Problemas com SX

    Autor Mensagem
    Verzzola
    Veterano
    # jul/09


    Olá, comprei minha SX faz pouco tempo, até postei aqui no fórum o review e tal, no começo as tarraxas estavam terríveis, mas depois de um tempo deu uma endurecida, não sei por que... só a tarraxa da sol que está muito sensível... mas o problema é o seguinte, toda vez que vou afinar, a corda da uns tranquinhos na pestana, eu pensei que pudesse ser por causa da corda velha e enferrujada, mas troquei a corda e o problema continua, e talvez tenha até piorado... qual é a solução para isso? lubrificar a pestana?

    E outro problema, que eu não sei se é muito comum... mas toda vez que eu dou um bend, ele puxa demais a ponte e abaixa a afinação das outras cordas, como se tivesse usando a alavanca, depois de levar ao luthier, o problema até que tinha sido resolvido, mas depois de um tempo começou a ficar pior, ao ponto de um ben d de um tom abaixar meio tom. (Por exemplo eu toco a mizona e dou um bend na mizinha, aí abaixa meio tom da mizona...)

    Pretendo levar ao luthier denovo...
    Mas será que vai resolver o problema?

    Gosto muito dos captadores da guitarra e tal, acho que vou deixar ela como minha guitarra principal, não tenho nada a reclamar do resto... dizem que os captadores não são tão bons, mas pra mim da pro gasto...

    Valeu!

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Verzzola
    As tarrachas são tristes mesmo, assim que aliviar a "barra" eu vou trocar as minhas... o Ogner aqui do fórum tem o mesmo problema que a gente... a solução é trocar mesmo...

    Quanto a desregular com bends, eu vc é muito ignorante tocando ou pode ser problema de regulagem...

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Verzzola
    Manda trocar o nut (pestana) da guitarra por um de osso, latão ou grafite. Tenta também manter ele e os abaixa-cordas lubrificados e a ponte bem regulada. Isso vai resolver a maioria dos teus problemas.

    Outro bom upgrade pras strados da SX é a troca das tarraxas e dos captadores, especialmente os captadores. Uma revisão na parte elétrica também é bastante válida.

    Verzzola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu uso corda 0.11, mas quando chegou com a 0.09 já tinha esse problema...
    Como assim ignorante tocando?!?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Verzzola
    Estou tendo o mesmo problema na minha. Eu dei uma afrouxada nas cordas pra passar grafite na pestana e nos abaixa-cordas, mas ainda não troquei as cordas. Vou levá-la num luthier pra trocar pestana por uma de osso e fazer uma nivelamento nos trastes. Num outro tópico me sugeriram trocar o abaixa-cordas por um tipo roller.

    Quanto à desafinação nos bends, pode ser que a ponte esteja desencostada do corpo. Abra a tampa traseira da guitarra e aperte os parafusos da ponte de maneira que ela encoste no corpo da guitarra, e depois reafine a guitarra. Repita este processo até que a guitarra esteja afinada e com a ponte grudada no corpo. Se você conseguir fazer isso, provavelmente os problema de desafinação com bend diminuirão, pois a ponte estará com a tensão mínima necessária pra deixá-la estável.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Verzzola
    Colocando muita força, essa hipótese é bem dificil, mas eu citei, pq eu amigo meu sempre 'desafinava' a guitarra fazendo bend...
    É bem provável que seja a regulagem como o erico.ascencao disse...


    erico.ascencao
    Eu coloquei o abaixador com Roller e passei grafite no nut, PQP melhorou bastante!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Marcosrcf
    Esse roller do abaixador é como se fosse uma roldana?

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao
    É isso o abaixa-cordas do tipo roller.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao
    Van_Lorien
    Esse mesmo... é uma engenhoca bem simples mas que, pelo menos no meu caso, funcionou muito bem... comprei pra SX, mas só tinha preto, vou passar esses pretos pra minha Eagle e comprar um par cromado pra SX, gostei... hehehe

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Marcosrcf
    Tô pensando em comprar pra minha SX. Tá US$5,00 na Guitar Fetish.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Marcosrcf
    · votar


    Van_Lorien
    Paguei 5 reais em cada um, comprei aqui em SP.... até achei que não ia funcionar por ser tão barato... huahua

    Eu to de olho nas tarrachas Gotoh Kluson, tão num preço bem legal na guitar fetish....

    Verzzola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Marcosrcf
    Colocando muita força, essa hipótese é bem dificil, mas eu citei, pq eu amigo meu sempre 'desafinava' a guitarra fazendo bend...
    É bem provável que seja a regulagem como o erico.ascencao disse...


    Droga, eu faltei com detalhes... mal aí...
    então, eu digo assim, desafina quando eu dou o bend, depois quando solta o bend, volta ao tom normal... a tarraxa até que ta segurando bem a afinação, não é aquela cooooisa, mas da pra usa...

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Verzzola
    Se ela está segurando a afinação, acredito que seja comum, a ponte sobe muito ou só um pouco?
    To tocando agora e olhei aqui, com um bend ela sobe, mas bem pouco...

    Verzzola
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Verzzola
    · votar


    A ponte nem sobe visivelmente assim, mas quando dou um bend de dois tons pra cima, aí sim desafina muito, mas 1 tom só desafina um pouco menos que meio tom no bend...

    É normal isso mesmo?
    E o problema dos tranquinhos, é falta de lubrificação na pestana?

    Prox. revisão no luthier ja vou avisar essas coisas...

    PS: Quando eu uso a alavanca forte aí sim desafina pra ca****.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Verzzola
    Usar alavanca com essas SX é maldade... huauhauhauhuhaa
    a minha tá segurando legal mesmo a afinação, forçando um bend ela perde mas tocando normalmente ela segura...

    Verzzola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Será que da pra melhorar ou nem vale a pena?

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Verzzola
    Olha, passando pó de grafite no nut pode ser que dê uma melhorada, mas acho q no seu caso, sem trocar as tarrachas vai ser dificil resolver, espera mais umas opiniões aqui do fórum e vê o que aparece...

    Usar alavanca em ponte tremolo eu não curto, pra brincar com alavanca e não ter que ficar afinando toda hora só um floyd bem regulado....

    Verzzola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Verdade... desafina mesmo muito forte quando eu uso com força, mas pra tocar nem uso tanta força...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com SX