duvida com pentatonica menor e menor 7

Autor Mensagem
john_joao
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioGT

conselho: arranje um professor, melhor maneira de nao perder tempo.

MauricioGT-
Veterano
# jul/09
· votar


john_joao
Claro um professor é muito mais recomendado, mas nem por isso é perda de tempo. Sempre da pra tirar algo de bom nessas apostilas.


Ps: O topico abaixo esta sendo util pra muita gente ;)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/212250/

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


john_joao
caras, os livros do henrique Pinto são destinados ao ensino de técnica de violão erudito, e eles são muito bons para o seu próposito.

E são mesmo, os exercícios são ótimos pra independência de dedos, tanto de mão esquerda quanto de direita. O livro de Arppegios é bem legal, mas nunca comprei porque peguei eles pra aprender a tocar quando sai do sax pra violão/guitarra, pegar a técnica do violão. Passei meu primeiro ano praticamente só com os 3 Henrique Pinto e os 4 livros de Jazz Guitar do Jody Fisher.

john_joao
Veterano
# jul/09 · Editado por: john_joao
· votar


MauricioGT-
Claro um professor é muito mais recomendado, mas nem por isso é perda de tempo. Sempre da pra tirar algo de bom nessas apostilas.

não disse que "É" perda de tempo, meu intuito era falar que com um professor você pode sanar suas dúvidas de forma bem mais rápida e segura, pois às vezes a gente encontra -o que não é o caso desse tópico- um monte de palpiteiros que não entendem do assunto.

john_joao
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
E são mesmo, os exercícios são ótimos pra independência de dedos, tanto de mão esquerda quanto de direita. O livro de Arppegios é bem legal, mas nunca comprei porque peguei eles pra aprender a tocar quando sai do sax pra violão/guitarra, pegar a técnica do violão. Passei meu primeiro ano praticamente só com os 3 Henrique Pinto e os 4 livros de Jazz Guitar do Jody Fisher.


é verdade, os métodos do Henrique Pinto são mui úteis, se o aluno se dispuser a fazê-lo passo-a-passo ele tem grandes chances de adquirir um boa técnica.

esse Jazz Guitar do Jody Fisher eu não conheço, mesmo por que nunca me interessei por jazz. Mas acho muito interessante o fraseado desse estilo.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


john_joao
não disse que "É" perda de tempo, meu intuito era falar que com um professor você pode sanar suas dúvidas de forma bem mais rápida e segura, pois às vezes a gente encontra -o que não é o caso desse tópico- um monte de palpiteiros que não entendem do assunto.

Você está certissimo e eu não falo nem só por isso, mas também porque quando chega a parte de modos, campo harmonico e a relação entre campo harmonico e as diversas escalas, em geral só desenrrola com professor.

Não porque seja um bicho de sete cabeças, mas é uma parte da musica que não tem como explicar de forma simples ou resumida, é como matemática, ou vc aprende e entende o assunto todo, entende o passo a passo do calculo ou não consegue ir adiante, e nisso um professor ajuda muito, até porque alguns conceitos na explicação parecem muito complicados e na hora de tocar, de ver a coisa acontecendo no instrumento, você vê que não era nenhum bicho de sete cabeças, e não tem como uma apostila, um metodo ou um usuário de fórum fazer isso por você.

Eu usei esses metodos porque eram os metodos que meu professor usou pra me ensinar a tocar, eu tinha uma noção legal de teoria e de musica por tocar saxofone, então pra mim esses metodos não foram bicho de sete cabeças, mas a parte técnica foi, já que são mundos totalmente diferentes e eu tive que começar do 0, isso constantemente era um problema pra mim, já que boa parte das vezes eu sabia tocar a musica em um instrumento e não me conformava de não conseguir tocar no outro, o que por vezes me desestimulava. Mas esses metodos me ajudaram muitas vezes depois disso, sempre tem alguma coisa pra te ajudar a melhorar.

No caso dos metodos do Jody Fisher, é interessante que ele não é nem tanto um metodo que se propõe a transformar o cara em um Joe Pass ou Jim Hall, é um metodo pra guitarra, com 4 níveis, iniciante, intermédiário e dois níveis avançados.

Ele tem as explicações basicas de teoria, mas assume no primeiro livro que tu sabe o que é um acorde, uma triade, uma tetrade, uma escala maior, menor ou pentatonica, tanto que tem explicações bem simples, mas a partir dai desenvolve, vai falar de intervalos, campo harmonico maior, como usar triades e tetrades nos solos, o inicio do estudo de modos gregos (que só vai ser aprofundado no segundo livro), vai falar das relações entre o campo maior com as escalas maior, pentatonica, e alguns modos gregos.

No livro intermediário ele trata de campo harmonico menor, e começa a parte de improvisação e substituições harmonicas e melódicas.

Nos livros avançados vão ser 2, um só pra improvisação e outro só pra chord melody, que é a tecnica de fazer, harmonia, melodia e os baixos ao mesmo tempo, e nisso os exercícios do livro 1 do Henrique Pinto vão ser ótimos, porque tu vai estar com as duas mãos treinadas pra dar conta disso.

Eu não acho o metodo interessante pra quem vai tocar Jazz, nesse ponto o proprio Jody Fisher admite que ão é a intenção do livro, ele é mais uma linha guia do que tem que ser estudado, em vários momentos ele diz que se vc quiser se aprofundar em tal tópico, deve procurar outros livros e indica alguns, já que mesmo indo do iniciante ao avançado, ele não pretende ser um metodo que seima um estudo aprofundado em todos os tópicos, e sim uma linha guia, um metodo generalista pro estilo que é muito vasto. E eu acho que ele é muito interessante pra quem não toca jazz porque porque apesar não ser um estudo aprofundado de todos os tópicos, é mais que suficietne pra ter uma boa base pra estudar eles independentemente depois, seja aplicado ao Jazz ou a qualquer estilo.

Agora tem outra coisa, esses 7 livros não são pra o cara digerir da noite pro dia, eles são pensados pra ser estudados em um intervalo de vários anos, os 3 livros do Henrique Pinto são pensados pro cara levar 4 anos entre o inicio e o final do terceiro. Os do Jody Fisher também assumem que tu vai passar pelo menos de 2 a 4 anos estudando.

Eu consegui dar conta dos dois metodos em 2 anos, sendo o primeiro só com eles, e a partir do segundo comecei a pegar outros metodos junto com o professor, mas só dei conta deles rápido porque já sabia aplicar quase tudo que tem neles em outro instrumento, o que facilitou muito meu entendimento e várias vezes facilitou também o trabalho do professor ao explicar os assuntos contidos nos dois metodos.

girino
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
então cara.. como que fica a pentatonica menor 7 de La?
valew

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


girino

Não fica, essa escala não existe porque na pentatonica menor já tem a 7º Menor.

LeandroP
Moderador
# jul/09 · Editado por: LeandroP
· votar


girino

A pentatônica menor possui naturalmente o intervalo de 7a, por isso não é necessário chamá-la de m7. A outra pentatônica menor com 6a maior é chamada de m6 simplesmente pra diferenciar da pentatônica menor convencional.

Penta de Am:
A - C - D - E - G (em intervalos: T, b3, 4, 5 e 7)

Penta de Am6:
A - C - D - E - F# (em intervalos: T, b3, 4, 5 e 6)

Se você ao invés de tocar a escala com esta nota, e decidir por um acorde, este acordes seriam respectivamente um Am7(11) e um Am4(6).

Note que a pentatônica é uma tríade com mais duas notas adicionadas:
A, C e E formam a tríade de Am, e as notas D e G (ou F# pra penta m6) são complementares. Observe que essas duas notas complementares estão a uma distância maior que um semitom entre os graus da tríade:

.
NOTAS NOTAS COMPLEMENTARES
DA TONS DA
TRÍADE MENOR OU MENOR 6a
.
A
.
C
\
\ 1,0 tom
> D
/ 1,0 tom
/
E ________________
\ \
\ 1,5 tom \ 1,0 tom
> G > F#
/ 1,0 tom 1,5 tom
A / _________________/
.

O fato destas notas complementares não formarem intervalos menores que um tom, implica que as notas complementares não formam tensão com as notas da tríade. Quando um intervalo está separado por uma distância de um semitom, sua atração é maior (pois está mais próximo), causando uma tensão que pode soar desagradável.

É importante frisar isto porque ao tocar uma escala pentatônica sobre um acorde, tem um significado. Tocar esta mesma pentatônica sobre acordes diferentes tem um significado ainda maior. Quando você toca uma pentatônica sobre um acorde, você está adicionando a ele um tempero a mais às suas notas. Como eu disse em outros parágrafos, a penta menor deixa subentendido um acorde Am7(11). Como seria esta mesma pentatônica tocada sobre um acorde Dm, por exemplo?

Por isso a importância de reconhecer os intervalos, respeitando suas regras e seus graus. A pentatônica pode ser resumida simplesmente numa tríade com duas notas adicionadas ou numa escala diatônica com duas notas subtraídas; mas ela tem um altíssimo poder de fogo quando bem empregada na harmonia.

girino
Veterano
# jul/09
· votar


LeandroPanucci
hehe..brigado cara mas..
essa eh a ultima espero pra largar de ser chato..
Am4(6) eh não seria um aorde suspenso?por que a 4 de La é Re
então surgiu a duvida Am4 .A..D..E certo? Am6 A..C..E..F.. na diatonica maior seria F#.. então a duvida e a seguinte Am4(6)
seria um La suspenso ou La com sexta e isso?
valew

girino
Veterano
# jul/09
· votar


LeandroPanucci

O fato destas notas complementares não formarem intervalos menores que um tom, implica que as notas complementares não formam tensão com as notas da tríade. Quando um intervalo está separado por uma distância de um semitom, sua atração é maior (pois está mais próximo), causando uma tensão que pode soar desagradável.
então por isso que muita gente fala que om as pentatonicas não tem erro na hora do improviso..so tem um problema informação demais não resulta em coisa boa..por que as ideias entre conflito.
mas valeu cara por que to naquela fase de estudar as escalas modos o campo harmonico..
então brigado cara

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


girino
hehe..brigado cara mas..
essa eh a ultima espero pra largar de ser chato..
Am4(6) eh não seria um aorde suspenso?por que a 4 de La é Re
então surgiu a duvida Am4 .A..D..E certo? Am6 A..C..E..F.. na diatonica maior seria F#.. então a duvida e a seguinte Am4(6)
seria um La suspenso ou La com sexta e isso?
valew


Cara, não é um acorde suspenso porque tem a Terça do acorde. Caso não tivesse a terça, seria A6sus4, mas como tem a Terça e a Quarta, ou seria Am4(6) se a quarta estiver na mesma oitava, ou Am6(11), se usar a quarta oitavada.

girino
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
valew

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a duvida com pentatonica menor e menor 7