Troca de Trastes em Gibson Les Paul - fotos!

Autor Mensagem
PEMAMETAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: PEMAMETAL


Ae galera,

Em 2007 eu comprei uma Gibson Les Paul standard, a guitarra é foda mas tinha uma coisa que eu não gostava nela. Os trastes tinham um formato meio quadrado o que acabava trastejando com ação mais baixa e fazer slides rápidos tipo zakk wylde era muito ruim, os dedos enroscavam e machucava um pouco. Levei num luthier pela primeira vez pra ele dar uma arredondada neles. Melhorou, mas não ficou 100%.

Dai mes passado eu resolvi radicalizar, troquei os trates por jumbo. A guitarra ficou muito melhor pra tocar, deu mais velocidade, e fico muito mais macia, os bends melhoraram e os slides tb.

Muitos vão me criticar por ter feito isso. Mas não importa a guitarra ficou melhor com certeza.

Antes

http://fotos.luthier.com.br/photos/497061530_U9Pab-L.jpg

E depois

http://fotos.luthier.com.br/photos/497069543_VP9g5-XL.jpg

http://fotos.luthier.com.br/photos/497109250_s2Q8S-L.jpg
http://fotos.luthier.com.br/photos/497057653_VHLwg-XL.jpg

Link com todas as fotos do trabalho

http://fotos.luthier.com.br/gallery/7693477_3H8QW#P-1-20

O que voces acham?

jonas.hetfield
Veterano
# abr/09
· votar


realmente achei os trastes quadradões...se voce gostou , e o serviço foi bem feito..parabéns ..

meu sonho é uma Lp standart.

pagou quanto nela cara?

jonas.hetfield
Veterano
# abr/09 · Editado por: jonas.hetfield
· votar


esse luthier é de sp?
me passa algum meio de contato com ele por favor cara?

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


Eu trouxe ela de fora. Paguei na época U$2300.
Não, ele é de campinas, mas o cara era de São Paulo, talvez voce conheça,´o nome dele é Celso Luthier. Ele fabricava umas guitarras que chama Dreamer.

Pega o site dele aí, tem telefone msn e tudo mais

http://www.vint.com.br/web/viewpage.php?page_id=8

jonas.hetfield
Veterano
# abr/09
· votar


gostei do trabalho do luthier..pela guitarra..parabéns

rcagliari
Veterano
# abr/09
· votar


O único problema, como você sabe, é o valor de revenda. A substituição das peças, ainda que por outras visivelmente superiores, interfere na originalidade do instrumento, o que, pra uma guitarra desse calibre, sempre acaba pesando. Mas, se você não se importa com esse tipo de coisa ou pretende casar com ela, então durma (e toque) feliz!

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


rcagliari

É, eu até perguntei pra ele se desvalorizava fazer isso na guitarra. Ele me respondeu assim "Cara, se o serviço for bem feito, eu acho que não desvaloriza não".
Com certeza tem muita gente discorda, mas sei lá, eu não deixaria de comprar uma guitarra dessas só por que os trastes foram trocados. O que importa mesmo é madeira, peças eletronicas e o estado de conservação dela. As guitarras da decada de 70 e 80 todas tem os trastes trocados senão começa a trastejar tudo.

axleWs
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL
outra coisa, se o cara for mão pesada, é inevitável um desgaste dos trastes. uma hora ou outra tem que trocar mesmo.

Curly
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

não duvido que a tocabilidade tenha melhorado, mas não gostei nem um pouco do trabalho do luthier, não recolocou binding lateral e o acabamento dos trastes, pelo menos pelas fotos, parece mal feito

se for vender a guitarra no futuro, peça a um luthier mais qualificado para restaurar a condições originais

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


trastes jumbo rocks :D

minha strato virou outra coisa depois que coloquei hehehe

mas realmente, o bind é só uma pinturinha ali por cima do traste, o cara podia ter refeito fácil...

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


Curly

Não existe como recolocar os binds laterais.
O que é possível é retirar os trastes antigos sem remover o binding, depois quando for colocar os trastes novos voce tem que cortar ele exatamente no tamanho perfeito pra caber dentro do binding. O problema é que desse jeito não seria possivel nivelar a madeira da escala por que o binding ainda estaria lá, alem de encarecer o serviço.
Como o binding é puramente estético e não interfere em nada na tocabilidade (na verdade até atrapalha, pois quando eu dava pull offs mais exagerados a corda deslocava em cima do *binding e o som ficava uma bosta, desse jeito aumentou a area do braço pra tocar), eu decidi remove-los. Assim ele pode nivelar a escala, colocar os trastes de modo que lixasse-os o menos possivel pra não ficarem achatados na hora de regular.

Discordo de voce cara, eu acho que o serviço foi muito bem feito, o cara é muito experiente e muito caprichoso.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


ogaitnas

Pintura???? negativo! é um pedaço de plastico unico que fica na lateral do braço e nas Gibson fecha de frente com o traste! Se voce remove não tem como colocar de novo.

Antes o traste parava ali onde termina a madeira, o resto era plastico. Agora ele passa por cima do binding lateral, isso aumentou a area do braço pra tocar. Entendeu?

Curly
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

vi as fotos agora ampliadas e realmente não tem nada errado com o acabamento dos trastes.

li agora também que o trabalho foi feito pelo celso freire, então creio que ele sabe o que faz, é um luthier muito experiente, apesar de que, na minha opinião, parece ser um cara antipático e arrogante, mas falo isso sem nunca ter tido contato pessoal com ele, apenas mesmo pelo conteúdo que eu acompanhei no orkut na comunidade dele, a antiga "Luthier Brasil", que inclusive foi deletada pela quantidade de tretas que rolaram lá...

mas sei lá, se a guitarra fosse minha não faria essa mod, compraria uma Epi tal, mas se vc ficou satisfeito, tá valendo !

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

ahhh eu nunca vi uma dessas ao vivo, parecia só uma pintura ou plastiquinho por cima do traste hehe

mzloko
Veterano
# abr/09
· votar


cara q tesão de guitarra hein
se os trates jumbos ficaram legais eu naum sei
mas ficaram bonitos
quanto ficou o preço dos trates e do serviço?
abs

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


mzloko

Caro bixo!! Muito caro!!! R$380 conto com o arame do frete incluso, a mão de obra da troca dos trastes, regulagem geral da guita e cordas novas.

É caro, mas é um processo muito trabalhoso, ainda mais por ser braço colado, o cara tem que proteger a guitarra toda com um negocio azul antes de começar a trabalhar. Se fosse parafusado, ele tirava o braço e ja era.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


PEMAMETAL
Sinceramente... eu não sei se tá caro não. Um cara veio consertar um vazamento aqui em casa, que era só pra tocar um cano embaixo da pia e cobrou R$80,00 só na mão de obra... Eu calculei que o cara iria gastar umas 2h... Então, R$40,00 por hora. Quantas horas este luthier gastou? E a expertise dele? Aliás, bela guita!
Abs
[edit] fora a confiança. Afinal é uma guita de valor elevado!

alele
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL
achei que o serviço ficou muito bom sim... parabéns pela guitarra! ela agora deve estar ultra foda, e do jeito que vc quer, não?

[]'s

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

É então esse que é o lance, eu só paguei, por que a guitarra tem um valor alto, não ia deixar na mão de qualquer um. Eu tenho muita confiança nesse cara, ele só mexe em guitarra fudida, entende muito e é caprichoso.

Mas se voce for ver, da pra comprar uma guitarra nova com esse valor.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mas se voce for ver, da pra comprar uma guitarra nova com esse valor.
PEMAMETAL
É verdade. Mas talvez, se fosse uma guita de R$380,00 vc nem teria pensado em fazer o serviço. :-) Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! hehe O importante é que vc ficou satisfeito e realmente ficou outra coisa...
Abs

rsf
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

não acho caro, principalmente considerando o risco em dar merda que uma troca de trastes implica....gostei do serviço do cara..profissional mesmo... e essa sua guitarra no que se refere a conserto e manutenção merece o que há de melhor em matéria de luthier...e bons profissionais nessa área não são os mais baratos...
definição de bom profissional: aquele que faz o que deve ser feito, com a certeza de que o resultado será um serviço bem feito.
bons profissionais não dependem da sorte e é por isso que cobram mais caro...hehehehehe

rogerio_prazeres
Veterano
# abr/09
· votar


Parabéns pela coragem. Eu acho um saco esse pessoal que compra uma coisa de marca e fica cheio de frescuras pra não mudar nada pra não perder a originalidade.

Guitarra é pra tocar, se é pra guardar compra um quadro ué!!

Eu também acho os trastes das Les Paul originais desconfortáveis. Só não usaria jumbo, talvez médio jumbo. Mas isso é pessoal.

Quanto ao serviço, se foram usados trastes de excelente qualidade, o que certamente foi feito, não tá caro.

É um serviço delicado, arriscado, dá um puta trabalho, depois que termina tem que regular tudo novamente e pelo preço que a guita custa tem que embutir uma espécie de seguro no preço pois por mais que se tenha cuidado quando a guitarra tá na oficina do cara tudo pode acontecer, até um incêndio.

Cordas: 30 reais
Trastes de primeira linha: 50 reais
Mão de obra da troca: 150 reais
Mão de obra da regulagem: 50 reais.
Seguro: 100 reais.

Abraço!

jimmy vandrake
Veterano
# abr/09
· votar


estes trastes são os jumbo da Dunlop ?
380,00 foi o total, trastes + mão de Obra ?

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


rogerio_prazeres

Com certeza!

jimmy vandrake

Não é da Dunlop, é uma outra marca lá, mas são as mesmas medidas do 6100 da dunlop. Eu não me lembro o nome, mas segundo ele, essa marca tem uma dureza maior sabe?(demora mais pra desgastar), mas ele falou que se eu quisesse poderia por o Dunlop.
Isso R$380, os trastes a mão de obra, mais a corda e a regulagem geral

Megamedes
Veterano
# abr/09
· votar


Não sei ao vivo, mas parece que ele podia ter lixado melhor os cantos, parece estar "sobrando". Só comento uma coisa, sua guitarra é LINDA. E se pra você valeu a pena, que se foda o resto.

Parabéns. Só não achei legal essa história de "trastes genéricos"

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


Megamedes

Não ta sobrando não. Ta bem arrendondado na quina. Ela ta um veludo pra tocar cara, só pegando na mão pra voce ver. É que essa foto ta muito perto, olha essas outras aqui.

http://fotos.luthier.com.br/photos/497089043_CGk7y-X2.jpg

http://fotos.luthier.com.br/photos/497094642_66r7e-XL.jpg

http://fotos.luthier.com.br/photos/497104699_rwdbR-XL.jpg

http://fotos.luthier.com.br/photos/497098268_UDw7k-X2.jpg

Quanto aos trastes, ele me falou a marca, eu que não lembro por que não conhecia.

diwillo
Veterano
# abr/09
· votar


Nada como trastes zerados :)
Linda guita cara!
Eu, particularmente, achei mais legal sem o binding nos trastes :)

abraço

zekabalawt
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

Tambem Tenho uma Gibson Classic. Tenho o mesmo problema que vc. Pra mim os trastes sao muiito quadrados e nos slides realmente o dedo tranca. Sinceramente os trastes e a tocabilidade de minha epiphone é melhor que os da Gibson...Claro que o som e timbre nao da de comparar.

Voce me aconselha trocar os trastes ??????????

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


zekabalawt

Cara!!! Eu sentia exatamente o mesmo que voce!!!!
Eu ia nas lojas e testava varias epiphones e falava, caralho! Essa porra é muito mais macia que minha Gibson, qual é o problema??? Minha guitarra era dura pra caralho, por que pra não trastejar e ficar com um som melhor eu tinha que deixar a açao alta. Cheguei a ficar desanimado mesmo, aí decidi arriscar cara e te falo, é outra guitarra!!!

Aconselho totalmente. Não sei qual o teu estilo, mas eu toco de rock classico e metal anos 80, as vezes blues, minha principal influencia é zakk wylde, kirk hammet etc... Pra mim funcionou bem.
Os bends melhoraram, deu mais agilidade, eu consigo tocar muito mais rapido agora e sem precisar fazer tanta força. Resumindo, ficou mais facil de tocar!

zekabalawt
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

Po cara acho que vou arriscar. Eu fiz o mesmo caminho que o seu. Mandei para um luthier arredondar os trastes mas não ficou como eu queria. O traste continua meio quadrado e baixo. Nos slides o dedo as vezes prende nos trastes e nos bends preciso de muito mais força que na epiphone.
Vc colocou trastes jumbo ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troca de Trastes em Gibson Les Paul - fotos!