Mãos-lentas: Grandes guitarristas não-virtuosos!

Autor Mensagem
Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Eric Clapton

Por que: Clapton é um dos se não o maior guitarrista de todos os tempos, versatilidade é seu nome, toca de tudo e muito bem. Além de ter inteligência para criar música "comerciais" que não deixam de ser obras primas, canta pra caralho.... toca bem qualquer coisa que tenha de 6 a 12 cordas!!!

Música de referência: Five Long Years

Clapton tocando lento: "sensacional, puro sentimento"
Clapton rocando rápido: "PRECISÃO é o seu nome"

Fritação não é música... é um recurso que deve ser usado com "parcimônia".

Steve vai fez muito isso em "For the love of God", e abusa em outras música que até "deixam de ser música". O mesmo para Eric Johnson.

CLAPTON É COMPLETO!

CLAPTON is GOD!

Hard_Guitar
Veterano
# jun/09 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


ogner
Murillo Wendel
thmenezes_RJ

Como eu disse no tópico, o objetivo é:

...relacionar os grandes guitarristas, ou guitarristas que tocam em bandas famosas, mas que não utilizam (ou raramente utilizam) grandes técnicas, velocidades, virtuosismos, etc.

Headstock invertido
Veterano
# jun/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Guitarrista: Daron Malakian (System of a Down)
Porquê: Sabe encaixar o riff certo na hora certa.
Musica: Bounce, Radio/Video e Metro.

Guitarrista: Os da maioria de bandas de rock pesado (Metalcore, Screamo, Deth Metal e etc)
Porquê: Pq preenchem a musica de riffs de uma forma incrivel.
Musica: State of the Union, Nothing's Wrong, Redemption, etc...

Guitarrista: Andrew Stockdale (Wolfmother)
Porquê: Pq sim
Musica: Joker & The Thief, Woman, Apple Tree, etc...

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


Hard_Guitar

É talvez então o Scofield seja bom demais pro tópico.

Troco ele pelo Tom Morello então. Sem virtuosismo, sem velocidade, nem sabe nada de tecnicas, escalas e etc, mas tem uma criatividade absurda e soma muito pra toda banda que toca.

Melhor né.

Só pra constar, gosto muito dele. Antes que venham os sábios críticos de plantão aqui do FCC.

Hard_Guitar
Veterano
# jun/09
· votar


ogner
É talvez então o Scofield seja bom demais pro tópico.

Na verdade meu comentário não foi com relação à sua indicação, e sim para mostrar que o objetivo não é colocar guitarristas que não sabem fritar, e sim guitarristas que "não fazem questão" de fritar. Pode deixar o Scofield lá! É nosso convidado de honra!

ogner
Veterano
# jun/09
· votar


Hard_Guitar

Hehehehehe, saquei!!!

Abço.

Hard_Guitar
Veterano
# jun/09 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


Guitarrista: Lucio Maia (Nação Zumbi)
Porquê: Você sabe como encaixar uma guitarra no meio de um maracatu? Ele sabe.
Música de referência: Qualquer uma do Nação Zumbi ao vivo, principalmente "Macô" e "Manguetown".

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Murillo Wendel
Eu acho que neste solo ele toca rápido até demais e sem desmerecer outros guitarristas da sua geração, mas são poucos os caras da sua época que ainda tocam deste jeito... Eu não toco rápido desse jeito!!! =D

Cara, acho que dessa época só o Albert Lee toca mais rápido que ele, mas o Lee é um animal... hehehehehehe

Ou seja, eu não concordo com o apelido "Slowhand"

Cara o apelido não é porque ele toca de vagar, até porquê na época dele, ele era considerado o guitarrista mais rápido da cena musical de Londres. O apelido, segundo a biografia dele, vinha do fato de que ele sempre quebrava cordas nos shows por usar cordas de Banjo no lugar das cordas agudas de guitarra (porque eram mais fina e ajudavam a tocar mais rápido), então sempre tinha que trocar as cordas que quebravam durante os shows, e ele era muito lento pra fazer isso, enquanto ele demorava, o empresário sempre ficava botando pressão dizendo: Vamos lá, mais rápido, Slowhand.

Eu concordo com você, mas isso não muda o fato de que ele posa ter definido seu estilo "slowhand" simplesmente por quis e não por algum tipo de limitação, pq se ele consegue tocar rápido (mesmo velho) isso significa, praticamente, que ele sabe tocar rápido e ele naõ toca sempre assim é pq não quer mesmo! È só buscar os álbuns ao vivo do Cream que você vai ver que a forma que ele tocava no Cream é muito diferente da forma que ele toca em carreira solo. Lembrando que ele tem quase 50 anos de carriera... é muito tempo

Cara. É isso mesmo, a carreira do Clapton tanto é muito vasta como cheia de fases, ele tem uma fase em que ele tocava muito rápido, a verdade é que toda essa corrida por tocar rápido é fruto de uma disputa dele, do Hendrix, do Pete Townsend, do Jimmy Page e outros guitarristas da época, eles quem começaram essa coisa de querer tocar na velocidade da luz. O próprio Van Halen, que é pra muito os primeiro shreder no sentido atual, foi começar a tocar rápido pra imitar os caras.

thmenezes_RJ
hehehe só aí vc já disse que ele é um slowhand. Sei lá, na minha opinião se a carreira dele inteira foi de solos mais lentos, os solos clássicos dele são todos lentos, não é por causa de algumas coisas diferentes do usual que vc vai mudar a visão sobre ele.

Como eu disse acima, essa de solos lentos depende da fase, se fosse pra dividir a carreira dele entre lento e rápido, eu diria que a única fase da carreira dele que foi inteira marcada por musicas mais lentas é a que vai do fim do Darek and the Dominoes até meados dos anos 80, que é uma fase que tem muita influência do J.J. Cale, do Bob Dylan e de diversas Bandas de Reggae, 10 anos em 50 anos de carreira não é a maioria da carreira do cara. Agora numa coisa você está certo, as musicas dele que foram grandes sucessos comerciais, em sua maioria foram baladas, mas esses sucessos quando muito representavam 1 musica ou 2 por disco, que em média tinha 10 a 12 faixas. Não dá pra generalizar dizendo que os solos rápidos dele são eventos pontuais na carreira.

Mas acima de tudo, é como você e outros disseram, ele, Scofield e muitos dos citados aqui, são caras que sabem exatamente o que a musica pedem, e fazer isso sem a pretensão de querer se exibir gratuitamente em detrimento da musica. Logo tocam rápido quando tem que tocar e tocam lento quando tem que tocar.

ogner
monty
Tom Morello
Johnny Greenwood (Radiohead)
Caras vocês falaram tudo, de 15 anos pra cá, eles foram alguns dos poucos guitarristas a fazer algo realmente novo.

slashado
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Dado Villa-Lobos (Legião Urbana)
Porque: Precisa dizer? Pow, o cara faz um violão cantar... o mesmo faz na guitarra. E nem precisa quebrar a barreira do som, ele tocando é espetacular!
Musica de Referência: Pais e Filhos, Perfeição, Índios (e todas as outras).

bpv
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Angus Young
Porque: Não existe banda com riffs mais poderosos que AC/DC. Ele não é fritador e nem slow hand, é o meio termo ideal. As canções do AC/DC pedem solos como de Angus.

Musica de Referência: Back in black, thunderstruck, hells bells, etc etc etc..



Guitarrista: Malcolm Young
Porque: Um grande guitarrista que fica escondido pela grande presença de Angus. Esse cara é o exemplo de disciplina. Alguém já viu ele saindo da base pra dar uma solada ou fillzada? Guitarra base mais fiel não há! Além do que ele ainda sola, e muito bem.

Musica de Referência: Back in black, thunderstruck, hells bells, etc etc etc..

Johnny R.
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Johnny Ramone (Ramones)
Porque: Porque as bases são simples mas a pegada é forte, rápida e simetrica. Poucos conseguiam tocar mais de 30 musicas daquele jeito em menos de uma hora.
Numa festa de músicos, em 79, Keith Richards do Stones chegou nele e disse, "vc é o guitarrista mais rápido que eu já vi tocar."
Musica de Referência: Jackie is a punk, Shock Treatment e psicho theraphy (escutem o disco LOCO LIVE e irão me entender...)

vialatico
Veterano
# jun/09
· votar


GUITARRISTA: George Harrison

PORQUE: Atraves do seu jeito de tocar tao natural, revelava muita de sua personalidade, que era admiravel e ainda é admiravel.

Musica de referencia: Todas

andreteixeira
Veterano
# jun/09
· votar


guitarristas: joe perry & brad whitford - ( Aerosmith )

porque: melodias perfeitas, fraseado nota 11 principalmente do joe perry.

musicas: praticamente todas

Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


Guitarrista: Danny Gatton.
Porque é capaz de mesclar passagens lindas de morrer saindo delas à velocidade da luz. É até difícil defini-lo como jazz, blues, country....
Músicas de referéncia: Sleepwalk, Notcho Blues...

Ed Gomes
Veterano
# nov/09
· votar


Guitarrista: Peter Green

Porque: O melhor guitarrista de blues da Inglaterra (pergunte ao Eric Clapton...)

Musicas: The Stumble, Black Magic Woman, The Green Manalishi,...

buddy guy
Veterano
# nov/09 · Editado por: buddy guy
· votar


Hard_Guitar



Guitarrista: David Gilmour (Pink Floyd)
Porquê: Pô... precisa dizer??? (2) ?
Musica de referência: Maroneed,lerney to fly (do albúm pulse),coming back to life entre outras.


EDIT David Gilmour é o cara !!!!!!

Headstock invertido
Veterano
# nov/09
· votar


Guitarrista: Steve Bartek (Oingo Boingo)
Pq: Acompanhava com prefeição todos os arranjos das musicas do Boingo, que convenhamos, eram fodas :)
Musicas: T-O-D-A-S !

Sioux
Veterano
# nov/09
· votar


Thyagw

Não considero Mark Knofler um "Slow Hand".

Ele é otemo, sou super fã, mas ele é Country, é rápido e muito bom.

David Gilmour (Resposta Padrão) hehehe é sem dúvida "ô" cara.

rafamoraes
Veterano
# nov/09
· votar


Guitarrista: Tony Iommi

Porque: Colocou peso de verdade na guitarra rock, criando o heavy metal. É considerado o mestre dos riffs por caras do porte de James Hetfield. O cara criou riffs enigmáticos e hipnóticos com um timbre hiper pesado, numa época onde o equipamento não tinha nem metade da tecnologia de hoje. Falar em guitarra com som pesado, tem q falar desse cara.

Musicas: Black Sabbath, Snowblind, Children of The Grave, Symptom Of The Universe, Iron Man, etc.

guitarclub
Veterano
# nov/09
· votar


ogner
Tom Morello
Sem virtuosismo, sem velocidade, nem sabe nada de tecnicas, escalas e etc, mas tem uma criatividade absurda e soma muito pra toda banda que toca.

não! o Tom Morello sabe "shreddear". em alguns solos ao vivo, ele dá uma fritada.
vi um vídeo dele falando que antes era shredder, mas depois passou a estudar mais sons diferentes, tentando imitar DJs, por exemplo, invez de estudar shredding.

Endurance
Veterano
# nov/09
· votar


Só um nome pra vocês: Andy Summers

LucaSlash
Veterano
# nov/09
· votar


Mãos-lentas ?

Eu iauehiauhieuah. Mão bem lenta...



Guitarrista:Carlos Santana

Porque: Ele não precisa fritar para falar que sabe tocar.

Música de referencia: Europe e Smooth

edumnovaes
Veterano
# nov/09
· votar


Guitarrista: Les Paul (In Memorian)
Porquê: Se não fosse por esse senhor, provavelmente não estaríamos nesse forum hoje!
Música de referência: Qualquer uma que ele toque! Gosto muito de Caravan!

XurruS
Veterano
# nov/09
· votar


Guitarrista Tom Morello (RATM, Audioslave)
Porquê: pra mim usa muitissimo bem de seus efeitos e nao é aquele fritador do caralho
Música de referência: Be yourself, Show me how to live, ...

Megamedes
Veterano
# nov/09 · Editado por: Megamedes
· votar


Guitarrista: Peter frampton
Por quê: Não é meu preferido, mas de longe tem que ser esquecido, é só ver as musicas dele. São muitas fáceis e "complexas" (no sentido de serem legais) e que colam no cara. Riffzinhos lentos, solinhos moderados e tudo mais.
Musica:Do you feel like we do, Breakin All the rules, Show Me the Way e ai vai.

RMafe
Veterano
# nov/09
· votar


Guitarrista: : Elliott Smith
Por quê: Ótimo compositor, criava harmonias excelentes, e ótimas composições. Tem mais música boa q muita gnt mais famosa(e fazia praticamente tds).
Música: Angeles, Son of San,Christian Brothers, Needle in the hay , e por aí vai.

Acho q essas quatro q eu coloquei ja dao uma boa ideia. A "Son of San tem clipe no youtube.

cortesx
Veterano
# nov/09
· votar


Guitarristas que não usam velocidade?
Gilbert por muito tempo não usou... Frusciante é um cara duca, mas nunca usa a técnica...

RMafe
Veterano
# nov/09 · Editado por: RMafe
· votar


nem sabe nada de tecnicas, escalas e etc,

Flw então. Só falta dizer q ele n tem a minima ideia do q esta tocando, e q as mãos dele é q tocam sozinhas.

cantVaria
Veterano
# nov/09
· votar


Quando entrei nesse tópico lembrei do The Edge do U2

Guitarrista: The Edge
Por quê: Sabe usar muito bem os efeitos e os encaixa com perfeição. Além de ser um compositor muito criativo.
Música: New Years Day

Endurance
Veterano
# nov/09
· votar


cantVaria
Meu guitarrista não virtuoso favorito, depois de Andy Summers

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mãos-lentas: Grandes guitarristas não-virtuosos!