Mãos-lentas: Grandes guitarristas não-virtuosos!

Autor Mensagem
Hard_Guitar
Veterano
# jun/09


Fala galera!

A partir de uma conversa recente com um amigo, achei interessante criar um tópico sobre o assunto que conversamos:

Quando você pede à qualquer um para dar exemplos de guitarristas virtuosos, alguns nomes estão na ponta da língua: Malmsteen, Steve Vai, Satriani, Kirk Hammet, Petrucci, Eric Johnson, Nuno Bittencourt, Kiko Loureiro, e mais umas dezenas surgem por aí... mas e os "Mãos-Lentas"? E os caras que não utilizam virtuosismo e mesmo assim são considerados grandes guitarristas (ou pelo menos tocam em grandes bandas)?

Eu particularmente valorizo muito uma guitarra bem tocada, independente da velocidade. Muitas vezes a base de uma música me chama mais atenção do que o próprio solo.

Pensando nisso, achei legal começar uma lista e contar com a colaboração de vocês, para relacionar os grandes guitarristas, ou guitarristas que tocam em bandas famosas, mas que não utilizam (ou raramente utilizam) grandes técnicas, velocidades, virtuosismos, etc., até mesmo para servir como referência para a galera que também curte a guitarra bem tocada, mas não necessariamente virtuosa.

O formato é:

Guitarrista: Nome do cara (Banda que ele toca)
Porquê: Uma breve explicação para justificar a fama do cara ou a posição que ele ocupa na banda
Musica de referência: Uma música que mostre o potencial do cara

Os que me lembro agora são:


Guitarrista: Jeff Tamelier (Tower of Power)
Porquê: O Swing e o Groove que ele faz na guitarra é fantástico, combina muito bem com o resto da banda
Musica de referência: East Bay Way


Guitarrista: John Frusciante (Red Hot Chilli Peppers)
Porquê: Power Trio (batera, baixo e guitarra) nunca é fácil para um guitarrista. O cara tem que segurar muito bem a harmonia da música e ainda ser criativo para usar efeitos e fazer solos sem deixar a música vazia. O Frusciante faz isso com competência
Música de referência: Under the Bridge (Eu sei que tem melhores, mas não me recordo agora)


Guitarrista: Chimbinha (Calypso)
Porquê: A maioria dos brasileiros tem um péssimo gosto pra música
Música de referência: Nenhuma...


(Esquece o último exemplo...)


Depois eu posto mais alguns.

Participem! :-)


Obs.: Com certeza os blueseiros de plantão vão ter vários exemplos!

Jinkxs
Veterano
# jun/09 · Editado por: Jinkxs
· votar


Guitarrista: David Gilmour (Pink Floyd)
Porquê: Pô... precisa dizer???
Musica de referência: Wish you are here, Shine on your C..., Time, Another Brick..., Dogs,.... etc.... escolha uma!!

Zuricow
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Eric Clapton
Porquê: Puro feeling solos com excelentes fraseados, uma capacidade muito boa na composição de músicas e pegada extremamente marcante.
Musica de referência: Gosto muito da "I wanna make love to you" musica cujo destaque está na melodia não no solo[b][/b]. Mas da pra citar milhoes o cara eh foda, foi até batizado de Slowhand.

O mal da comunidade guitarristica de hoje é o pessoal pagar pau pros guitarristas firulentos e rapidinhos. De que adianta velocidade se não conseguir ouvir direito o conteudo do solo? Isso que é importante.

Fora o Clapton tem muitos outros, OS MELHORES guitarristas.

jm17
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista:o grande dos grandes nao podia faltar:jimi hendrix
Porquê:porque ele revolucionou quase 50 anos de guitarra e tinha musicas super inovadoras e criativas para a epoca
Música de referência: minha preferida dele voodo child hehehe!

hughet
Veterano
# jun/09 · Editado por: hughet
· votar


Guitarrista: John Mayer
Porquê: Toca muito, tem fraseados muito bons, apesar de fazer bastante música POP, vê-se nos shows que o cara manda na guitarra...
Música(s) de referência: Várias músicas do DVD ao-vivo: "Where the light is", vejam os vídeos do show no YouTube, vale a pena.

ricolb
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista:BB King
Porquê: Controle total e feeling em cima de uma única nota.
Musica de referência:The trill is gone.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Hard_Guitar
Quando você pede à qualquer um para dar exemplos de guitarristas virtuosos, alguns nomes estão na ponta da língua: Malmsteen, Steve Vai, Satriani, Kirk Hammet, Petrucci, Eric Johnson, Nuno Bittencourt, Kiko Loureiro, e mais umas dezenas surgem por aí... mas e os "Mãos-Lentas"?
Não sabia que o Eric era não-lento.

Guitarrista: Alex Lifeson (Rush)
Porquê: Na verdade ele já passou por uma fase mais shredder na segunda metade dos anos 80, mas ele é predominantemente um não-shredder que explora muito bem as harmonias.
Musica de referência: La Villa Strangiato (ele shreddeia no violão clássico, mas no geral a música retrata a essência dele) e todas as do álbum solo dele, Victor.

Guitarrista: Ritchie Sambora (Bon Jovi)
Porquê: Esse é mais mão-lenta nas performances em estúdio. Mas tanto em estúdio como ao vivo ele mostra uma pegada e um feeling monstruosos.
Musica de referência: Living on a Prayer e Wanted Dead or Alive

Van_Lorien
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Keith Richards (The Rolling Stones)
Porquê: O mestre dos riffs. Com muito feeling o mestre Keith Richards criou licks e riffs inconfundíveis.
Musica de referência: Start Me Up, Brown Sugar, (I Can't Get No) Satisfaction.

Hard_Guitar
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Não sabia que o Eric era não-lento.

Ouça os primeiros segundos de Cliffs of Dover ;-)

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: John Scofield
Porquê: Fraseado unico, senso ritimico absurdo.
Musica de referência: São varias, deixo esse link dele messaround com a guitarra.
http://www.youtube.com/watch?v=ler4KKEcHDY&feature=related

E esse outro aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=nVaotTRHExE&feature=related

Hard_Guitar
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Mark Tremonti (Creed)
Porquê: A banda era uma merd*, mas a criatividade dos arranjos de guitarra nas músicas eram quase sempre muito boas. Alguns riffs são memoráveis. Até quem não gosta da banda, quando ouve um pedacinho da guitarra já sabe que música é.
Música de referência: Six Feet From The Edge

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista:Slash
Porquê: Porque ele fritando é tosco demais, e mesmo assim, é um dos guitarristas mais reconhecidos do mundo, provando que fritar é apenas um "tempero" a mais na música
Música de referência:Sweet child o'mine, nem preciso citar outras.

jm17
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista:jimmy page
Porquê: tinha um felling monstrouso um senso melodico fora do comun,tanto fazia otimas bases quanto solos que viraram verdadeiras obras primas
Música de referência:starway to heaven

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


ogner
John Scofield

Cara, o Scofield tocou um new bebop a maior parte da vida, bebop via de regra é rápido pra caralho, e especialmente nessa fase ele ainda tocava sem distorção. Pode até não ser um Allan Hodsworth, mas quando precisa o Socfield é muito rápido

Zuricow
Eric Clapton

Flala sério cara, tu tem que ouvir Clapton de novo, e nem precisa ouvir as musicas de andamento rápido não, ouça o solo final de Groaning the Blues, ou o a parte elétrica do Disco One, More Car, One More Rider, que tu muda de idéia. Inclusive, eu tenho achado que ele tem tocado cada vez mais rápido. Não no nível dos Steve Vai da Vida, mas quando é preciso toca bem rápido tb.

Thyagw
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista:Mark Knopfler
Porquê: Seu estilo de tocar (sem palhetas), seus riffs marcantes e solos desde sua carreira no Dire Straits até a fase blues fazem dele outra pessoa pra quem menos é mais
Música de referência: Brothers in Arms, Sultans of Swing, Lady Writer

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Guitarrista:Mick Taylor
Porquê: Porque tem um dos estilos mais melódicos de tocar que eu conheço, além de ser um grande mestre do Slide e de ser o grande responsável pela melhor fase dos Rolling Stones e oela segunda melhor fase do John Mayall's Bluesbreaker.
Música de referência: Wild Horses, Sway, Brown Sugar, Honk Tonk Woman, os discos Stick FInger e Exile on Main Street inteiros, Wild Horses, Live With Me, Midnight Rambler, You Cant Aways Get What You Want, Gimme Shelter, etc, etc, etc.

Thi_tecladista
Veterano
# jun/09 · Editado por: Thi_tecladista
· votar


Guitarrista: Kiko (Roupa Nova)
Porquê: solos e riffs fraseados com excelência e facilmente memorizáveis, do tipo que dá vontade de cantar junto com a letra.
Música de referência: Sapato Velho, Chama.

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix


Verdade, eu ia citar isso. Ele dava umas fritadas tortas mesmo durante um periodo. Mas no geral acho que ele é mão lenta mesmo!
hehehe

Abço.

Eric Clapton
Veterano
# jun/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Guitarrista: Mark Knopfler
Porquê: Da mesma forma que eu considero o Clapton, Knopfler praticamente faz o que quer com a guitarra, sabe tocar rápido e lentamente de forma única e precisa. Criou riffs marcantes (como os de "Money For Nothing" e Heavy Fuel") e solos memoraveis (como os de "Sultans Of Swing" e "Brothers In Arms"), possui peculiaridades quando toca com uma Fender Stratocaster ou com uma Gibson Lespaul, sendo lembrado instantaneamente por apenas tocar algumas notas e sem contar o dedilhado fingerstyle perfeito!...enfim um músico completo!
Musica de referência: São várias, mas o solo final de"Telegraph Road" é simplesmente perfeito!!

Eric Clapton
Veterano
# jun/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Não boa, eu não acho o Clapton um guitarrista lento...

Este é o solo de "I Shot The Sheriff" ao vivo no Crossroads Guitar Festival, Clapton nesta época estava com 60 anos... Eu acho que neste solo ele toca rápido até demais e sem desmerecer outros guitarristas da sua geração, mas são poucos os caras da sua época que ainda tocam deste jeito... Eu não toco rápido desse jeito!!! =D



Deiab
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Luther Allison
Porquê: Porque assistindo um dvd ao vivo do cara, eu fiquei impressionado com a qualidade das composições, timbre das gibson dele e o carisma que ele tinha. Pra quem quiser o dvd é o LIVE IN PARADISE, acho que são umas 2 horas e meia de show. Além de pela primeira vez ter visto em ação uma gibson com p-90s que tem um timbre foda.
Música de referência: watching you

http://www.youtube.com/watch?v=s7iMLoV0lbE

monty
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Guitarrista: Alex Lifeson (Rush)
Guitarrista: Ritchie Sambora (Bon Jovi)

Sacanagem, citou os que eu ia falar. Vai mais um:

Guitarrista: Johnny Greenwood (Radiohead)
Por que: É o guitarrista mais anti-guitar-hero que conheço. Compositor de primeira, faz música erudita contemporânea na guitarra, com harmonias não convencionais e explorando de forma melódica e lírica dissonâncias e ruídos.
Música de referência: Todas do OK Computer.

Eric Clapton
Veterano
# jun/09
· votar


MAs os vídeos que eu realmente me impressinei, foi com as sessões do documentário do Martin Scorsese, 'Nothin' But The Blues', Clapton está muito inspirado e tocando solos bem rápidos (diferentes do costume de sua carreira solo): Ou seja, eu não concordo com o apelido "Slowhand"

"Five Long Years"



"Groaning The Blues"



"Have You Ever Loved A woman"



thmenezes_RJ
Veterano
# jun/09
· votar


Murillo Wendel

Clapton está muito inspirado e tocando solos bem rápidos (diferentes do costume de sua carreira solo)

hehehe só aí vc já disse que ele é um slowhand. Sei lá, na minha opinião se a carreira dele inteira foi de solos mais lentos, os solos clássicos dele são todos lentos, não é por causa de algumas coisas diferentes do usual que vc vai mudar a visão sobre ele.

Ser slowhand não é não saber tocar rápido... é escolher não tocar rápido. Mesmo que eventualmente vc use um ou outro lick mais acelerado.

Eric Clapton
Veterano
# jun/09
· votar


thmenezes_RJ

Eu concordo com você, mas isso não muda o fato de que ele posa ter definido seu estilo "slowhand" simplesmente por quis e não por algum tipo de limitação, pq se ele consegue tocar rápido (mesmo velho) isso significa, praticamente, que ele sabe tocar rápido e ele naõ toca sempre assim é pq não quer mesmo! È só buscar os álbuns ao vivo do Cream que você vai ver que a forma que ele tocava no Cream é muito diferente da forma que ele toca em carreira solo. Lembrando que ele tem quase 50 anos de carriera... é muito tempo

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


thmenezes_RJ

Ser slowhand não é não saber tocar rápido... é escolher não tocar rápido. Mesmo que eventualmente vc use um ou outro lick mais acelerado.

Exato. Isso serve em cheio pro Jonh Scofield. E pra tantos outros citados aqui.

Jinkxs
Veterano
# jun/09 · Editado por: Jinkxs
· votar


Guitarrista: George Harrison (Beatles)
Porque: Ajudou, com os Beatles, a criar o Rock'n Roll como conhecemos hoje. Era, dos quatro, aquele com maior conhecimento musical, e por fim, seus solos, riffs e fraseado estão sempre presentes na galeria das maiores obras-primas da história da música pop.
Musica de Referência: While my Guitar Gently Wheeps

khan
Veterano
# jun/09
· votar


Entrei aqui pra falar do david gilmour,mark knopfler e jimmi page mas já falaram.Ahuahua
E opiniao minha,mas os "mãos lentas " dão uma sova nos tais "virtuosos.

dark evil
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Marco Donida(Matanza)
Porque: Ocara é fod*!! Tem pegada e mistura mto bem country com metal!!!
Musica de Referência:


erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Thi_tecladista
Bem lembrado. Tem um show deles ao vivo de 1991 que ele mostra suas influências shredders.

Murillo Wendel
Daora o Clapton tocando de bermuda!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mãos-lentas: Grandes guitarristas não-virtuosos!