Gibson fabricada na China? Fender fabricada no México?

Autor Mensagem
Ed Gomes
Veterano
# jun/09
· votar


Ah, eu não esquento com a origem da guitarra. Se for boa, pode ser produzida em Moçambique, na Rodésia ou na Mongólia. O que vale é a qualidade.
Tive uma Fender mexicana que era foda. Maior som roqueiro ardido, pegada foda e shape totalmente ergonomico. Batia qualquer copia de strato que eu já tinha testado, exceto outras Fender.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio

Rapaz, vamos por partes.

1-) Desde quando ser endoser significa que o cara saiba mais sobre a fabrica? Especialmente Endoser brasileiro, que nem endoser da Gibson é, e sim da importadora, a Royal, que junto com a Gibson importa mais meio mundo de marcas.

2-) Mesmo que o vendedor sem noção ou o amigo do amigo que é endoser estejam certos e os corpos das Gibsons sejam realmente cortados na Coreia do Sul... Qual vai ser a diferença disso?? A qualidade é a mesma, se for, não tem diferença??


3-) No que essa informação muda sua vida? Você tem uma Gibson ou vai comprar uma nos proximos 12 meses?? Se tem ou vai ter no curto prazo, isso vai mudar sua decisão de comprar ela? Ela vai ser menos Gibson se for cortada na Conchinchina??

Enfim eu tenho uma Gibson, lá tá escrito Made in USA, mas pra mim ela podia ter sido feita no povoado Taboca do Pau Ferrado (não é frescura é um povoado do Piauí), que sinceramente não fazia diferença pra mim, obvio desde que ela fosse tão boa quanto ela é.

Outra é que talvez muitos não saibam ou não lembrem, mas por muitos anos a Fender fabricou guitarras o Brasil, e eram muito boas, dependendo do ano de fabricação, dizem que as Fender Made in Brazil eram melhor que as Made in USA.

Outra curiosidade é que um dos principais luthiers da Fender nos anos 50 (época em que foram produzidas as melhores guitarras da marca), era um luthier brasileiro chamado Tadeu Gomes, que inclusive era um dos supervisores de qualidade da marca.

Então acho que você está procurando uma informação que no fim é irrelevante dentro do resultado final do produto. Até porque a maquina que se usa cortar corpo de guitarra tem pra vender em toda casa de materiais de serralheiria. O máximo que uma fábrica de guitarras vai ter de diferente disso é o fato de que assim como em fábrica de moveis a maquita tem um computador onde o cara pode inserir o arquivo com o projeto para que ela corte com precisão, mas esse é o padrão de toda a industria que use madeira como insumo.

Randy78
Veterano
# jun/09
· votar


gibson da china tem um monte de falsificadas e que vem com o made in USA junto, algumas não passam de guitarras padrão groovin com um acabamento pouco melhor, timbre de 500,00 que alguns pagam até 2 mil achando que é gibson de verdade.

Wrvieira
Veterano
# jun/09
· votar


Acho que a discussão se perdeu um pouco, não?

Não tem problema nenhum uma guitarra ser feita nos EUA, na China, no Japão, no México ou em qualquer outro lugar, contanto que esta informação seja clara para o consumidor.

Nas Gibsons Made in China, essa informação não procede. Todas que vi para vender vinham com o logo "Gibson USA", o que torna o produto uma falsificação, e aí está o problema. Isso, além de crime, é imoral, uma vez que facilita com que os menos avisados/inexperientes comprem gato por lebre.

Agora, estando clara a informação (como nas Fenders Crafted in Japan ou Made in Mexico, ou nas Epiphones Made in Indonesia), a escolha da guitarra vai do gosto pessoal do músico.

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Wrvieira
Isso, além de crime, é imoral, uma vez que facilita com que os menos avisados/inexperientes comprem gato por lebre.

O grande lance é o tamanho da paranóia, a Gibson é um dos maiores fabricantes de instrumentos do mundo há mais de 100 anos, é praticamente a inventora da guitarra elétrica e uma das pioneiras em N designs de guitarras e baixos sólidos. Além disso é considerada uma marca que já desde o final dos anos 40 comprou a Epiphone justamente pra lançar guitarras de uma linha mais simples sem comprometer o próprio nome. Mesmo hoje é uma das poucas marcas clássicas que mesmo nas vezes que desceu o padrão não desceu a ponto de comprometer sua "tradição" de vender instrumentos da mais alta qualidade.

Esse tipo de empresa combina com o perfil de empresa picareta, que o dono do tópico está tentando descobrir se é???

Ainda mais porque tudo se baseia na opinião de fulano, que falou pra beltrando que falou pra sincrano que trabalho de alguma forma com a Gibson e disse isso. Várias pessoas aqui disseram conhecer a fábrica, ou pelo menos conhecer alguém que conhece a fábrica e mesmo que esses tours pagos seja só ferramenta de marketing pra encantar o cliente, não existe ferramente de marketing que segure picaretagem por muito tempo nos dias de hoje, onde um funcionário insatisfeito vai e filma tudo com uma camera enfiada dentro duma caneta que vc compra por 1.99 na internet.

Slave of hell
Veterano
# jun/09 · Editado por: Slave of hell
· votar


Eu ligo se a guitarra é bem feita e onde foi feita....ainda compro o meu sonho americano um dia...

eu ví uma vez na SKY como são feitas as Gibson...e desde colagem das 2 pranchas que forma o corpo,até o teste final ...é tudo numa fábrica só...

eu num acredito q um marca como esta precise mentir sobre origem...nem Fender tbm

tratando de credibilidade,,,axo q no mundo das guitarras..Fender e Gibson não se questiona...

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Esse tipo de empresa combina com o perfil de empresa picareta, que o dono do tópico está tentando descobrir se é???

Ainda mais porque tudo se baseia na opinião de fulano, que falou pra beltrando que falou pra sincrano que trabalho de alguma forma com a Gibson e disse isso. Várias pessoas aqui disseram conhecer a fábrica, ou pelo menos conhecer alguém que conhece a fábrica e mesmo que esses tours pagos seja só ferramenta de marketing pra encantar o cliente, não existe ferramente de marketing que segure picaretagem por muito tempo nos dias de hoje, onde um funcionário insatisfeito vai e filma tudo com uma camera enfiada dentro duma caneta que vc compra por 1.99 na internet.


Quem vc considera maior? Gibson ou diversas empresas como LG, Philips, Samsung e etc? caso o sr. não saiba, eles vendem TV's muitas vezes "nacionais", onde as peças vem de todos os lugares do mundo, e pouquissimas são feitas aqui.
Pessoas ligadas ao comércio exterior me contaram porque já viram que algumas vezes, dependendo do produto, elas vem até montadas, sai uma graninha pra um fulano, e elas viram nacionais.
O fato das peças das Gibsons não serem cortados, fabricados, e só montados nos EUA, já tornaria uma Gibson totalmente americana. Logo, a fabrica não é obrigada a contar de onde vem nada, e sim que é uma gibson americana, só.

Eu sei que antes eram feitas lá as guitarras, o fato é que nenhum país no mundo produz como a China, e não venham me dizer que é pq eles não ganham dinheiro e vivem de mão de obra escrava, já ouvimos isto do Japão e da Koreia a alguns anos atrás, se lembra? O fato é que a China mudou o panorama da economia mundial, e qq economista que se preze sabe disto, logo, o que eu estou questionando, é, se hj, devido a alguns fatores economicos, a Gibson não pode ter mudado algumas partes da fabricação de peças para a China, não a guitarra, pois se fosse feita na China, eles diriam isto.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
Quem vc considera maior? Gibson ou diversas empresas como LG, Philips, Samsung e etc? caso o sr. não saiba, eles vendem TV's muitas vezes "nacionais", onde as peças vem de todos os lugares do mundo, e pouquissimas são feitas aqui.

Disso eu não tenho duvidas, você já visitou os portos de Belém e Manaus onde esses componentes são descarregados? Já visitou as fabricas lá da zona franca?

EU acho que devia, muita coisa vem de foram, inclusive quase que completamente montada, elas tem o manufatura brasileira atrás porque de fato uma parte considerável do processo ainda é feita aqui, gerando empregos, impostos e todos os benefícios diretos e indiretos que isso possa ter.

Pessoas ligadas ao comércio exterior me contaram porque já viram que algumas vezes, dependendo do produto, elas vem até montadas, sai uma graninha pra um fulano, e elas viram nacionais.

Sinceramente, não precisa de graninha pra ninguém cara, o dia que você visitar uma fabrica qualquer vai ver que apesar dos componentes virem de fora, ainda é uma trabalheira danada juntar tudo e fazer um produto.

Eu sei que antes eram feitas lá as guitarras, o fato é que nenhum país no mundo produz como a China, e não venham me dizer que é pq eles não ganham dinheiro e vivem de mão de obra escrava, já ouvimos isto do Japão e da Koreia a alguns anos atrás, se lembra? O fato é que a China mudou o panorama da economia mundial, e qq economista que se preze sabe disto, logo, o que eu estou questionando, é, se hj, devido a alguns fatores economicos, a Gibson não pode ter mudado algumas partes da fabricação de peças para a China, não a guitarra, pois se fosse feita na China, eles diriam isto.

Eu nunca disse que a China não era uma força econômica a ser reconhecida, pelo contrário, várias vezes disse que se eles me entregarem uma Gibson com a mesm qualidade das que tive, não vejo problemas em comprar uma Gibson Chinesa.

E apesar de a Gibson não ser obrigada a divulgar onde são fabricadas suas guitarras, duvido muito que eles conseguissem esconder isso por muito tempo nos dias de hoje. Se a Microsoft que é 1000x maior que a Gibson não consegue esconder os defeitos dos produtos dela ou de onde vem as partes de um XBox, porque a Gibson conseguiria.

Também nunca disse que todas as partes de uma Gibson são feitas lá, e nem a Gibson diz isso, até porque com boa parte da industria de componentes eletricos e eletronicos situada na Asia, ficaria muito difícil pra ela conseguir componentes de outra forma, especialmente da parte elétrica de uma guitarra.

Mas eles ainda continuam fazendo as partes principais nos USA, ainda fazem a montagem final lá, e acima de tudo ainda tem o controle de qualidade bem alto, mesmo que hoje em dia eles estejam com dificuldades nesse quesito por conta de almento de produção. Isso pra mim é mais que o suficiente pra qualificar a guitarra como Made in USA, mas pra mim nem isso importa, desde que ela tenha a qualidade que eu espero de uma Gibson.

O problema em questão, ao menos pra mim é:

Qual a utilidade dessa informação pra você? Como isso vai afetar a sua vida ou a de quem quer que seja?

Porque fora dizer, olha eu sei que a Gibson corta os corpos da guitarra na Coreia do Sul, não tem nenhuma utilidade nisso.

Wrvieira
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
Quem vc considera maior? Gibson ou diversas empresas como LG, Philips, Samsung e etc? caso o sr. não saiba, eles vendem TV's muitas vezes "nacionais", onde as peças vem de todos os lugares do mundo, e pouquissimas são feitas aqui.

De novo, acho que estamos desviando da questão principal.

No seu exemplo, todos os aparelhos montados aqui vem com Made in Brazil, correto? Ou seja, fabricado no Brasil, e não, Made in Brazil with Brazilian Parts (fabricado no Brasil com peças brasileiras). O mesmo ocorre com as guitarras, ou você acha que todas as madeiras que a Gibson ou a Fender usam são americanas só porque tem um Made in USA escrito na guitarra?

O Made in USA é usado simplesmente para dizer que a guitarra foi fabricada nos EUA e passou pelo controle de qualidade de lá, o que, para muitos, significa credibilidade.

De novo, estando clara a informação (como nas Fenders Crafted in Japan ou Made in Mexico, ou nas Epiphones Made in Indonesia), a escolha da guitarra vai do gosto pessoal do músico. E é a satisfação pessoal que importa.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Wrvieira

Cara eu estou tentando dizer isso há 3 paginas, e já fui chamado de tudo, até de apaixonado cego por determinadas marcas, quando tudo o que digo e repito toda hora é que não existe essa de onde são fabricadas as partes, e sim onde o produto final é feito. Até porque é muito improvavel que um dia você vá achar Mogno Hondurenho ou Rosewood Indiano ou Ebano Africano crescendo nos USA, esntão logo de cara, pelas madeiras se descarta que todos os insumos são Made in USA.

Como disse antes, não vejo utilidade em saber especificamente esta informação, a principal, que é onde é feita a montagem final, a gente já têm, e acredito que se eles tentassem nos enganar, dificilmente conseguiriam nos dias de hoje. Pensa bem, se uma Pizzaria do interior dos USA com meia duzia de funcionários não conseguiram esconder que de vez em quando só pra fazer pirraça misturavam meleca de nariz na pizza, tu acha q a Gibson com milhares de funcionários conseguiria ter o controle rigido o suficiente de que algum deles não filmasse a falcatrua com o celular e botasse no youtube???

Ed Gomes
Veterano
# jun/09
· votar


Putz, que discussão foda... Meus ídolos na guitarra, com poucas exceções, usam ou usavam guitarras que seriam consideradas meia-boca por muita gente, mas isso não impediu dos caras arregaçarem.
Tomara que todo mundo queira apenas os cavalos de raça, assim fica mais fácil de eu garantir minhas eguinhas vira-lata...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Foi criada a Indústria do Mito e aí fudeu. O timbre perfeito, os efeitos mágicos, os luthiers que vivem para as Custom Shop, como Gepetos que dão vida a pedaços de madeira envelhecidos durante décadas em estufas com temperatura perfeita. E aí, para coroar todo o nosso lindo conto de fadas, colocam no headstock um nome imponente e aí a coisa inanimada começa a falar. É a alma que entra no corpo e dá vida: "Pluga-te e fala". É, os Deuses do marketing são mesmo poderosos.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Ed Gomes
MauricioBahia

Eu acho engraçado isso, Fender e Gibson hoje são sonhos de consumo, são caras pra caralho, tem um cara no youtube, que sempre toca covers de bandas dos anos 60 e 70 com as 1001 guitarras dele, aí uma vez alguém perguntou como ele arrumava grana pra ter tanta guitarra foda sendo professor de quimica, e ele diz, cara eu comprei minhas Fender quando elas eram só guitarrinhas vagabundas de 100 dolares.

Fender, Gibson Les Paul, todas eram guitarras baratas e que ninguém queria na época. O Hendrix usava Fender porque vivia ou vendendo a guitarra pra pagar divida ou queimando e quebrando em show, e preferia a mais barata que podia pegar. A Les Paul chegou a sair de produção, o Dickey Betts uma vez disse que as primeiras Les Paul que ele comprou foi porque com o preço duma 335 dava pra levar 2 Lespas e sobrava uma grana.

Hoje a guitarra tá maior que o guitarrista.

Wrvieira
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Hoje a guitarra tá maior que o guitarrista.

Cara, matou a pau no comentário. É isso mesmo. Hoje, a internet massificou tanto a informação que a gurizada tá se preocupando com GAS antes de aprender a tocar...

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Wrvieira
Cara, matou a pau no comentário. É isso mesmo. Hoje, a internet massificou tanto a informação que a gurizada tá se preocupando com GAS antes de aprender a tocar...

Vide o outro tópico do cara que toca há 4 meses e já tá indo pros USA trazer uma Gibson, eu não sou contra, quando comprei a minha primeira Gibson eu tocava há pouco mais de 2 anos, mas eu já sabia exatamente o que queria, já tinha testado meio mundo de guitarra, conhecia cada uma e tinha dicernimento pra dizer qual me agradava mais, mesmo que tecnicamente eu não fosse nenhum guitar hero.

Hoje não, todo mundo já quer uma Gibson, acha q numa Gibson vai tocar melhor, quando essa é uma meia verdade, já que a qualidade do instrumento só facilita o cara mostrar o que já sabe, não vai fazer ele ficar melhor.

Já naquele tempo, quando comecei, eu comprei minha primeira Squier Braquinha jurando que tinha comprado a mesma guitarra que o Jimi Hendrix.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Fender e Gibson hoje são sonhos de consumo, são caras pra caralho

Na verdade, os modelos normais não são tão caros assim. São no Brasil, onde os preços são 2 vezes maiores e os salários 2 vezes menores. Para quem mora nos EUA, Japão e outros lugares, uma Fender de 1500 dólares pesa no bolso igual uma Epiphone Standard de 1500 mil reais para alguém no Brasil. No Japão, é comum venderem aqueles "kit iniciante"s com Fender Japan.

No mais, não tenho nada contra quem compra montes de coisas. Eu mesmo gosto de comprar. Coisa de piá que passou 5 anos podendo ter só uma Tonante. Acho que, desde que a pessoa tenha plena consciência de que ter uma guitarra legal é completamente diferente de tocar bem, e que isso não interfira com a vida financeira a ponto de virar uma doença, o que a pessoa faz com o seu dinheiro é problema dela. O mesmo vale para qualquer coisa que se compre: é só não confundir "ter um carro legal" com "ser um motorista habilidoso", "ter uma roupa legal" com "ser lindo", etc.

Acho que não devemos também confundir a GAS com a indústria do mito que o MauricioBahia citou (aliás, gostei da historinha, hehee). As duas coisas andam de mãos dadas, mas muita gente quer ter instrumentos porque viu-experimentou-ouviu-gostou, e não porque foi convencido de que ele é feito com madeira de árvores mágicas da terra dos Teletubbies e que todo o resto é lixo. Quer dizer, às vezes a GAS se torna maior do que os ouvidos do sujeito... Nestes casos, mais do que ficar comprando o que gosta, o cara começa a pensar que ouve coisas que não ouve. De qualquer forma, eu não compraria, mas se o cara quer e pode comprar uma Gibson com 4 meses de prática, quem sou eu para apontar dedinhos e dizer que tá errado?

Regnum_irae
Veterano
# jun/09
· votar


Só Marketing na fábrica????

Cacete então os caras gastam uma grana da porra com cenário e atores contratados....
Seguem fotos da Fábrica da Gibson no Tenneesse!

http://www.4shared.com/file/113744618/4a766abe/pics__227_.html

http://www.4shared.com/file/113744625/1fea45c0/pics__226_.html

http://www.4shared.com/file/113744637/e8ff15ad/pics__225_.html

http://www.4shared.com/file/113744641/4edd265f/pics__230_.html

http://www.4shared.com/file/113744647/a7be836a/pics__229_.html

http://www.4shared.com/file/113744656/c9a282bd/pics__228_.html


Abrax

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Regnum_irae
Só Marketing na fábrica????

Cacete então os caras gastam uma grana da porra com cenário e atores contratados....
Seguem fotos da Fábrica da Gibson no Tenneesse!


Não entendi...

Abs

Regnum_irae
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

ROlou um comentário aí de que o tour de fábrica é simplesmente uma estratégia de marketing falsa.....

Eu não concordo nem fudendo com isso.....principalmente vindo da Gibson.....EU estive lá, vi produzindo....e pra provar isso coloquei umas fotos que bati dentro da fábrica.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Regnum_irae
Saquei!!! Tem tour de fábrica até de cervejaria, pq não pode ter da Gibson? Eu também não vejo como estratégia de marketing, apesar de fazer parte de alguma ação de relacionamento com o cliente. eu acho isso é muito saudável.
Abs

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Bog
De qualquer forma, eu não compraria, mas se o cara quer e pode comprar uma Gibson com 4 meses de prática, quem sou eu para apontar dedinhos e dizer que tá errado?

Cara, eu não acho errado, tanto que comprei minha primeira Gibson aos 16, mas eu sabia o que queria, sabia que queria uma Semi-Acustica, sabia que queria P-90s ou se não fosse possível Humbukers, sabia que as marcas mais provaveis seria Gibson ou Epiphone dependendo do orçamento e no fim na indecisão de qual levar levei tanto uma ES-135 quanto uma Sheraton II.

Eu acho errado é o cara comprar porque tem o nome no Headstock, como eu falei no outro tópico lá, o cara com 4 meses não sabia qual a diferença dum Les Paul, pruma Tele, pruma SG, pruma Strato e queria que alguém ajudasse ele a escolher uma Gibson ou Fender top de linha que permitisse ele tocar todos os estilos de Heavy Metal ao Jazz.

Sacou o tamanho da dificuldade, tanto que no momento que todo mundo percebeu que o cara não entendia nem as diferenças da sonoridade básica de um Humbucker pra um Single, todo mundo passou a responder a mesma coisa, ele devia primeiro testar as guitarras pra conhecer. Sem contar que ele queria uma Gibson Top de Linha pra tocar em um Fender Frontman de 70 dolares, tanto que eu disse pra ele que era mais jogo ele pegar uma guitarra do padrão duma Les Paul Studio ou SG Standard ou então uma Fender American Standard e com o resto do dinheiro comprar um amp melhor e talvez algum multi-efeitos pra ele se familiarizar do que gastar os 2500 dolares que ele tinha em uma guitarra e depois não ter onde tocar.

Em grande parte o cara do tópico queria Gibson e Fender porque ouviu aqui que eram as melhores coisas do mundo, que eram as unicas unanimidades. Então não dá pra dizer que era uma escolha consciente. Isso não é só uma questão de eu tenho grana ou não, mas de não saber lidar com a informação corretamente.

É a mesma coisa desse tópico, do que adianta saber se a Gibson corta corpos na Coreia do Sul???

Assim como instrumento só vale algo se tiver um instrumentista, a Informação só vale algo se tiver utilidade pra alguma coisa, se não é dado e não informação.

roxy
Veterano
# jun/09
· votar


Eu só li alguns post, tenho uma Gibson, já que vendi uma semana passada, bom a minha é de 94' (acho que faziam nos EUA)... mas deem uma olhada nesse link.

http://www.gibson.com/en-us/Lifestyle/Features/309-gibson-usa/

Tirem suas conclusões, parem de falar de Gibson Chinesa (é tudo que eles querem, aparecer para vender quem não conheçe ou não entende de qualidade/sonoridade) e suspeitem quando a frase começa com: Fulano me disse que viu/leu/ouviu...(não estou acusando ninguém, a muita gente honesta que realmente acredita) e nunca comprem algo baseado no som que ouviram pelo computador (youtube etc).

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


roxy
Eu só li alguns post, tenho uma Gibson, já que vendi uma semana passada, bom a minha é de 94' (acho que faziam nos EUA)... mas deem uma olhada nesse link.

http://www.gibson.com/en-us/Lifestyle/Features/309-gibson-usa/

Tirem suas conclusões, parem de falar de Gibson Chinesa (é tudo que eles querem, aparecer para vender quem não conheçe ou não entende de qualidade/sonoridade) e suspeitem quando a frase começa com: Fulano me disse que viu/leu/ouviu...(não estou acusando ninguém, a muita gente honesta que realmente acredita) e nunca comprem algo baseado no som que ouviram pelo computador (youtube etc).


Finalmente alguém achou o artigo, se não me engano existe um outro falando especificamente das madeiras, onde eles explicam que as vezes eles usa madeiras que já estão secas o suficiente pra manter o padrão minimo de qualidade Gibson, mas não o suficiente pra manter os padrões de secagem de suas melhores guitarra. Inclusive citam que em cada uma das vezes em que isso aconteceu, foi em função de um aumento fora do previsto na demanda que levou à diminuição dos estoques das melhores madeiras, a ponto de eles direcionarem elas pra garantir o suprimento da Custom Shop, enquanto não se passa o tempo necessário para que o estoque deles atinja a melhor idade para uso e inão a idade minima aceitável.

Outro fator é que mesmo essas Gibsons feitas de madeiras um pouco evelhecimento ideal, mais cedo ou mais tarde chegarão lá, por elas usam verniz nitrocelulose, que permite a madeira respirar e envelhecer com o tempo, ao contrário dos venizes poliuretanos que não deixam a madeiram envelhecer.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

É cara, neste ponto eu concordo contigo. A coisa começa a ficar estranha quando o sujeito começa a se preocupar com coisas que nem consegue distinguir. É aquela coisa dos "ouvidos de ouro". Eu já vi gente aqui que descia a lenha em coisas como afinador digital (isso porque o cara se confundiu e citou um digital como exemplo de "analógico, que é bem melhor") ou até - pasme - a cor do instrumento. Pior, o cara se preocupando com isso em instrumentos de baixo custo, que têm problemas zilhões de vezes mais evidentes para ele se preocupar, como tarraxas que não afinam e trastes pulando fora do braço. Mas acho que o problema com esse preciosismo não está na GAS em si, e sim no cara criar um mundo ilusório e fora da realidade. É aquela coisa do chambered body: o cara compra a Gibson, fica todo faceiro, acha que é a melhor coisa do universo, está 100% satisfeito. Aí descobre que era chambered body e solta um "ah, que m*, eu queria uma inteiramente sólida". O som da guitarra não mudou, mas de repente o cara já não fica mais 100% satisfeito com ela, por conta de uma coisa que ele nem consegue perceber, para começo de conversa.

O que eu quis dizer é só que esse comportamento estranho é diferente da GAS da qual eu sofro, que consiste em passar tardes e mais tardes brincando com coisas nas lojas de guitarra, e morrendo de vontade de comprar metade delas, hehehe. Tenho que achar alguma justificativa moral para a minha coleção de mini-amps. =P

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Bog
O que eu quis dizer é só que esse comportamento estranho é diferente da GAS da qual eu sofro, que consiste em passar tardes e mais tardes brincando com coisas nas lojas de guitarra, e morrendo de vontade de comprar metade delas, hehehe. Tenho que achar alguma justificativa moral para a minha coleção de mini-amps. =P

Cara nem me fale, por isso quando vou pra loja de instrumento nem levo cartão e talão de cheques, prefiro ficar testando até a GAS me tomar completamente e não ter jeito se não comprar algo, mas em geral é bem específico, pq se eu não for orientando a coisa eu já estaria que nem alguns amigos meus que não tem nem onde cair morto, mas tem trocentas guitarras... hehehehehehe... já tem outros com dinheiro sobrando e guitarras dando no meio da canela também, enfim a GAS desconhece sexo, cor, credo ou classe social... hehehehehehe

Mas acho que o problema com esse preciosismo não está na GAS em si, e sim no cara criar um mundo ilusório e fora da realidade.

Cara, eu nem acho que é ilusório e foda da realidade porque as pessoas criam em sí. Aqui dá pra ter uma noção do efeito de uma mistura de marketing bem feito, qualidade e clientes satisfeitos.

Eu mesmo recomendo Gibson pra quem me perguntar qual uma boa guitarra, já tive 6 delas, continuo com uma, recomendo Fender também porque tive 3 delas, o problema da GAS é esse, eu cheguei a ter 10 guitarras duma vez só, se contar todas que passaram pelas minhas mãos dá perto de 20 instrumentos que tive, e vc raramente está satisfeito, sempre tem um novo som e vc vai atrás, fica trocando idéia, falando.

Aí vem essa garotada vê quem tem Gibson e Fender falando delas pra cima e pra baixo, que são isso e aquilo, e os idolos deles usando as guitarras tb, isso somada a toda lenda em cima dessas marcas, é muito apelativo pra que ainda não conhece direito.

É aquela coisa do chambered body: o cara compra a Gibson, fica todo faceiro, acha que é a melhor coisa do universo, está 100% satisfeito. Aí descobre que era chambered body e solta um "ah, que m*, eu queria uma inteiramente sólida". O som da guitarra não mudou, mas de repente o cara já não fica mais 100% satisfeito com ela, por conta de uma coisa que ele nem consegue perceber, para começo de conversa.

Acho que um exemplo claro são algumas lendas, a do chambered body é uma, já que até onde vai meu conhecimento de luthieria, o chambered body faz é melhorar o som da guitarra, mas o cara ouve falar que a Les Paul 59 é A GUiTARRA e que era toda sólida e acha que isso é um dogma imutável.

A maioria nunca parou pra pensar que uma Les Paul '59 é uma coisa terrivel de se tocar de tão pesada se comparada com as atuais, eu já pude ver uma de um colecionador de São Paulo e ele sempre diz algo do tipo, o som é uma maravilha, mas é a mesma coisa que tocar com um bloco de chumbo pendurado nos ombros, da mesma forma um amigo meu tem uma Les Paul Custom '68 e é uma guitarra que ele mesmo admite que em 18 anos tocando com ela, nunca conseguiu tocar um show inteiro porque é pesada pra burro, ele foi um dos professores de guitarra que tive, e de vez em quando eu tocava com ela, mas depois de algumas musicas voltava pra minha.

Aí tu fala isso prum piá desses e ele vai dizer, mas o sustain não é o mesmo, o timbre não é o mesmo. Sinceramente, eu já testei uma Custom 1997 e uma toda original de 1968, ambas do mesmo cara, e tanto eu quanto ele chegamos as mesmas conclusões, a diferença de sustain se existe não é perceptivel ao menos nos tipos de musicas que eu ou ele tocamos, a diferença timbristica também é perceptivel mas só se vc realmente acostumou com o som das duas e nada que não possa ser explicado pelo envelhecimento da madeira e as diferenças dos captadores.

Tanto depois de testar minha antiga SG '61 Reissue com Classic '57 ele trocou o da Custom nova pelos Classic '57 e a diferença passou a ser minima, duvido que alguém que tenha tido pouco contato com as duas notasse de cara. Mas diz isso prum piá desses que tem mais horas lendo review delas do que piloto de avião tem horas de vôo, pra tu ver o que dizem?


Acho que isso pode ser trazido pra cá, pra discussão se existe alguma utilidade em saber se as Gibson são fabricadas ou parcialmente fabricadas na China, Coreia, ou na Taboca do Pau Ferrado. Eu já tive 3 SGs (Special, Standard e 61 Reissue), 2 Les Pauls (Studio e uma Special com P-90) e minha ES-135 que foi a primeira Gibson que tive e a unica que não vendi e nunca vou conseguir vender, sinceramente, se me disserem que que alguma delas foi fabricada na China, não faria a menor diferença porque todas eram guitarras excelentes e se não fosse realmente a necessidade ou a incapacidade ou inutilidade de manter tanto instrumento eu ainda teria todas elas.

Mas a vida as vezes fica complicada, pior do que não ter uma dessas é ter e depois por um revés da vida se ver obrigado a vender todas as guitarras boas e ficar só com as mais baratas. Hoje eu penso, que em 2004 eu tinha 9 guitarras, e delas eu só fiquei com 4, sendo que todas foi porque tem um valor sentimental demais pra eu vender, sendo que só 1 era dessas de marca famosas, que é minha ES-135.

Ironicamente quando a necessidade bateu, eu achei que emocionalmente era mais dificil vender as guitarras mais baratas que eu comprei no sacrifício do que as top de linha que eu comprei só pq na época tinha dinheiro sobrando, enfim ironias da GAS.

dodi_lescano
Veterano
# out/11
· votar


Bom... eu vou dar minha opinião sobre essa guitarra. Ganhei uma ainda este ano.

Acabamento:
O acabamento dela é maravilhoso. Bem pintada, a logotipo da gibson é ótima. Muitas pessoas já viram ela e acreditam realmente que é uma Gibson Les Paul Original.

Acompanha:
- um case com um ótimo acabamento;
- um cabo de 2 metro bem fino.

Parte técnica:

- Ela da muito chiado;
- a chave seletora tb parece que da mal contato;
- os botões de volume e tonalidade não funcionam corretamente.
- os metais da tarracha e captadores estão oxidados.
- NÃO tive problemas com afinação.

Som:

- O som é ótimo desligado ou sem distorção (chorus, flanger, limpa mesmo).

Mas quando vc coloca uma distorção, booster, heavy, core ou o diabo que for, daí começa seu pesadelo. Se vc tocar baixo, fica de boa, mas quem quer tocar baixo não é mesmo?

Ela dá muita, mas muita microfonia mesmo quando está com distoração. A ponto de não esperar a troca de uma acorde.

Ou seja... o valor é meio alto para isso tudo. A guitarra é presença, porem seu som não é não.

Abixibarraba
Veterano
# mar/12
· votar


Pá de ouro!!!!!
fender chinesas são boas? Alguém ai já testou dessas novas?

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Abixibarraba

Existe Fender chinesa?

Abixibarraba
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
sim tem uma fabrica da fender na china......
essa é uma delas....400$ , pelo menos nesse vídeo ela tem um SOMZÂO!!!


Abixibarraba
Veterano
# mar/12
· votar


Todas essas são chinesas...
http://www.fender.com/en-BR/products/modernplayer/search.php

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson fabricada na China? Fender fabricada no México?