Meu projeto de guitarra

    Autor Mensagem
    Rafael Rebelo
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Rafael Rebelo


    devido a pedidos do MMI, tou postando aqui meu projeto de guitarra... ainda to terminando e tem muitas coisas que ainda nao decidi, mandei pro fabio seiji pra ele dar uma olhada, e espero, assim que tiver dinheiro fazer com ele, tou só esperando alguma resposta dele...

    Nome: Monalisa-01

    Caracteristicas: Guitarra sólida hibrida de Les Paul e Strato com o melhor dos dois mundos: timbres e som percursivo de strato e punch, sustain e tocabilidade da les paul.
    Sonoridade cremosa, quente, mais voltada aos graves, porém com claridade e definição, sendo um meio termo ao mesmo tempo de moderno e vintage.
    Braço com tocabilidade bem agradavel e confortavel (tenho preferencia por pegada de braço de les paul, mas pode ser diferente ou modificada) e ação da guitarra voltada a pegada de mão direita mais pesada, entao a ação deve ser um pouco mais alta, mas de um modo que as cordas fiquem macias (mas nao em demasia) o suficiente para privelegiar bends e vibratos desde os mais suaves até os mais agressivos.
    Preferência por peças inteiras, não lâminadas.
    "O som da madeira deve saltar do amplificador"
    Deve focar principalmente a pegada e expressividade, mas também favoreça a técnica.
    Prioriade para o timbre e tocabilidade, visual é o de menos.
    Peso do instrumento também não é importante, pois estou acustumado com o peso de les paul.
    Blindagem e isolamento para diminuição de ruídos (???)
    O instrumento deve manter bem a afinação.

    Afinação/Cordas: Afinação será C#. Cordas Daddario Nickel Wound - Heavy Gauge .012

    Visual: Moderno/Vintage e Psicodélico

    Marcação:

    Acabamento/Pintura: Acabamento de acrílico fino.
    Cavidades sem pintura para a madeira "respirar" e envelhecer.

    Ferragem: prateada ou preta (???)

    Referências: Music Man Steve Morse (tanto a Azul quanto a Y2D), PRSs, Guitarras Suhr, Fender EVH Wolfang (são apenas referencias e inspirações, nao necessariamente modelos para basear a guitarra)

    Timbres Necessários:
    1) um timbre tipico de strato, para blues e derivados... talvez single coil de braço
    2) um timbre bonito e encorpado pra bases limpas e dedilhados
    3) um timbre pra solos gordos, cremosos e articulados
    4) um timbre pra bases distorcidas e solos. um timbre grave encorpado, pesado, mas não heavy metal. aqui que seria o principal do meu timbre, o algo entre o moderno e o vintage. Bases gordas e graves, riffs articulados e o solos cortantes. (captador humbucker na ponte, porém na diagonal, para captar melhor as frequencias das cordas mais graves ???)

    Corpo: Basswood/Maple Top (com o maple mais grosso para mais punch - ???)
    Estilo Strato, porém mais encorpado e mais redondo (???)

    Braço: Gordo
    Estilo Les Paul ou PRS (???)
    Neckthru
    Maple

    Escala: Escala de pau ferro ou (algum tipo de) rosewood (???)
    25'' (???)
    22 ou 24 trastes (???)
    Escalopado nos trastes finais (a partir do 12 ???)
    Facil acesso às casas finais

    Tensor: apenas um

    Trastes: Dunlop Jumbo Stainless Steel

    Ponte: Fixa TonePros tune-o-matic ou string-through the body???

    Headstock: Estilo Les Paul modificado (???)

    Tarrachas: Kluson ???
    PlanetWaves Auto-Trim Tuning Machines 3+3 ???

    Jack: do lado, estilo Les Paul, ou em algum lugar que tire menos madeira possivel da guitarra

    Captadores: Fixados direto na Madeira (IMPORTANTE: gosto dos captadores mais perto das cordas, para som mais cheios e fortes)
    1 Humbucker e 2 singles (???)
    Modelos do Sergio Rosar (???) (ele deu a sugestão de usar um humbucker na ponte e 2 singles dual blade) [Puchbucker, King Mid, Twin Vintage)
    Suhr (???)
    Joe Barden (???)
    Dimarzio (???)

    Controles: Seletor de pickups na parte de cima, ou em uma parte de baixo que a mão direita nao troque o captador sem querer por causa de palhetada/batida forte.
    Chaves serial/paralelo pra cada captador (???)
    1 Volume e 1 Tone (1 de 250k e outro de 500k ou ambos de 500k ???)

    Pestana: Osso ou Latão (???)

    Carrinhos: Latão

    ----------------------------------------

    Pra quem quizer conferir o trabalho da minha banda tá aqui o myspace:
    www.myspace.com/monalisamolestada
    só lembrando que são versoes demos, nossas primeiras gravações, alem de que foi feito aqui em casa, entao nao tá um primor de qualidade, mas dá pra sacar...
    As gravações foram feitas em dezembro e janeiro de 2009, tinhamos uns 6 meses de banda, e o batera tinha acabado de entrar.
    OBS.: no momento tamos procurando vocalista, o que gravou a voz, nao toca mais conosco.

    JC_Junior
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    belo projeto!

    por que você não coloca 2 pots pra volume e tom, ao invés de somente 1??

    na minha opinião ficaria muito mais versátil!!!


    abraços!

    o/

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    geralmente quanto mais simples algo é, melhor fica..

    de qualquer modo pra quem muda captadores durante a musica e gosta de manter uma certa dinamica, como eu, os 2 pots não são necessarios...

    mateus8
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Rafael Rebelo

    vc jah esta fazendo ela ou ainda esta só nos projetos?

    Deiab
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Vai ficar interessante essa guita, com certeza top e vai custar uma grana também, nos mantenha informados.

    mzloko
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: mzloko
    · votar


    bem legal cara
    passa fotos dela depois
    abs

    edit: a faiz pestana em osso mesmo!!

    MMI
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Valeu cara!!! Fiquei honrado que você fez esse tópico.
    Primeira sugestão... Deixe o braço sem verniz liso, como a Morse ou a Wolfgang. O braço com óleo e cêra melhora a tocabilidade do braço, especialmente quando a mão começa a transpirar um pouco, não "gruda" no verniz nas frases mais rápidas.
    Conhece as tarrachas Sperzel? Eu as acho fantásticas.
    Considerou captação das PRS? A mais versátil, de longe, é a 513. Mas as Custom são legais e a idéia da Chris Henderson também.
    Valeu. Abraço

    mpmegas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    legal cara, é melhor 23 trastes! na ponte um hb com formato single, e brço um single!!

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Rafael Rebelo
    · votar


    valeu pelas dicas, pessoal!

    a guitarra tá no projeto ainda... tem que definir se vai ser essas madeiras mesmo, e se vai dar pra conseguir elas... ai depois é questao de definir a captadção, pois quero sentada direto na madeira.
    quanto ao preço, acho que vai sair meio caro mesmo, mas acho que nao tanto, pois nao vai ter alavanca, e acho que ela que complica muita coisa..

    MMI
    disponha cara!! anotei a dica do braço e a das tarrachas Sperzel, nao conhecia... pelo que li no site parece ser bom mesmo.
    dei uma olhada na chris henderson, mas nao entendi o que vc quiz dizer, foi o lance de 3 humbucker?? se for, eu acho que alonga muito o espaço entre o braço e a ponte e retira muita madeira do corpo.. deve interfirir muito...
    EDIT: olhando de novo, vi que o pushpull ativa o captador do meio, mas qual a ideia atrás disso? nao conheço muito o trabalho dele...
    pra montar o projeto, me basei um pouco nas 513...
    quanto a captação, to mais inclinado pra ir de sergio rosar, nao só pq ele foi atencioso comigo, mas tb pela versatilidade dos captadores dele, fora que é nacional, e é bom apoiar coisas nacionais de qualidade... sem contar que o preço é acessivel.
    se tiver mais dicas, pode mandar!
    ahh, conhece algum luthier bom que poderia fazer um orçamento?

    mpmegas
    valeu cara... mas na verdade quem vai decidir muita coisa aí, pra chegar mais no resultado que quero, é o luthier que for fazer... até agora sao só sugestões e idéias...

    Rod Turtle
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Rafael Rebelo
    Cara, conseguir maple e basswood aqui no brasil vai sair caro, muito caro, sugiro que opte por outras madeiras.

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Rod Turtle
    acho que as alternativas são marupá e pau marfim, né??

    a questão da madeira é dificil mesmo, mas botei essas pra ilustrar o efeito desejado...

    MMI
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: MMI
    · votar


    Eu também não conheço o trabalho do Chris Henderson, mas conheço a guitarra signature dele, tenho uma. É ótima, to para ver Les Paul melhor. Mas falo da idéia dos captadores, seja single ou humbucker. O cap do meio sempre é o captador menos utilizado. Então, ele entra com push/pull e a seleção de captadores permanece com o seletor de 3 posições, mais prático e simples que um de 5.
    A 513 fica dificil, beirando o impossível. Os 5 singles mais o circuito para deixá-los mais fortes ou fracos, são muito dificeis de copiar. Mas se for pensar em linhas gerais, de uma maneira simplista pode-se falar que é uma HSH com possibilidade de "splitar" os humbuckers.
    Vou te contar a verdade, eu já montei uma guitarra. É legal, se aprende muito, mas nunca vai dar para vender (sem perder muuuito dinheiro), então vale fazer o melhor possível. Algumas dicas que eu dou... Você pode pensar em comprar peças dos EUA, há chances de algumas coisas entrarem sem a taxação, como ponte, tarrachas, captadores, potenciômetros (os chineses disponíveis por aqui acabam logo). Vale visitar alguns sites, como o da Peavey Custom Shop nem que seja só para inspiração. Em alguns sites, como o Ed Roman, tem braços e corpos bons, bonitos e menos caros para se comprar, inclusive coisas como braço inteiro em rosewood, coisas assim. Tem o Ebay também. Comprando partes, você que faz (sai caro, mas se comprar as peças aos poucos, você faz seu "financiamento") e o luthier não fica com o dele, e este vai cobrar tudo de uma vez ou dividir em poucas vezes.
    Outra possibilidade é usar nut, carrinhos ou até as pontes da Graphtech, são muito bons. Inclusive, dá para colocar uma ponte com piezo e/ou MIDI com o Ghost Pickup System. Chega a dar um som interessante de violão, além do MIDI que é bom, mas o som é o do seu MIDI. O Petrucci usa piezo na guitarra dele mas, apesar de nunca ter colocado lado a lado, parece que o sistema da Graphtech é melhor que o dele.
    Só conheço luthiers aqui em Sampa. Se fosse fazer uma guitarra com alguém, seria com o Vellozo, porque a construção é ele mesmo quem faz e o faz bem e sem frescuras, como se achar o máximo e cobrar caro pelo estrelismo como alguns. Ele consegue muitas madeiras, mesmo as importadas (flame e quilt maple, por exemplo) e nacionais (até jacarandá ele pode correr atrás). Já vi excelentes cópias de PRS, Gibson e Stratos dele, até de lap steel e ukelele. Mas você está longe de SP, acredito que fique dificil...
    Não me leve a mal, se for fazer tudo vai ficando bem caro. Mas estou comentando algumas possibilidades.

    Rod Turtle
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Rafael Rebelo
    Para o maple acredito que seria o marfim, mas se eu não me engano não existe madeira no mundo similar à basswood.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    puts de boa ,legal a ideia mas n sou luthier mais acho q na vida real vc ta tentando misturar dois extremos (les paul e strato)fora as madeiras serem completamentes diferentes (strato ash,les paul mogno e tampo em maple) talves n de certo mas nao sei, acredite e converse com seu luthier sobre a ideia

    seek n destroy
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Rafael Rebelo

    cara por tudo que você falou..acho essa guitarra meio utópica oO

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Rafael Rebelo
    · votar


    MMI
    ahh, entendi... outra boa dica sua!!! anotei a idéia de desligar o cap do meio... ai vai ter o timbre de combinação do cap do braço com o da ponte... a guitarra do morse tem umas ligações interessantes tb...
    a 513, foi só uma inspiração... do tipo, les paul e strato em uma guitarra... mas nao vou querer aquela parte eletrica maluca nao hehe...
    to dando uma olhada nos sites gringos sim... tinha achado um interessante que monta guitarras customizadas acho que era war*algumacoisa*, quando achar de novo te mando o link...
    EDIT: o site é http://www.warmoth.com/
    entrei em contato com o velozo, o ludur e o dicastellis tb... vamo ver quanto sai a brincadeira haha... acho que até uns 3 mil, de acordo com a forma de pagamento, fica viavel... vc acha que vai sair nessa faixa? mas de qualquer forma, como vc disse, vale a pena.. já que vou fazer ela pra mim, sem querer vender depois...

    rhoadsvsvai
    seek n destroy
    nem tanto... é questao de ingredientes certo... deem uma pesquisada na prs 513, nas guitarras do steve morse e dêem uma olhada nesse video:
    http://www.youtube.com/watch?v=i6T0QYstBYY
    lembra uma strato nao?? mas nao é, e nem tem madeiras de strato...
    na verdade, verdade, o que eu quero é algo como uma strato turbinada com pegada de les paul...

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    sem esquecer do Van Halen... ele nunca gostou das guitarras que existiam disponiveis, e sempre modificou elas... ele mesmo sempre quiz fazer essa junção de strato + les paul...

    bem, de qualquer forma, nao custa tentar... pra quem tem espirito aventureiro como eu, vai ser otimo ir de cabeça na loucura...

    pOkiz
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Geeeeeeeeeeente, desculpa cavar isso tudo.

    Porém li ali sobre os caps na diagonal, realmente, o BJ do Green Day usa um Humb na diagonal na guita dele, queria saber qual a diferença de por reto. Aqui ta a foto ó...

    http://i.ytimg.com/vi/ooYa9jHje-M/0.jpg

    pOkiz
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    up up up, ngm? :/

    gizvanni
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    pOkiz

    Isso é uma coisa que eu sempre quis saber, mas acredito que deve ser igual com o single da ponte de uma strato. Ele deve realçar mais os agudos e graves.

    pOkiz
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Entao... e pelo jeito os outros também querem saber aSUAOIUSAIO, acho q ngm sabe o motivo :X

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rafael Rebelo

    Uma strato que fiz pra um membro aqui do forum foi a do Bruno, nick "caregando", de uma olhada com ele o timbre que ficou.
    Aqui tem o album de fotos dela, http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157625907140584/

    e aki o topico que ele criou. http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255273/

    Qualquer ajuda que quiser, estamos a disposição!

    É uma opção validas para as madeiras que usei, a guita ficou bem com essa pegada que voce quer de strato com timbre mais encorpado. (definição de Graves, médios e agudos).

    Aqui tem o album dos ultimos projetos da Nesher Instrumentos - http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu projeto de guitarra