Polêmicazinha - Timbre Pastel

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Se nada hoje se mistura, se tudo é definido por estilos com elementos pre-determinados, como ter algo diferente?
Exatamente!!! Eu sou fanzaço de Stratocaster e da Jaguar...então, tudo o que eu toco (Black Sabbath, Yes, Rush, Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Queens of the Stone Age) são com essas guitarras!!! As minhas composições, ainda não tive oportunidade de gravar, mas eu vou fuçar muito os botões pra chegar em algo legal!!! Eu diria o seguinte:

SOAR PASTEL É NADA MAIS NADA MENOS QUE UMA OPÇÃO!!!

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


Insomniac_
valeu, demorei um tempo pra bolar essa resposta hehehe...

alfredmad
não sou fã dos Strokes mas admiro os timbres de guitarra deles. a não ser quando cai naquele revival anos 80 que eu não suporto... ;)

edalko
nichendrix
ter um timbre próprio pela pegada é, na minha opinião, uma coisa mais espiritual do que física se é que isso faz algum sentido... o cara se espelhar e "copiar" um cara bom não faz com que ele desenvolva um timbre próprio e muito menos queira faze-lo. criar essa assinatura sonora pode vir com experiência mas a meu ver, o cara deve principalmente buscar, querer isso, pois com certeza, não é uma coisa que vem naturalmente.

citando o fórum como exemplo, sempre escuto as gravações que postam aqui. muitos tocam muito bem, tem técnica e pegada monstruosas, soam mil vezes melhores que eu. mas e os timbres? soa tudo igual, independente do estilo. o cara faz cover do Satriani, Vai, Metallica, tudo o mesmo esquema hi-gain super comprimido. não estou dizendo que é um timbre ruim mas é simplesmente igual aos outros, soa redundante. assim, parece que ninguém quer soar diferente. fora os tópicos de "avaliem meu timbre" no qual parece que o garoto em questão apenas busca se adequar, quer a aprovação dos veteranos... é triste.

não ter dinheiro pra investir em equipos, com certeza é ruim mas não é necessariamente uma limitação. por que não usar o captador do braço, fechar o pot de tonalidade, timbrar seu único pedal pra um som bem diferente? tudo é válido, desde que o cara busque se diferenciar. tem vários guitarristas que defendem o uso de guitarras e equipos baratos e comuns, sempre buscando obter com eles um timbre peculiar e diferenciado. não é só porque o cara tem apenas uma Golden e um amp Meteoro que ele não vai poder e nem conseguir soar diferente, original.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Essa coisa de timbre é sobrenatural... Já ouvi timbre horríveis em músicas maravilhosas. Aí, o mesmo timbre ficou perfeito depois de um tempo! Não me matem mas, isso aconteceu comigo em muitas músicas dos Beatles, Jeff Beck, Hendrix e outros! Mama mia, meu cérebro não vê timbres, mas experiências! Viva! hehe

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Seu primeiro disco solo será batizado de "Mauricio Bahia Brain's Experience"...huahuahauhuahua...caraca que viagem!!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Will Bejar
Boa idéia! Vou usar alguns sons do Idoser! heheh
Abs

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Caraio, mano, vai fazer um som chapado de cara limpa??? huahauhauha

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Bombastik

Cara, por isso que eu acho que equipamento influencia no timbre, mas não determina, a maior parte está nos dedos, axo que um exemplo disso é o Pavement/Stephen Malkmus, o Ray Lalonde do Primus ou mesmo o Sonic Youth, os caras literalmente fazem tudo diferente, tocam o tempo todo com tudo desafinado, não é afinação aberta ou alternativa não, é desafinado mesmo, usam todo tipo de equipamento disponivel desde pedais de 10 dolares até processadores de efeitos, as vezes fazem a musica só com ruidos.

Só que invariavemente vc identifica eles, porque a pegada dos caras são bem peculiares, mesmo que eles usem equipamentos baratos ou caros, mesmo que eles tirem sons que acho que nem os fabricantes sonharam que poderiam ser tirados.

Tanto é, que o disco Terror Twilight do Pavement, que foi produzido pelo Johnny Greenwood do Radiohead, e talvez por isso seja mais arrumadinho, com as afinações mais certinhas e com uma musica bem mais trabalhada e menos ruidosa, mesmo nesse disco, vc não precisa mais que 3 acordes pra identificar os timbres peculiares do Stephen Malkmus e do Scott Kannberg, você em momento algum confunde um com o outro, e uma coisa que eles dizem é que gravaram os discos com os mesmos equipamentos e muitas vezes com os mesmos ajustes. Que por influência do Johnny arrumaram o equipamento no estudio e foram tocando, só mudando quem estava tocando naquele momento, muitas vezes sem nem mecher em nada.

Agora porque mesmo tocando com o mesmo equippamento, com os mesmos ajustes, os dois ainda soam diferentes? Obvio que é pegada.

Então se vc vê 10 meninos tocando Satriani e os 10 soam igual é muito mais provavel que eles tenham o mesmo timbre por falta de pegada do que porque usaram o mesmo equipamento. Já que ao menos praquele estilo, não tem pra onde ir, o ganho tem que ser alto mesmo. Podem tentar inovar e tocar com um padrão diferente? Podem e devem, mas se não tiver o elemento chave do timbre, vai sempre soar igual aos outros.

MauricioBahia
Essa coisa de timbre é sobrenatural... Já ouvi timbre horríveis em músicas maravilhosas. Aí, o mesmo timbre ficou perfeito depois de um tempo!...meu cérebro não vê timbres, mas experiências! Viva! hehe

Rapaz eu penso de forma parecida, o cara pode ter o melhor timbre do mundo, mas se não contribuir com a experiência musical, fode tudo, o mesmo pode ser dito de um cara com o timbre ruim, mas que sabe usar aquilo pra favorecer a musica.

Um exemplo disso na voz é a Billie Hollyday, ela tem a voz que normalmente a gente chamaria de voz de taquara rachada, é ruim, sem volume, anasalada demais, enfim, nada se aproveita dalí... Mas ela sabe usar isso tão bem, mas tão bem, que é considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos, mas ela faz tudo no feeling, na "pegada" pra usar um termo guitarristico.

_Dio
Veterano
# abr/09 · Editado por: _Dio
· votar


Upando a discussão =)




Lendo tudo o que escreveram aqui, concordo com muita coisa, mas acho que tem um ponto interessante nisso tudo, e sigo uma certa teoria:


So fã incondicional do James Hetfield, tanto que me inspiro na musicalidade dele quando treino ou tiro uma música. E uma coisa que faço e que pode até ser errado é pegar meu modesto equip (Shelter Nashville 300 e Vsti's) e pensar assim: - Nossa, o timbre do James naquela Cyanide tá muito foda! Se pah vou tentar chegar perto (PERTO, NÃO IGUAL!)

O fato é que eu me interesso por nuances dos timbres dos caras que admiro, como por exemplo o peso da distorção do james, ou os harmônicos que pulam da Gibson do Zakk Wylde. Assim, eu não tento copiar o timbre de alguém, mas sim unir características interessantes de cada um, criando algo no mínimo ''ouvível''.



Sim, toco muito mal, mas é bom sonhar.

luiztx
Veterano
# abr/09
· votar


concordo com muito do que foi dito, e principalmente com o que disseram sobre a galera que ta aprendendo meio que a ser uma cópia de outro guitarrista... o cara prefere ficar horas e horas com um "método" escrito por um guitarrista ensinando a tocar como ele, enquanto ele podia pegar sua guitarra e tentar descobrir o que ela ainda tem a oferecer... acho q a facilidade pra ter acesso as coisas faz o povo ficar muitooooo preguiçoso... e isso não é só na musica não...

bpv
Veterano
# abr/09
· votar


O importante é ser original.

como a frase "Seja você mesmo".

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aliás, só pq tem esse tópico A Guitar Player deste mês resolveu fazer uma matéria sobre timbres: Pasteurização da Guitarra no Rock - Por que os timbres das bandas atuais caíram na mesmice?
E só pq o Eddy junior fez um tópico + apostila sobre Campo Harmônico e Modos, a Guitar Player traz como matéria de capa este assunto! É um absurdo... hehe

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Acho que a matéria saiu antes...por isso o tópico!!! rs...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Will Bejar
Ihhh... Recebi atrasado então!! :-(
Flw

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
abro a caixa de correio e deparo-me com a minha comum e mensal Guitar Player.

Esqueceu essa parte :P

FelipeMassa
Veterano
# abr/09
· votar


É tudo igual pq todo mundo compra os mesmos equipamentos, todo mundo quer Marshall, Orange, Mesa, Gibsons, fenders..

quero ver se eu colocar um captador magoli num berimbau e ligar num CCE. hehehe vai ficar um timbre bem personalisado, não?

abs

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


FelipeMassa
É tudo igual pq todo mundo compra os mesmos equipamentos, todo mundo quer Marshall, Orange, Mesa, Gibsons, fenders..

Isso é balela, o Clapton e o Hendrix por algum tempo usaram praticamente o mesmo equipamento. Stratocasters com Marshall JTM-45 ou SLP, Fuzz Face e Vox Cry Baby, uni-vibe e delay de fita, e no entanto fora isso o som não tem nada parecido entre um e o outro, mesmo com o equipamento sendo virtualmente o mesmo.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Sim, mas não pode esquecer que além da pegada, cada um tem sua regulagem particular!!!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
De qualquer forma, como eu vivo dizendo, o som do cara está mesmo nos dedos, porque eu não tenho a menor dúvida que se os dois usassem o mesmo equipamento e a mesma regulage, ainda teria uma diferença absurda no som.

De certa forma é como o andré Christovan diz, ele gravou um disco praticamente inteiro com uma Silvertone, e diz que até hoje tem um monte de gente que jura de pés juntos que foi com a Dorothy (uma Strato 1962), que também prova que na prática, o som mesmo está é nos calos da cabeça dos dedos, e por maior que seja a influência do resto, ela é infinitamente menor.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Ponto pra vc!!! Foi exatamente isso que eu quis dizer com "além da pegada, cada um tem sua regulagem particular!!!"...então, acho a maior bobeira o cara ficar comprando amplificador tal pq fulano usa...

A maioria dos meu ídolos, usam strato...e JCM800...mas, velho...na boa...eu amo Stratos e tenho uma Jaguar (que já é um sonho antigo) mas nõa cou comprar um JCM800 só pq fulano usa!!! E mesmo pq tb é caro pacarai e grande pra burro...onde vou enfiar isso!!! Tenho um valvuladinho lá em casa, que pode não ser o melhor, mas tem um puta sonzão!!! Meu pedaizinhos não tem nada demais...e eu já cansei de tocar só com o amplificador e drive do amplificador e o som foi a mesma coisa!!! Eu acho que aí é que tá a parada, ser vc com as suas mãos, e não com o p** dos outros!!!

hehehehehehe...abraço!!!

SaldanhaPessoa
Veterano
# abr/09
· votar


assunto complicado..tanto pra explicar quanto pra julgar.. mta coragem da revista de sair apontando nomes (certas ousadias, às vzs, me soam mto mais como apelo de mídia do q crítica construtiva.) O fato é q na música nada sai do 0.. nada é criado de um mero arrombo imaginário.. tudo resulta de uma mistura, seja lógica seja inusitada. Não por outro motivo é tão saudável ter a mente aberta para vários sons e tendências.. inclusive entendendo o q os inspiraram.

A busca por um som "clonado" pode ter várias motivos.. pode ser q um cara q só toca por hobby só veja graça em tocar se td o q sair da sua guitarra soar exatamente como o de seu maior ídolo.. quem vai julgar (ou pior, condenar) o cara por isso?

Pode ser q alguém q quer sobreviver de música.. e por falta de coragem, conheimento ou outro motivo.. prefere só tocar os timbres digestivos já selados pela mídia do q buscar inovação e correr o risco de não criar nada e tb n ganhar uma graninha pra sustentar a família. E aí, vc vai julgar o cara por isso?

E tem aqueles q, por vezes, até sem conhecimento profundo de música (e aí é q a parada tende a ficar mais interessante..às vzs, auspiciosamente, o caminho se mostra mais límpido intuitivamente do q por um cálculo).. ele decide arrojar. Pegar td o q os seus vinis e conceitos filosóficos lhe contaram e trazer pra música.. tritura, amassa, 2 gotinhas limão.. e de lá tira algo q pra ele é novo.. e principalmente, ele acredita naquilo. Timbre pra mim é como compor.. (vc já tentou fazer essa relação?) Enfim, esse cara é mais digno do q os casos citados acima?

A única tendência q eu costumo notar com grande frequência é q tem mta gnt falando e poucas fazendo.. cada vez mais se preocupa com a vida alheia e com os resultados alheios.. a vida do outro ganhou uma importância singular..não bastasse isso ser um problema.. piora quando ao fazer isso, se desvia o foco da própria vida.

Bom seria se a tão falante revista decidisse inovar.. trazer novos licks e idéias.. em vez de perder tempo criticando despropositadamente e sempre trazendo os mesmo licks "consagrados" (será q ela n acaba incentivando o q ela vem a criticar?)..

vamos em frente, menos falantes e mais atuantes.
abç

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


COMPLEMENTANDO MINHA AFIRMAÇÃO:
"Ter um timbre pastel é uma opção...tanto quanto gostar do timbre!!!"

Felipe90
Veterano
# abr/09
· votar


ronaldo

FelipeMassa
Veterano
# abr/09
· votar


Felipe90
ronaldo
HUAHUHAUAHUAHAUHAU UHUAHUAHUAHAUHAUAHU
essa foi boa, tb assisto o pânico. hehehehehe

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Obviamente que sou apaixonado por valvulados e tudo que é vintage, mas fiquei pensando, hoje, enquanto comia meu miojo sagrado de sábado, como seria nossa visão se o digital tivesse surgido no lugar do valvulado e o valvulado no lugar do digital? Bom, o valvulado estaria bem mais barato, isso eu tenho quase certeza...
Será que eu iria trocar uma caixinha levinha, fininha, que reproduz os sons dos Beatles, Led, Stones, Hendrix, Clapton, Lynyrd, enfim, dos meus maiores ídolos por uma caixa bem maior e pesada, com coisinhas de vidro dentro, que esquentam pacas e exige manutenção? Fiquei pensando nisso aí hoje e me deu um pancadão! Será que aquele tempero do miojo tava misturado? hehe
Abs

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Caracas, mano...foi longe agora!!! hahahaha...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Will Bejar
Looooonge... eheh
Não sei como ainda não fui apedrejado! hehe
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Polêmicazinha - Timbre Pastel