Ajuda em Guitarra

Autor Mensagem
Leonardo031195
Veterano
# jul/09


Olá Pessoal, tenho 13 anos e comecei a tocar guitarra faz pouco tempo, 2 meses e meio e sem fazer aulas e sim na marra. Tenho uma Shelter California Special Preta, e um Amplificador Mega ML - 20. Uso cordas 0.10 SG.

Isso está bom para o meu começo? Só toco em casa no meu quarto. Vocês poderiam recomendar equipamentos bons em Custo/benefício e musicas faceis e legais para eu aprender? Também gostaria de video-aulas bem eficiente de Tapping, palhetada alternada e Velocidade da mão esquerda.

Para vocês saberem meu nível, toco no maximo o 1º Solo de Dance of Death .... ;)


Pedi muito né? Desculpas :D
Obrigado pelas dicas ...

Leonardo031195
Veterano
# jul/09
· votar


Quem postar agradeço :D

Billy The Kid
Veterano
# jul/09
· votar


Bom o equipamento parece tranquilo pro começo,e musicas faceis pra aprender...olha cara...se tu gostar pega de punk e talz... tenta tirar o que tu gosta,se for dificil nao tira...vai tirando o que tu gosta e consegue,e sobre as video-aulas,é só pesquisar no youtube...lá tem um monte de vídeo aulas boas,dá uma pesquisada cara...

daniel_guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Leonardo031195
gosta de metal? http://www.youtube.com/user/gitbad?view=videos vídeos aulas o cara ensina bem, toca na velocidade normal e bem devagar pra vc tirar

Leonardo031195
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo031195
· votar


Entao, meu estilo favorito é Metal, lógico minha banda preferida é o Iron. As musicas são faceis "tirando o solo" . Eu queria musicas de preferencia Hard Rock e Metal . Andei pesquisando no youtube e sao poucas aulas com qualidade quem ensinam certinho. Mas darei uma procurada melhor. Alg mais para opinar? E As aulas são primordiais para quem quer se dar bem tocando ou não é tão necessário?

vó ja pegou meu leite
Veterano
# jul/09
· votar


Leonardo031195
baixe o guitar pro

vó ja pegou meu leite
Veterano
# jul/09
· votar






Leonardo031195
Veterano
# jul/09
· votar


vó ja pegou meu leite

cordas mais grossas são mais dificeis ou mais fáceis de fazer tapping? Agradeço pelos vídeos

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


cordas mais grossas são mais dificeis ou mais fáceis de fazer tapping?
Nem mais dificil nem mais facil, é questão de costume. Quem realmente domina a técnica não tem muitas dificuldades trocando o calibre de cordas. Mas no inicio eu acho legal utilizar corda mais leves como 0.009. Até porque um iniciante geralmente não tem o ouvido muito desenvolvido e muitas vezes nem percebe a diferença de timbre na troca do calibre de cordas, vai mais na onda do que outros falam.
E se alguem falar que "tal corda é de viado" e coisas do tipo nem se preocupe, estão querendo pagar de machão.
Abç

vó ja pegou meu leite
Veterano
# jul/09
· votar


Leonardo031195
é tudo igual daqui a pouco voce vai ta tocando isso aqui



Leonardo031195
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome

Obrigado, mas eu ja tocava a 2 meses em 0.09 e estava pensando em trocar. Se eu colocar um calibre maior, terei que regular a ponte da guitarra? E em relação a ser gay por tocar em calibres baixos nem ligo, quero ver o machão que toca baixo com a gengiva ...

Agora, é muito necessario um iniciante como eu ter aulas?

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


Leonardo031195
opa, blza
o equip ta bom pra estudo, mas antes queria saber...:
1- vc ja levou a sua guitarra no luthier para uma regulagem geral?
2-Qto de dinheiro vc tem para comprar mais equips, tais como pedais e pedaleiras?

o calibre de cordas que vc ta usando é ideal pra começo, qto as cordas, são razoaveis até, mas tente experimentar varias marcas de corda(recomendo ernie ball, d'addario)

tem varias videos aula eficientes de guitarra pelo you tube
saca:
palhetada alternada

tapping

exercicios de velocidade(após esse video, tem outras 2 partes)


recomendo vc seguir os métodos desse site:
www.aprendaguitarra.com.br

ao painel esquerdo, vc vai ver 8 modulos, siga eles direitinho, passo a passo aprendendo um por um,

tbm recomendo o artigo do www.cifraclub.com.br
no painel esquerdo do site
aprenda>cursos online>guitarra e violão
aprendi bastante com ele

não tenha preguiça de procurar, como aliados vc tem o mano google, o cumpade youtube e a dona BUSCA desse fórum


bom aprendizado ai pra ti rapá

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


necessario não é, conheço otimos guitarristas que começaram auto didatas e até hj são

mas se vc pegar umas aulas, pegue
tenha dedicação e força de vontade, não desista

abs

Leonardo031195
Veterano
# jul/09
· votar


Lindoso

Nunca levei a nenhum luthier, eu mesmo fiz a regularem através de videos e tutoriais ... tennho no maximo 500 reais pra comprar equipamentos daki 4 meses :x

Buddy_guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Leonardo031195

Antes de mais nada recomendo procurar um bom professor. É possível aprender sozinho, mas este caminho é mais penoso, vc perde muito tempo. Pense no professor como sendo uma atalho para atingir sua meta de ser um bom guitarrista.

Isso sem mencionar os vícios, além de potencialmente danosos a saúde, dão muito trabalho para corrigir. Então, recomendo, se possível, aulas com um bom professor.

Em relação aos equipamentos recomendo uma pedaleira como a zoom G2. Não é grande coisa, mas é bem legal pra vc aprender alguma coisa sobre como usar e combinar efeitos.

Abraço

Leonardo031195
Veterano
# jul/09
· votar


Buddy_guitar

Vc disse exatamente o que queria ouvir : os benefícios de ter aula.
Eu só queria isso mesmo, um caminho curto para se desenvolver minhas habilidades e ser um grande músico. Tenho apenas 13 anos e 1,60, mas se eu continuar treinando e me aperfeiçoando posso me tornar um excelente músico.

Obrigado e abraços ...
Alg tem mais algo a dizer?

Leonardo031195
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo031195
· votar


Tenho mais algumas duvidas ...

- Como é o jeito de se obter uma palheta alternada mais precisa e rapida ?

- Quantos mm tem sua corda mi na casa 12 de altura do braço? (Para ver se esta regulada)

- Eu preciso de mais precisão no meu dedo 4, pois ele se movimenta parecidamente com o 3 e é descoordenado. Tem exercicios de mao e punhos?

- Harmônicos, eles são uma duvida pra mim. Alguem pode explicar o que são eles de um jeito facil ao iniciante entender?

- Eu recomento vocês usarem o Tux Guitar, é um programa bem semelhante ao Guitar Pro e mais eficiente, simples e leve. ;)

-Musicas de metal e hard rock faceis de tocar e que sejam legais, mas que promovam uma certa dificuldade em trechos para iniciantes, pois o que é uma musica sem dificuldade?

São milhares de duvidas, mais sao duvidas de iniciantes ... rsrs'

vó ja pegou meu leite
Veterano
# jul/09
· votar


Leonardo031195
Como é o jeito de se obter uma palheta alternada mais precisa e rapida ?
escala cromatica(1234)e variaçoes

vó ja pegou meu leite
Veterano
# jul/09 · Editado por: vó ja pegou meu leite
· votar


Leonardo031195



esse é o harmonico artificial

Luqueuris150
Veterano
# jul/09
· votar


kra, vale + a pena vc fzr aula, eu sei bem como é começar como auto didata, eu comecei assim, quando eu resolvi ir fzr aulas eu vi q tinha um bukdo d vicios danosos como o Buddy_guitar falo, eu até hoje to penando pra consertar, pq eu to fazendo aulas a poco tempo, mas o legal do auto didata é tirar as músicas de ouvido, isso treina mto, eu tirei a música top gear de ouvido, é a única música q eu consigo fzr rápido XD, mas tava cheio de erros, consertei com meu professor.

agora só q independente do atalho do professor ou do método auto didata vai ser mto difícil, afinal o aprendizado musical é um caminho ardúo e sei o q o povo daki do forum q jah toca bem passou pra chegar ao q são hj, principalmente quem trabalha ou estuda, pq ai fica difícil treinar, ... e eu passo por isso e digo q eh mto difícil, mas com um professor vc vai aprender o caminho certo, o q torna mto + fácil. corrigir vício eh mto + difícil então, antes de pedais ou qualquer outra coisa é bom vc fzr aula

e quanto à aula, se vc for fzr msm, cuidad com o professor, de preferência faça em escolas d música, pq antes eu tive um professor q nem ensinar partitura ele ensinava e n ensinava na integra, depois q eu passei pra uma escola de música boa msm, comecei a estuda partitura quando já tava acostumado com cifras e tablaturas por número e pra ler partitura eu to me f*dendo literalmente, é q nem aprender o ABC no maternal, só q na nossa idade ( eu tenho 15 anos) já é mto mais difícil e eu to penando pra aprender a ler partitura direitinho, por causa do outro professor eu to tendo + dificuldades ainda no meu treino.

Fica ai a dica, mas aí depende de vc, faça o que vc quiser, o q achar melhor, mas estude muito bem antes os fatos, as dicas q o povo tah deixando aki no forum pra depois num fazer besteira.

Alex Ferrer
Veterano
# jul/09
· votar


Olha vou dar as respostas conforme foi meu desenvolvimento nas suas perguntas:

- Eu não tive dificuldade tirando os 3 primeiros dias de tentativa, depois foi indo. Mas lembrando que eu peguei velocidade na palhetada alternada por conta própria.

- Minha guitarra não tá aqui no momento.

- O 4º dedo normalmente é o maior problema mesmo, mas como tudo na vida, vem com a prática. Eu não cheguei a usar nenhum exercício para ele deixar de ser um "mímico" do dedo 3.

- Harmônico natural ou artificial? Artificial pode ser um pouco avançado para você e você vai acabar perdendo muito tempo para aprendê-lo e se desviara dos seus estudos.

- Sei lá, mais simples e eficiente que o GP?

GuitarHome
Veterano
# jul/09 · Editado por: GuitarHome
· votar



- Como é o jeito de se obter uma palheta alternada mais precisa e rapida ?


Essa pergunta é muito simples treinando. E outra coisa velocidade vem com o TEMPO, marca isso na sua cabeça, Não tente ser rápido pois isso é uma droga, vai tocar tudo sujo e não vai dar para escutar uma nota se quer. Treine MUITO com metronomo no tempo, aumento a velocidade BEMMM aos poucos. Você tem que conseguir ouvir perfeitamente todas as notas tocadas para ficar bom.

- Quantos mm tem sua corda mi na casa 12 de altura do braço? (Para ver se esta regulada)

Isso é muito subjetivo. Vai do gosto do guitarristas, tem guitarrista que gosta de cordas "coladas" no braço, bem baixinhas mesmo e tem guitarrista que prefere a ação de cordas mais altas. O ideal é a guitarra não trastejar no AMPLIFICADOR e não matar o sustain das notas.

- Eu preciso de mais precisão no meu dedo 4, pois ele se movimenta parecidamente com o 3 e é descoordenado. Tem exercicios de mao e punhos?


Treine bastante 1234 e seus variados.

- Harmônicos, eles são uma duvida pra mim. Alguem pode explicar o que são eles de um jeito facil ao iniciante entender?

Existem alguns tipos de harmonicos como o natural e o artificial por exemplo.
Já escutou o steve vai tocar? já viu que as vezes a guitarra da uns "berrinhos" ou uma apitada não sei bem a palavra certa para expressar, mas soa mais agudo? Ele usa muito a técnica de harmonico artificial que você raspa o dedão da mão direita (se for destro) de leve na corda e gera esse harmonico. Outro que eu citei é o natural que você toca em cima dos trastes (sabe o que é traste né), por exemplo pega a coda G (terceira corda mais fina) e toca em cima do terceiro ou quinto traste (tem outros, é só um exemplo), só encosta na corda em cima dele, não precisa apertar. É outro tipo de harmonico muito utilizado seguido de alavancadas.

Leonardo031195
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, queria saber quais são estes vicios que nos acostumamos e quando vemos está errado? Axo que peguei um deles pois até umas duas semanas atras so tocava em uma direção com a palheta, e meu amigo disse que sem a palhetada alternada n chegaria em lugar algum. Estou me adaptando a ela ...
Quais outros vicios poderia pegar e que na verdade estao errados?

ronaldo da fiel
Veterano
# jul/09
· votar


- Como é o jeito de se obter uma palheta alternada mais precisa e rapida ?
Treinar exercicios pra essa técnica e no metrônomo

Leonardo031195
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome e Alex Ferrer

É, acho que vou achar todas as minhas respostas somente treinando, só quero fazer a coisa certa e facil... mas como tudo não vem fácil na vida ... rsrs'

Obrigado por Esclarecer minhas dúvidas, estou 100% satisfeito com o fórum.

Só queria as musicas mesmo, porque entrei no mundo rock a menos de 1 ano e não conheço tudo, e com ele veio o desejo de tocar guitarra.

Em quanto tempo vocês demoraram pra conseguir uma velocidade com a palheta e a mão? No meu estado, preciso me preocupar com velocidade?

Luqueuris150
Veterano
# jul/09
· votar


pois até umas duas semanas atras so tocava em uma direção com a palheta

esse é um deles.

eu tinha esse msm XD, outro é na questão de leitura, a pessoa tem q saber ler partituras (é muito recomendável pra um bom músico, mas ele pode crescer sem saber ler tbm ... só q esse n vai pra lista dos 100 melhores aushasuahsuahsuahsuhasua) e vc sem aual com partitura vc vicia em ler tablaturas por número e acordes comuns por letra, jah peguei esse e peno até hoje.

outro vício é o d quando a pessoa n treina mto o 1234 e acaba deixando d usar o dedo 4, eu quase pego esse daki, mas consegui me consertar a tempo.

um outro vício é quanto aos harmônicos, eu, q sou um cara mto inteligente (pra num dizer o contrário) desviei dos meus estudos e em um belo dia ensolarado resolvi aprender armônicos. Daí, eu aprendi, só q de um jeito tão tosco q tenho q parar a música pra fzr o harmônico. já to vendo a hora de quando meu professor for me ensinar sobre os harmônicos eu me lenhar pra desviciar.

outro vício (mas esse é normal) é o de tocar olhando pro braço da guitarra o tempo todo, quando vc começa a ler partituras, vc tem q aprender a mesclar isso, uma hora olhar pra a pauta e outra olha pra o braço da guita.

mais um q eu tive tbm é o d quando n sabia mto bem dar palhetada alternada eu fazia a nota no exercício 1234 do 4 dedo sem a palhetada ... já q o amp amplificava e o som saia, nimguem percebia ...., me f*di pra desviciar.

Tem muito mais outros vícios danosos, eu n passei por todos (se tivesse passado eu n era guitarrista hj, com certeza) e n sei todos assim, esses foram os q eu tive ou tenho até hj, e são mto ruins e dificultam mto o treinamento, então é bom aprender numa boa escola de música. Mas aprendendo da forma auto didata vc pode até pegar do jeito certo tbm, só q ai vc iria erra d+ e ter q corrigir mto, o q seria mto + difícil e duraria bem + tempo do q aprendendo num curso d guitarra.

vó ja pegou meu leite
Veterano
# jul/09 · Editado por: vó ja pegou meu leite
· votar


Leonardo031195
No meu estado, preciso me preocupar com velocidade?

acho que nao , nao adianta nada se tocar rapido e saí um monte de nota errada, toque numa velocidade que voce ache boa e facil

Leonardo031195
Veterano
# jul/09 · Editado por: Leonardo031195
· votar


Aki estão os meus acessórios :

Guitarra : http://i.s8.com.br/images/musical/cover_tn/img4/pq21418674.jpg

Amplificador : http://i.s8.com.br/images/musical/cover_tn/img8/pq21490568.jpg

Luqueuris150
Veterano
# jul/09 · Editado por: Luqueuris150
· votar


Em quanto tempo vocês demoraram pra conseguir uma velocidade com a palheta e a mão? No meu estado, preciso me preocupar com velocidade?

kra, eu acredito no q o povo daki diz: velocidade se consegue com o tempo, eu sou iniciante como vc tbm, treino mto e Graças a Deus eu tenho uma velocidade mediana, mas falta mto pra eu ficar rápido.

quanto a músicas, se vc tiver paciencia pra afinar a guita algumas afinações a baixo, eu recomendo algumas músicas dos antigos albuns de slipknot e algumas músicas do Iron (tipo fear of the dark). Slipknot na época dos Albúns IOWA e Slipknot era mto mais fácil de se tocar e são até legais de se tirar de ouvido, mas isso é vc quem sabe.

Leonardo031195
Veterano
# jul/09
· votar


Luqueuris

Tenho exatamente quatros vicios mencionados, palhetada alternada, o de olhar pro braço e o de n usar o dedo 4 ... eu n uso pq é descoordenado mas eu treino o 1 2 3 4. Mas isso eu arrumo com o tempo, e não é algo que demora muito. Agora eu so leio partituras por numero e acordes estou decorando ... (os simples ja sei). É pelo, jeito terei que ter aula, mas deixarei um pouco mais pra frente, a verba da familia esta pequena. hehehe

Abçs obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda em Guitarra