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old steel Veterano |
# fev/09 · Editado por: old steel
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Na boa,acho que possuir uma Gibson ou uma Fender esta como para possuir um Mustang ou um Corvette,uma questão de realização de um sonho,no caso de tocar em um instrumento que foi utilizado pela grande maioria dos nossos ídolos.Preço é uma coisa relativa.Dependendo de sua conta bancária pode ser muito ou não.Sou fã incondicional das duas tradicionais marcas,como existem pessoas que preferem mandar construir um instrumento exclusivo de acordo com seu gosto.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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rsf ou eu não entendi o proposito do seu post Foi o de colocar "dados" para a discussão. vc não precisa desmerecer uma coisa para elogiar outra... Eu não fiz isso. Se vc entendeu assim, entendeu errado. aceito como algo razoável reduzir tanto uma quanto outra a um "logo no headstock"...e tenho certeza que vc concorda com isso.... Ora, se vc mesmo diz que existem guitarras superiores às Gibsons e Fenders, a questão é exatamente essa, um "logo". Eu mesmo já tive em mãos guitarras superiores às dessas marcas (Schecters, PRS, Shur, Gretschs, guitarras de luthiers, etc). A questão não é essa. Gibson e Fender são marcas sim, se boas ou não, depende do parâmetro de julgamento. Agora, valorizá-as excessivamente é algo totalmente subjetivo, ilógico mesmo. Não estou aqui fazendo juízo-de-valor, apenas analisando de maneira lógica uma discussão proposta pelo dudu_RockeR e pelo MauricioBahia. Abçs
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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Temos que perceber também que há Gibsons e Fenders, e Gibsons e Fenders. Os modelos fabricados pelas respectivas "Custom Shops" destas marcas, são excepcionais, algumas, verdadeiras obras de arte. Agora, para se fazer música, vc não precisa de um instrumento desses...................... Abç
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rsf Veterano |
# fev/09 · Editado por: rsf
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Mauricio Luiz Bertola
não sei, mas devo estar com problema de intelecção...
Ora, se vc mesmo diz que existem guitarras superiores às Gibsons e Fenders, a questão é exatamente essa, um "logo".
o que tem uma coisa a ver com a outra? pq existem guitarras melhores, gibson e fender viram um logo? vc não estaria incorrendo em um sofisma?
Os modelos fabricados pelas respectivas "Custom Shops" destas marcas, são excepcionais, algumas, verdadeiras obras de arte. Agora, para se fazer música, vc não precisa de um instrumento desses...
bertola, ninguem questionou isso...vc pode fazer musica com uma caixa de fórsforo...não é isso que se está discutindo...pelo menos não é isso que eu estou discutindo....hehehehehe
Eu não fiz isso. Se vc entendeu assim, entendeu errado
eu não disse que foi vc quem disse...falei em um contexto genérico... "alguém" não precisa desmerecer uma coisa para elogiar outra....
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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rsf Não acho que seja um sofisma. Seria se eu tivesse dito: "...As Guitarras Gibson e Fender são apenas um "logo", pois é isso que determina a qualidade do produto..." Seriam coisas diferentes com um sentido aparentemente idêntico. No caso estou apontando uma contradição no que vc diz, pois, se vc diz que as Gibsons e Fenders, não são apenas um "logo", mas depois diz que existem guitarras superiores à essas, a sua 2ª afirmação entra em contradição com a 1ª se vc não disser quais as outras marcas que são superiores. Abçs
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rsf Veterano |
# fev/09 · Editado por: rsf
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Mauricio Luiz Bertola com todo respeito, não há contradição...
o fato de existir algo melhor, não significa dizer que o que não está nesse contexto é ruim....
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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rsf De fato, mas me pareceu assim, uma contradição. Abç
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rsf Veterano |
# fev/09
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Mauricio Luiz Bertola
valeu...é sempre um prazer conversar com vc... um abraço.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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rsf Igualmente! Abç
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gucrispim Veterano |
# fev/09
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kkkkkkkkkk muito comédia o tópico... mas acho que metade aqui ta falando merda! aueuaheuahe
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Homem Cueca Veterano
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# fev/09 · Editado por: Homem Cueca
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Essa aí é a fábrica Custom Shop não é? ^^
EDIT: Sim, é a Custom Shop (abri o link) hehehehe
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dudu_RockeR Veterano |
# fev/09
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Homem Cueca
essa é a fabrica custom shop sim, pelo que o site diz
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MauricioBahia Moderador |
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
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gucrispim rsf Pra início de papo, meu sonho de consumo são: Gibson Les Paul, Fenders Strato e Tele. Isso mostra que eu adoro essa guitarras. Ponto final. :-)
É o seguinte, quando vc olha para uma marca como a Gibson ou Fender, seu cérebro associa basicamente cenas e músicas que marcaram nossas vida. Nestas cenas e músicas lá estão as Fender's e Gibson's que, nas mãos de caras geniais, fizeram e fazem a história do Rock. Então, temos Hendrix, Page, Woodstock, música, Rock in Rio, paz, guerra, adolescência... Enfim, experiências vividas. Então já não estamos mais falando de um símbolo gráfico no headstock, um logotipo, mas de algo que realmente fala por si só, e se "fala por sis só", tem vida própria. Portanto, podemos dizer que tem "alma".
Poucas marcas conseguem ter "alma" pois esse processo de "humanização" da marca normalmente leva anos e/ou precisa de inve$timento pesado.
É essa emoção humana que faz a diferença realmente pq se vc pegar duas guitas idênticas feitas na mesa fábrica da Fender, uma sem logo e outra com o logo da Fender por exemplo, vc vai pegar a que está com o logo lá no headstock não é verdade? Caso verdadeiro, o logo fez a diferença! (e na hora de vc vender, venderá pelo dobro do preço daquela que ficou sem o logo lá, provavelmente encalhada, até que alguém resolva colocar o logo... Mas aí já é outro assunto: valor de revenda).
Não sei quanto vale a marca Gibson, mas a Coca-Cola, acho que estava avaliada em U$66bilhões. Só a marca!!! Ou seja, apenas pro nome Coca-Cola ser seu.
Mas se for pensar bem... pq não escolhemos aquela guitarra sem o logo no Headstock? Pq sem o logo ela é uma simples guitarra. :-)
Sobre construção eu nem tenho o que falar pois se Hendrix, Page, Jeff Beck, BB. King, Buddy Guy usava e usam elas devem ser bem construídas e, pelos registros que tenho, são.
Aliás, esse assunto é velho aqui no FCC: : : O Poder das marcas : : http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/128185/
Abs
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Slave of hell Veterano |
# fev/09
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São anos de pesquisa e acertos...junto a músicos de primeira...isso num é um logo no hedstock apenas,,não é a "marca" em sí q esta sendo paga apenas...e quem quer ter isso vai pagar por isso...
o poder do logo,,veio depois da guitarra..a qualidade lança a marca por isso a marca tem esse poder...
existem guitarras melhores(afinal oq bom ou ruim?) q uma Gibson e piores tbm...mas igual num existe,,
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rickymaster Veterano |
# fev/09
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pq a giannini...tagima...golden...shelter...condor...ltd...squier e tantas outras voltadas ao publico iniciante e intermediario nao abrem suas fabricas assim tambem? ¬¬'
não precisa responder...hahaha a resposta eh um tanto lógica...pq num tem a tia gorda fazendo os binding...claro...qdo eles contratarem as tia gorda alí vão fazer uns videozinhos só pra dizer "eu tenho a tia gorda dos binding" ... (essa parte foi sarcastica...mas a pergunta inicial se segue)
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atari Veterano |
# fev/09
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rickymaster
eles nao fazem pq nao qrem.
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Midgard Veterano |
# fev/09
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Não é só as custom shop que são feitas dessa maneira??
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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rickymaster atari A questão é de economia de mercado (Economia). Não há mercado no Brasil suficiente para isso, até porque, como o MauricioBahia muito bem observou, existe uma "mística" de marcas importadas que já supre essa pequena faixa de consumo no Brasil, o que resta é preenchido pelos luthiers (cuja generalização se deu a partir dos anos 90 por aqui, enquanto nos EUA e Europa, só para instrumentos elétricos, já existem desde o final dos anos 60). Se vc quer um instrumento de qualidade no Brasil, vc deve contactar um luthier; mas muita gente não faz isso por dois motivos: A atração de marcas como Gibson e Fender (sem ser as Custom Shop dessas marcas), e pelo fato de achar que o instrumento de luthier desvaloriza-se (o que é resultado da lógica do mercado). Abç
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Fábio Seiji Luthier |
# fev/09
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O assunto verteu para algo bem contundente que seria quanto vale uma marca no headstock, mas o MauricioBahia explicou muito bem.
Uma questão ainda não levantada é o fato da maioria dos grandes artistas, apesar de portarem publicamente determinado modelo de determinada marca, essas guitarras nem sempre são feitas por essa marca (algumas vezes por luthier's pessoais mas precisam colocar o logo no headstock por conta de um contrato) ou são feitas por luthier's especializados dentro da marca (master builder). Isso implica no fato de uma guitarra de linha, mesmo que seja Signature, não se compara à qualidade daquela do artista.
Outro detalhe é que Hendrix (entre outros) destruía suas guitarras no palco, se ele realmente gostasse delas pq ele faria isso??? hehehe <brincadeira>
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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Fábio Seiji E o Grande Jimi comprava suas Fenders na Sears!!! Prova de que para fazer musica sublime não se precisa de um instrumento de US$ 10 mil, mas do cérebro. Prova também que a qualidade das Fenders daquela época era superior às de hoje, como eu mesmo já constatei várias vezes. se ele realmente gostasse delas pq ele faria isso??? Ele as adorava! Tanto é que as pintava, regulava ele mesmo, dava de presente para amigos, etc... O fato de as queimar era parte de da sua "mis-én-scene", de um "ritual" artístico (ele não foi o 1º à fazer isso, Pete Townshend fez antes, mas com motivos diferentes). Abç
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erico.ascencao Veterano |
# fev/09
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É simples resolver este problema. Proponho uma experiência:
Experiência - Teste cego com guitarras
1. Materias necessários - 1 Gibson Les Paul Custom Shop - 1 Gibson Les Paul Standard - 1 Ephiphone Les Paul Standard com os mesmos captadores das Gibsons - 1 Condor CLP2 com os mesmos captadores das Gibsons - 1 atuador mecânico que simule uma palhetada - 1 amplificador valvulado de boa qualidade - 1 palheta
2. Método Experimental Plugue a guitarra no amplificador valvulado. Com o atuador mecânico, simule uma palhetada em todas as cordas, em cada uma das guitarras. Grave os resultados, lembrando sempre de fazer uma amostra de som sujo e de som limpo. Obviamente, mantenha as condições do ensaio: não mude a qualização, nem o volume nem a distorção do amplificador, deixe todos os knobs de volume e de tone abertos em todas as guitarras, grave sempre com o captador de mesma posção (ponte ou braço), etc. Após gravados os sons, gere o analisador de espectro de cada faixa gravada. Por fim, poste aqui no FCC os resultados, sem mecionar qual som veio de qual guitarra, e faça uma pesquisa popular pra ver quem acerta qual é qual.
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leo2505 Veterano |
# fev/09
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eu queria ter uma gibson
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/09
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leo2505 "...Eu queria ter uma bomba, um "flit" paralisante qualquer...."
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The Root Of All Evil Veterano
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# fev/09
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erico.ascencao
- 1 Gibson Les Paul Custom Shop - 1 Gibson Les Paul Standard - 1 Ephiphone Les Paul Standard com os mesmos captadores das Gibsons - 1 Condor CLP2 com os mesmos captadores das Gibsons - 1 atuador mecânico que simule uma palhetada - 1 amplificador valvulado de boa qualidade - 1 palheta
Faltou a Condor BK e a Condor Lemon Drop, que são as Les Pauls de Mahogany da Condor;
E eu acho que deveria ter uma palheta pra cada guitarra,só que todas iguais.
Ao testar a última guitarra o gasto que a palheta sofreu pode alterar no resultado.
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Discípulo do Olavo de Carvalho Veterano |
# fev/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
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Antigamente as Fender e Gibsons eram mais baratas. Por isso as quebravam (edit: não doia tanto no bolso quebrar uma, então era mais fácil). hahahahhahahaha
Antigamente não tinha disso de marca mais barata, marca mais cara, segunda linha, signature.... Era a guitarra e pronto.
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Alfa polar Veterano |
# fev/09
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LucaSlash todas saem idênticas as outras ?
mas meu ai é que ta a arte, isso é o que faz as gibsons serem tão únicas e particulares.
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Alfa polar Veterano |
# fev/09
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erico.ascencao Experiência - Teste cego com guitarras
1. Materias necessários - 1 Gibson Les Paul Custom Shop - 1 Gibson Les Paul Standard - 1 Ephiphone Les Paul Standard com os mesmos captadores das Gibsons - 1 Condor CLP2 com os mesmos captadores das Gibsons - 1 atuador mecânico que simule uma palhetada - 1 amplificador valvulado de boa qualidade - 1 palheta
e a parte que eu arrumo tanto dinhero pra gasta com essa porra toda fica aonde??
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Marcosrcf Veterano |
# fev/09
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erico.ascencao Aposto um par de meias que mais de 90% dos guitarristas testados seriam reprovados...
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Discípulo do Olavo de Carvalho Veterano |
# fev/09
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- 1 Gibson Les Paul Custom Shop - 1 Gibson Les Paul Standard - 1 Ephiphone Les Paul Standard com os mesmos captadores das Gibsons - 1 Condor CLP2 com os mesmos captadores das Gibsons - 1 atuador mecânico que simule uma palhetada - 1 amplificador valvulado de boa qualidade - 1 palheta
Vou fazer esse teste, mas preciso que cada membro do fórum deposite pelo menos uns 5 reais na minha conta.
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kiki Moderador |
# fev/09
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hahahahaha....
ta rendendo uma boa conversa esse topico.
bom, gostei da reportagem, muito legal. quem se interessar, ha videos bons no youtube, com visitas nas fabricas da gibson e fender, vale conferir.
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