pentatonica menor 7

    Autor Mensagem
    _cloud_
    Veterano
    # set/07


    então, eu to com a video aula do kiko loureiro guitarra rock..
    to com uma duvida no caso da pentatonica menor 7
    pela explicação essa escala sai do 2, do 3 e do 6 grau do campo harmonico..
    no livreto dele tem um 5 desenho dessa escala
    tem no tom de G, de A, de C, de D e de E
    o desenho de cada um deles não são iguais são diferente..
    a duvida é.. e se eu quizer usar essa escala no tom de B por exemplo..
    ou no tom de F oq eu faço? não tem o desenho no tom de B nem no tom de F.. o mesmo vale pra outras pentatonica do livreto que não tem determinado tom..
    então é isso, me ajudem ae...
    até mais..
    flw

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # set/07 · Editado por: edilsonaragaojr
    · votar


    _cloud_
    cara, acho q vc deveria estudar um pouco os modos gregos...Tipo, eh o mais importante, deles derivam todas as escalas, mas respondendo à sua dúvida, a pentatônica é uma escala de 5 notas (como o próprio nome já diz), para q vc obtenha a penta maior, vc deve pegar a escala maior (que equivale ao 1o modo grego, conhecido por jônio) e retirar o IV e o VII grau. Se vc kiser a penta menor, pegue o a escala menor (equivalente ao modo eólio, o 6o modo, lembrando q esse modo eh o modo relativo do I modo, logo possui as mesmas notas) e retire o II e o VI. Essa é a fórmula básica das pentas...Agora existe um universo de possibilidades, se vc kiser a chamada "penta blues" basta acrescentar a "blue note" (a 4a aumentada) nas escalas q eu mencionei acima. Agora o mais interessante eh q vc pode criar pentatônicas com intenções, mas o q seria isso? Bom, tendo como base o I modo (jônio), dispomos de mais dois modos que consideramos maiores, são eles o IV modo (lídio) e o V modo (mixolídio). Pegando como base o modo IV (eólio), consideramos menores os modos II (dório), III (frígio) e VII (lócrio). Fazendo um resuminho:
    Modos maiores: I (relativo maior), IV, V
    Modos menores: VI (relativo menor) , II, III, VII
    Tomando como base o I modo, os outros modos maiores diferenciam-se apenas por alguns intervalos característicos...A mesma coisa acontece com o VI modo e os outros modos menores...
    Maiores:

    Modo Jônio - Escala maior padrão:
    T - 9 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M - 8

    Modo Lídio:
    T - 9 - 3 - #4 - 5 - 6 - 7M - 8

    Modo Mixolídio:
    T - 9 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8


    Menores:

    Modo Dórico:
    T - 9 - b3 - 11 - 5 - 6 - 7 - 8

    Modo Frígio:
    T - b9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7 - 8

    Modo Eólio - Escala menor padrão:
    T - 9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7 - 8

    Modo Lócrio:
    T - b9 - b3 - 11 - b5 - b6 - 7 - 8

    Seguindo a formula das pentas maiores (subtração do IV e VII graus) e menores (subtração do II e VI graus), vc conseguirá as pentas derivadas de cada modo. Respondendo à sua pergunta, se a penta q vc procura é menor ela pode derivar de 4 modos, que seriam os 4 modos menores q eu falei, basta vc ver de qual dos modos ela deriva e qual seria seu intervalo característico.Okay?Por exemplo, se vc tiver uma penta deriva do modo frígio, ela será uma penta menor, pois o modo frígio eh um modo menor, diferenciando-se do modo eólio apenas por um intervalo característico, o b9, portanto essa penta-menor pode tbm ser chamada de penta b9 ou penta com influência no grau frígio, agora essa q vc falou aí eu não tou conseguindo identificar qual eh...Talvez eu tenha falado alguma besteira, vamos esperar alguém aki pra confirmar o q eu falei, mas eu acho q eh isso mesmo...Pode parecer um pouco complexo no começo, mas eh soh estudar...aki tem muito material sobre isso...Aprendi tudo isso aki mesmo, lendo e kebrando a cabeça...Soh mais uma dica...Por exemplo, se a música estiver no tom de dó maior, como proceder? Bom, se a música estiver no tom de dó, vc jah saber dó seria o I modo (jônio), logo vc poderia solar em dó maior ou usar a penta de dó maior, ou então vc poderia usar o grau relativo menor, q seria o grau VI (eólio), pois este modo tem as mesmas notas do I, só q em uma ordem diferente...portanto, dizer q uma música se encontra na tonalidade de dó maior, nada mais é do q dizer q ela se encontra tbm na tonalidade de lá menor, portanto vc poderia usar tbm a penta-menor de lá...As possibilidades seriam: Penta-maior de dó, penta-maior de Fá e penta-
    maior de Sol, partindo respectivamente do I, IV e V graus....Para as pentas menores seriam: Penta-menor de Lá, penta-menor de ré, penta menor de Mi e penta menor de Si, partindo respectivamente do VI, II, III, VII graus...Ainda teriam mais possibilidades se vc fizesse o mesmo com outras escalas como a menor melódica e a menor harmônica, mas isso fica pra depois ehehehhehe.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # set/07 · Editado por: edilsonaragaojr
    · votar


    desculpa aew se eu tiver falado alguma besteira, mas pode ter certeza q tem muita gente boa aki pra te ajudar...Procura ajuda com o Panucci, tu vai aprender muito...

    _FrEd_
    Veterano
    # set/07
    · votar


    _cloud_

    Kr, a escala tem seus determinados intervalos certo? Isso quer dizer que n importa o tom que vc ta, os intervalos sao os mesmos, ou seja, o desenho eh o msm tb... Se vc vai tokar a escala no tom de B, por exemplo, eh soh vc aumentar um tom as notas da escala de A ou descer meio tom as notas da escala de C... vc vai ver que o desenho será o mesmo, soh que numa regiao diferente do braço... Sabendo as notas que formam a escala vc pode formar os desenhos, eh soh ir achando as notas da escala, nesse caso use duas notas por corda, pq eh pentatonica, e vc faz vc msm o desenho...

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # set/07
    · votar


    _FrEd_
    Exatamente, muito boa a sua dica...

    _FrEd_
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Kr, outra coisa: ele diz penta menor 7 msm? Pq existem duas pentas mt famosas, a penta MAIOR 7 e a penta menor 6. A penta maior 7 seria a penta menor com a terça maior (T 3M 4j 5j 7m), e a penta menor 6 eh a menor trocando a 7ª pela 6ª maior (T 3m 4j 5j 6M)... Amas tem uma sonoridade mt boa pra blues e essas coisas, e são bastante usadas...

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # set/07 · Editado por: edilsonaragaojr
    · votar


    _FrEd_
    dah uma lida no q eu falei, talvez eu tenha falado besteira...tu explicou a formação da m6 e agora fikei um pouco confuso...Mas talvez o erro esteja apenas nas terminologias...pq a fórmula q eu falei para encontrar as pentas derivadas de cada modo eu lembro q eu li aki mesmo...

    Deji
    Veterano
    # set/07
    · votar


    _cloud_
    cara, eles passaram pra vc em shapes diferente, nao em tons diferentes...

    da uma lida melhor que vc entnede,.

    Bilelo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pessoal, eu vi que em um C.H. Maior podemos usar três possibilidades de penta m7: por exemplo, no C.H. de F podemos utilizar as pentas de Gm7, Am7 e Dm7.Eu testei essas três possibilidades, mas só a penta de Dm7 que ficou legal, as outras duas soaram muito estranho.Estou fazendo algo de errado?

    Bilelo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    up

    Bilelo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    up

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    _cloud_
    o segredo da coisa pra vc entender como funciona esse lance de tocar a penta menor 7 no 2 3 e 6 grau do campo harmonico sao os intervalos,dai vc vai saber como usar outras pentas como a menor 6 a maior 7 a meio dininuta,se vc nao entende de intervalo começa a estudar q ja começa a ficar mais facil de aprender,abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pentatonica menor 7