Polêmicazinha - Timbre Pastel

Autor Mensagem
Bigtransa
Veterano
# abr/09
· votar


eu acho que o foo fighters e o my chemical romance são 2 bandas com ótimos sons de guitarra..... acho bobagem esse negócio de q as bandas hj em dia tem timbres piores...... em todas as épocas sempre rolou muita coisa boa e muita porcaria.....

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Bigtransa
eu acho que o foo fighters e o my chemical romance são 2 bandas com ótimos sons de guitarra
É verdade, mas são iguais aos do Link Park, do Yellow Card, do NX Zero e da maioria das bandas de Hard Core. E isto vem acontecendo em outros estilos musicais, todos seguido um mesmo padrão...

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


alfredmad
É esse o ponto, heheheh...

Bigtransa
Veterano
# abr/09
· votar


alfredmad
É verdade, mas são iguais aos do Link Park, do Yellow Card, do NX Zero e da maioria das bandas de Hard Core. E isto vem acontecendo em outros estilos musicais, todos seguido um mesmo padrão...

Essa discussão não tem como chegar em lugar nenhum pois qqr um de nós pode dizer o que quiser pra fazer valer seu argumento....... discordo completamente da sua afirmação..... as bandas q vc citou são completamente distintas tanto no que se refere ao estilo quanto na timbragem de guitarras (e na minha opinião o linkin park tem um trabalho de guitarras muito bom)..... na minha maneira de entender vc apenas listou bandas aleatóriamente sem critério nenhum...... é como se eu falasse que iron é igual a judas, a metallica e a van hallen..... é o tipo de coisa que não da nem pra argumentar contra..... só o que alguém poderia fazer é postar embaixo dizendo que não é......

JC_Junior
Veterano
# abr/09 · Editado por: JC_Junior
· votar


vou ser apedrejado aqui mas vou falar minha opinião:

não é somente essas bandas ae não que possuem timbres parecidos, muitos "shredders" (famosos ou não, brasileiros ou gringos) possuem timbres parecidos uns com os outros... não sou fã do estilo, mas escuto somente a título de curiosidade e canso de ouvir timbres parecidos nesse tipo de música.

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


JC_Junior
É o que mais tem....

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


na minha opiniao, a definicao de timbre de guitarra no inconsciente das pessoas eh um jcm800 fritando...

entao as pessoas tendem a buscar um timbre em comum, q ja ouvem desde pequenas...

porisso q eu so fa de brian may, ritchie blackmore, steve morse, jimmy page, mick box... vc ouve a guitarrinha, e pelo timbre e pegada ja sabe que eh o cara tocando

o proprio muse tem uma caracteristica muito marcante ligada a timbre...

ta faltando criatividade, no geral, as bandas novas tao andando pelo caminho das pedras

abraço

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


JC_Junior
concordo, shreders tbm tao estagnando no mesa dual fritado e etc...

e nao tem desculpa de ser mto ganho e o krl pq a gorda sueca por exemplo, impossivel nao reconhecer tanto a pegada quanto o timbre!

JC_Junior
Veterano
# abr/09 · Editado por: JC_Junior
· votar


André Arraiano
o proprio muse tem uma caracteristica muito marcante ligada a timbre...

tá ae uma banda relativamente nova muito boa....

acho que é uma das raras bandas que se propuseram a fazer um som moderno e souberam fazê-lo muito, mas muito, bem, sem parecer forçado.... na minha opinião estão muito além do Radiohead, que é uma das principais influências da própria banda, em relação a criatividade, arranjos, timbres etc.....

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Bigtransa
É mesmo, é o tipo de coisa que não da nem pra argumentar contra...









Quanto ao estilo musical, a única banda dessas que citei que não era (mas que agora é) do estilo hard core é o Link Park, que antes era classificada como New Metal. E para citar todas as bandas com tibres iguais ao do Link Park seriam necessárias páginas e mais páginas...

Bigtransa
Vc parece não ter entendido a razão do tópico, que concentra a atenção nos timbres dos guitarristas apartando comparações de melhores ou piores, assim como a qualidade/criatividade musical da banda.

Leblues
Veterano
# abr/09
· votar


Acho que o problema de bandas tipo My chemical romance, Linkin Park etc, não é nem timbre, o que enche o saco é a falta de musicalidade, tudo acaba soando igual, aquela voz emo gritadinha, aqueles acordes manjados, letras não menos que medíocres etc...... mesma coisa esses guitaristas shred, é tudo a mesma porcaria, acordes parecidos, um monte de base manjada a la Iron maiden com licks da menor harmonica jogados em palhetada alternada que mais parece que o cara ta tendo um ataque epiléptico na mão..... o que falta é originalidade no som e não no timbre.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Puta merda, parece que tem gente que se esforça pra conseguir falar a maior quantidade de merda possível.

Bigtransa
Veterano
# abr/09
· votar


entendi o propósito do tópico.... só disse que suas comparações descabidas entre bandas diametralmente distintas não levam a nada..... vc sequer ouviu os últimos vídeos q postou? a única coisa que dá pra perceber é um dedo de u2 na musica do linkin park..... mesmo assim os timbres de guitarra são diferentes...... acho q vc ta confundindo um pouco as bolas..... bandas e guitarristas se influênciam e isso é normal no rock´n roll..... mas ouvir um efeito parecido com o do edge numa música do linkin park e falar q os timbres são iguais é outra história...... não estou desmerecendo o seu tópico...... acho q essa tendencia à pasteurização existe na música..... só acho q vc ta exemplificando mal pegando bandas consagradas com guitarristas bem interessantes......

Bigtransa
Veterano
# abr/09
· votar


Leblues
tb não é a minha praia de som..... mas é possível encontrar boas guitarras independente do estilo..... tem um disco da Mariah Carey aqui em casa (da época pré-chapinha) em que o guitarrista quebra tudo do começo ao fim......

Leblues
Veterano
# abr/09
· votar


Bigtransa
com certeza, eu acho do caralho os timbres do Foo fighters, tem um punchzão...é o que eu disse, não se trata de timbre e sim de criatividade em como usa-lo de forma inteligente, as vezes um mesmo timbre na mão do guitarrista errado vai ficar uma merda, quem faz o timbre é o guitarrista. A maioria dessas bandas tem um timbre legal, só que soam parecidos pois não tem identidade nenhuma, que nem eles existem milhares.

Como já disse no outro tópico, tem um cd do Vinnie que o guitarrista manda muito, umas bases funkeadas do caralho, acho que tu iria curtir, é aquele cd do Heloisa mexe a cadeira, pra mim o timbre do guitarrista é sensacional.

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Bigtransa
entendi o propósito do tópico....
Não, vc não entedeu.

suas comparações descabidas entre bandas diametralmente distintas não levam a nada...
NÃO estamos comparando bandas, estamos comparando timbres! Acredito que seja importante discutir como esta tendência vem influenciando a música contemporânea

bandas e guitarristas se influênciam e isso é normal no rock´n roll
E só por isso o timbre têm que ser igual??? A influência deveria ser uma forma de se moldar o próprio timbre e estilo. Mas se por ventura os timbres se tornam iguais (ou muito parecidos) isso deixa de ser influência e passa a ser uma mera cópia.

ó acho q vc ta exemplificando mal pegando bandas consagradas com guitarristas bem interessantes...
É mesmo? Os vídeos possuem timbres e progressões harmõnicas surpreendentemente parecidas. Nos ajude então com bons exemplos dessa tendencia à pasteurização existe na música.

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


pra discutir a respeito disso, deve-se deixar de lado os gostos pessoais e apego que temos a cada artista, banda. o fã tende a não enxergar os defeitos de seus ídolos, quaisquer sejam esses defeitos.

acredito que todos aqui sejam guitarristas e duvido que qualquer um de nós tenha se interessado por timbre logo que começou a tocar. depois de um certo tempo, começamos a nos identificar mais pelo timbre de tal guitarrista ou equipamento pra tentar moldar nosso som.

mas pra mim, o problema começa aí. a gente sempre busca a fórmula pra se fazer o som X ou Y, "copiar" mesmo. assim, vejo muitos guitarristas que usam equipo tal porquê o ídolo usa, sempre tentando chegar a um resultado similar. é engraçado perceber que vivemos numa época em que a referência de timbre entre a maioria dos guitarristas, é a mesma ou então, muito parecida.

o que quero dizer, é que cada vez menos se vê gente tentando criar essa assinatura sonora, um timbre particular. talvez os guitarristas se sintam mais confortáveis em soar parecidos do que soar diferente, "destoando" do restante, do que consideramos normal.

os fãs de Foo Fighters podem discordar, mas sempre achei os timbres deles (nas gravações) muito processado, pasteurizado. sei através de matérias e entrevistas que os caras usam muitos equipos bons, vintage e tal. no entanto, isso não transparece nas gravações, na minha opinião. o som geral das guitarras é um timbre hi-gain, super-pesado, nada vintage e nem fora do normal. soa igual a muitos outros. o mesmo posso dizer de vários outros artistas...

obs - não estou falando mal da banda e sim, dos timbres. claro, estou comparando coisas que EU conheço e considero um timbre inspirador ou não.

...por outro lado, se você pegar o timbre do Blues Explosion, é um abismo de diferença.


Blues Explosion, Bellbottom, versão estúdio.


Blues Explosion ao vivo.

o JSBX soa bem mais cru, guitarras mais "peladas" sem efeitos nem nada pra "maquiar" o timbre. tanto que ao vivo e em estúdio, soam bem parecidos. se você pegar matérias e entrevistas vai perceber que o posicionamento do Blues Explosion é diferente em relação a equipamentos e gravação. usar guitarra como baixo, muito fuzz e sujeira, apreciar equipos baratos somados aos consagrados, etc. tudo soa mais despretensioso, quase desleixado.

mas existe algo legal nessas gravações mais "desleixadas", que me inspira. é o timbre mais "na cara", natural. fora essa parte estética, eu gosto muito do fato de que a banda é ousada no que se refere a construir os timbres. eles tentam soar originais em todos os aspectos, música e timbres.

recentemente, estive procurando por um bom estúdio de gravação com minha banda. ao pedir para os técnicos de som nos mostrarem músicas gravadas no estúdio, achei supreendente o fato de que TUDO soava igual em termos de timbre. claro, é esse "o" timbre que rola nas rádios, no mainstream. o técnico se mostrou muito orgulhoso com esses trabalhos. já eu, torci o nariz. perguntado sobre o equipo utilizado, ele nos mostrou os plug-ins de Pro Tools, "maravilhosos, cristalinos e muito reais" segundo o próprio. amplificador de guitarra? "nem precisa!". pra mim, precisa sim. eu não toco sem amp, pedal de distorção e wah.

minha opinião é que todos nós, que temos a intenção de produzir música, produzir cultura, devemos também ficar atentos a essa parte. ter uma postura mais ousada, tentar inovar mesmo em todos os sentidos. cansei de timbre igual ao de Vai, Satriani, seja em shows, rádio ou aqui mesmo no fórum. crie um timbre seu, misture pedais, use amp Solid State, use o captador do braço pra solar, etc. senão a maldição se perpetua... ;)

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


Bombastik
+1! Você falou tudo que eu pensei quando criei o tópico, hehehe.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Eu vejo isso muito nas gravações de rock nacional, de uns tempos pra cá. Digo que não ouço rock nacional recente propositadamente, mas às vezes em festas e outras situações de night sendo músico é inevitável. Outro dia parei para analisar alguns sons novos que um ex-aluno de guitarra me mostrou.
Os timbres e sons de guitarra e violão são realmente muito parecidos, principalmente os sons de violão em baladas. Dá até pra pensar q todas essas bandas tem o mesmo produtor, e é ele que toca em todas as faixas. Tudo está gravado muito certinho / quanto ao timing e groove n dá pra identificar os estilos de pegada e groove dos caras, pois parece td muito reto fixado por pro tools ou algo assim. Enfim, tudo comprimido demais tb, o que pasteuriza e neutraliza as particularidades da execução de guitarristas diferentes. Outro problema são as mixagens muito altas, parece q fazem de td pra música pegar logo.
Sinceramente, vejo essas coisas como parece comprar caixa de biscoito, mesmo pacote mesmo sabor. Só muda se é de morango ou chocolate.

PS : N estou falando das composições, simplesmente fazendo uma análise sobre a parte de sons e timbres das gravações, além dos detalhes técnicos da mixagem.

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Bombastik
o que quero dizer, é que cada vez menos se vê gente tentando criar essa assinatura sonora, um timbre particular. talvez os guitarristas se sintam mais confortáveis em soar parecidos do que soar diferente, "destoando" do restante, do que consideramos normal.
esse é o ponto :)

mas existe algo legal nessas gravações mais "desleixadas", que me inspira. é o timbre mais "na cara", natural.
acho que isso ajuda também a evidenciar as diferenças sonoras de cada guitarra e equipamentos. A banda The Strokes possui timbres de guitarra com esta ideologia:




o começo dessa música lembra a música She do Green day.



Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Kamus23
Pega a coca que o pastel já esta pronto
que mané coca o que!!! PASTEL tem que ser com GARAPA (ou caldo-de-cana)...hauhauhauahuahua

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Rei Arthur Pendragon
Outro problema são as mixagens muito altas, parece q fazem de td pra música pegar logo.
O rádio parece uma luta para ver que toca mais alto e quem consegue cantar o refrão o maior número de vezes... o pior é que conheço pouquíssimas emissoras de rádio que tocam músicas menos comerciais, pelo menos aqui em BH.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


alfredmad
conheço pouquíssimas emissoras de rádio que tocam músicas menos comerciais
Aqui em SP tinha a Kiss FM (que no logo tem uma Fender Jaguar...hhehe) e ERA ducaralho...mas aí começaram a tocar as mesmas músicas...todo vc ouve Rock N Roll All Nite, e All My Love, e Love Me Two Times...aí enche o saco ouvir todo o dia...eu vibrava quando tocava Roll Over Lay Down do Status Quo!!!

OUTRA COISA:
Eu acho que o lance de ficar pesquisando só no site/fórum tb é meio contribuinte pra que isso aconteça!!! Tem que ouvir, sentir e quando achar que encontrou algo bom gastar muito tempo procurando um timbre legal com aquele equipo!!! Outro dia tava vendo um vídeo de um cara tocando uma Tonante Finder e um amp pequeno (não dava pra ver qual era) tocando uma sonzera ducaraio!!!

alfredmad
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
Outro dia tava vendo um vídeo de um cara tocando uma Tonante Finder e um amp pequeno (não dava pra ver qual era) tocando uma sonzera ducaraio!!!
Esse vídeo é famoso rsrs

Tem mais uns dois videos desse cara tocando.

edalko
Veterano
# abr/09
· votar


Eu acho que a questão de timbre vem com a maturidade musical.

No começo vc deseja copiar o timbre de seus ídolos.
E tenta chegar ao mais próximo possível.

COm o tempo, vc nota que vc tá soando igual a milhares de pessoas e começa a pensar no SEU timbre.

Contudo, entendo que para chegar nisso, além de demandar tempo, demanda muito dinheiro, porque vc terá que ficar com os produtos algum tempo para assimilar suas sonoridades, o que um simples test drive em loja não proporciona. Daí que terá que comrpar equipos para testar e ir trocando até achar a sonoridade que vc gosta.

Contudo, entendo que o som principal advém de:

Pegada + guitarra + amplificador

Pedais, etc são meros coadjuvants para enriquecer o som principal.
Sem amp bom e guita boa é dar tiro no escuro.

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Sinceramente eu não sei porque as pessoas ficam nessa neura de que é todo mundo igual, sempre foi assim, uns apontam um rumo e a maioria segue. Quantos clones do Elvis e do CHuck Berry existiram nos anos 50, quantos clones de Beatles e Rolling Stones exisitiram nos anos 60, quantos clones do Led Zeppelin e do Yes existiram nos 70, quantos clones de Michael Jackson, Guns'n'Roses, Iron Maiden e Van Halen existiram nos 80?? Quantos covers de Oasis, Radiohead, Blur, Metallica e afins existiram nos 90???

Agora se isso fica muito evidente hoje, é porque existe uma exposição beeeeeeem maior, antes você tinha como fugir disso e procurar só o que interessava. Antes tu via o Elvis na TV uma vez por mês, ou estourando 1 vez por semana, hoje tu vê o NX-0 uma 10x por dia e não tem como fugir disso, na prática foi só isso que mudou.

Outra grande imbecilidade levantada é que não se tem o que inventar, já que sempre existiram só 12 notas separadas por 9 comas pros tons inteiros, e isso nunca mudou, então se nos ultimos 10.000 anos se fez tudo que se imaginou de musica sem esgotar as possibilidades dessas 12 notas, pq achar que é agora que a gente vai conseguir???

Agora quanto a pergunta timbre x técnica, isso é complicado, eu particularmente acho que 90% do timbre está nos dedos, o B.B. King soa o mesmo com strato, tele, gibsons, ou mesmo um violão, quem duvida que procure os primeiros albuns dele, ateriores a 59, onde ele tocava de Telecaster, ou então o Riding with the King e ouça ele tocando violão, não tem como confundir. Claton a mesma coisa, SRV idem, Hendrix nem se fala, que ficou famoso ao vivo com uma strato, mas boa parte das gravações foi feita com uma SG e uma Flying V, mas raramente alguém para pra ouvir e notar a diferença de quando ele toca com uma e com outra.

Então se vc tem 10 pessoas com timbres parecidos muito provavelmente é porque elas estão imitando a mesma coisa, e não é uma questão de equipamento, gravações excessivamente processadas e afins, é uma questão de que eles nunca desenvolveram o principal fato que leva a uma diferenciação de timbre, a tal de PEGADA, pois quem tem isso diferenciado, pode tocar com o equipamento que for que vai sempre ter sua identidade.

Agora tem uma coisa, copiar não é ruim. O SRV passou a vida inteira copiando 2 pessoas, o Albert King e o Jimmie Vaugan, até a agressividade que ele toca, ele copiou do Albert Collins e do Hendrix. O B.B. King copiou tudo que pode do Charlie Christian, do T-Bone Walker e do Bukka White (que por sinal era primo dele). O Hendrix copiou, Chuck Berry, Buddy Guy e Eric Clapton até a enésima potência.

Enfim todo mundo copia alguém, alguns vão muito longe nisso como o Clapton que há 40 anos copia o Robert Johnson e não tem vergonha de admitir que o ideal guitarristico dele é conseguir tocar 100% igual ao cara e que essa é uma busca diária dele desde que pegou num violão a primeira vez na vida.

O problema é o que você faz depois que copia alguém, como diria o John Lee Hooker, é como você faz pra pegar uma nota minha pra juntar com uma outra nota e fazer uma coisa que seja sua.

Nesse quesito uma video-aula bem interessante de se ver é a video aula do Buddy Guy na série Hot Licks, ele só dá exemplos de signature licks de uns 30 guitarristas que na opinião dele tiveram muito impacto na maneira dele tocar, e no fim alguém pergunta como obter o som do Buddy Guy, e ele falou, é só misturar isso tudo aí.

O que se percebe hoje é isso, todo mundo copia sem misturar, pega as coisas dos outros e não adiciona nada pra criar uma pegada e consequentemente um timbre próprio.

Por isso que as vezes eu fico encanado com essa onda de Fulltones, Barbers e afins.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Então, temos COLAR e APROXIMAR...

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

?????

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
COLAR: "ah, vou comprar a guitarra X, pedal Y e amp Z pra ter o som igual do fulano!!!"

APROXIMAR: "Putz, eu gosto do som de Fulano, só que minha guitarra é A e o pedal é B...e nessa, descobri meu som!!!"

Sacou??? Tipo assim, som de Stratocaster é clássico com um amp legal...igual casar de meio-fraque. Mas tem gente que compra pedais e amplis e guitarras pra COLAR o som de alguém!!! E fica tudo a mesma coisa!!!

Mas concordo com vc, quando o cara resolver descobrir uma pegada diferente, achará algo bem particular!!!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

Ah tá, pois é, eu ainda acho que o principal do timbre de um guitarrista, é algo que independe de equipamentos, efeitos e técnicas de gravação portanto indissociável do cara.

Agora também acho que a sociedade tem meio que culpa, é só ver aqui no fórum, existe uma briga enorme pra classificar as coisas por estilos, estabelecer padrões, se não é assim então não é metal, se não é assado não é emocore, se não é de tal forma não é blues, ou jazz ou o escambau.

A partir do momento que você faz esse tipo de coisa muito se perde, especialmente se as referências daquele estilo fazem bastante sucesso. Então quem vem depois e dá ouvido a essas pressões, termina se prendendo a um leque de opções muito limitado, e por fim deixa de desenvolver a identidade da própria pegada.

Mas o que seria do metal se um dia a Banda de Blues chamada Earth, de não tivesse começado a fazer um som cada vez mais pesado e com letras soturnas??? Anos mais tardes os integrantes dessa banda uns tais de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, notaram que haviam criado algo novo e renomearam a banda para Black Sabbath.

Da mesma forma o que seria dos Beatles se eles não tivessem tocados por 5 anos nos puteiros de Hamburgo e por isso obrigados a tocar os mais diversos tipos de musica dos anos 50, de Blues, Soul, Rhythm and Blues, Doo Woop, Rock and Roll, até pequenas incursões no Jazz???

Se nada hoje se mistura, se tudo é definido por estilos com elementos pre-determinados, como ter algo diferente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Polêmicazinha - Timbre Pastel