Receio e empecilho ao comprar guitarra.

Autor Mensagem
FelipePts
Veterano
# jun/09


Primeiramente gostaria de me apresentar. Me chamo Felipe, e estou buscando ajuda pois nos últimos dias tive alguns impasses na hora de procurar uma guitarra. Sou músico, fiz 8 anos de aula de piano, toco também acordeon (3 anos), e quando minha mãe começou a estudar violão eu dei umas mexidas nos materiais dela e aprendi. Meu pai também é músico por hobbie, então acho que seria impossível eu não gostar, já que eles sempre me deram apoio.

Pois bem, desconsiderando a parte da apresentação, vou passar para a dúvida, e explicar para vocês o que realmente preciso.
Antes de mais nada, vou deixar claro que procurei muito no "pesquisar" do fórum, li bastante coisa interessante e também aprendi, porém não consegui achar a resposta pra minha dúvida propriamente dita.

Devido ao interesse por violão e pela música em si, eu resolvi comprar uma guitarra, um cubo, e os acessórios necessários pra começar a estudar de forma autodidata. Inicialmente queria gastar em média de 800 a 1200 reais, e não mais do que isso, tendo em vista que sou leigo com guitarras, e além do mais não é meu instrumento "preferido" digamos assim. Eu trabalho o dia todo, faço faculdade a noite e quando me sobra tempo eu estudo Acordeon, só que o estudo dele é muito complexo, eu levo bastante a sério, então procurei a guitarra para estudar de forma "largada" só por diversão, já que com algum conhecimento da música no geral, só precisaria aprender os "desenhos" e a estrutura da guitarra.

Na loja onde procurei, me apresentaram algumas do tipo, Squier, Tagima, Eagle, etc.. Eu toquei nas guitarras e por incrível que pareça a que mais me agradou foi a eagle.. O modelo dela é STS (strato) 001, personalizada com a bandeira da Inglaterra (linda esteticamente falando), quanto a pegada, que é muito importante, foi a que eu mais me senti bem tocando, quanto ao som, acredito que seja ruim, porém barata e boa para começar. O valor dela é de 321,00... Se não fosse o empecilho de que eu afinava, tocava o acorde de MI (normal), tocava SOL e ela não fechava o som do jeito que era pra ficar, se é que me entendem. As casas dali pra frente não fechavam muito bem o som, mas também não era aquela grandiosa diferença. Bom, eu andei lendo que isso poderia ser problema de afinação de oitavas, mas também poderia ser tarraxa, ou braço, ou ainda corda nova, esta última eu meio que desconsidero pelo fato de que eu afinava, batia o acorde de mi, tocava sol já não fechava do jeito que era pra ser, e dali pra frente também não.

Será que se seguisse as instruções aqui mesmo constadas (vídeos, tópicos, sites, comentários, etc..), para ajustar as oitavas resolveria, ou o problema pode estar de fato no próprio braço supostamente "empenado" ou ainda em qualquer outra parte da guitarra como as tarraxas (blindadas apenas).

Aproveitando, eu sei que a Eagle não é muito boa (para guitarra), mas foi a que mais me agradou... Outra dúvida que eu tenho é quanto ao Amp., um Landscape Predator Triefx de 20W, se realmente é bom.. eu andei lendo e dizem que é, mas o que vocês acham dele para o meu caso? Esse cubo possui a
função Clean?

Apenas lembrando que aqui na minha cidade não tem Luthier que possa ver isso pra mim, então fica complicado comprar no "escuro" sem uma opinião externa. Quando recorri ao meu pai, ele disse que possivelmente a guitarra tinha algum problema, ele logo de cara disse que dava diferença no som, fiquei meio assustado. Mas e agora, compro a guitarra e tento arrumar ou não? Desculpem se essa dúvida já foi sanada em outro tópico, mas principalmente aquela quanto as oitavas não pude encontrar.

Valores - Guitarra EAGLE Strato 001 UK - R$ 321.00
Amp. LANDSCAPRE Predator Triefx 20W - R$ 459.00 (até aonde eu sei tá caro).

Um abraço
Felipe.

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


Estou postando e ao mesmo tempo já editando.

Ontem a tarde o vendedor da loja me ligou pedindo para que eu fosse até lá e testasse a guitarra novamente. Segundo o que ele me disse, a guitarra estava normal já que havia sido averiguada por um profissional da área... Fui até lá, as cordas soltas estavam afinadas, chequei com a 12ª e a 19ª casa e estava pouquíssima
coisa fora. Eu pergunto, tendo por base de que fiz os testes, mais ou menos bate o som, e talvez fosse preciso apenas alguns ajustes das oitavas na ponte, daria pra afirmar e comprovar sem dúvidas que a guitarra é livre de problemas do tipo: braço com problema, entre outros?

Preciso de uma ajuda do pessoal do fórum porque hoje já é terça e fiquei de passar lá no sábado pra pegar.

Desde já muito obrigado pela atenção
Abraços
Felipe.

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts

Opa, já que vc quer strato com singles recomendo sem pestanejar essa guita, tenho uma inclusive. Mas é importante testa-la, pois como a Eagle elas tem um controle de qualidade um tanto quanto duvidoso. Por isso pode tanto pegar uma guitarra perfeita com uma com o braço empenado ou medidas equivocadas o que atrapalha tantoa afinação quanto a pegada.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97704614-guitarra-sx-modelo-sst -62-elas-esto-de-volta-_JM

E amp, acho que vc estara bem com esse Landscape, ja testei uma vez na loja e me surpreendi, não sei quanto ao preço, estou por fora, mas pra iniciante é bacana sim....

Que tipo de musica pretende tocar com a Guitarra??

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts

Cara, percebo que vc tem um bom ouvido....EU não compraria ESSA guitarra, Eagle, pelo menos não essa que vc testou, testaria outras pelo menos. E sim, talvez ela estivesse bem desregulada, oque é normal tb nessa marcas "inferiores" a minha SX SST62 veio bem desregulada tb, mas apenas no quesi to de altura das cordas e pouca coisa nas oitavas, não era gritante a afinação...Ajuste fino mesmo.

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


Gosto do estilo Dire Straits, rock antigo, até blues, ou mesmo alguma coisa mais moderna...

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
Se comprar a guitarra recomendo que voce procure um Luthier para fazer as devidas regulagens para que voce nao danifique o instrumento tentando fazer por si só o trabalho de um profissional.

Recomendo que procure a mesma guitarra em outra loja ou mesmo na loja que voce viu pergunte se nao teria uma outra no estoque e diga ao vendedor que voce gostaria de testar uma zerada e se ele ficar com enrolacao voce o ameaca e diz que esta nos direitos do consumidor e voce o exige, caso ele insista voce o ameaca de chamar a policia embora eu acho um exagero mas é seu direito afinal nao se compra nada sem testar e tao pouco voce deve levar um instrumento que se encontra em exposicao a nao ser que ele te de um desconto pois se trata de um instrumento usado.

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


Se comprar a guitarra recomendo que voce procure um Luthier para fazer as devidas regulagens para que voce nao danifique o instrumento tentando fazer por si só o trabalho de um profissional.

Recomendo que procure a mesma guitarra em outra loja ou mesmo na loja que voce viu pergunte se nao teria uma outra no estoque e diga ao vendedor que voce gostaria de testar uma zerada e se ele ficar com enrolacao voce o ameaca e diz que esta nos direitos do consumidor e voce o exige, caso ele insista voce o ameaca de chamar a policia embora eu acho um exagero mas é seu direito afinal nao se compra nada sem testar e tao pouco voce deve levar um instrumento que se encontra em exposicao a nao ser que ele te de um desconto pois se trata de um instrumento usado.


Poisé cara.. aqui na minha cidade não tem luthier pelo fato de ser interior =/

A guitarra está na exposição há 6 meses... se eu pegar vou querer tudo novo, tanto a guitarra quanto o cubo (este, usado para experimentos tanto quanto a guitarra).

BrandieLLi
Veterano
# jun/09
· votar


erá que se seguisse as instruções aqui mesmo constadas (vídeos, tópicos, sites, comentários, etc..), para ajustar as oitavas resolveria, ou o problema pode estar de fato no próprio braço supostamente "empenado" ou ainda em qualquer outra parte da guitarra como as tarraxas (blindadas apenas).


Então FelipePts,seja bem vindo ao forum.

Quando a sua duvida, depende, podem sem varias coisas como vc mesmo falou, braço empenado, oitavas, ou até mesmo coisas mais graves como trastes desalinhados, neste ultimo caso seria mais dificil arrumar a guitarra sem a ajuda de um luthier.

Quanto a esse amp que vc colocou, aconselharia a vc pegar um mais barato, porem, muito bom para estudos e até mesmo para pequenos ensaios

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96993643-amplificador-de-guitar ra-crate-gt-15-_JM

Só uma coisa, uma saida seria comprar pela net uma guitarra, se vc não gostar de nenhuma da sua cidade.

Espero ter ajudado.

Abraço

FelipePts
Veterano
# jun/09 · Editado por: FelipePts
· votar


Os malditos juros da compra no cartão de crédito (aproximadamente 22% do valor de compra) me fazem sentir vontade de guardar a grana e mais pra frente comprar uma Squier no dinheiro...
Tem uma lá mas eles querem R$ 1.200,00 e eu não sei qual o modelo, teria que ir mais a fundo pra ver se vale a pena mesmo.

Quem sabe dentro de um ano, ou uns 6 meses eu consiga uns 2.000,00 pra poder investir numa coisa bacana, mas eu queria começar a tocar já =/

Será que essa eagle bem regulada quebra o galho?
O que eu precisava saber mesmo é se posso tomar por base um afinador, a questão das cordas soldas, a 12ª e a 19ª casa pra dizer que não existem problemas quanto ao braço, trastes, tarraxas e outras possíveis falhas no instrumento.

OBS - Curiosidade Geral: Existem acordeons que chegam a custar de 25.000,00 a 30.000,00 reais hehehehe!

FlOaD
Veterano
# jun/09
· votar


eu tenhu este amp LandsCape Predator 20.


axo um otimo amp, mesmo tendo pouca potência

ele vem com 3 efeitos, o distorção,chorus, delay.

não gosto do chorus dele, axo meio "tosco".

mas o resto eh bom ^^

OBS: paguei 450,00 =P

ta na faixa...

Vlw

daniel_guitar
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
amigo sobre a guitarra como você tem um ouvido mais exigente valeria a pena esperar um pouco, o amp esse crate q postaram ali mais acima e mt boa a distorção de longe o melhor na faixa de preço dele, e até um pouco acima tb

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


FlOaD
Então os 459 tá na faixa mesmo hehe

daniel_guitar
A Squier em geral é boa?

Voltando a pergunta: Posso apenas tomar por base um afinador, a questão das cordas soldas, a 12ª e a 19ª casa pra dizer que não existem problemas quanto ao braço, trastes, tarraxas e outras possíveis falhas no instrumento, ou deverão ser observadas outras características?

Abraços.

lindoso
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
blza cara?
bem vindo ao FCC!
Qto a sua duvida, vou dar a minha opinião

Você deveria segurar um pouco, juntar mais grana, assim conseguiria um instrumento de melhor qualidade, como uma squier ou uma tagima

no amp, vc tbm conseguiria um melhor

para se ter um bom aprendizado, um bom instrumento eh essencial, então se você juntasse até uns 2000 reais, conseguiria equipamentos otimos

qto a squier que vc viu, provavelmente eh uma standard, que eh otima por sinal

mas, se vc ta impaciente, querendo logo por a mão na massa(quero dizer, na guitarra!!!), ai vai

Shelter SX SST (62 ou 57, as duas são otimas, a unica diferença eh que as 57 tem braço em maple, e as 62 tem o braço em rosewood)

Amps:
Laney LX20R(saindo a 499)
Condor GX35R(saindo a 529, ja foi testado e aprovado por alguns daki do forum, tem um review, da uma olhada: review condorGx35R

agora, se voce nao quer comprar pela net, pesquise pela sua cidade por todas as lojas de musica, nao vá em uma só

boa sorte e um bom aprendizado de guitarra

fui!

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


lindoso

Muito obrigado cara!
Certo, muito obrigado pelas dicas, mas ainda assim o grande problema é que preciso me movimentar em várias outras cidades pra encontrar e pra testar estes instrumentos, já que na minha cidade existe apenas uma loja.

Estava pensando em guardar mesmo o dinheiro e comprar equips melhores, mas será que é possível fazer o que eu pedi ali em cima?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
Cara, comprando ou não uma guitarra de melhor qualidade, vc terá que obrigatóriamente levá-la a um luthier para uma regulagem geral. Mesmo instrumentos caros precisam deste procedimento, e é um equívoco achar que não. Ademais, evite "curiosos". leve-a a alguém realmente xperiente e que entenda do assunto profissionalmente, até porque, dependendo do profissional, ele poderá lhe dar dicas de manutenção, colocação correta das cordas, possíveis melhorías, etc.
Abç

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Certo, entendi, mas mesmo supostamente estando bem próximo da regulagem, eu posso afirmar que: usando um afinador para afinar as cordas soltas, e fazer a checagem da 12ª e da 19ª eu consiga descobrir se existe algum tipo de imperfeição no braço ou outra coisa?

Entende? Esqueça a regulagem... vamos supor que eu usei um afinador, afinei as cordas soltas, e por conta, regulei as oitavas (12ª e 19ª), eu sei que não é só isso, mas digamos que lá no "diapasão" tá fechando o som 100% ou quase isso.
Isso me dá substratos pra ter plena certeza de que não existem imperfeições extremas no instrumento?

É um caso hipotético apenas...

daniel_guitar
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
standard e deluxe são boas

Felipe Pellizzaro
Veterano
# jun/09
· votar


Não sei responder sua dúvida, mas creio que a afinação ajude sim na hora de definir a questão "erro com instrumento".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
Cara, acontece que existe um problema que não pode ser resolvido totalmente. Todo instrumento temperado não tem afinação perfeita, nem nunca terá. Por isso, recentemente foram desenvolvidos sistemas de trastes inclinados (Novax), ou recálculo da posição da pestana e de certos trastes (Buzz Feiten), ou trastes com "voltas" (Yamaha do Frank Gambale) ou o sistema Earvana (pestana de posicionamento variável). Assim, mesmo com a regulagem das oitavas (ajuste de entonação), subsistirão algumas inconsistências na afinação de determinados acordes. De qualquer froma, se houver uma imperfeição no posicionamento dos trastes ou da ponte, vc ficará sabendo rapidamente.....
Abç

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Novamente obrigado pela atenção.
Mas então o que está me dizendo é que quase todas as guitarras supostamente tem problemas com "diferença de som"?

daniel_guitar
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
ah sobre o amp ele possui um footswitch q vc alterna entre o som limpo e o overdrive

.Raphael.
Veterano
# jun/09
· votar


eu tenho esse landscape eh mto bom nao me decepcionei com ele

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
Exatamente.
Portanto, "desencane" disso (como dizem os paulistas).
Faça a regulagem de oitavas (entonação), com um encordoamento novo, calibre 0.10 e vá testando as oitavas e sétimas.
Abç

FelipePts
Veterano
# jun/09 · Editado por: FelipePts
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Salveeeee Bertola!!!
Já fico mais tranquilo com sua resposta!
Acho que vou comprar, é só pra diversão a princípio.. até eu guardar uma grana mais ou menos pra comprar outra melhorzinha.
Outra dúvida, será que se um dia eu tivesse uma squier, ela ficaria boa no amp Landscape Predator Triefx 20W?

Esta guitarra está parada na loja há algum tempo, você acredita que devido ao tempo, além dos ajustes, eu teria mesmo que trocar as cordas?

Abração!

daniel_guitar
Aonde que mexe nisso? O foots não é o próprio pedal de distorção? Eu sou bem burro cara.. nem ligue, não entendo nada de amp's, mas a função clean seria o basicão (sem a dist, delay, chorus) ou então uma função que "filtra" o som?

Kkkkk, não vão dar risada eim!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
Cara, ao comprar uma guitarra, levar ao luthier e trocar as cordas é uma necessidade imperiosa.
Eu não conheço esse amp, portanto não posso opinar. Mas creio que o amp seria apenas para estudo mesmo. Para poder tocar com amigos em ensaio, eu recomendo o Condor GX35R.
Abç

Jinkxs
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts

Olá carinha....

Postando apenas para colaborar com relação ao amplificador Landscape Predator 20 Triefx:

Tenho um à uns 2 meses, inclusive já postei algumas impressões sobre ele no forum de amplificadores.

1- O clean dele é muito bom mesmo....
2- O drive dele é bem pesado.... bom também....
3- Vem com chorus (regular) e delay (bom)....
4- Na Playtech tá R$369,00 à vista ou R$420,00 em 10x (loja virtual) Link: http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=311168

É uma ótima compra.....

Abs...

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola

Certo, acho que vou ter que mandar pra curitiba (+/- R$ 100,00) pois aqui onde moro não tem. Em SC você conhece algum bom pra indicar? =/

Jinkxs

Acho que vou comprar ele mesmo.... se eu puder, mais tarde eu troco.

Abração!

lindoso
Veterano
# jun/09
· votar


FelipePts
entao rapa
decidiu?vai pegar a sx?
se for, ta fazendo uma boa escolha

nunca tive experiencias com esse amp landscape, entao nao posso opinar a respeito dele

mas, qto ao GX35R da condor eu posso opinar, ja toquei no fender frontman 15G, que serviu de modelo para a criaçao do condor

o condor eh uma versao melhorada do 15R, a sua distorção eh melhor, como disseram alguns daki

eh a minha recomendação:
SX SST62(ou 57, se preferir um braço em maple, que particulamente, eu axo mais bonito)

Amplificador Condor GX35R

os dois juntos chegam a uma faixa de 1000 reais

SX SST 57

SX SST 62

GX35R condor

eh isso!

FelipePts
Veterano
# jun/09
· votar


lindoso

Sim cara... só estou vendo alguns outros detalhes aqui na minha cidade, como o fato de encontrar um Luthier de confiança...
Até, se alguém soubem de algum em SC e quiser me falar eu agradeço hehehe!

Obrigado novamente pelas dicas.

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


A loja barra music no rio de janeiro é de confiança e tem luthier lá....

Eles tinham a SX62 e 57, não sei se ainda tem. Se vc conversar com os caras tenho certeza que a guita chega Na sua casa reguladinha já com 0,10, filé...

Abço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Receio e empecilho ao comprar guitarra.