Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins

Autor Mensagem
Geration_Lespaul
Veterano
# mar/09
· votar


Alguém podia fazer um video própio do Woman tone, eu não consegui deixar algo proximo na minha humilde G1 + guita !

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Geration_Lespaul
Alguém podia fazer um video própio do Woman tone, eu não consegui deixar algo proximo na minha humilde G1 + guita !

Cara, e realmente aí vai ser bem complicado, já que muito do tom é uma guitarra com dois humbuckers bons e um amp de bom também. Mas sugiro você começar pela equalização, subir os médios tudo que der na casa dos 500hz, é mais fácil com EQ paramétrico, outra dica é fechar o pot de tonalidade dos dois captadores. O resto é fuçar nos controles do amp e da distorção da pedaleira pra achar uma combinação boa, se tiver um wah wah pode usar ele pra conseguir fechar mais o som, e não usar modulações tb vai ajudar muito, já que as de pedaleira tendem a deixar o som mais brilhante.

Espero ter ajudado.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Geration_Lespaul
E a pouco tempo quando soube que Crossroads foi gravada ao vivo eu não acreditei, é muito perfeito para ser ao vivo, e de fato foi.

Cara muito massa o video, como sempre o Clapton arrebenta nos solos e o Nathan East no baixo, aí é um negão que toca até debaixo d'água.

No caso de Crossroads ela tem um erro enorme, que por sinal é a grande mágica dela, o Clapton toca ela todo o tempo com os acentos errados. Enquanto baixo e bateria estão acentuando os tempos 1 e 3, e originalmente os Clapton faria a mesma coisa, ele perdeu o tempo e toca a musica inteira acentuando o 2 e o 4, ele chegou a comentar várias vezes que não entende como o pessoal pode achar tão legal uma musica tocada errada, mas a veradade é que as versões certinhas que ele fez depois não são tão boas quanto a primeira, mas ainda assim muito legais.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Eric Clapton, Buddy Guy e Robert Cray tocando Sweet Home Chicago no Crossroads Festival... só cabrinha que não sabe nada... hehehehhehe



Outro aqui, com B.B. King, Clapton, Buddy Guy e Jimmie Vaughan (o irmão mais velho e mais famoso do Stevie).



brunobergesch
Veterano
# mar/09 · Editado por: brunobergesch
· votar


Qual show que você está falando, nichendrix? (no qual o Clapton toca no tempo errado)


Um presente ai pra galera fã :P

Geration_Lespaul
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Pô cara valeu pelas dicas, eu vou tentar fazer amanha ( agora impossivel :( )
eu tava tentando de uma forma 'errada', os meus equips são realmente bem simples , mas vamos ver no que dá :P
ajudou sim valeu !

Sobre a crossroads eu não tinha reparado nisso haha !
até clapton erra, porém um belo erro.

off: outro erro do clapton é essa versão de 'SIOL' ao vivo em 86.
ele erra no começo do solo, e ainda ri.


Se as versões pós-cream são as que ele fez em carreira solo por exemplo , eu particulamente acho versões mais 'cansativas', cade a 'pegada' do 'cream' na musica?

brunobergesch
A versão errada, é a versão gravada ao vivo do disco Whells of fire, do Cream. Me corrijam se estiver errado.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


brunobergesch
Qual show que você está falando, nichendrix? (no qual o Clapton toca no tempo errado)

Como bem respondeu o Geration_Lespaul
A versão errada, é a versão gravada ao vivo do disco Whells of fire, do Cream. Me corrijam se estiver errado.

Depois disso, ele nunca mais conseguiu tocar perfeitamente igual ao que está no disco (porque enfim, a tendência naturaç é vc tentar tocar certinho). Encheram tanto ele que não era a mesma coisa, que na carreira solo ele criou outra versão da musica e nunca mais tocou a versão do Cream, uma vez perguntaram pra ele porque, e ele respondeu que não entendia porque as pessoas achavam aquela musica uma grande maravilha, já que ele toca o tempo toda com os acentos no tempo errado, e por isso deu o som que deu, mas que não foi intencional, e ele também nunca quis tocar ela do jeito "errado" porque acha que como é um cover ele não estaria sendo correto se não o mais fiel possível ao Robert Johnsonm que é o cara que ele passou a vida inteira tentando imitar. Vide os dois ultimos discos dele, que são em homenagem a ele.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Geration_Lespaul
Pô cara valeu pelas dicas, eu vou tentar fazer amanha ( agora impossivel :( )
eu tava tentando de uma forma 'errada', os meus equips são realmente bem simples , mas vamos ver no que dá :P


Cara, qual a tua guitarra e teu amp? Nessa G1, tu tem o manual dela em pdf pra me dar o link? pra eu tentar fazer um adivinhometro com ela.

Geration_Lespaul
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
É uma dolphin les paul, um fender frontman 10g, a g1 o manual está aqui:
http://manual-de-instrucoes.com/manual-de-instrucoes-guia-usuario/ZOOM /G1-_E

tem pra download, direto em pdf, não achei :(

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Geration_Lespaul

Cara, eu não sei como as coisas vão se comportar com seu equip, mas pelo manual o que posso sugerir é mais ou menos o seguinte.

1-) Um bota o seletor de captador da sua guitarra na posição do meio.
2-) Bota os dois pots de volume no 10
3-) Bota os dois pots de tonalidade no 0 ou no 1
4-) Bota o Amp com tudo na posição de 12h pra timbrar legal na pedaleira primeiro.
5-) na pedaleira usa a Distorção MS #1959 e regula o ganho dela bem alto (acima da metade, pelo que entendi o ganho vai de 0 a 30, então preferencialmente acima de 20).
6-) No Eq da pedaleira bota os médios (Eq Mid) no máximo e depois tenta ver a melhor combinação de grave e agudo pra chegar perto do som do Woman tone (aqui não tem jeito, é tentativa e erro).
7-) Depois de ajeitar tudo na pedaleira, faz os acertos finais no amp, e pronto.

Uma vez que não conheço seu equip, esse é o maximo que dá pra eu poder tentar ajudar.

Geration_Lespaul
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Po cara VALEU MESMO, vou fazer isso e já edito aqui!

--
Hoje é aniversário do clapton, 64 anos !
aí vai umas fotos das fases do clapton, já que não tem nenhuma novidade no tpc , na ultima pag. haha:

Eric clapton, 60 anos.

No cream, com a fool sg.

No cream, farewell concert se não me engano.

Firebird

Derek and dominos.

92? no unplugged.

Capa do album 'Beano'.

Bluesbreakers.
Sei que não ajudou muito no tópico, mais é mais curiosidade.

eric bluesman
Veterano
# mar/09
· votar


opa gostei do topico, esse cara me influenciou muito quando o ouvi pela primeira vez nao parei mais de escutar suas canções, uma musica marcante pra mim dele é river of tears do dvd one more car one more rider onde ele coloca a alma nas notas, ali percebi a verdadeira essencia q o musico deve buscar , ele usa de simplicidade q acaba se tornando mais sonoro e bonito q se ele colocasse mais notas e com riffs bem cortantes onde ele parece q entra dentro de cada nota tocada, realmente gostaria de ve-lo aqui no brasil ao vivo, essa com certeza eu nao perderia de jeito nenhum , li seu livro e oq ele conta ali muitas coisas me fez pensar em o quanto as vezes jogamos com nossa sorte, o cara viveu numa loucura quase todo tempo mais nunca perdeu a genialidade, todos gostam dele, artistas, musicos e personalidades em geral prova disso é o crossroads guitar festival q ele produz , sempre contando com seus amigos musicos.

ahhhh!!!!! vcs viram a parte do ultimo crossroads q o bb king, fala abertamente sobre sua estima por clapton , ( quero q quando partir a ultima voz q eu escute seja a sua , dizendo q em vida fomos amigos, e q eu viva um dia , mais q ERic Clapton viva um dia a mais ) puta merda !!!! isso q é respeito e admiraçao, e ainda partindo do grande mestre B.B King nem precisa dizer mais nada .


se eu

ignacho
Veterano
# mar/09
· votar


Geration_Lespaul
Hoje é aniversário do clapton, 64 anos !
aí vai umas fotos das fases do clapton, já que não tem nenhuma novidade no tpc , na ultima pag. haha:


pô, legal essas fotos!

Eric Clapton
Veterano
# mar/09
· votar


Caramba...64 anos...

AInda é um mulequeee!!!


=D

eric bluesman
Veterano
# mar/09
· votar


parabens a ele , pois nao é todo mundo q consegue se consagrar com tanta propriedade como clapton , estando na ativa e sempre tendo sucessos , parabens a ele e vida longa para q possamos ter o prazer de continuar o ouvindo.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


eric bluesman
parabens a ele , pois nao é todo mundo q consegue se consagrar com tanta propriedade como clapton , estando na ativa e sempre tendo sucessos , parabens a ele e vida longa para q possamos ter o prazer de continuar o ouvindo.

Palabéns Sir Eric Patrick Clapton.

Realmente essa humildade e esse sucesso são características de um verdadeiro gênio, é só ver que mesmo sendo um artista consagrado no mundo inteiro, ele não é cheio de pose e de exigências, e ainda dedica parte do tempo dele a ajudar os outros, seja com o Crossroads Center, seja como conselheiro do AA.

Hoje eu estava ouvindo o primeiro disco do Yardbirds e o disco do Clapton com o John Mayall, é incrivel que ele já conseguia tocar daquele jeito, mesmo sendo praticamente um adolescente.

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


eu nem tenho muito a acrescentar a esse tópico não, mas eu to adorando ler.

Bombastik
Veterano
# mar/09
· votar


Geration_Lespaul

Alguém podia fazer um video própio do Woman tone, eu não consegui deixar algo proximo na minha humilde G1 + guita !


o equipo que tenho que mais se aproxima desse timbre é o Electro Harmonix Big Muff. sei que provavelmente, o Slowhand nunca usou um. não sei explicar mas fica bem parecido (apesar de praticamente sem médios). meio sem ataque mas com ótimo sustain. os vibratos soam "vibrantes" e corretos. classe a.

experimente alguma simulação de fuzz na G1, pode ser que fique mais próximo.

Eric Clapton
Veterano
# abr/09
· votar


Que bela música!!!

Back Home!!!



nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Murillo Wendel
Muito foda o video, Clapton sempre arrasa.

Mas uma pergunta, alguém aqui já se aventurou a usar um Talk Box, como o que ele usou bastante nas versões ao vivo de Little Wing nos anos 70????

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


64 anos
Eric, me ensina aí a fórmula da juventude eterna!!!! :-)

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Rapaz, ele tem a cara do meu pai que é 10 anos mais novo... hehehehhehe

Agora alguém já ouviu uma JAM de 24min dele com o Santana, em que eles tocam Eyesight to the Blind e Why does love got to be so sad em um duelo de guitarras de 24min e 17seg... rapaz eu só falto ter um orgasmo no musical no meio da musica, especialmente porque eles no meio parece que cansam de tocar rapido e dão 2min pra os percusionistas deles brincarem de duelar tb, sendo que o cara que toca com o Santana é um brasileiro. depois voltam os dois com todo gás pra duelar de novo, dessa vez começam com variações do riff principal, cada um fazendo uma variação diferente, mas bem parecida, até que começam a aloprar no solo de novo.... muito foda...

Eric Clapton
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Eu já!!! Muito foda!! Baixei pelo Limewire!!! \o/

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Murillo Wendel

Na Coletânea Croosroads 2 Live at the Seventies, pra mim de todos os cds o 2 é o melhor (que tem essa Jam, Layla, Badge, Driftin blues, e I've Shot the Sherriff), pra mim as duas Crossroads são as coletâneas mais loucas do Clapton, uma é ao vivo nos anos 60 e a outra é ao vivo nos 70, deveriam fazer logo a dos 80 e a dos 90.

Agora que nessa JAM vc descombre o que é realmente ser um guitarrista, você descobre, pq os cars não te cerimonia, quebram tudo na base, no solo, no riff, o Santana e o Clapton aqui e acolá ficam só fazendo uma ambiência com o wah wah enquanto o Clapton ou a percussão solam, em momento algum do duelo você vê um tentando derrubar o outro, pelo contrario, enquanto é o outro que sola, cada um vai fazendo sua brincadeira no fundo pra enfatizar o improviso do outro.

Agora só me falta criar coragem pra testar um Talk Box.

Geration_Lespaul
Veterano
# abr/09
· votar


Uma curiosidade: eric clapton nunca teve um clipe? digo não um video de uma apresentação ao vivo, ou algo do tipo, mais sim um 'mini filme' que é normalmente gravado com playback etc.
É só eu ou a voz do clapton em Layla ( versão de estudio do Derek and Dominos ) é 'estranha' ? pareçe que o 'timbre' dele tá diferente , rouco, tem algum motivo pra isso? ou é loucura minha?

Penta_Blues
Moderador
# abr/09
· votar


Boa tarde!!!

Geration_Lespaul
O clipe em que ele canta com BB King é bem "filminho" na minha opinião.
Valeu!!!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Geration_Lespaul
Uma curiosidade: eric clapton nunca teve um clipe? digo não um video de uma apresentação ao vivo, ou algo do tipo, mais sim um 'mini filme' que é normalmente gravado com playback etc.

Tem sim, Reptile, algumas do Pilgrin (especialmente a com o Santana), várias dos anos 80, Riding With the King do mesmo album com o B.B. King, e algumas coisas do mesmo album. Enfim ele tem vários clips, mas nenhum ficou muito famoso não. Só o clipe original de Tears in Heaven que foi lançada primeiro como parte da trilha sonora de um filme e tem um clipe com cenas do filme intercaladas com cenas do Clapton.

Outro dia no site da MTV Brasil tinha um link com mais de 20 clipes dele.

É só eu ou a voz do clapton em Layla ( versão de estudio do Derek and Dominos ) é 'estranha' ? pareçe que o 'timbre' dele tá diferente , rouco, tem algum motivo pra isso? ou é loucura minha?

Excesso de Alcool e Heroina explica? Bom, esse foi o primeiro disco em que ele cantou, então não tem muita prática e nem técnica da parte dele nessa época, fora que ele gravou o disco bebado e chapado né?

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


eric clapton nunca teve um clipe?
Geration_Lespaul
Cara, eu acho que o Eric não gosta de representar uma música, fato que é bastante interessante pq o vídeoclip acaba sendo incorporado ao clima da canção. Então, a música já não é mais pura, mas áudio e vídeo. Engraçado vc ter comentado isso do Eric, mas muitos clipes que vejo e vídeos que a galera manda pelo Y2B eu desligo o monitor. O som muda cara, é incrível! A percepção é outra. Parece que o vídeoclip te "regula" ou induz. O que eu acho muito sem graça as vezes... Minha opinião! :-) O videoclip cega!
Abs

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# abr/09
· votar


eric creptú é mara

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


só pra dar um up básico...

nesse vídeo o Clapton está simplesmente foda, o cara está literalmente possuido por um preto velho Bluesbleaker, agora massa é quando o Buddy simplesmente desiste de tocar e cumprimenta o cara, agora é engraçado que o Clapton, aqui em quando dá esses ataques de tocar rápido, e o faz de uma maneira bem própria.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins