Troca de Trastes em Gibson Les Paul - fotos!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


.DuFF.

É realmente não sei, eu só toquei numa explorer uma vez na vida e foi numa daquelas pretas com pintura fosca, um amigo meu tem a Flying V e a Explorer... axo q é a série Gothic. Mas são uito foda elas, nenhum defeito tb. Eu toquei muito mais na F.V porque pra mim era mais confortável.

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Pois é, essas Gohtics são fodas mesmo... mas são antigas...

A minha é de 2007.

Queria mesmo uma ESP MX-250II. Mas como a ESP num produz mais fiquei com uma G.A.S. lascada por essa Gibson e comprei. Hoje acho que seria melhor ter mandado um Luthier fazer uma explorer do jeito que eu queria...

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


.DuFF.

MX-250 é a Heavy Metal Explorer do Hetfield?

.DuFF.
Veterano
# abr/09 · Editado por: .DuFF.
· votar


nichendrix

A própria!!! a ESP desginou aquele modelo como MX justamente por causa do James.

MX = Metallica Xplorer

/,,/

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Cara, eu já toquei um bocadinho em uma dessas, meu melhor amigo na época do segundo grau tinha uma banda cover do Metallica, o cara era um desses caras que aos 16 tocam igual ao Malmsteen, Satriani, Vai e Hammet da vida... praticamente até essa época só vivia pra tocar, tocar, tocar e tocar... quando ele montou a Mothorbreath, juntou dinheiro 1 ano e comprou uma Heavy Metal Explorar e uma KH-2 Ouija Graphics.... muito foda as duas... muito foda mesmo, a dele era a q tinha a pintura de chamas vermelho e amarelo em fundo preto.

Agora eu não comparo ela com as Explorer da Gibson não, ela é bem mais leve, é um pouco menor, e infinitamente mais confortável pra tocar, e o braço é mais fino também.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


.DuFF.
nichendrix

Só pra acrescentar, pra quem não reparou, o nut da minha eu troquei tb, por um de grafite pois o original, a mizinha tava muito em baixo e quando dava pull off ela escorregava pra fora da escala.

Outra coisa, tirei a nickel cover dos captadores pois tava microfonando (isso me deu uma dor de cabeça do caralho, até descobrir que só tirando a capinha parava), provavelmente falha no parafinamento.

Tem um forum de Les Paul que eu frequento e muita, mas muita gente reclama de problemas com Gibson novinhas, principalmente problemas com nut.

Abraços

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

Sei não, ainda acho que se você pegar e analisar estatisticamente, esse muita gente ainda é pouco se comparado com a produção anual deles, e claro isso depende tb da série, da época do ano, e de todos os fatores que influenciam a demanda por guitarras da marca.

Uma coisa que eu vi um master luthier da Gibson comentando uma vez no site da propria empresa, era que apesar de estar preparada para lidar com uma demanda constante de produtos, nem sempre eles conseguiam dar conta de variações anormais de demanda, e nisso muitas vezes a qualidade das madeiras era menor. Ele inclusive cita o fato das Les Pauls dos anos 50 serem bem mais leve que as dos anos 60, porque mais ou menos em 60, a demanda por guitarras era tão grande que o estoque de madeira bem envelhecida da Gibson acabou, e eles começaram a usar madeiras mais jovens, e por isso as dos anos 60 eram bem pesadas, e que só em meados da década de 70 eles estabilizaram tudo (o tempo necessário pras madeiras secarem naturalmente).

Ele fala que hoje eles lidam com isso bem melhor que antes, mas as vezes eles tem que usar madeiras mais jovens envelhecidas artificialmente para dar conta de produções anormalmente altas.

Agora uma coisa é certa, se vc comparar os defeitos das Gibson com os da Fender, Jackson, ESP, Ibanez, aí vc vai ver que pro tamanho das tiragens eles até que erram pouco.

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


PEMAMETAL
Outra coisa, tirei a nickel cover dos captadores pois tava microfonando (isso me deu uma dor de cabeça do caralho, até descobrir que só tirando a capinha parava), provavelmente falha no parafinamento.

Agora vem uma pergunta, a tua veio com Burstburckers ou Burstbuckers Pro?? Pq se for um dos 3 modelos do Burstbuckers, eles nem tem parafinamento, já que são cópias dos humbuckers originais da Gibson, os imãs deles são de Alnico II, e isso contribui pra o feedback descontrolado, agora se for os Burstbucker Pro, que tem imã de Alnico V e parafinamento, ai tem realmente algo errado, a capinha melhora o som do humbucker, mas as custas de aumentar a possibilidade de microfonia.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

É o Bursbucker Pro! Ele realmente é de alnico V e vem com parafinamento. Pesquisei ja muito sobre isso na época em que estava com o problema. Eu descobri a solução sem querer pra falar a verdade. Eu acho a guitarra mais bonita sem a capinha nos captadores, aí tirei eles, quando liguei a guitarra de novo e fui aumentando o volume e vi que não tava mais dando microfonia, quase chorei de emoção hahaha Eu ja tinha desistido de solucionar aquilo.

Sem falar que o som ficou muito mais vivo, nitido. É dificil explicar, mas com a nickel cover, o som era meio confuso. Mas isso era provavelmente pelo fato de ouvir a nota e microfonia ao mesmo tempo

Eu ja li gente dizendo que a nickel cover deixa o som mais agudo, não sei até onde isso é verdade. Mas a minha ficou melhor sem!

old steel
Veterano
# abr/09 · Editado por: old steel
· votar


Cara voce mudou toda a ação da guitar.Gibson é assim mesmo.Guitarra para correria são ibanez e afins.Agora se gostou e não vai vender mais a guitar,pau nos slides.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


old steel

Não acho não cara. Esse papo de Gibson é assim mesmo pra mim não cola.

As guitarras Reissue , VOS. Ta ligado R8, R9, R0. Todas vem com trastes jumbos (pelo menos a R9 é certeza absoluta, ta no site da Gibson, as outras foi informação de forum). E a Gibson que é considerada uma das melhores de todos os tempos é justamente a 1959.

Abraços

old steel
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL
Então, ,curtiu,mãos a obra.
Abço.

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Cara, eu já toquei um bocadinho em uma dessas, meu melhor amigo na época do segundo grau tinha uma banda cover do Metallica, o cara era um desses caras que aos 16 tocam igual ao Malmsteen, Satriani, Vai e Hammet da vida... praticamente até essa época só vivia pra tocar, tocar, tocar e tocar... quando ele montou a Mothorbreath, juntou dinheiro 1 ano e comprou uma Heavy Metal Explorar e uma KH-2 Ouija Graphics.... muito foda as duas... muito foda mesmo, a dele era a q tinha a pintura de chamas vermelho e amarelo em fundo preto.

Agora eu não comparo ela com as Explorer da Gibson não, ela é bem mais leve, é um pouco menor, e infinitamente mais confortável pra tocar, e o braço é mais fino também.



CARACA!!! que inveja do seu amigo rsrsrs

Mas minha Gibson vai ficar dahora tbm! =)

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL
As guitarras Reissue , VOS...E a Gibson que é considerada uma das melhores de todos os tempos é justamente a 1959.

Cara isso não procede, todas as Reissues e VOS, vem com a contrução que eles chamam de historic accurate e period correct, ou seja, elas tentam reproduzir fielmente cada detalhe das guitarras originais, inclusive não fazendo rielieve holes, camaras de ressonância, uso de captadores não parafinados, etc.

Em 1959 não existiam trastes redondinhos como os de hoje, todos eram quadradinhos, existiam sim as gradações medium, medium-jumbo, jumbo, mas todos eram menores do que os tamanhos apresentados pelos redondinhos de hoje.

No caso as Standard vinham com os que hoje chamamos de Vintage Medium-Jumbo, no caso das Les Paul Custom, elas vinham com trastes medium, que hoje são chamados de vintage medium.

De qualquer forma, todas as Reissues e VOS vem com os trastes quadrados e não com os trastes redondinhos que você usa hoje, nem tanto por quadrado ser melhor, mas por representar de forma precisa os trastes usados nas Les Pauls originais. O mesmo vale pras SG, minha SG '61 Reissue vinha com trastes vintage medium-jumbo ainda menores que os da minha outra SG na época, que era uma Special.

.DuFF.
CARACA!!! que inveja do seu amigo rsrsrs

Rapaz, mas o bixo ralou tanto pra comprar essas duas guitarras, que eu não queria ter estado na pele dele naquele ano não, ele só passou de ano porque a gente ajudou ele, pq tocava praticamente todo dia na noite, e só chegava na aula encostava na carteira e dormia.

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Rapaz, mas o bixo ralou tanto pra comprar essas duas guitarras, que eu não queria ter estado na pele dele naquele ano não, ele só passou de ano porque a gente ajudou ele, pq tocava praticamente todo dia na noite, e só chegava na aula encostava na carteira e dormia.

Pois é...

No pain, no gain.

Me esfolei de trabalhar ano passado pra comprar minha Gibson tbm rsrs

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


.DuFF.
Me esfolei de trabalhar ano passado pra comprar minha Gibson tbm rsrs

Por isso que eu nunca quis virar musico profissional, todo mundo que tem instrumento top que eu conheço, trabalha com alguma outra coisa que dê dinheiro... hehehehehehe

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Se é quadrado ou não, eu não sei. Mas que é jumbo é, ta aí no site.

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-Custo m/1959-Les-Paul-Standard-VOS-/Features.aspx

Other cosmetic changes on the 1959 Les Paul Standard included a slightly thinner neck profile, a smaller heel, and a change to larger "jumbo"-sized frets, which are still in use today.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

Pois isso é relativamente novo, pq eu já trouxe uma VOS dessas pra um cliente da loja, e ela vinha com medium jumbo, mas a guitarra era de 2003. mas ainda são os quadradinhos, são a marca registrada das Gibsons.

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Por isso que eu nunca quis virar musico profissional, todo mundo que tem instrumento top que eu conheço, trabalha com alguma outra coisa que dê dinheiro... hehehehehehe

uhauhauha nem da mto $$$ não... trabalho com suporte de informatica mesmo... foi 1 ano juntando pra comprar a guita rsrs.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


nichendrix

Deu pau na net aqui, era pra ter mandado uma foto junto, mas só agora consegui.

http://www2.gibson.com/getdoc/9470875e-32dc-4179-8c9a-883433412282/LPR 9VOWCNH1-headstock-jpg.aspx

Olha só a foto do braço dela, parece ser bem larguinho esses trastes. Bem diferente das Standards normais.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


Que merda, o formato da tela deforma a foto, cliquem 2 x nela pra abrir no site a original, valeu

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

Mas são "quadrados" mesmo, são iguais aos que vinham nas antigas Les Paul Classic Plus e Premium Plus, que eram usadas como base pras reedições da '60s Reissue dos anos 90. Mas ainda são um pouco menores que os jumbo normais e arredondados.

Philipi
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL
Cara, que camera digital que tu usou nessas fotos?A definição ficou incrivel!

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


Philipi

Não foi eu que tirei, foi o Luthier.
Ficou foda mesmo! O nivel de detalhe, do zoom, incrível. Não sei qual é, mas é dessas profissionais.

Celso Freire
Veterano
# abr/09 · Editado por: Celso Freire
· votar


Em 1959 não existiam trastes redondinhos como os de hoje, todos eram quadradinhos, existiam sim as gradações medium, medium-jumbo, jumbo, mas todos eram menores do que os tamanhos apresentados pelos redondinhos de hoje.

Cara, essa informação não procede.
A qualidade dos trastes era outra, assim como a diversidade era menor, mas eles eram arredondados. Muitas vezes ficavam quadrados devido à baixa qualidade do nivelamento, assim como ocorre na maioria das Gibson até hoje.

A Câmera:
A câmera que uso nas fotos atuais é uma Sony H9.
As fotos não sofrem nenhum tipo de tratamento posterior.
Além da câmera ser excelente, tenho alguma experiência em fotos desde a época que usávamos filme.

Pra quem pediu meus contatos:
Telefones: 19 3287.0020 ou 9150.4444

Abraço e obrigado pelos elogios e críticas. A idéia é evoluir sempre!

Aguardem as Dreamer 2009!

Celso Freire, Luthier
www.luthier.com.br
ask@luthier.com.br

zekabalawt
Veterano
# abr/09
· votar


Vint Luthier

Concluindo, se os trastes estão "quadradinhos" é porque estão gastos ou devido a baixa qualidade do nivelamento ?

Se estão quadrados e baixos vc aconselha trocar ?? Não depreciam o valor de um Gibson ?

Celso Freire
Veterano
# abr/09 · Editado por: Celso Freire
· votar



Concluindo, se os trastes estão "quadradinhos" é porque estão gastos ou devido a baixa qualidade do nivelamento ?

Se estão quadrados e baixos vc aconselha trocar ?? Não depreciam o valor de um Gibson ?


Trastes quadrados são causados ou por mau nivelamento sem arredondamento posterior ou por desgaste por uso, mas nesse caso você verá apenas alguns trastes quadrados, principalmente na região das cordas agudas.

Eu aconselho a trocar quando eles não tem mais condições pra nivelamento, quando o cliente quer ou quando o entrastamento novo pode trazer um benefício grande ao instrumento.

Trastes devem ser trocados mais cedo ou mais tarde.
Embora os frisos cobrindo a lateral dos trastes seja tradicional nas Gibson, a melhor solução é o traste por cima do friso, pois permite o nivelamento da escala antes do entrastamento e evita que a correção do nivelamento tenha que ser feita nos próprios trastes, deixando o serviço não satisfatório e reduzindo a vida dos mesmos.

Observe instrumentos com friso de outras marcas e verá que a maioria tem os trastes por cima dos frisos, dentre elas várias guitarras tão valiosas ou até mais caras do que as Gibson, como as Ibanez George Benson, por exemplo.

Uma Gibson muito bem entrastada não deve perder seu valor de mercado, e mesmo que perca, é um valor ínfimo perto dos benefícios que você terá usando um entrastamento bem feito por um Luthier experiente.

Abraço!

Celso Freire, Luthier
www.luthier.com.br
ask@luthier.com.br

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Vint Luthier

Trastes quadrados são causados ou por mau nivelamento sem arredondamento posterior ou por desgaste por uso, mas nesse caso você verá apenas alguns trastes quadrados, principalmente na região das cordas agudas.

Cara isso não é tão absoluto, se é quadrado por causa de desgaste, então realmente é ruim, mas no caso dos trastes usados nas Gibson e algumas Epiphones, eles só são arredondados na parte superior como você mesmo pode constatar na foto que você tirou do instrumento do PENTAMETAL, nas laterais estes trastes originais das Gibson e algumas Epiphones são praticamente retos, tendo um formato "quadrado/retangular". Então se você não explicar direito o que está dizendo, pode gerar confusão

http://fotos.luthier.com.br/photos/497061530_U9Pab-L.jpg

Celso Freire
Veterano
# abr/09 · Editado por: Celso Freire
· votar


Cara isso não é tão absoluto, se é quadrado por causa de desgaste, então realmente é ruim, mas no caso dos trastes usados nas Gibson e algumas Epiphones, eles só são arredondados na parte superior como você mesmo pode constatar na foto que você tirou do instrumento do PENTAMETAL, nas laterais estes trastes originais das Gibson e algumas Epiphones são praticamente retos, tendo um formato "quadrado/retangular". Então se você não explicar direito o que está dizendo, pode gerar confusão

É absoluto SIM.
O arredondamento da Gibson do PEMAMETAL foi feito por mim meses antes dele trazer pra troca de trastes.

O entrastamento de fábrica das Gibson vai de sofrível a péssimo e não há confusão alguma na minha afirmação. É fato, pois passaram dezenas de Gibson Les Paul, SG, Explorer, etc pelas minhas mãos desde os anos 80.

Os trastes ficam quadrados por excesso de nivelamento na fábrica, muitas vezes são riscados não só pela lima do nivelamento, mas pela lima usada entre os trastes pra tirar o excesso do friso.
Esse mesmo desleixo não acontece nas guitarras Gibson Custom Shop, onde a devida atenção é dada pois de lá saem instrumentos que custam no mínimo o dobro dos que saem da linha de produção.

A guitarra desta foto é uma Ace Frehley Signature e custa mais de R$ 20mil aqui no Brasil. Nela o entrastamento é bem melhor do que o original de fábrica da Gibson do PEMAMETAL.

O processo de entrastamento das Epiphone orientais propicia um resultado superior aos das Gibson USA. Quer comprovar? Vá a uma boa loja e compare, descontando o "peso da marca Gibson" e julgando apenas o entrastamento em sí.

Compare também com Fender, com MusicMan, Ibanez (até as mais baratas), Cort, ESP, LTD, Schecter, entre outras e depois me diga o que acha do entrastamento de fábrica da Gibson.

Espero que você agora tenha entendido direito o que antes já tinha sido explicado direito.

Abraço!

Celso Freire, Luthier
www.luthier.com.br
ask@luthier.com.br

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Vint Luthier

Eu também falo da marca com conhecimento de causa, tenho tanto Gibson, quanto Epiphone, quanto Fender, e ao longo da vida tive outras tantas, inclusive uma reedição SG 1961 da Custom Shop (sem o acabamento envelhecido artificialmente) e por anos meu band mate teve exatamente essa mesma Les Paul Ace Frehley , bem como uma 1959 VOS e uma Jimi Page todas da Custom Shop e antes de ele ir pra inglaterra tocamos exaustivamente em todas essas guitaras e provavelmente estariamos tocando até hoje se ele não tivesse ido morar na Irlanda, tive que vender minha SG por conta de aperreios financeiros, mas ainda hoje possuo minha semi-holow da Gibson, uma ES-135 comprada em meados dos anos 90.

E uma caracteristica comum a todas essas guitarras é que os trastes tinha as laterais retas e a parte superior arredondada, não sei como as coisas estão de uns anos pra cá, mas ao menos até os anos 90, o padrão de acabamento era muito bom tanto pras guitarras de série quanto pras Custom, que eram melhor ainda.

Esse mesmo tipo de traste (menores e mais finos de laterais retas e parte superior arredondada) é usada nas Fender American Vintage, e mesmo nas reedições Japonesas, eu mesmo possuo cuma Reedição da '57 made in Japan, que tive que retrastejar recentemente, pois já tinha 20 anos de uso e apesar de ter comprando em estado praticamente nova, já que o dono antigo não usava muito ela, nos 7 anos que ela está comigo ela foi muito usada. Tentei usar o mesmo tipo de traste, mas não encontrei pra vender e tive que botar os Dunlop Medium-Jumbo, mas ainda prefiro os trastes antigos e menores.

Meu bandmate atual tem uma Les Paul Raw Power, das primeiras séries, que eram apenas Les Pauls normais com acabamento natural acetinado e tarras grover, ela é ano 1997 e na época custava bem mais que as Standards normais por causa do acabamento diferenciado, e o acabamento dos trastes também era muito bom também e era uma guitarra de série, pelas fotos, dá pra notar uma difereça em relação a guitarra do PANMETAL, a proção do friso que fica por cima do traste é bem menor na guitarra do Mahatma do que na guitarra do PANMETAL.

Agora se atualmente elas realmente estão vindo com trastes desnivelados ou excessivamente gastos, então são outros 500.

Agora no fim, acho que você talvez esteja confundindo o que estou dizendo, eu não falo trastes quadrados no sentido do traste ter a parte superior, a que tem contato direto com a corda, não falo desta parte ser quadrada, se tiver realmente é um caso de desgaste exessivo, pior que isso só traste sulcado, essa parte que tem contato com a corda sempre deve ser arredondada, e como você é Luthier, pode explicar bem melhor toda a necessidade de a corda apoiar no traste na menor área de superficie possível, para melhorar a vibração da corda e dar mais definição à nota, e que por isso os trastes jumbo ajudam a melhorar o som da guitarra.

Eu estou falando é das laterais do trastes, da parte onde as cordas não tem contato com os trastes, que em algumas guitarras, especialmente reedições de modelos antigos, não são na forma semi-circular como são hoje, são como trapézios com a parte superior bem redondinha.

Só pra tentar ilustrar, na maioria das guitarras abaixo você vê o que estou falando, os trastes estão perfeitamente normais, nivelados e me perfeito estado, eles só não usam o perfil de trastes usado hoje, são trastes em estilo vintage, alguma somo o dos primeira de Les Pauls e daí vai pra Dany Gaton e pra American vintage '52 Telecaster, e por vários modelos que usam transtes de perfil vintage, talvez ssim vc entenda o que eu quis dizer.

http://www.guitarsandeffects.com/guitarimages2006/gibson_lp_custom88cb /les_paul_custom_005.jpg

http://www.guitarsandeffects.com/guitarimages2008/fender_gatton_50/fen der_danny_gatton_50_009.jpg

http://www.guitarsandeffects.com/guitarimages2008/fender_52TMMM/fender _52tBo_008.jpg

http://www.guitarsandeffects.com/guitarimages2008/fender_st67MIJstrat/ fender_st67MIJsbbb_016.jpg

http://www.guitarsandeffects.com/guitarimages2008/gretscj_7593wfalcon/ gretsch_whiteFALCON_sc_010.jpg

http://www.guitarsandeffects.com/guitarimages2008/gibson_sgCUSTOM74/gi bson_sgCUSTOM_1974_009.jpg

http://www.guitarsandeffects.com/guitarimages2008/gibson_cs336LUCKYstr ike/gibson_cs336LUCKYstrike_010.jpg

http://www2.gibson.com/files/USA/LesPauls/LP_Standard_08/LPSTDHS_Les_P aul_Std_08_HP_FW.jpg

http://frankieandtheactions.com/burnyfrets.jpg

http://www.guitarsite.com/newsletters/gnw/images/other/pagedn.jpg

Nenhuma usa o perfil de traste jumbo ou medium jumbo moderno, usam os vintage, que acho que você irá concordar que apesar de os trastes vintagem redondos, apresentam laterais quadradas, são os tais de modelos de traste vintage medium-jumbo e vintage jumbo. Que aão menores e mais finos que os tastes moderno.

Se tiver errado agora, aí eu gostaria de saber porque com novas algumas provas visuais. Para eu ver com mais clareza o seu ponto, especialmente se for comparando dosi trastes da guibsons, os que vc chama de ruins e os que você chama de bons.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troca de Trastes em Gibson Les Paul - fotos!