O Tortuoso Caminho do Autodidata: indicações de métodos

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09


    Toco guitarra há 8 anos, e nunca estudei realmente a guitarra. Estou sentindo a necessidade de me apromirar, tanto na teoria quanto na prática, e sei que na internet tem muita informação para isso, mas sinto falta de uma coisa essencial para mim: MÉTODO.
    Quando vejo tudo o que tem na internet (video-aulas, apostilas, fóruns, material sobre escalas, harmonização, intervalos, modos gregos, técnicas, etc.) eu simplesmente não sei por onde começar. E mesmo quando pego um tema específico para estudar, parece que sempre fica faltando alguma coisa, como aplicação da teoria, exercícios, formas práticas para otimizar o aprendizado, etc.

    Portanto, gostaria de indicações de MÉTODOS eficientes para autodidatas. Sei que há muitos autodidatas bons aqui no fórum, então gostaria de saber quais passos foram tomados para chegar ao glorioso status de "Master Motherfucker Shred Guitar" por conta própria.

    As dicas que eu espero são:
    - Livros
    - Apostilas disponíveis (ou não) na internet
    - Video Aulas
    - Etc.

    De novo, procuro material com MÉTODOS voltado ao auto-didata, programas de estudos e tal. Ou seja, teoria e prática, o mais detalhado possível. Lembrando que toco há 8 anos sem aulas, então tenho uma prática razoável mas pouca teoria.


    Valeu galera!



    P.S.: As informações que eu receber aqui vão realmente ser utilizadas. MESMO. Então por favor, evitem os "achômetros", pois podem me prejudicar. Procuro fórmulas que realmente deram certo, e não as que "podem" dar certo ;-)

    P.S. 2: Não, eu não quero fazer aula. Motivos pessoais.

    OFF: Provavelmente o Panucci vai ler esse tópico, então: "- Hey Panucci, você não era professor de guitarra no estúdio do Fernando, há muitos anos atrás?"

    cortesx
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Já busco? Realmente não parece...
    ou pegue dicas com o uílame

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    cortesx
    Ahan... então tá então...

    [/affffnovatos]

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Hard_Guitar
    Eu toco guitarra a 8~9 anos e desses anos acho que fiz apenas um de guitarra a uns 2 3 anos atras, e no inicio minha mãe que tocou violão/guitarra a vida inteira me ensinou as coisas basicas. Em técnica eu estou bastante satisfeito comigo mesmo, mas agora em teoria eu sempre tive vontade de aprender mais apesar de que bate aquela preguiça de ir sozinho atras e muitas vezes "quebrar a cabeça". Então seria uma boa um metodo "inteligente" vamos dizer assim pra nós.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Hard_Guitar
    Caro companheiro auto-didata fodido da vida, tbm passei pelo seu problema. Lentamente estou construindo um método para mim.

    Qd comecei eu tinha q tirar td de ouvido ou saía de casa pra assistir um show na esperança de decorar algo e voltar pra casa tentando repetir.

    De uns 5 anos pra cá apareceu de td na net. Cheguei em um nível satisfatório, mas agora quero continuar melhorando e n sei q diabos eu faço.
    O negócio é o seguinte : Tentei me concentrar em um objetivo :
    Que tipo de coisa preciso melhorar neste momento?
    Técnica, Leitura, Improvisação, etc?
    Como quero melhorar improvisação, procurei discos de jazz e de guitarristas q improvisam bastante, no rock, etc. É muito IMPORTANTE estar ouvindo constantemente música que vc quer absorver, no carro em casa etc...

    Dei uma boa olhada em vários métodos de guitarra diferentes, e estou fazendo uma seleção no momento de partes de métodos com coisas que identifico com meu estilo de tocar, mais pro fusion.

    Beber de várias fontes pode parecer complicado, mas n será se vc tiver em mente o que vc quer ou como vc toca. Se vc já tem um tempo de estrada, faça uma análise crítica de si mesmo, procurando defeitos para corrigir, coisas para aprimorar e entenda os pontos bons tb. A partir daí, procure métodos de guitarristas que vc gosta, passe o olho e tente identificar quais demonstram um mesmo assunto de maneira que melhor se aplique a vc.

    A parte final, mais difícil é realmente se limitar a estudar e aprender aquilo, sem se desviar do objetivo traçado. É foda, todo dia aparece uma porra nova e lá vai vc tentar tb, acaba n terminando nada.

    Se vc sabe bem inglês, recomendo MUITO para auto-didatas :
    Guthrie Govan Creative Guitar Techniques 1 & 2

    Escolha de lá os exercícios que vc gosta, mas principalmente os textos. Leia TUDO dos textos, ele explica muito bem e desmistifica coisas com relação a teoria, técnica, timbres, ritmos, etc... td com idéias massas e muito simples de seguir. Trabalha bastante a criatividade.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    GuitarHome
    seria uma boa um metodo "inteligente" vamos dizer assim pra nós.

    Você entendeu muito bem a idéia. Bom saber que tem mais um que está em uma situação parecida com a minha e vai se beneficiar com o tópico!

    Rei Arthur Pendragon
    Caro companheiro auto-didata fodido da vida
    Você também me entendeu muito bem, hehehe! Chega um ponto que aprender sozinho fica muito difícil. Às vezes o problema nem é a falta de informação, e sim o excesso dela!

    Guthrie Govan Creative Guitar Techniques 1 & 2
    Com certeza vou atrás desse material.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Não. Nunca dei aula em escola ou estúdio.

    Eu recomendo os livro do Almir Chediak (Editora Lumniar).

    Harmonia e Improvisação, volumes I e II
    Dicionário dos Acordes.

    Procure material sobre os intervalos. É um assunto de teoria elementar, e muitas vezes é desprezado por quem estuda guitarra. Mas é a base de toda a compreenção dos acordes e escalas (harmonia em geral). Depois procure saber sobre a formação das tríades e tétrades fundamentais e as cadências.

    Você pode encontrar diversos tópicos neste fórum mesmo.

    O site do Conrado Paulino é excelente e tem muito material interessante.

    http://www.conradopaulino.com.br/

    Mas pra entender muitas lições avulsas que estão disponíveis na internet, revistas e apostilas em geral, é fundamental o conhecimento dos intervalos (como eu já disse).

    Boa sorte e não hesite em perguntar. Não sei de tudo, mas posso compartilhar o pouco que sei.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Eu penso em publicar um método futuramente... Tenho só que arredondar algumas coisas por aqui.

    Smothie
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    otimo topico

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/09
    · votar


    Hard_Guitar
    O ideal é começar pelo básico da teoria musical, como já foi dito acima os livros do Almir Chediak são mt bons, procure tb métodos do Nelson Faria, são bem legais tb.

    lindoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    basicao muito bacana, comecei minha teorica por aqui:
    http://www.cifraclub.com.br/aprenda/todas/12-violao/w-curso-de-viola o-guitarra-p0.html

    vlw

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Hard_Guitar
    Uma dica qd for estudar teoria :
    Teoria de cú é rola, portanto em vez de sair tentando decorar onde se usar todas as escalas e modos e arpejos saia tocando imediatamente tudo q vc aprender, n saia aprendendo coisas de teoria passando para outros assuntos antes de aprender a usar tocando tudo isto.
    Isso acontece muito cara, já vi caras q entendem MUITo de teoria, pra improvisos em todas as situações; vc pergunta qq eu uso nisso e o cara sabe de cor. Chega na hora de tocar, é uma merda. Então antes saber menos teoria e saber usar td q vc leu(fazer do pouco um muito) do q saber um monte de conceitos e n tocar nada. É a síndrome do Sábio de Teoria Fake, que leu demais e n toca nada. Leia o livro com a guitarra no colo.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    LeandroPanucci
    A didática dos livros do Chediak é boa?

    Eu penso em publicar um método futuramente...
    \o/


    Rei Arthur Pendragon
    Achei o Guthrie Govan Creative Guitar !!!
    Quando vi logo no início que o livro era voltado para guitarristas que dizem:
    "People say I play pretty well on a good night, but I feel like an impostor, because I don't really know what I'm doing"
    Já pensei: "Esse livro é pra mim".

    Smothie
    otimo topico
    Pois é, com boas colaborações um tópico desse poderia até ganhar um stick. O problema é que enquanto este tópico tem apenas 11 respostas, os tópicos do tipo "Comprei uma guitarra", "Qual palheta vocês usam" ou "Olhem eu tocando" tem centenas...

    MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Hard_Guitar
    A didática dos livros do Almir Chediak não é das 10 mais, mas para quem quer em português é para considerar.
    Um livro legal, mas tem que ler com calma e com instrumentos por perto é Harmonia de Arnold Schoenberg. Explica muito bem a escala, inversões, consonância e dissonância, 4a, 7a, 6a, 9a, tríades aumentadas, diminutas, cadência etc. E tem em português, mas talvez tenha gente aqui que já vai achar que isso é para quem faz faculdade de música. Mas se alguém quer realmente entender harmonia, está tudo ali.

    Gigante4444
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Tbm procuro materiais interessantes pra autodidatas fodidos da vida!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    (UP discretíssimo, quase imperceptível.)

    Chico Tripa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    O melhor material de guitarra já feito é o : Learn Master Guitar com Steve Crainz (dúvida no sobrenome).

    Paguei $200 dolares, vale cada centavo. Vem dois dois livros totalizando umas 900 páginas aproximadamente.

    Também vem com 20 DVD e mais 5 CDs com BTs.

    Perfeito? Não, impossível, porém e de longe a melhor compilação teoria/prática que já achei de uma fonte só.

    Fora isso ando usando:

    www.justinguitar.com
    www.marcelonaudi.com.br
    www.jamplay.com
    www.licklibrary.com

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Como o camarada Rei Arthur Pendragon citou lá em cima, o livro Guthrie Govan Creative Guitar parece ser muito bom! Comecei a ler essa semana.
    É proibido estimular a pirataria aqui no fórum... portanto não vou dizer que ouvi falar que no 4shared talvez quem saiba sei lá pode ter... ou de repente vai saber sei lá se pesquisar no megadownload.net sei lá não sei não falei nada não sei de nada...

    :-X

    Chico Tripa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Aqui legal aberto pra todo mundo pegar:

    http://www.learnandmaster.com/guitar/resources/

    sobrevivente
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Tem muita coisa boa nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196700/.
    Destaque ao GuitarX que voltou a ativa. =D

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Chico Tripa
    Obs: Não usei pontuação no meu último post pra deixar as palavras meio "subliminares", entende?
    Mas gostei do "Aqui legal aberto pra todo mundo pegar", hehe!

    Sobre o Learn Master Guitar, o material do DVD é bem compreensível? Pergunto isso porque consigo ler tranquilamente em inglês, e boa parte de vídeoaulas de guitarra eu entendo também (às vezes tendo que voltar algumas partes), mas fico com medo de futuramente gastar $200 num material que eu não vou entender nada!

    yuri guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Se for estudar técnica, a video-aula do kiko loureiro técnica e versatilidade é boa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Tortuoso Caminho do Autodidata: indicações de métodos