Polêmicazinha - Timbre Pastel

Autor Mensagem
Insomniac_
Veterano
# abr/09


Bom, galera... Abro a caixa de correio e deparo-me com a minha comum e mensal Guitar Player. Até aí, nada de extraordinário, quando vejo uma matéria: "Pasteurização da Guitarra No Rock". Achei tão interessante que resolvi trazer pra cá pra gente discutir sobre.
Ela propõe que os guitarristas hoje em dia andam preguiçosos e vendidos, a grosso modo... Disseram que não há nada de novo nos timbres, a galera não tá preocupada em timbrar bem suas guitarras, e os timbres estão muito semelhantes uns com os outros (citaram Foo Fighters, My Chemical Romance, etc). Mas acho que tem todo um processo e estilos. Enfim, o que vocês acham? Concordam? Discordam? Por quê? =D

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


Bom, eu concordo com isso... Os guitarristas não estão preocupados em soar bem, procurar aquela identidade. Querem soar como aquele outro guitarrista, aquele outro lá, etc. E hoje em dia, desde que as pedaleiras foram inventadas até o advento das virtuais, isso tem sido bem prático...

Marcosrcf
Veterano
# abr/09 · Editado por: Marcosrcf
· votar


Pasteurização ? Que que tem a ver com Pastel ?
LOL

Insomniac_
Deus abençoe as pedaleiras!

Acho que sempre vão existir os 2 tipos de guitarristas!
O que tem o timbre único! (Santana! Não importa quando, se vc escuta ele tocando, sabe que é ele, sem discussões)
E os outros que não se destacam tanto

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


Marcosrcf
Nada, a sonoridade auhauhauuhauha

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


Eu não concordo, pq quanto mais o temo passa, mais dificil fica inovar em algo na guitarra, seja timbre, seja execução. Quase tudo que dava pra se inventar já foi inventado. E quem conseguir isso nos dias atuais, vai se dar muito bem, nem que seja tocando com o penis (opa! já fizeram isso)...

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


Headstock invertido
Quase tudo que dava pra se inventar já foi inventado.

Aposto que todos pensavam o mesmo a 40 anos atrás!
E 40 anos no futuro também vão pensar assim!

Raizen
Veterano
# abr/09
· votar


Parei de assinar a guitar player por isso.

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


Marcosrcf
Não, o tempo muda, ha anos atrás o que o Black sabbath fazia era a coisa mais pesada do mundo, pq o que existia era bandas de blues, hoje é praticamente impossivel soar mais pesado que essas bandas de Death Black True Metal From Hell. Sei que vão me apedrejar, mas Jimmy Page tem o reconhecimento hoje pelo que fez pq naquela época, bastou ele tocar de um modo diferente dos demais e pronto, virou um deus. Tudo que voce pensa em fazer na guitarra pra soar legal, já foi feito. daqui a 40 anos, inovar, só se a guitarra tocar sozinha.

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Vive-se uma época única: tudo é pasteurizado. De cortes de cabelo às opiniões políticas, passando pelos timbres. A música é um produto comercial, de rápida aceitação e esquecimento. Portanto, para que se preocupare em soar único? Sendo único ou não, vai ser vendido. A única coisa que difere essas bandas é a carteira de identidade, porque até o sotaque deles é pasteurizado.

Há muito o que se fazer. Há muito o que se inventar. Essa história de "que não há nada para se fazer mais" é balela, horseshit. Nem sou tão fã dele, mas o Morello inovou bastante......

Abç

pierrex
Veterano
# abr/09 · Editado por: pierrex
· votar


esse papo de que não existe nada de novo é velho... acho que é porque a maioria das pessoas só percebe que há algo de novo (e bom) depois que esse algo de novo já se consolidou (e consequentemente não é mais novo).

semana passada eu tava vendo um clip de uma música que não conhecia do u2 (recente) e o edge mandou uma distorção num riff que fiquei curioso como ele alcançou aquele timbre. thurston moore tem um disco recente chamado 259 threes outside the academy que me deixou bem impressionado no quesito guitarras. o wilco lançou seu último disco contando com nels cline na guitarra, e, sinceramente, acho que ele encontrou timbres muito bonitos e particulares. sou louco pelos timbres de guitarra do stephen malkmus no seu último disco. etc, etc, etc.

na minha opinião, não é preciso inovar. é preciso ter caráter. daí eu concordo, não são muitos os que tem o seu próprio.

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


pierrex
brunoliam
Falaram tudo.

Não tem nada pra inventar? Pelo amor de Deus, hehehehe... Tem muito o que se explorar na guitarra ainda. MUITO.

Dogs2
Veterano
# abr/09
· votar


Cada um faz o que quiser com o seu timbre, os idiotas que fiquem perdendo tempo julgando o timbre dos outros

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Eu acho uma grande bosta esta porra ai e acho que todos tinham que ir pra....

Zandor
Veterano
# abr/09
· votar


É culpa dos produtores e eu concordo

Birdcrazy
Veterano
# abr/09
· votar


O que vale é o sentimento que é passado, ninguem vai se tornar "o cara" só porque o timbre é bacana.

Timbres podem ser identicos, mas sentimento não, é próprio, único.

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Na minha opinião a guitarra tem milhões de coisas a ser explorada ainda, e isso nunca vai acabar! Não é facil, nenhuma técnica foi descoberta de um dia para o outro etc.
Por isso que quem descobre algo novo é totalmente reconhecido.

Kamus23
Veterano
# abr/09
· votar


Polêmicazinha - Timbre Pastel

Polemica nada...

Pega a coca que o pastel já esta pronto

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Zandor
É culpa dos produtores
Isto não explica porque a maioria dos guitarristas mais jovens possuem boa técnica mas soam como o Vai ou o Malmsteen, o youtube é um bom exemplo.

Acredito que a culpa realmente seja da falta de personalidade desses guitarristas, sendo agravada por esta onda de equipamentos signatures.

Atualmente um cara pode ter uma Gibson Les Paul Custom Zakk Wylde Signature (com set de captadores EMG Zakk Wylde Signature e cordas GHS Zakk Wylde Signature) plugada nos pedais Dunlop Wah Wah Zakk Wylde Signature, MXR Overdrive Zakk Wylde Signature e um Boss Chorus CH-1 ou CE-5 (que não demora ser lançado um modelo Zakk Wylde Signature). E o amplificador? Marshall JCM 800 Zakk Wylde Signature. Não se esqueça das palhetas Dunlop Zakk Wylde Signature.

Não há problema em ter equipamentos signature, desde que vc soe como vc e não como uma caricatura de algum guitarrista famoso.

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


O que eu acho é que esses guitarristas jovens se preocupam mais com timbre do que com técnica/estudos. Ficam anos procurando timbre e não encontram ao inves de estudar e treinar. Parem com isso, vão treinar, não percam tempo com isso, timbre são outros quinhetos. É super importantissimo pensar em equipamentos e timbres, até porque eu mesmo se meu timbre tiver "xoxo" eu não sinto tesão de tocar. Mais eu não me preocupo cada dia que passa melhorar mais. Timbre que agrada os ouvidos é o bastante, agora comece a treinar que é mais importante.
Canso de ver aqueles neguinho no youtube com um timbre monstro, mais na hora de tocar, cade???

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Porra, se achar um timbre característico fosse tarefa fácil seria tudo tão sem graça... Provavelmente os timbres mais desejados sequer seriam notados! Ou seja, a "mesmice" não é tão ruim assim. Graças a ela o diferente sobressai... hehe
abs

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


Sinceramente, acho que tem que andar junto, timbre e técnica. Porque timbre sem técnica é tosco, técnica com timbre tosco é pior ainda...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Insomniac_
Acho que essa coisa do técnica/timbre é uma questão de maturidade musical.
Abs

Thyagw
Veterano
# abr/09
· votar


Eu concordo, mas depende do timbre tem poucas opçoes
Ah, quero um pedal de distorçao, as propagandas ja dizem:
DS-1, vai soar igual aquele la
RAT, vai parecer aquele ali, DS+, aquele outro
Por isso sempre respeitei mais timbre dos estilo anos '50
Chuck Berry com uma Gibson e um Bassman fazia um timbre melhor do que um doido com Strato Signature, TS e tudo mais que grava no youtube, ou até mesmo que um cara com uma Gibson e umas geladeiras com Marshall escrito

Gabriel Vezali
Veterano
# abr/09
· votar


Timbre é importante, muito importante para moldar a sua característica na guitarra, mas o mais importante eu acho que é feelin', é colocando o sentimento na guitarra que as pessoas vão ouvir o seu som e dizer: "Esse ai é aquele guitarrista lá não é?"
Tantas vezes eu ouvia um solo do David Guilmour, ou do Steve Vai, ou sei lá de quem, e reconhecia que era ele que tava tocando...

Mas enfim, eu acho que pra tirar um bom timbre, é se esquecer de outros guitarristas, e pegar uma pedaleira e ir testando tudo pra ver o que mais lhe agrada, foi assim que eu fiz o meu timbre, pena que ele só soa legal quando eu plugo no amp

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Thyagw
Mas comprar um pedal DS-1 ou um RAT é um pouco diferente ($$$) de comprar uma Gibson e um Bassman rsrs

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


alfredmad
Um pouco? xD

Thyagw
Veterano
# abr/09
· votar


alfredmad
Mas com certeza é mais barato que um quarto com paredes de marshall...

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


Thyagw
Então, eu terei prejuízos? =\

Thyagw
Veterano
# abr/09
· votar


Insomniac_
Compre um Dual Rectifier e seja feliz
Cleans perfeitos e uma distorçao do capeta!

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Thyagw
Ter um stack (e um amp reserva) é a mesma coisa que ter 10 stack. E vc pode microfonar até os oito falantes se quiser, com os devidos cuidados com o cancelamento de fase. O resto é neurose de guitarrista...

Mas é verdade que uma parade de Marshalls é bonita :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Polêmicazinha - Timbre Pastel