Gibson fabricada na China? Fender fabricada no México?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MMI
Você pode visitar várias fábricas, todas as grandes fábricas tem tours, seja Gibson, Fender, PRS... Isso não quer dizer que quem visita vê e conhece todos os segredos, assim como quem visita a NASA na Flórida não fica conhecedor de todos os segredos e cálculos para vôos espaciais. As Custom Shop não se discute, devem ser feitas nos EUA mesmo.

Cara, como eu disse, não é só o fato de ter um tour, mas uma vez que são companhias de capital, elas são obrigadas a publicas a maior parte das informações necessárias para qualquer pessoa, que um dia que queira se tornar um acionista possa analisar corretamente o desempenho dessas empresas. Essas informações vão desde Balanços e Demonstrações Resultado, até fluxograma do processo produtivo por produto e relação dos principais fornecedores.

Então, mesmo que haja a duvida, ao menos pro consumidor americano, é possível saber a procedência de tudo que entra e sai dessas companhias e de suas subsidiárias. Basta saber onde procurar.

Mas as linhas inferiores já não se pode afirmar isso, a própria Fender já teve várias guitarras vendidas Made in USA que eram feitas no México e montadas nos EUA, mas ganhavam a estampa de Corona e Made in USA.

Só que a Fender nunca escondeu isso, é só ver a linha California, em que o corpo e o braço eram feitos nos USA, os corpos e braços então eram montados e acabada no Mexico e devolvidos para Corona, onde se fazia o controle de qualidade e pregava o braço no corpo, fazia-se a regulagem final.

Mas isso ajuda a explicar o porque, em dólares lá nos EUA, uma Gibson nova pode variar de 700 a 25.000.

Cara Gibson de 700 dolaresvc só acha em grandes cadeias ou vendedores mais graudos, como a Guitar Center e a sua subsidiária virtual o Musicians Friends. O preço de tabela para varejo dessas guitarras (a Série Special da Gibson), é de US$ 1164,00, se você pensar que as Studio vão de US$ 1199,00 à US$ 1799,00.

Agora essas lojas que vendem a 700 dolares, vendem por esse preço não porque a guitarra valha isso, mas porque uma Guitar Center, que tem mais de 200 lojas e é a maior revenda Gibson do mundo, compra em quantidades tão absurdas, que pode barganhar descontos pra comprar a guitarra por praticamente o preço de custo.

É só ver que a Gibsonde série com menor desconto que eles vendem é as Les Paul Studio com 26%. As Studio ficam entre 799 e 1319 dolares depos deste desconto. Algumas como os modelos como o Gibson J-45, eles chegam a vender com 41% de desconto, isso é praticamente o preço de custo do instrumento.

Até mesmo o J-250 Monarch, que é uma série limitada da Custom Shop de violões da Gibson, e ainda assim são 18% de desconto, ele desce de 24.544,00 para 19.999,00 (mais de 4000 dolares de desconto).

Então muito mais do que uma teoria das conspiração pra justificar esses preços, vc deveria pensar no poder de barganha de algumas revendas. Imagine que a Guitar Center que é dona do Musician's Friend, do Music & Arts Center (o maior fornecedor de instrumentos para escolas de musica e orquestras da america do norte, a Hermes (uma rede de lojas que atua na america central e do sul), a Music123, e Victor's House.

Um grupo que tem a maior revenda de lojas fisicas do mundo, é dona das 3 maiores lojas de instrumentos pela internet, do maior distribuidor de instrumentos para escolas de musica, bandas escolares e orquestras do hemisferio norte, e ainda tem saco pra comprar uma rede de lojas com revendas nas outras duas americas.

Agora imagine o peso um grupo desses tem no orçamento da Gibson ou da Fender ou de qualquer marca que seja?

Então cara, acho que não tem essa de conspiração pra esconder as Giboson Made in China, o que existe sim é uma série de grupos que são excessivamente poderosos e podem pressionar eles a vender muito abaixo do resto.

Digo isso tudo porque a época do 100% feito nos EUA já passou faz tempo, especialmente para as linhas mais simples e baratas. Sei que essas marcas são motivo de paixão e discussões acaloradas, mas a própria Fender já levou essa discussão de "Made in USA" ao extremo, sendo que tem guitarras com esse rótulo que são consideradas no mercado como mexicanas.

O grande lance é que a Fender nunca escondeu isso, ela é a primeira a divulgar que são feitas em parceria entre as fabricas de Corona e Enseada. E que apesar de parte do processo produtivo ser feita no Mexico, o padrão de qualidade a que atendem é compatível com o de Corona. E se a Fender não divulgasse isso, como eu poderia ter informado o processo pela qual as antigas Fender California eram produzidas? Como eu poderia saber quais partes do processo eram feitas onde???

wppereira
Veterano
# jun/09 · Editado por: wppereira
· votar


nichendrix
Cara, como eu disse, não é só o fato de ter um tour, mas uma vez que são companhias de capital, elas são obrigadas a publicas a maior parte das informações necessárias para qualquer pessoa

Eu não sei quanto a Gibson, mas a Fender é uma "privately held company", não tem capital aberto e não lança ações em nenhum lugar. Portanto, ela não tem obrigação alguma de divulgar as informações que você disse... E tb duvido que a Gibson divulgue qualquer uma dessa informações financeiras ou operacionais...

Deiab
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Bela explicação, meu velho, aprendi mais um pouco. Um abraço.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


wppereira
a Fender é uma "privately held company", não tem capital aberto e não lança ações em nenhum lugar.

OK, até 1985 ela era uma companhia de capital aberto, nem me lembrava que em 1985 ela havia sido vendida pela CBS para os atuais proprietários, um grupo de funcionários que comprou todas as ações da empresa que pertenciam à CBS.

De qualquer forma ela continua sendo uma sociedade anonima, e apesar de não ter obrigação de fornecer essas informações ao publico maior, ainda é obrigada à prestar contas ao orgão do governo controlador da compra e venda de valores mobiliários em bolsa ou mercado de balcão (como se chama a negociação de ações de SAs de capital fechado). Esses orgãos, apesar de não poderem revelar todas as informações que falei anteriormente, ainda são obrigados a publicar muitas das informações financeiras que falei.

E de qualquer forma, as leis de proteção ao consumidor nos USA são bem duras, é muito pouco provavel que uma empresa dessas vá fazer esse tipo de falcatrua (vender uma guitarra produzida em outro lugar com sendo em outro), e não terminar com um processo nas costas, especialmente porque se esse boato corre aqui que pra eles é o fim do mundo, imagine como isso corre lá.

Como disse também, não acho que companhias que tem algo a esconder, iriam falar tão abertamente sobre o que fazem. A Fender via de regra diz quais partes do processo produtivo são compartilhadas entre as fabricas de Enseada e Corona. Da mesma forma, que a Gibson admitiu ano passado que a queda na qualidade dos ultimos anos, vem do fato de eles estarem operando no limite da capacidade, e que o estoque de madeiras de mais envelhecida deles estavam baixos, e que alguns dos critérios de qualidade foram afrouxados até que eles terminassem a ampliação de suas linhas de produção.

Enfim, disse e repito, por mais que não ache que seja impossível que isso de fabricar na China e tacar o Gibson USA na guitarra, possa acontecer, ainda acho que a maneira como essas fábricas atuam e se comunicam com os clientes, são totalmente incompatíveis com esse tipo de prática.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix
Eu já morei no EUA e lá não é brincadeira. Se alguém tropeça na calçada por causa de uma imperfeição no construção da mesma, se a pessoa se machucar, ela mete um processo no responsável pela calçada.

Então, como disse, acho quase impossível que qualquer empresa séria faça usso de "jeitinhos" para se dar bem. Até as "grandes" tem uma reputação a zelar e o maior patrimônio é marca. Por isso que ela criam submarcas como Squire. Assim, de alguma forma, desvinculam o fator qualidade, intrínseco nos nome Fender e Gibson, por exemplo.

A "Custom Shop", foi uma tacada de mestre pq mantém viva a imagem do produto artesanal.

Ou seja, mesmo que a Fender ou Gibson passem a fazer guitarras na China, isso será anunciado e, provavelmente numa nova linha de produtos, talvez "MIC", com toda a pompa e qualidades "embutidas" nas marcas Gibson ou Fender , empresas estas que terão a imagem mantida pelas Custom Shop e seu histórico lendário.

Abs

Hansen
Veterano
# jun/09
· votar


Um amigo meu, que é vendedor de uma loja, ao conversarmos disse que apareceu em uma revista renomada que a Gibson não fabrica mais instrumentos nos EUA, lá só ocorreria a montagem das peças, que seriam enviadas da china para lá, o mesmo me disse acontecer com a Fender Americana, para que houvesse menos gastos com mão de obra, alguém sabe se esta afirmação procede? Pode ser algo recente, logo as fotos de uma fábrica da Gibson nos EUA de alguns anos atrás não vale como prova de que isto não ocorre.

Num é o contrário? Peças na china, montagem nos Est. Unidos? 99,9% de tudo que é industrializado é assim hj em dia.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Eu acredito que é bem por aí, e até onde se pode ter certeza de algo nesse mundo onde tudo é relativo, eu posso afirmar que tenho certeza. Lembro que na época que minha prima fez o mestrado dela em Santa Monica, ela chegou a ganhar ser reembolsada no valor de uma TV de plasma que ela comprou pela internet e não chegou no prazo máximo determinado pela loja, enviaram outra pra ela e estornaram a compra, tudo porque sabiam que em um processo ela ia ganhar bem mais que o valor de uma TV.

Agora imagine esse tipo de processo multiplicado por uma série de milhares de guitarras???

wppereira
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Esses orgãos, apesar de não poderem revelar todas as informações que falei anteriormente, ainda são obrigados a publicar muitas das informações financeiras que falei.

Não são obrigados a publicar em nenhum lugar não. As CVM só são obrigadas a publicar dados de companhias com capital aberto. Você pode procurar em qualquer lugar, que vai ser "impossível" encontrar um P&L ou Cash Flow da Fender ou mesmo da Gibson. No maximo pode-se encontrar informações "piratas" ou estimadas...

No mais, tb acho muito difícil essas empresas esconderem a real procedência de seus produtos. Se elas falam que são feitos nos EUA, são feitos lá mesmo...

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


o fato não é a guitarra ser feita totalmente fora dos EUA, e sim uma parte dela, talvez uma boa parte...

Afinal, se a Fender fizesse parte das guitarras no México, e só montasse nos EUA, ela seria Americana? Eu acredito que sim, é o mesmo que acontecia na Zona Franca de Manaus, as peças vinham de fora, eram montadas lá, e vendido como produto nacional, sem problema algum...

E pelo que sei, existem empresas que "nacionalizam" um produto que já vem pronto de fora, e são empresas muito maiores que a Gibson e a Fender juntas...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Sinceramente, eu não tô nem aí pra onde ela é feita. Só quero que seja bem feita!

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
Pois é isso que eu falei. Mas essa discussão é também movida a uma paixão de alguns, que chega a ser cega.
Isso acontece em quase tudo, desde a Fender, as empresas da Zona Franca de Manaus, a Honda, Toyota, Merecedes Benz... Muitas vezes o simples fato de encaixar algumas peças importadas tornam o produto "nacionalizado".
Muitas das informações da Fender são informações "vazadas" ou de colecionadores, como quando erraram os números de série e sairam alguns instrumentos que se for basear pelo número, dá um ano de fabricação errado. Também desconheço informes oficiais da Fender de fabricação, montagem e acabamento em locais diferentes. O mesmo vale para a Gibson, não sei onde afirmam oficialmente que nada vem manufaturado de fora. Eu também morei nos EUA, sei que qualquer afirmação não correspondida de uma empresa tem repercussões importantes. Só, sinceramente, não sei onde estão essas afirmações oficiais. A verdade é que como qualquer indústria atualmente, a tal globalização e pressão por preços atinge também a de instrumentos. Os preços nos EUA não variam tanto assim, as lojas menores vendem por preços próximos, porque se for vender pelo dobro das grandes redes estão certamente fadadas à falência. Os preços sugeridos de fábrica só servem para calcular o preço final no Brasil, no mais, ninguém paga esse preço. As informações das empresas americanas também não são tão abertas assim.
Já ouvi mais de uma pessoa comprovando sua tese de que há coisas das grandes fábricas de instrumentos sendo feitas na China sim, assim como também não tenho como comprovar, da mesma forma que quem afirma o contrário não tem. Essa discussão, dessa forma, se torna infrutífera.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Acho que a gente tem que parar com esse preconceito. Qual o problema de ser feito oficialmente na China? O problema não é com a China, mas com o contrabando, enfim, o comércio ilegal e até mesmo escravo.
E outra, a China tem um tradição enorme no mundo todo. Literalmente milenar. Talvez junto com a Grécia, as "mentes" mais espetaculares de todos os tempos vieram de lá. É um país que o Ocidente pouco conhece e como tem essa coisa do comunismo, então recebemos sempre a informação do ponto vista do norte americanos que é: "A China é um terra de ninguém e só tem comedor de criancinha", como era na Rússia.
Mas como em todo lugar onde há muita gente, há muita desonestidade. Mas duvido que seja pior do que no nosso Brasil.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MMI
Já ouvi mais de uma pessoa comprovando sua tese de que há coisas das grandes fábricas de instrumentos sendo feitas na China sim, assim como também não tenho como comprovar, da mesma forma que quem afirma o contrário não tem. Essa discussão, dessa forma, se torna infrutífera.

No fim eu também acho,

Eu falo muito mais pela minha experiências com as duas marcas, ao longo da vida tive 6 Gibsons (hoje continuo com 1 delas, a minha preferida), tive também 4 Fenders e 2 Squiers, da mesma forma que tive Epiphones, e outras guitarras de outras marcas de diversos lugares e procedências e sei que algumas fabricas chinesas tem um padrão de qualidade primoroso.

Um exemplo clássico é as Emperror Regent, a top da linha de semi-acusticas da Epiphone, que em um teste comparativo com uma Ibanez, uma Gibson e uma Cort Larry Coriel e De Armond, ganhou da Gibson e só ficou atrás da Ibanez na avaliação do acabamento, apesar de ter perdido nos outros quesitos.

Só que existem detalhes que não tem como disfarçar, como o acabamento em nitrocelulose, que é muito mais sensível do que o verniz PU, os detalhes das colagens internas, a perfeição de ajustes mais sutis, o som da madeira mais envelhecida, enfim coisas que em geral só se observa com o instrumento na mão e comparando as duas coisas. Que fazem com que mesmo sendo duas guitarras muito parecidas, você perceba a diferença de qualidade e se chega ao ponto de fazer até isso igual, eu não vejo problema em a guitarra ser chinesa. Mas pela minha experiência eu nunca vi guitarras chinesas com esse nivel geral de qualidade, nem com acabamento em verniz nitrocelulose, ou com madeiras premium envelhecidas, etc.

Outro ponto é que não é muito difícil provar que componentes são feitos fora dos USA. As tarrachas usadas na Gibson são Kluson ou Grover, que tem linhas de fabricação tanto nos USA quanto na China, logo nada impede que venham de lá. Da mesma forma praticamente todos os componentes são feitos por subcontratadas, que em geral tem fabricas em outros paises como China, India e Indonesia.

Quanto as madeira é bem mais fácil, já que a maior parte do mogno que entra nos USA é hondurenho, já que a entrada de mogno de outras nacionalidades é restrita e muito regulamentada desde a decada de 60, o Mogno hondurenho (e de outros paises da america central) também tem algumas peculiaridades se comparado ao sul americano, como a coloração, que é bem mais escuro nos paises sul americanos, especialmente no Brasil que é o maior extrator da madeira. Inclusive um dos diversos fatores que fazem as Gibsons e Fenders datadas ate 1961 serem tão valorizadas é porque as escalas de Rosewood eram feitas de Brazilian Rosewood (Jacarandá da Bahia), pois desde essa data essa e outras madeiras brasileiras tiveram ou sua comercialização proibida no mercado americano ou a ter sua entrada altamente regulamentada e restrita a a fornecedores certificados.

Inclusive não faz muito tempo, foi desbaratada uma quadrilha que enviava essas madeiras pra lá via contrabando, importando a madeira pra Espanha, onde a regulamentação é mais frouxa e enviando pros USA como se fosse madeira europeia. Isso foi notícias em vários jornais brasileiros, porque em geral a madeira era não certificada, então era crime até mesmo a exportação para a Espanha.

No fim, mesmo que as empresas não saiam divulgando claramente todas essas informações a maioria é fácil de verificar.

Muitas das informações da Fender são informações "vazadas" ou de colecionadores, como quando erraram os números de série e sairam alguns instrumentos que se for basear pelo número, dá um ano de fabricação errado. Também desconheço informes oficiais da Fender de fabricação, montagem e acabamento em locais diferentes.

Você já pensou em mandar um e-mail perguntando por essas informações, a primeira vez que eu vi que as Fender California eram feitas em regime de cooperação entre as fábricas de Corona e Enseada, foi mandando um e-mail pro suporte técnico da Fender. Na época eu tinha acabado de vender uma Strat Plus e queria uma outra Strato, mas não tinha a grana e de repente apareceram essas guitarras que eram Made in USA mas por preços quase que de Squier.

Mandei o e-mail e eles exclareceram que os corpos e braços eram feitos em Corona, e enviados para Enseada onde eram pintados, envernizados, tinham sua parte eletrica montada, colocado logo, ferragens e afins, então enviadas de volta para Corona onde eram checadas pelo controle de qualidade, e os exemplares que atendessem aos padrões de uma Made in USA eram então enviados para montagem e regulagem final. No fim eles apontavam um link para o anuncio da série na pagina de notícias da Fender, e que tinha essas mesmas informações enviadas.

Da mesma forma, quando enviei um e-mail perguntando quais os captadores que vieram na minha Sheraton, a Gibson respondeu enviando que eram captadores feitos na Coreia por uma empresa licenciada e que tinha características semelhantes aos Classic '57, como tinha uma Gibson SG com Classic '57, pude constatar que apesar de a timbragem ser intencionalmente parecida, os caps nem de longe eram tão bons quanto os GIbson, então troquei pelos originais da Gibson.

Então o que você chama de paixão cega, eu chamo de ser um cliente satisfeito com as duas marcas, inclusive com seus serviços de suporte e pós-venda.

As informações das empresas americanas também não são tão abertas assim.

Talvez nas sociedades limitadas ou S/A de capital fechado possa ser. Mas em geral as leis de S/As de capital aberto são bem mais rigorosas, tanto pra proteger os mercados quanto pra proteger os investidores, já que os valores envolvidos na negociação de ações é muito alto, e todas as bolsas e CMVs caem em cima desse quesito tranparência, inclusive promovendo as empresas mais transparentes.



MauricioBahia
Acho que a gente tem que parar com esse preconceito. Qual o problema de ser feito oficialmente na China? O problema não é com a China, mas com o contrabando, enfim, o comércio ilegal e até mesmo escravo.

É isso aí mesmo, mas eu vou mais além, pra mim se uma fabrica Chinesa me entregar uma guitarra da mesma qualidade que as Gibsons e Fenders que tive, não vejo problema em comprar uma Made in China. A prova disso é que já tive uma Emperror Regent e uma Joe Pass feitas lá e fui muito satisfeito com as duas guitarras enquanto as tive.

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Pois é... Na China e arredores tem fábricas de iPhones e Rolex "genéricos" até produtos de altíssima qualidade. Mas as porcarias queimam o filme de tudo que é Made in China.
Só para te explicar, o que eu chamo de paixão cega por uma marca eu acho até bom. Não vejo problema em alguém gostar realmente de algo ou uma marca, se sentir bem com ela porque realmente existe qualidade e, no caso de uma guitarra, até tocar melhor com uma. É louvável. Só não entendo quando alguém tem comprovado que os captadores são coreanos e mesmo assim afirma 100% das Gibson são feitas nos EUA, sendo que 100% é um conceito estritamente matemático e não de semântica, como foi dito. Aí eu chamo de paixão, não como uma coisa ruim, mas como algo que se gosta tanto que se cria um mito. Vou te falar, agora de bate-pronto não saberia dizer quantas Gibson já tive, foram várias... E vou te afirmar também que é raro, seja até nas Custom Shop, encontrar uma impecável, que não tenha absolutamente nenhuma imperfeição ou discreto deslize. Mas da mesma forma que pessoas, essas imperfeições estão lá e tornam únicas, desde que não sejam demais.
Mas deixa para lá, valeu. Como foi dito, se é bom, tá valendo. No mais, é infrutífero.

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


MMI
E o timbre da sua Gibson MIC, é ruim? Eu queria saber, se pelo menos estas réplicas são decentes, ou se são uma merda, que num vale a grana que pedem nelas...

Rough
Veterano
# jun/09
· votar


Sinceramente, deve ter muito neguinho daqui do fórum procurando qualquer rastro chinês na sua gibson/fender.. ahuahuahuahuahauhauhauhauahuahuahuahuah!

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MMI
E vou te afirmar também que é raro, seja até nas Custom Shop, encontrar uma impecável, que não tenha absolutamente nenhuma imperfeição ou discreto deslize. Mas da mesma forma que pessoas, essas imperfeições estão lá e tornam únicas, desde que não sejam demais.

Cara, não existe guitarra impecável, especialmente com acabamento em verniz Nitrocelulose, que tem a tendência a escorrer e a ter 1001 reações diferentes a todo tipo de coisa, com nitro, nem a PRS consegue algo sem problemas de acabamento. Isso sem contar colagens, posicionamentos e afins, enquanto tiver gente no processo não existe defeito 0, é utopia.

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
No som não dá para bater uma Gibson Standard não. Se você pendurar numa parede, acho que 90% dos guitarristas ou mais diriam que é verdadeira, mas se pegar na mão já era, acaba a farsa se essa pessoa entender de Gibson. Dependendo da Epiphone dá para encarar sim. Na verdade, ela ficou quase um ano comigo, acabei dando de presente para um amigo guitarrista que tira bons timbres dela, já ouvi gravações (desse cara) com ela que parece que foram feitas com uma Les Paul antiga, com captadores antigos, mas é que o cara timbra bem o equipamento dele. Eu mesmo, para falar a verdade, se no total toquei 2 horas com ela foi muito. Mas meu amigo já levou para tocar na noite e até em estúdios e todo mundo pagou pau na guitarra. Serve para tirar onda... Até um músico que tocava com a Ivete Sangalo viu a guitarra e acreditou na farsa.
Quanto ao valor, para mim não valeu muito mesmo sendo de graça, tanto que acabei por passar de graça para um amigo e para ele valeu muito. Mas não sei quanto estão pedindo nelas, para mim serve para quem não quer muito da guitarra e tem que ser bem baratinha.
Mas isso tudo estou falando da que tive, sei lá de onde saiu essa guitarra. Deve ter um monte de fábricas fazendo Gibson genérica. Já vi até um luthier famoso aqui de Sampa fazendo uma Black Beauty, com logotipo da Gibson e tudo. Deve variar bastante a qualidade dessas guitarras. Mas ainda acho que todas devem ser bem baratas. Mas sei lá, sem querer comparar o trabalho e a qualidade... Depois que vi uma Zaganin Les Paul sendo vendida a quase 10 mil, acho que os preços aqui são totalmente sem noção.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MMI
Depois que vi uma Zaganin Les Paul sendo vendida a quase 10 mil, acho que os preços aqui são totalmente sem noção.

Cara, eu já toquei nessa guitarra, acho que esse preço nela está legal, porque ela nem se compara com as Gibson de série, as unicas Gibsons tão boas quanto ela que eu toquei, tanto em acabamento quanto em timbre são as Custom Shop e as Zaganin não devem em nada à elas. E se você pensar que uma Gibson Custom custa 20 e tantos mil aqui no Brasil e que vc pode levar uma da mesma qualidade pelo preço de Gibson USA, então acho que é jogo, especialmente porque você pode personalizar ela do jeito que quiser. Mas que é caro é, mesmo tendo a relação custo/beneficio muito melhor que uma Les Paul Standard.

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Uma Gibson Custom shop aqui no Brasil fica em torno de 15/16 mil na loja com nota Se for com importador independente, sai muito menos. Com 10 mil reais, dá para ir para a Flórida, passar um fim de semana, comprar uma Gibson Custom Shop e voltar com um trocado no bolso. Se resolver vender, dá para vender pelos 10 mil rápido. Aí outro compra uma guitarra Zaganin, achando que é uma Gibson Custom Shop até a hora que resolve vender e falam que se quiser é 5 mil para virar encalhe na loja. Então respeito se você acha que vale, mas se me oferecessem 2 Les Paul Zaganin por 10 mil eu não aceitaria, mas acharia que o preço estaria justo para o Brasil, ou seja, um pouco mais de 2.500 dólares na fábrica.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MMI
Uma Gibson Custom shop aqui no Brasil fica em torno de 15/16 mil na loja com nota Se for com importador independente, sai muito menos.

Rapaz, Made In Brazil e afins só vendem as VOS a partir de 20mil reais. 16mil é uma Zakk Wylde. E nem tem pra onde, é só olhar os preços de usadas, uma VOS da Gibson usada aqui no Brasil, em média pedem 17mil.

Mesmo quem tem feito importação direta como o Dodô Audrin ainda varia de 13 a 16 mil.

Aí outro compra uma guitarra Zaganin, achando que é uma Gibson Custom Shop até a hora que resolve vender e falam que se quiser é 5 mil para virar encalhe na loja

Cara eu já tive uma Custom Shop, e já importei diretamente pra vender outras 4, nos tempos que tinha a loja, então conheço bem a qualidade dessas guitarras. Toquei nas Zaganin, e não vi, nem no acabamento, nem na tocabilidade, nem nos materiais usados e nem nos sons, nada que eu pudesse usar pra dizer que ela é inferior a uma Custom Shop. Se as duas guitarras tem qualidade similar, eu não vejo porque a Gibson poderia custar 5000 dolares na tabela e a Zaganin não. Apesar as duas que eu já vi, estavam pra vender por pouco mais de 7000 reais, que dava na época pouco menos de 3000 dolares.

Se elas tem valor de mercado pra revenda condizente? Aí são outros 500, mas eu acho que tem sim, porque no Zaganin tem fila de espera pra elas, e em geral a maioria dos clientes da Custom Shop dele tem grana pra ter uma Custom Shop Gibson, muitos até tem, e não estariam gastando esta grana toda se não valessem o que pagam.

Eu também acho que com o preço das Custom Shop aqui, é mais util ir pra lá comprar, infelizemente, hoje em dia não tem mais como eu fazer isso com tanta facilidade quanto antes, mas se quer instrumento de marca, então esse é sempre o canal.

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Bom, já que você teima no assunto, olha essa loja, dobrando a esquina da Made in Brasil que tem essa guitarra nova. Tem outra na loja em frente, nesse valor. Na Made e afins, é quase impossível encontrar as custom shop, ás vezes aparece uma ou outra na Reference, talvez uma ou duas por ano, não mais que isso. Dizem que o dono da loja tem uns canais na importadora.
Outra questão é que Gibson você paga pela marca, pela grife, assim como Armani, Diezel e outras roupas. Zaganin não tem essa bala toda. Nas lojas lá por perto, já vi muita Zaganin nova encalhada, assim como já vi avaliarem uma lá embaixo e mandar levar embora da loja porque uma dessas não queriam nem para tentar vender. Então, valor de revenda é muito, muito baixo, como qualquer guitarra de luthier, pois vira encalhe nas lojas. Mas como eu disse, não pagaria nunca nem 5 mil reais numa Zaganin, mas se tem gente que acha legal, que vá em frente e seja feliz.

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
MMI
'
O que vcs estão discutindo é algo chamado liquidez, na realidade, a Zaganin pode até valer 10 mil reais, mas ela nunca será vendida por este preço usada, pois o comprador ira olhar para ela e pensar, nossa, com esta grana da pra comprar uma gibson, que é uma marca consolidada no mercado, e com maior valor de revenda...

A mesma coisa acontece com tudo no mundo...
Você hj compra uma Hyundai Tucson por um preço, depois de alguns anos, na tabela ela vale X, vc consegue vender ela por X-4.

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
É, você tem razão e peço desculpas por ter desvirtuado seu tópico. Essa questão é a que todas as guitarras de luthier sofrem, acabam desvalorizadas comercialmente.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MMI

Cara, eu nem discuto Soul Shine, Two Tone e Krokodille Pop, elas não vendem guitarras novas, essa VOS aí é usada, só que é mint condition, por isso o preço, tanto que eu posso até estar enganado, mas essa "57 VOS é a mesma que 1 ano atrás estava em consignação na Krokodille Pop (inclusive eu testei ela lá e estava 17mil), e que depois ficou um tempo na Two Tone (que tentou vender ela por 16mil), e provavelmente não conseguindo vender ela, o cara acora botou no alemão da Soul Shine que barateou mais o preço pra ver se vende.

Eu não sei a tabela de hoje, mas se a razão preço de compra/preço de venda for a mesma do tempo que eu tinha loja, eu arrisco dizer que esses 14mil tá mais barato do que comprar direto da Royal, que o importador oficial e quem determina o preço de revenda delas no Brasil, é só ver porque que Gibson é praticamente o mesmo preço, não importa de você compra da Playtech (a maior revenda do País ou na Garagem Musical, uma lojinha do Piauí).

Manubio
O que vcs estão discutindo é algo chamado liquidez, na realidade, a Zaganin pode até valer 10 mil reais, mas ela nunca será vendida por este preço usada, pois o comprador ira olhar para ela e pensar, nossa, com esta grana da pra comprar uma gibson, que é uma marca consolidada no mercado, e com maior valor de revenda...

É por aí mesmo, esse não é só o problema das Zaganin, é o problema da maioria das marcas menos conhecidas. Na Two Tone uma vez tinha uma John Suhr sendo vendida bem mais barata que uma Fender Custom Shop, e vale lembrar que o Pensa-Suhr foi 0 cara contratado pela Fender pra criar e ser o chefe da Fender Custom Shop e o Rudy Pensa é só o Luthier de gente do calibre de Clapton e Mark Knopfler. Mesmo as Custom Shop sendo guitarras muito boas, em gelral, nem em sonho elas são melhores que uma Custom Built da Pensa-Suhr.

E trazendo a briga de volta pro tópico. Acho que esse seria um dos problemas de existir uma Guitarra Chinesa de qualidade similar a uma Gibson, ele desvalorizaria muito na hora da revenda, o mesmo valeria pra uma Gibson Made in China.

E não peço desculpas por mudar os rumos do tópico porque isso só aconteceu depois que a maioria concordar que o seu amigo vendedor lhe passou uma informação errada, se a duvida original do tópico foi respondida, e creio eu à contento, por diversos dos membros do fórum, não tem mais o que se discutir sobre ela.

Até porque como o MMI mesmo falou, uma vez que não se tem como provar nada confirmando ou negando, e tudo correndo dentro de suposições sobre o comportamento das fábricas até hoje, não se te como ter certeza de nada, apeas indícios do que é ou não provável.

MMI
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Cara, eu nem discuto Soul Shine, Two Tone e Krokodille Pop, elas não vendem guitarras novas


Tá maluco? Faz tempo que vendem guitarras novas... Conheço até fornecedores deles...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MMI
Tá maluco? Faz tempo que vendem guitarras novas... Conheço até fornecedores deles...

Só se for do começo do ano pra cá, a ultima vez que fui lá foi em outubro do ano passado e pude testar uma dessas Custom Shop novas deles, e sinceramente, nunca vi guitarra nova que já venha com marca de palhetada, a menos que seja com acabamento relic, o que não era o caso. E não foi uma e nem duas vezes que vi isso tanto lá, quanto na Two Tone, quanto na Krokodille Pop, logo, até que provem o contrário, só acredito na palavra deles vendo e ainda seria acreditando com um pé atrás.

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


upando pois meu professor confirmou que os corpos da gibson já não são cortados nos EUA, mas tb não são feitos na China, e sim na Korea, como ele tem diversos contatos, creio q esta sim seja uma informação mais correta.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
upando pois meu professor confirmou que os corpos da gibson já não são cortados nos EUA, mas tb não são feitos na China, e sim na Korea, como ele tem diversos contatos, creio q esta sim seja uma informação mais correta.

Cara acho que tu continua procurando pelo em ovo.

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


ele conhece alguns caras que são endorsers, talvez a informação vindo dele seja mais correta por estar no meio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson fabricada na China? Fender fabricada no México?