Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Jânio F. Lira
Veterano
# jun/09
· votar

Saudações

Por acaso encontrei mais uma opção para quem busca plantas:

http://www.projectguitar.com/ref/adv/index.htm

Ainda não tive tempo de olhar mas parece ter muita coisa boa.

toty
Veterano
# jun/09 · Editado por: toty
· votar

Jânio F. Lira

Ótima contribuição...
já favoritei...
+1

Viniguitarsg
Veterano
# jun/09
· votar

diogorock
achei a medida da escala da explorer: sem querer querer eu tava pesquisando sobre a história da explorer e vi na foto do canto, Scale:24,75", aí eu converti e deu 628.65mm, tem várias outras guitarras nesse site, quanto a soloist, eu achei um link dela nesse site mas n tinha nada importante, mas se achar algo te aviso
Flw

Viniguitarsg
Veterano
# jun/09
· votar

ops esqueci o link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Gibson_Explorer
flw

James Root_xD
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho

Infelizmente eu também não vou continuar com o projeto... :(
eu to bastante atrasado no curso pq eu to sem grana pra comprar as ferramentas e madeiras, e ainda o meu pai deu um sumiço na minha serra tico-tico... ¬¬'

mas eu posso continuar tirando minhas duvidas e assistindo as aulas pelo msn??

vlw aii espetinho pela oportunidade...enquanto isso eu vo ir juntando grana pra continuar meu projeto na próxima turma.... :D

James Root_xD
Veterano
# jun/09
· votar

aah e pesso desculpas por ter faltado a aula de ontem...mas do que se tratava???

flw

danielmario
Veterano
# jun/09
· votar

aah e pesso desculpas por ter faltado a aula de ontem...mas do que se tratava???²

eu estou trabalhando nos moldes aqui, mas as ferramentas estao bem dificeis, tupia por exemplo nao encontrei alguem que tenha e tb nao tenho $$$ para comprar agora...
e agora, quem podera nos ajudar?

diogorock
Veterano
# jun/09 · Editado por: diogorock
· votar

Viniguitarsg

Cara no site q o Jânio F. Lira possou, achei algumas plantas, inclusive da explorer...
Baixa ai
http://www.projectguitar.com/ref/adv/stuff/guitars.zip

Só n sei se está no tamanho certo, tem a imagem do baixo e da guita explorer.

A soloist está complicada, se n conseguir a planta dela no tamanho certo vou acabar mudando pra explorer.

PS: estava lendo, e a espessura da explorer é em torno de 4.5cm. Uma pergunta: esse modelo n possui nenhum abaulamento? É reto nos 4.5cm mesmo? Se for talvez seja mais fácil para iniciar por esse modelo né!!!!

Flw!!!

EDIT

Acabei de medir com a régua do programa e a escala aparentemente tem essa medida q vc passou, então creio q a planta está no tamanho certo. Depois vc dá uma olhada tmb...qualquer coisa a gente passa pro Espetinho conferir tmb...

Viniguitarsg
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
Aquelas medidas do DWG TRUE VIEWER são confiáveis??
pq a largura da pestana fica entr 39 e 40mm, n tá fina demais??
diogorock
blz
me passa seu msn pra gente se fala
pelo q eu sei a explorer é toda reta, por isso escolhi esse modelo(legal e menos difícil)
flw

diogorock
Veterano
# jun/09
· votar

Viniguitarsg

opa cara, anota ai

diogorock (a) hotmail.com

Soul Wyx
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
Eu perdi a aula de ontem...
Não sabia que a aula seria por chat...
Pensei que era só tirar dúvidas...
Qual o assunto de ontem?

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

Viniguitarsg

Sim ..serão as medidas que serão impressas...o que pode acontecer é o desenho estar errado

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

==== AULA 8 ====

Boa noite...

Ontem tivemos aula online sim, conforme já havia avisado.

Por motivos de saúde não pude enviar a aula hj, peço a compreensão de vocês.Dêem seqüência aos projetos, preencham a planilha que enviei a vocês do projeto.
Façam os moldes e relembrem as matérias...tem muita coisa pra ser feito ainda...

Desculpem o furo desta semana, mas a aula aconteceu mesmo assim, só não enviei a aula, pois como dito não tive tempo pois fiquei de molho hoje o dia todo.
Grato!

Assim que puder envio a aula 8.
Ate+

CarlosMagno3
Veterano
# jun/09
· votar

Ei glr alguem ai sabe dizer se é mito ou é verdade que se vc tirar as cordas da guitarra ou no caso deixa-la sem tensão ela empenaria.
Pq eu vou precisar retirar as cordas da minha guitarra pra trocar as pecinhas q regulam a altura da ponte. Ai o cara disse q eu levasse a guitarra sem as cordas, mas um colega meu disse q empenava o braço.

fabãorenato
Veterano
# jun/09 · Editado por: fabãorenato
· votar

Cara...eu não sou Luthier (ainda hehehe) mas, a idéia é a seguinte: a guitarra com as cordas tem que haver um equilíbrio entre o tensor (uma barra de aço que fica por dentro do braço) e a tenção das cordas. Se retirar as cordas esse equilíbrio fica comprometido, mas acredito não ser algo que empenaria o braço da guitarra. Braços não são feitos de palitos de sorvetes que envergam a qualquer força. São, em geral, madeiras bem selecionadas. Até mesmo guitarras baratas tem que ter uma boa escolha na confecção do braço, pois senão não se toca nada. Já vi "guitarras" (no caso tentetivas de guitarras) que sequer tinham tensor. Sem contar erros de construção que faziam com que a guitarra não afinasse de jeito maneira rsrsrsrs. Essa de empenar só po estar sem as cordas para fazer reparos, acredito que não procede.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

CarlosMagno3

Apos 2:00 sem cordas o braço começa a sofrer com a ação do tensor, neste caso, não tendo o equilibrio das cordas a tendencia e do braço ficar convexo.

Porém em escala não muito significativa, e caso voce leve a guitarra num Luthier, é normal aconselhar o cliente não mexer no tensor, pois o dano causado pela falta das cordas não é irreverssível. e com certeza ele irá regular já com as peças trocadas e com a corda nova.

O ideal é que momentos antes de voce levar a guitarra que retire as cordas...
OK

Esquimó
Veterano
# jun/09
· votar

Alguem tem uma planta da soloist no formato DWG?
Flw

diogorock
Veterano
# jun/09
· votar

Esquimó

Cara ainda estou procurando, mas tá difícil de achar mesmo viu...esse site tem algumas imagens dela mais próxima, mas nada de planta!!!

http://www.fullersguitar.com/component/page,shop.browse/category_id,9/ option,com_virtuemart/Itemid,27/

Jânio F. Lira
Veterano
# jun/09
· votar

Saudações

Alguem tem uma planta da soloist no formato DWG?
Flw

Esquimó

Cara ainda estou procurando, mas tá difícil de achar mesmo viu...esse site tem algumas imagens dela mais próxima, mas nada de planta!!!

Espero que de alguma forma possa ajudar vocês. Eu peguei a
imagem da planta de um site cujo link coloquei anteriormente e
a coloquei no coreldraw (não consegui fazer de outra forma,nem em outro programa) e no "olhômetro" eu a distribui em uma folha tamanho A0 que é o tamanho de plantas me baseando em plantas 1:1 de outros modelos que tenho. Certamente não está no tamanho exato pois foi no olho que fiz, mas se descobrirem uma forma de medi-la usando o corel acredito que é possivel deixa-la no tamanho correto.
Não sei se o corel tem essa função (não sei usa-lo, apenas o básico) mas se alguém souber como fazer ou que programa usar para isso e puder ajuda-los acredito que conseguirão o que precisam. Abaixo deixo três links da "planta" nos formatos dwg, dxf e cdr. Boa sorte.

http://rapidshare.com/files/245631296/SOLOIST_1.dwg

http://rapidshare.com/files/245631294/SOLOIST_TESTE.cdr

http://rapidshare.com/files/245631295/SOLOIST.dxf

Jânio

Diino
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho

cara, vc poderia postar aqui de acordo com os pre projetos que recebeste, quem vai fazer o que. Ate pra galera se unir mais, trocar ideia entre sí sobre o modelo que cada um vai fazer.
tipo:

fulano, beltrano e ciclano - telecaster
outrano e retrano - strato

iaheoiaehaiuh

acho que seria de utilidade pública.
:)

abç!

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Jânio F. Lira
Cara to vendo que vc é 10 mesmo, aproveitando sua boa vontade vc não consegue ai pra mim o tamanho original dessa guita que eu vou fazer
http://tbn2.google.com/images?q=tbn:ALCeGTpezbhoTM:http://www.ariseins truments.com/shop/catalog/images/mockingbird2%2520spe.jpg

Esquimó
Veterano
# jun/09
· votar

Jânio F. Lira
Não tah funfando!
Fica soh uma tela preta(pelo menos no formato DWG e DXF)
Mas msm assim vai ajudar a quem tiver o Corel(aki no PC se eu colocar o Corel nao vai funcina mais nda).
Flw.

Jânio F. Lira
Veterano
# jun/09
· votar

Não tah funfando!
Fica soh uma tela preta(pelo menos no formato DWG e DXF)
Mas msm assim vai ajudar a quem tiver o Corel(aki no PC se eu colocar o Corel nao vai funcina mais nda).
Flw.

Eu lamento Esquimó. Realmente não sei porque, só abre o formato do corel, os outros dão problemas. Mas se eu conseguir algo te aviso.

vc não consegue ai pra mim o tamanho original dessa guita que eu vou fazer
http://tbn2.google.com/images?q=tbn:ALCeGTpezbhoTM:http://www.ariseins truments.com/shop/catalog/images/mockingbird2%2520spe.jpg

Olá Toty, por enquanto não tenho. Mas estou procurando não só essa sua mas a do Esquimó também. Se conseguir alguma coisa, aviso.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

Diino

Passo no email do pessoal entao hoje a noite..
OK

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

Nas plantas que eu passei tem este modelo

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
Está em tamnho real?

Anderson Grant
Veterano
# jun/09
· votar

cara, vc poderia postar aqui de acordo com os pre projetos que recebeste, quem vai fazer o que. Ate pra galera se unir mais, trocar ideia entre sí sobre o modelo que cada um vai fazer.
tipo:

fulano, beltrano e ciclano - telecaster
outrano e retrano - strato

iaheoiaehaiuh

acho que seria de utilidade pública.
:)

abç!

Gostei da idéia, reforço com meu apoio.

Jânio F. Lira
Veterano
# jun/09
· votar

Saudações

É apenas uma sugestão para aqueles que estão tendo dificuldades
em encontrar determinadas plantas. Vi essa idéia em um fórum só não lembro qual: considerando que o Espetinho vai postar um tipo de relação de que instrumentos estão nos projetos e quem os pretende fazer, aqueles que estiverem tendo dificuldades em encontrar determinada planta poderiam se juntar e rachar a compra da mesma. Dependendo da quantidade de pessoas interessadas em um mesmo projeto, acredito que ficará bem em conta a compra e, principalmente, nenhum de vocês deixariam de realizar o projeto que tem em seus sonhos, que corresponde a sua preferência. Fica aí a idéia.

Jânio

CarlosMagno3
Veterano
# jun/09
· votar

É... boa idéia Jânio...
Bom quando o espetinho vai enviar a aula 8...?
Já revisei toooodo o material. Queria ver coisa nova...oO

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar

== PESSOAL...AULA 8 BREVE ===

Pessoal, desculpas mesmo, mas por um problema de saúde não pude enviar a aula 8 ainda, pois cada aula eu monto durante a semana.

Não tenho todas as aulas prontas...pois vou acompanhando o andamento do pessoal para poder fazer a aulas com um conteúdo adequado..

O que eu tenho é um cronograma.. nesse cronograma tenho 2 semanas de folga para eventuais atrasos...

Mas envio ate sexta, estou me esforçando.. para nao atrasar a aula 9, que é de segunda que vem.

A aula 8 será resumida.. mas muito importante..pois será o direcionador de todo o projeto.. onde cada um poderá se cituar e fazer seus planos no cronograma final do projeto.

Terá um fluxograma onde terão um "passo-a-passo" para construir o instrumento..

Verão que alguns desses passos já fizemos, e com esse fluxo poderão se cituar melhor nas demais aulas.

Tenho alguns videos muito interessante a passar tb;

Alias..gostaria que o pessoal fosse comentando e fazendo o cronograma conforme as aulas.

OK
Ate+