Pentatonica e Menor Melódica

    Autor Mensagem
    Jimmy_Page
    Veterano
    # mai/05


    ae..
    Vcs tem os 5 desenhos da escala pentanonica no braco da guitarra?
    e a escala menor melódica, ela desce melódica e sobe natural é?
    vleu
    []´s

    ledshred
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    busque isso aqui nesse site ou digite o nome da escala no google que apareceram vários sites falando sobre isso

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    menor melódica eh de baixo pra cima , e menor natural eh de cima pra baixo

    ledshred
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    concerteza é isso mesmo?

    Jimmy_Page
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ?? como assim??

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    editado

    ledshred
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    escala ascendente(grave p/agudo)em harmônica ou melódica e decrescente(agudo p/ grave)em natural.

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    sim , mas naum no sentido do braço da guitarra

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    e
    B
    G
    D
    A
    E

    ok ?

    Jimmy_Page
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    onde encontro os 5 desenhos da pentatonica?

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Jimmy_Page
    sei naum , hehe

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    aqui pelo forum deve ter

    ledshred
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    cara,você presisa trabalhar.esquecer esse papo de decorar shape e estudar o braço da guitarra.

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eh msmo , eu acho dificil mecher com escala decorando desenho , eh melhor vc msmo ir formando , eu aprendi mto mais assim

    ledshred
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    edu você curte fazer improvisos?

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ledshred
    tem msn ?

    ledshred
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    não entendi a resposta!

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ledshred
    heauhaeu , eu perguntei se vc tem MSN (Messenger) ...
    qnto a pergunta eu curto improvisar sim

    ledshred
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ainda não tenho,mas vou providenciar.que critérios vc usa p/ improvisar,vc raciocina muito na hora do improviso ou não pensa em porra nenhuma e sai pirando?

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ledshred
    ah , eu num penso mto naum hehe , ou vou no feeling ou no shred , uso bastante escala menor harmonica , em lidio , pentas , maiores . arpegios com sweep , harmonicos naturais e artificiais , alavancadas , tbm são tecnicas que eu costumo usar , mas varia dependendo do estilo , e vc ?

    ledshred
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cara,eu também uso esse arsenal de técnicas.Não sou conservador p/ solar,sou ousado.Gosto de improvisar verdadeiramente.Em apresentações p/ público percebo que improvisar é arriscado.Pode pintar algo maravilhoso que acrescentaria em meu estilo p/ sempre,ou posso fazer algo rídiculo,que me mate de vergonha.Muitos"improvisos" não são improvisos(tipo quando o cara usa as mesmas escalas,mesmas frases,mesmos patterns,mesma divisão rítmica etc).É preciso arriscar a cabeça!Improvisos que trazem inovações musicais.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    Menor melódica sobe melódica e desce melódica.

    Tensões da menor melódica:

    T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M, T

    As tensões em negrito são as que caracterizam o modo. Resumindo um pouco, é uma escala menor, com 6a e 7a maior. É como se misturasse o modo menor dórico (m6) com o menor harmônico (7M).

    A escala menor harmônica tem a s seguintes tensões:

    T, 2, b3, 4, 5, b6, 7M, T

    Ele desce menor harmônica e sobe menor harmônica. Quando ela sobe harmônica e desce natural ela é chamada de bachiana.

    Já os desenhos das pentatônicas é tão fácil que o maior barato é descobrir, desenhando as notas num pedaço de papel e aplicando ao instrumento. Veja que você só tem a ganhar fazendo isso, pois vai saber os intervalos das pentas pelo braço todo... agora se quiser mastigado é bom usar a busca mesmo... tem aos montes.

    MatheusMX
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    ledshred
    legal isso

    LeandroPanucci
    tnks master Panucci
    hehe

    Jimmy_Page
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ledshred

    entao quer dizer q vc nao da importancia pro estudo de escalas?

    ledshred
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Não é bem isso,Jimmy_page.Para ser um bom músico é necessário o domínio das escalas.Para se desafiar os "limites das escalas"é necessário conhece-las profundamente.O que disse sobre improvisar foi o seguinte:Quem usa sempre os mesmos fraseados,as mesmas escalas de sempre,as mesmas idéias já manjadas,o mesmo estilo e padrão etc.tudo isso não se trata de improvisação(o heavy metal,muitas vezes,peca nesse aspecto). De fato,improvisar é arriscar a cabeça,é a busca de novas sonoridades,novos fraseados,estilos;novas idéias,experiências,etc.Daí o risco de fazer algo maravilhoso,revolucionário,único ou algo horrível,irritante.Quem não se arrisca não improvisa.O improvisador é conduzido por algo "desconhecido". Improvisar vale à pena .Uma vez o Tomati(do Jô Soares),que é um grande músico,começou a improvisar acompanhando o Zéu Britto e,na minha opinião fez uns lances horríveis(simulou um som de sirene de bombeiro na guitarra,mas não encaixou legal na música e ficou irritante).Improvisar é assim.Às vezes, inventamos algo lindo e às vezes inventamos uma grande merda.Mais importante que a beleza da música é o tamanho de sua expressão.Quanto mais forte o sentimento e o clima que ela conseguir passar,melhor ela é.Essa é a intenção do improviso. Kiko Loureiro e Edu Ardanuy são adeptos da improvisação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatonica e Menor Melódica