrita com comentários idiotas e perguntas idiotas em seus Workshops, normal.

Eu já fui a 6 shows do Angra, 2 Workshops do Kiko e 1 dele como o Rafael Bittencourt, e concordo que ele é um cara sério, as vezes até demais, o que ficou bem claro no workshop com o Rafael que foi bem mais simpatico com todos, mas nunca vi ele irritado ou destratar ninguém nessas situações.

Eu falo que ele é arrogante por outro motivo, já que na época do Rebirth eu fiquei no mesmo hotel que eles em Fortaleza e minha namorada era uma grande fã deles e foi lá tietar os caras junto de algumas outras pessoas que os reconheceram durante o horario do almoço, todos foram inicialmente muito legais, deram autografos, mas depois disso o cara fechou a cara e subiu dizendo que ia pedir diretamente do quarto, enquanto os outros ficaram um tempo com o pessoal e depois pediram licença e foram almoçar, depois do almoço o Felipe Andreoli não subiu imediatamente e ainda ficou uma meia hora conversando com os fãs da banda que estavam lá.

Eu não sou fã da banda apesar de gostar, mas achei muito pouco caso do Kiko com o pessoal que estava lá, já que ninguém passou dos limites, só encostaram, pediram autografo e pra tirar fotos, o que ele fez com a cara amarrada e sem muita conversa, ao passo que os outros foram bem simpaticos, prestativos e compreensivos.

Sem contar é claro as vezes em que ele se auto-entitulou o melhor guitarrista do mundo, algo que ele é só nos delírios megalomaniacos dele.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jul/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Sem contar é claro as vezes em que ele se auto-entitulou o melhor guitarrista do mundo, algo que ele é só nos delírios megalomaniacos dele.
Isso é um delírio seu, quem fez essa parada foi uma revista. Nunca vi ele dizer isso, ou ouvi alguém dizendo q ele disse.

De qq forma, temos opiniões divergentes, pelo menos agora vc esclareceu melhor e teve um post mais imparcial. Minha opinião é discordante em vários pontos, tbm conheço muito bem o trabalho dos dois. Mas... enfim. Cada um na sua.

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


Caras, q imbecilidade essa discussão: Kiko X Pepeu;
Pro Megadeth, o Kiko cairia melhor, e ponto; Ele sempre foi do Metal.
Daí dizer q o Pepeu não daria conta do recado, é vacilo.

Quem é melhor? As revistas, premiações, convites para tocar em bandas, opiniões de outros músicos, tudo isso aponta pro Pepeu.

Agora, quem curte metal, vai defender o Kiko; Quem tem a mente aberta, livre de limitações de gêneros musicais, e que pensa como guitarrista/músico vai preferir o Pepeu.

Abraço

john_joao
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
nem li.

abraço!

Cadastro
Veterano
# ago/09
· votar


Mas é sério que ele foi convidado?

Willie Adler
Veterano
# ago/09 · Editado por: Willie Adler
· votar


Os seguidores do Kiko são tão fanáticos quanto os do Slash...

Não discordo que o cara é bom (queria eu saber 1/100 do que ele sabe), mas discutir sobre isso é como discutir sobre futebol, política, religião...

Se todos gostassem das mesmas coisas, não existiriam tantos estilos musicais.

Cada um tem a música/estilo pra ouvir sozinho e relaxar.

Chato é entrar nesse fórum todo dia atrás de algo enriquecedor, e ver sempre as mesmas coisas:

"Isléchi é o melhor do mundo", "Petrúquio é o mais rápido", Fulaninho vs Ciclaninho.

"Qual guitarra compro? Tonante ou Jenifer"

"Posso colocar um adesivo do Iron Maiden na guitarra?"

___________________________________________________

Antes que venham as pedras, já reconheço que isso é um FÓRUM livre, mas..., estudem melhor o que dizer antes de dizer.

Desculpem se por acaso venha atingir alguém com o que escrevi aqui.

Gosto bastante do fórum, e aprendo muito aqui. Agradeço isso a todos que participam.

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


Willie Adler
aê, já tava pensando que eu era louco, finalmente alguém que concorda cmg \o/

Ed Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


Recuperando o tópico (coveiro é o c&#$@aralho!!!)
Em foruns mais restritos (no estilo de sociedades) a musicos experientes e profissionais, toda vez que chega um novato, ele é identificado com uma foto do KIKO LOUREIRO. Só depois de algum tempo, provando seriedade e conhecimento, é que ele pode se identificar com sua marca. Não parece óbvio o conceito do dito cujo no mundo da música????

buddy guy
Veterano
# mai/10
· votar


Ed Gomes
Recuperando o tópico (coveiro é o c&#$@aralho!!!)
Em foruns mais restritos (no estilo de sociedades) a musicos experientes e profissionais, toda vez que chega um novato, ele é identificado com uma foto do KIKO LOUREIRO. Só depois de algum tempo, provando seriedade e conhecimento, é que ele pode se identificar com sua marca. Não parece óbvio o conceito do dito cujo no mundo da música????





GOREFESTA
Veterano
# mai/10 · Editado por: GOREFESTA
· votar


toda vez que chega um novato, ele é identificado com uma foto do KIKO LOUREIRO. Só depois de algum tempo, provando seriedade e conhecimento, é que ele pode se identificar com sua marca.

Olha que legal, mas meu cadastro não tem a foto do kiko pedreiro... onde eu reclamo?

Não parece óbvio o conceito do dito cujo no mundo da música????

Hum... não!

Curly
Veterano
# mai/10
· votar


Sugiro a todos escutarem o álbum "Geração do Som" de Pepeu Gomes, ali vcs vão ver o que é tocar guitarra elétrica de verdade, além de bandolim, violão, cavaquinho, guitarra baiana... Isso na década de 70, o cara já conseguia fazer um som elétrico que combinava o rock, o blues e o jazz com a riqueza da MPB, coisa que muita gente boa tenta fazer até hoje e não consegue...

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


rafamoraes
Caras, q imbecilidade essa discussão: Kiko X Pepeu;
Pro Megadeth, o Kiko cairia melhor, e ponto; Ele sempre foi do Metal.


Ninguém chamaria o Pepeu pro Megadeth se já não tivessem de olho no som do cara e a idéia não fosse acrescentar o "fator Pepeu Gomes" ao som do Megadeth..... Pelo que sei ninguém chamou o Kiko, pois pra fazer o que o Kiko faria no Megadeth existiriam trocentas outras opções...... guitarristas de "metal" com nível pra tocar no megadeth não faltam...... aqui no fórum mesmo deve ter quase uma centena.......

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Já que estão há alguns anos discutindo isso, ninguém lembrou do lance de que os Mutantes já foram convidados por um produtor americano para ir para os EUA e gravar discos em inglês, isso lá em 1970?
- da parte teatral dos Mutantes que tanto encantou o produtor, ele acabou montando sua própria banda, o KISS.

A história do convite do Pepeu se encaixa mais igual a essa do Mutantes do que depois que o Megadeth fez sua fama. E isso é o que dá-se a entender que aconteceu, pela entrevista. Depois que a fama da banda vem, é outra coisa. E nessa linha, desde milnovecentosebolinha a gente escuta casos do gênero.

guitartube
Veterano
# mai/10
· votar


Curly
Sugiro a todos escutarem o álbum "Geração do Som" de Pepeu Gomes, ali vcs vão ver o que é tocar guitarra elétrica de verdade, além de bandolim, violão, cavaquinho, guitarra baiana... Isso na década de 70, o cara já conseguia fazer um som elétrico que combinava o rock, o blues e o jazz com a riqueza da MPB, coisa que muita gente boa tenta fazer até hoje e não consegue...

Meu brother, eu cresci com meus irmãos ouvindo este disco direto, senão me engano o vinil está com um deles até hj.

O Pepeu estava muitos anos a frente do seu tempo, muito mesmo. Malacaxeta é uma pedrada, junto com outras matadoras e que pelas referências, foram gravadas numa época onde não existiam boas condições de áudio no Brasil. Mas a criatividade do cara esta lá, num timbre inconfundível e com músicas diferentes, porém com o mesmo nível do antológico "Blow by Blow" do Jeff Beck.

Flw!!!!!!

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


Curly
guitartube
o edu ardanuy já deu uma entrevista pra guitar player citando esse disco do pepeu como um dos que mais influenciou o trabalho dele.....

victorhb
Veterano
# mai/10
· votar


Pepeu Gomes é tão modesto quanto o Kiko Loureiro, e ainda é mentiroso.

Já disse num workshop que o Steve Vai "só toca blues e mais nada".

Entre outras bizarrices.

victorhb
Veterano
# mai/10
· votar


Pepeu Gomes é tão modesto quanto o Kiko Loureiro, e ainda é mentiroso.

Já disse num workshop que o Steve Vai "só toca blues e mais nada".

Entre outras bizarrices.

janick
Veterano
# mai/10
· votar


john_joao
isso que é foda nesse fórum!

tem nego que nunca ouviu duas músicas do Pepeu Gomes, falando que ele é melhor que Deus e o mundo, achismo total!



Cara, sinceramente, Kiko Loureiro toca mais que o Pepeu só nos teus sonhos, o lance do Kiko é que ele é um guitarrista muito foda, também muito arrogante, mas no fim ele só é bom na praiazinha dele, no que ele faz com o Angra, toda vez que ele tenta sair disso, não fica legal. É justamente o oposto do Pepeu, que toca de tudo um pouco e tanto o faz muito bem, como ainda consegue botar a cara dele em tudo que faz.



Pepeu é um grande músico, mas não nem de longe é um compositor (que DOMINA vários estilos e os executa com desenvoltura) e instrumentista no nível do Kiko, só mesmo um desavisado faria essa comparação, pelo amor de Deus né! Quem fala que o projeto paralelo é rasteiro no mínimo não o conhece, ou é preconceituoso, verdade seja dita, é um dos nossos maiores guitarristas!

Quanto ao fato dele ser mal-humorado, já fui em dois workshops e dois show da banda Angra, é um cara sério que se irrita com comentários idiotas e perguntas idiotas em seus Workshops, normal.


Discordo totalmente. Tenho boa parte da discografia do pepeu aqui no PC, e do Angra também. E EU, acho o Pepeu um músico mais completo que o Kiko Loureiro, na boa.

Não é compositor? Vou dar um exemplo de composição dele, flertando com o progressivo, isso na década de 70:



E mais vários outros exemplos dele passando por diversos estilos. Malacaxeta por exemplo!

Eu acho que você que foi achista nesse teu post. Aprecio o trabalho de ambos, gosto de ouvir as músicas esporadicamente, e comparando da forma menos tendenciosa possível, eu acho o Pepeu Gomes um músico mais completo que o Kiko Loureiro.

Mas essa é só a minha opinião, longe de ser uma verdade absoluta.

nichendrix
Veterano
# mai/10
· votar


janick

Caralho, isso é uma Ovation Breadwinner... eu nunca tinha visto uma dessas em ação, até em foto, foram poucas as vezes que vi... hehehehehehhe

Marc Snow
Veterano
# mai/10
· votar


rsrs

janick
Veterano
# mai/10
· votar


nichendrix
Cacete! É uma guitarra da Ovation mesmo, caralho! hahahaha Eu achava que era handmade, mas agora procurei, uma maravilha, linda demais. Não sabia que a Ovation fazia guitarras nessa época já, achava que eram só violões! Sonzeira do cacete.

Cacete nich, tempasso hein cara. Tava sem entrar no msn, e mudei de conta no windows live. Me manda teu msn de novo pra eu te adicionar aqui.

Abçs!

Arimoxinga
Veterano
# mai/10
· votar


Algo nesse véio me faz lembrar o malmesteen não é o jeito de tocar! a parência!


Peace!!


nichendrix
Veterano
# mai/10
· votar


janick

Como manda mensagem privada pra ti nesse painel novo?

janick
Veterano
# mai/10 · Editado por: janick
· votar


beleza!

nichendrix
Veterano
# mai/10
· votar


janick

add, edita aí.

Michel Top
Veterano
# mai/10
· votar


janick
Que doidera esse vídeo que você postou, poutz... nível altíssimo. Um dos melhores vídeos que já ví aqui pelo fórum. Me lembrou muito Mahavishnu Orchestra. Seu post mereceu 1 ponto, parabéns!

Prog-metal
Veterano
# mai/10 · Editado por: Prog-metal
· votar


Pepeu Gomes é um dos caras mais cavalos que eu ja vi empunhando uma guitarra, o cara toca qualquer coisa que ele quiser, pra mim so tem 2 brasileiros que peita ele, o Ardanuy e o Wander Taffo (esse peitava).

SK8Boy
Veterano
# mai/10
· votar


Kra, não conheço o trabalho do Pepeu EXTREMAMENTE bem, mas conheço alguns discos, e posso afirmar que esse kra é mto além da média. Ótima técnica, extremam musicalidade, mto bom msm!

Sobre q questão dele se encaixar bem ou mal no Megadeath...aí acho q tem aquilo: capacidade ele tem, mas são praias diferentes msm. No fim da história, se isso desse certo msm, quem ia ganhar era o Megadeath, que teria mtos mais "ingredientes" acrescentados a sua receita.

Sobre a comparação do Pepeu com o Kiko: acho descabido ficar comparando os kras dessa forma, até msm pq num tem nada a ver com o outro estilisticamente; em comum só o fato de serem guitarristas.

Sobre o Kiko: Puta técnica... um dos mais tecnicos q já ví tocar. Mas acho q é só isso msm. Ele num tem timbre, não tem personalidade. Eu gosto dele tocando com o Angra, principalmente antigamente na epoca do Andre Matos. Agora com o trabalho solo...sem personalidade e sem timbre.

Ah, e sim, ele se encaixaria melhor que o Pepeu no Megadeath.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pepeu Gomes no Megadeth