como limpar e evitar ferrugem nos captadores?

    Autor Mensagem
    Fireman
    Veterano
    # jan/04


    como limpar e evitar ferrugem nos captadores?

    Grodash
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fireman
    Usa bombril mesmo q sai...depois passa esmalte ou base neles pra evitar ferrugem.
    mas se vc nao gostar de como ficou nao passe acetona pra tirar!!!
    mancha o escudo, ai pra tirar o esmalte eu nao sei como se faz

    Mr Laney
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Usa bombril q vc risca tudo a perte de plastico do capitador.
    Pra evitar ferrugen , limpe eles com flanela apos tocar , e depois passa um produto anti ferrugem com um cotonete.

    yvo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    meu luthier passa um oleo lah q conserva pra caralho nao soh captador, ms tb ponte, etc

    gege_correa
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Akeles sprays anti ferrugem, que vc usa em fechaduras, bicicleta essas coisas... eu uso, minha guita tava comecando a ficar feia de ferrugem, comecei a usar nos captadores, ponte, tarrachas, saiu um monte da ferrugem e tá conservando pra caramba... conheço outras pessoas q usam também... ou akeles oleos tipo "singer" sabe qual, tbém é bom, pinga e espalha com um cotonete igual o Mr Laney falou, eu uso uma flanela...

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    lixar os captadores eh uma boa ???

    Fly Never Die
    Veterano
    # out/04
    · votar


    depois passa esmalte ou base neles pra evitar ferrugem.

    Não se admire se disser que vc deve passar uma demão de Zarcão....

    LOW Fl
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu passei esmalte base numa guitar minha.

    Rola de passar Superbonder tambem, mas e mais trabalhoso.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Fly Never Die
    Jaum_Paulo
    O procedimento é o seguinte: retire cuidadosamente a ferrugem dos polos do captador com um pouquinho de bombril enrolado em um palito e embebido em WD40, limpe a sujeira. Limpe o "corpo" do captador com silicone e depois pinte os polos com esmalte de unha incolor para proteger os polos. Lave a mão antes de tocar com sabão neutro, de côco ou soapex, limpe as cordas com um pano de algodão limpo e depois de tocar repita a operação.
    Abç

    felipe_sp
    Veterano
    # out/04
    · votar


    nossa...
    qto trabalho
    eu passo meu anti ferrugem la dunlop que resolve

    Screamer_Strings
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu só passo uma flanela depois de tocar, tanto minha a ponte quanto os captadores não possuem quantidade anormal de oxidação, e o cordoamento qunto eu troco nunca esta em um estado que já devia ter sido jogado fora hehehe, conserva bem e é facil

    DimeMegadeth
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    depois pinte os polos com esmalte de unha incolor para proteger os polos

    Faço o mesmo com lâminas de Single-HB ou não há necessidade ou não se deve fazer isso?

    Abç

    Ramsay
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Eu não aconselho pintar com esmalte de unha.
    Melhor é dar uma lixadinha e pôr óleo de maquina (Singer) em cima que impede a ferrugem.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ramsay

    Óleo nunca é uma boa. Ele penetra, e acumula pó. A mistura é pastosa e um parto pra tirar.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Aproveitando q o tópico foi ressuscitado, alguém sabe me dizer se é possível e viável a recuperação deste captador? Ele ainda está funcionando, por isso estou pensando trocar oq esta podre antes q ele pife de vez...

    foto 1
    foto 2

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Luis A.

    Teoricamente não tem nada a ser trocado por necessidade. Quando ele parar (o que não creio que aconteça tão cedo) pode reformar ele, mas isso vai alterar radicalmente o som, e aí vc terá OUTRO captador, não mais esse.

    Mas se desejar fazer, é possível... Talvez algum ácido para limpeza de cromados, e ferrugem.

    A princípio se precisar trocar será o case metálico, e os polos que são parafusos (alerto de novo, que ele VAI MUDAR!!!).

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah

    Muito interessante isso, eu não sabia q a troca dos polos poderia fazer tanta diferença.... agora fiquei na duvida, eu tenho 2 caps neste estado, talvez eu troque os polos de 1 para ver no q dá...

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Luis A.

    Não posso te garantir o quanto vai mudar (talvez nada perceptível no ouvido), mas não quero na minha consciência que fiz vc destruir um captador com som que te agradava, e ter um que não te agrada. Já vi essa novela com recondicionamento de falantes, não é legal.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah

    Pois é cara, esse é um jogo de 490r e 498t q dificilmente voltará para a minha guitarra, foram substituídos por whole lotta humbuckers q me agradam muito mais....

    O 498t nunca me satisfez muito, então se ele sofrer alguma alteração nao terá muita importância...

    Ja o 490r eu até gosto, mas nao vejo uso para ele...sendo q eu ja tenho uma guitarra com humbuckers q me atende...

    O melhor q eu poderia fazer com estes caps seria trocar eles num parzinho de singles pra minha tele (strinberg thinline com caps genericos), porém nestas condições de ferrugem, msm eles funcionando perfeitamente, seria difícil eu conseguir alguma troca...

    O mais provável é q eu faça uma guitar box com estes humbuckers e tente mudar os polos do 498t para ver como fica, e assim aprender um pouco...

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Faz uma CigarBox e aprende um bom pouco mais rs

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Aqui esta o resultado da limpeza dos captadores (490r 498t - decada de 90) feita apenas com a parte dura da scotch-brite.
    Eu nao quis usar Bombril pq este solta muita fibra que cola em tudo q tem magnetismo...

    Minha maior preocupação era se os polos entravam em contato com a bobina, então retirei o primeiro polo com muito cuidado iluminando com uma lanterna...
    Depois q eu vi, q pelo menos neste modelo de captador, os polos só entram em contato com a moldura de plastico, eu fiquei mais tranquilo para retira-los...

    Limpei cada polo um-a-um para evitar de troca-los posição. Tmb limpei os resíduos de ferrugem q estavam dentro do captador, tudo feito lentamente e com muito cuidado....

    Encontrei bastante informação útil no site do Seymour Duncan.

    Vou ver se consigo medir a saída deles com um multímetro ainda esta semana, e depois vou tentar troca-los num set para telecaster, pois é oq eu preciso no momento.... Se nao conseguir, vou ficar com eles, afinal funcionaram perfeitamente comigo por mais de 15 anos msm debaixo de toda ferrugem....

    No fim eu gostei muito do resultado, achei q eles ficaram ate bacanas pra encaixarem numa guitarra com visual relic....

    foto 1 antes e depois
    foto 2
    foto 3

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Como assim nenhuma foto deles desmontados? rsrsrs

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah

    Nao cheguei a desmontar o captador... apenas desparafusei os polos para retirar a ferrugem deles e da cavidade...

    Mas eu imagino q por dentro deve estar tudo intacto visto q o captador é preenchido com cera...

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Esse fim de semana consegui testar os captadores após a limpeza.

    Gostei muito do resultado. O som deles se mantem impecável, porem agora ao invés de eles terem um aspecto de velho, estão com cara de antigos, com um aspecto relic q eu achei muito massa.

    Eu ja nao lembrava o tanto q eu curtia o 490r, ja o 498t, q antes eu não achava muita graça devido à alta saída, desta vez ate gostei...

    Agora estou na dúvida se fico com esse set ou se tento troca-los num set para telecaster pois é oq eu estou mais precisando no momento.

    Ai vai um sozinho de teste deles....





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como limpar e evitar ferrugem nos captadores?