ferrugem from hell

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09


sempre tive esse problema e por ja estar p da vida resolvi pedir a ajuda de vcs.
sempre uso cordas boas (elixir,d addario,ernie ball) atualmente tou usando cordas 010 d addario .

sempre passo franela seca nas cordas da minha guitarra depois q acabo de tocar

sempre guardo minha guitarra num daqueles suportes (pra nao ficar dentro do case q humidece mais rapido)

deixo uma porrada de pacotinhos plasticos com sal em volta da minha guitarra pra ver se absorve a humidade ;ja me perguntaram até se eu tava cheirando .

deixo uma porrada de produto anti mofo-anti humidade em volta da minha guitarra.

o quarto que minha guitarra fica . fica praticamente dia e noite com o ar condicionado ligado . oque deveria secar o ambiente evitando ferrugems

mesmo com todos esses cuidados em dois dias apos colocar cordas novas ja começam aparescer um pouco de ferrugem na parte de tras das cordas e em cerca de 4 dias ja estao muito enferrujadas (no mesmo estado que em algums guitarritas fica depois de um mes).

quando coloco cordas mais vagabundas tipo canario gianini .em dois dias ja era .

ja li no forum em topicos parescidos relatos de guitarritas que ficam 3meses com as mesmas cordas O.o .

vcs saberiam me dizer qual a causa desse exagero de ferrugem . e como eu posso combater isso?

Slash_1989
Veterano
# jun/09
· votar


experimenta guardar no bag e tirar essa porrada de coisas q vc deixa em volta da sua guita

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


seu ac está no automático ou em apenas uma regulagem de temperatura ? pq alguns ac qdo ficam no automático ativam o umedecedor de ambiente sozinho...

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09
· votar


ele eh daqueles quadradao antigao .fica na temeperatura maxima e acho q ele n tem essa funçao de humidescer .

slash
quando passei a botar essas coisas melhorou um pouquinho . tirar piora . sal absorve agua . quimica organica

prog_jam
Veterano
# jun/09
· votar


experimenta aulas de gramatica... hehehe

franela
humidece
aparescer
algums
parescidos

Cara, foi mal, mas ae, essas acima superaram varias que a galera manda!!

Bom, quanto a tua duvida, poe no bag que vai ser melhor mesmo.
Quanto a flanela, passe embaixo das cordas, onde ficam as peles mortas.

Slash_1989
Veterano
# jun/09 · Editado por: Slash_1989
· votar


rhoadsvsvai
sal tambem eh corrosivo, se fosse assim bastava deixar a guitarra na areia da praia q ela duraria pra sempre, e todos sabem q naum eh isso q acontece. conhecimentos gerais!

edit: guarda dentro do bag com um saquinho de silica gel, esse sim absorve umidade. mesmo pq naum eh só a umidade q faz suas cordas enferrujarem rapido, há varios outros fatores externos... bag fica a melhor opção sempre"

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


rhoadsvsvai

tire o sal e compre silica gel, isso sim absorve bastante humidade.

sal tb absorve água, mas se fica exposto, nmho ele pode interagir com sua guitarra e aumentar a ferrugem... já a silica não tem esses problemas, além de vc poder secar e continuar utilizando na boa.

GuitarHome
Veterano
# jun/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


rhoadsvsvai
Como você está passando a flanela? Só passando por cima e tal? Isso da na mesma que não passar quase.
Eu acho muito melhor uma camisa velha, muito melhor que flanela.
E eu passo corda por corda, vou e volto tomando cuidado para não estourar.
Talvez uma ida no luthier para limpeza geral, limpar/polir o braço e os trastes ajuda muito...
E eu tenho mania de deixar essa camisa velha do lado quando eu estou tocando, assim que acabo a música do uma limpadinha por cima mesmo só para tirar o suor.

Insomniac_
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarra fora do Bag > Owned;

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09
· votar


tipo meu bag eh soft case e nao eh termico sera q tem problema?

Slash_1989
Veterano
# jun/09
· votar


tipo meu bag eh soft case e nao eh termico sera q tem problema?

véi eh um bag!! naum um açougue!!

faça como todos os musicos "normais" fazem q deixa tua guita no bag!!!

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09
· votar


mas tipo . eh pra fecharela no bag ou deixar aberto ?

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09
· votar


up

Insomniac_
Veterano
# jun/09
· votar


rhoadsvsvai
Cara, FECHA! Detalhe... Ar condicionado, madeira, corda, tarraxas... Sua guitarra fica afinada por quanto tempo?
Fecha o bag e deixa-a em um cômodo sem o ar... Vai sentir a diferença.

bpv
Veterano
# jun/09
· votar


talvez seja excesso de frescura.

eu deixo todas no suporte, limpo de vez em qdo (qdo limpo, passo uma camiseta em todas as cordas), e raramente uso o Fast Fret e demora uns 3 meses ou mais pra enferrujar.

uso bastante NIG.

abçs.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09
· votar


afinaçao depende , de muitas coisas . das cordas tarem novas ou nao. de eu ter enrolado as cordas bem ou nao na tarracha e etc . mas sou bem perfecionistacom afinaçao e sempre antes de tocar reafino a guitarra .

Zandor
Veterano
# jun/09
· votar


Quando eu deixo a minha quieta sem tocar por mais de 2 dias enferruja também, quando eu toco todos os dias as cordas não enferrujam, deve ser justamente por passar pano nas cordas todos os dias que isso acontece

Insomniac_
Veterano
# jun/09
· votar


Zandor
rhoadsvsvai

Cara, que bizarro, tem algo errado. Corda enferrujar depois de 2 dias é sacanagem.

Socomegaton
Veterano
# jun/09
· votar


Experimente usar o GHS Fast Fret.

Lozartan
Veterano
# mar/10
· votar


Esse fast fret é tipo 1 produto pra limpeza?? Comprei cordas novas NIG q pareciam estar indo mto bem e eu estava gostando muito, + eu deixei 1 tempo no bag sem tocar e depois peguei de volta e tava bem enferrujada, ta terrível pra fazer slides rápidos, vcs acham q silica gel iria impedir isso? onde q eu posso comprar?

Iommi Young
Veterano
# mar/10
· votar


eu uso silicone liquido de mercado.

aqueles que passa em carro....

é 5 conto um vidrinho com 100mls..

e compra umas corda de verdade né...

marcioguita
Veterano
# mar/10
· votar


Sal? \o/

FLO7v
Veterano
# mar/10
· votar


rhoadsvsvai

seu suor deve ser mto ácido corroendo as cordas mto facilmente..

experimente usar o fast fret ou intao.. cordas elixir..

coloquei minhas elixir mes passado..
estao do mesmo jeito..
acho q aguenta mais 1 mes de boa =)

e sempre q acabar de tocar limpe corda por corda
se vc fizer isso com as elixir, eu tenho certeza q vao durar pelo menos um mes aii..

espero ter ajudado

abraço

papillon
Veterano
# mar/10
· votar


cara axo q vc ta fazendo tudo errado...
ate onde eu sei o ar Condicionado prejudica mt conservaçao das cordas, outra coisa
nao deixe ela fora do bag man!! experiencia propria
dps q eu comecei a guardar no bag começou a durar mt mais minhas cordas!!
qd termino de tocar passo uma camisa velha corda por corda e dps quando gurado no bag deixo a camisa enrrolada no braço inteiro!!
esta me ajudando mt!
tenta ai!
espero ter ajudado
abraço

scared
Veterano
# mar/10 · Editado por: scared
· votar


cara faz disso.. guarda no Bag.. é melhor.. em tudo.. outra coisa.. Sal é sim corrosivo.. sal em contado direto ou indireto com Metal ou ferro Sem ser inox enferruja mesmo.. Uma prova disso é que em cidades de praia a Maresia que é o ar com sal prejudica muito carros e equipamentos eletronicos ou do tipo.. falo isso pq moro em cidade de praia e Manter algo sem ferrugem aqui é um Saco..

Arimoxinga
Veterano
# mar/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


ar condicionado + guitarra fora da bag + sal muito sal = maresia em local fechado e ferrugem em metais.!

(conselho) guarda na bag em uma sala normal em temperatura ambiênte e depois de limpar as cordas com a flanela, deixa ela enrolada entorno do braço e das cordas isso isola contra umidade!
isso é fato!
já faz um mês que botei as minhas cordas nig nem se compara a sua importada e estão começando a ficar escuras agora só escurecendo não estão crespas como o ferrugem deixa e eu só faço isso!

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


Tenho o mesmo problema!
Resolução: Elixir + GHS -> Duram 2meses sem ferrugem!

.lukvaievo.
Veterano
# fev/11
· votar


Sei que esse topic faz tempo
mais resolvi postar para aqueles que entram ainda

seguinte...
passa na flanela WD-40, depois passa na sua corda ( de preferência Ernie Ball)
faça esse processo umas duas vezes...
depois coloca dentro do bag ou case e pronto...

guizimm
Veterano
# fev/11
· votar


onde eu compro esses produto?

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Olha turma,acabei de fazer um teste aqui,que quem quiser,pode fazer também.Eu peguei uma bucha desta da scot brite(sei lá como se escreve nome dessa p#rr@) e passei aquele lado verde da bucha em toda extensão da cordas(as 3 primeiras que não são encapadas) e devolveu o brilho das cordas.Vale ressaltar que as cordas aqui,não estavam enferrujadas,mas sim escurecidas !! E logo em seguida apliquei o óleo singer como sempre faço !! Tá zeradinha as cordas aqui !!!!



EDIT-


Eu fiz este procedimento em toda extensão das 3 primeiras cordas 1.E 2.B & 3.G . E as cordas estão como novas,limpinhas e brilhosas.E apos eu ter passado a bucha,logo em seguida,passei com auxilio de um algodão,óleo singer para protejer a corda.E logo após,passei fanela para retirar o óleo "e dar polimento nas cordas".Estejam certos,remove toda aquela "craca" preta que quando vc passa um pano na corda,aquela craca preta fica no pano.Façam o teste e comparem com a coloração da corda,após o nut pestana(que é onde ninguém encosta para tocar,que justamente as cordas ficam mais claras,sem a sujeira de onde a gente encosta nas cordas quando tocamos).
Façam assim:
1-Afrouxem a corda a ser passada a bucha (do lado mais áspero da mesma),aquela parte verde.
2- Levante a corda já bem frouxa,coloque a bucha por debaixo da corda.
3-Dobre a bucha na intenção de envolver toda a corda a ser polida.
4-Em movimentos de vai e vem contínuos,vá esfregando a corda dentro da bucha e comparando com a coloração da corda,após o nut pestana(que é justamente onde ninguém toca na corda,e por isso elas não escurecem e mantem o seu brilho de como eram novas).


5-Após dar o polimento com a bucha e ver que as cordas estão limpas totalmente,sem aquela coloração negra,passe ou o fast fret ou o óleo singer(este ultimo é o que eu uso aqui).
6-Esfregue uma flanela limpa e seca,em toda extensão das cordas,removendo o óleo singer ou o fast fret e afine as cordas.


7-Caso vc não vá tocar de pronto,pode-se deixar o óleo ou o fast fret para proteger as cordas.
Pronto,cordas zeradas de novo.


Porém neste processo,não sei até quantas vezes se poderá repetir,até que as cordas não enfraqueçam e com isto venham a se quebrar.

RESSALTO QUE AS CORDAS AQUI NÃO ESTAVAM ENFERRUJADAS(COM AQUELA COR MARROM),MAS SIM ESTAVAM PRETAS !!!! LOGO SE TIVER TUDO ENFERRUJADA,A COISA PODE ATÉ AMENIZAR,MAS FICAR ZERADAS DE NOVO,ACHO POUCO PROVÁVEL !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ferrugem from hell