Guitarristas que tocam Blues - Nova "Safra"

Autor Mensagem
P.U.L.S.E
Veterano
# abr/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Uma pequena atualização!

Encontrei mais um cara que faz um som de primeira qualidade, além de tocar absurdamente bem (o que é dificil de se encontrar hoje, um cara que toque bem e que também faça boas músicas.).
Ele se chama Albert Cummings:



Detalhe: Ele possui seus próprios licks!!! Não há nada melhor no blues do que um bluesman criativo!!!

Ele só não é tão novinho quanto os caras tipo Jonny Lang (28 anos) e o Mayer (31 anos), enquanto o Albert já é quarentão (41 anos, para ser mais exato).

Se bem que, para um bluesman, ter 41 anos de idade é estar na flor da idade, afinal, a maioria dos grandes mestres do blues tem a sua melhor fase depois dos 60 anos de idade.

Espero que gostem!

ogner
Veterano
# abr/09
· votar


P.U.L.S.E

Bom, ein! Não conhecia..


Valeu.

Sniper
Veterano
# abr/09
· votar


Som novo do Bonamassa



conandrade
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
É bem claro o SRV no estilo de alguns mesmo. São os mesmo riffs de sempre. Mas o Blues é isso né... É igual mas é diferente! ahuauh

No Blues especialmente, existe uma coisa chamada........................................... ahhhhhhhhhhh esqueci o nome. Desculpa!!!

Bom... no Blues, vc "roubar" frases de outros blueseiros, é considerado uma coisa tipo homenagem. Vi isso em algum lugar...

Por exemplo, essas frases que a gente cansa de escutar do SRV, tem MUITA influencia de Albert King, Howlin´Wolf e Jimi Hendrix. MUITA mesmo. Aquele album SRV com Albert King deixa MUITO claro isso na minha opinião.

Algumas frases corriqueiras que o Clapton usa, tb são típicas dos negão lá do Delta...

De qualquer forma, não é algo problemático!

O único guitarrista que me incomoda com isso foi justamente o que o citado abaixo comentou......

Mauricio Luiz Bertola

....que é o Kenny Wayne Shepherd. Pra mim ele tenta ser o SRV de todos os jeitos possíveis. Não curto ele por algum motivo...

Só não concordo com o Johny Lang, em relação ao Mayer. Acho MUITO menos pop que o Mayer, mas capisce! Totalmente compreensível pensar assim!

Os dois ultimos eu desconheço ainda!

[]´s!

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


conandrade

Por exemplo, essas frases que a gente cansa de escutar do SRV, tem MUITA influencia de Albert King,

Albert King é o cara!

Abs

Rafael Rebelo
Veterano
# mai/09 · Editado por: Rafael Rebelo
· votar


MauricioBahia
cara, nao tive paciencia de ver tudo, pq vi muita coisa que nao concordo... acho que parei de ler quando citaram o fernando noronha e o nuno mindelis..

bem.. nao vou ficar dizendo quem eu acho que vale a pena ouvir ou nao.. só acho que esse lance de se atualizar nao serve de nada... nos ultimos 10 anos nao teve muita coisa boa na musica em geral, imagine no blues, que como já disseram não é o estilo mais criativo. acho que o melhor é se afastar dessas reciclagens e ficar com os mestres mesmo.

se nos anos 70 vc botasse jimmy page, jeff beck e o clapton tocando juntos, mesmo sem ver, ia dar pra saber identificar quem é quem. hj vc bota um monte de guitarrista junto e nao sabe a diferença de um pro outro.

voltando ao assunto vou deixar umas sugestoes de uns albums recentes de mestres e os caras novos que realmente tem algo interessante.

* MESTRES:
BB King & Eric Clapton - Riding with the King
BB King & Friends - 80
The Allman Brothers Band - Hittin' the Note
Glenn Hughes - Blues
Aerosmith - Hokin on a Bobo
Scott Henderson - Tore Down House
Paul Gilbert & Jimi Kidd - RAW BLUES POWER

* NOVATOS:
Chris Duarte - Texas Sugar Strat Magik
Philip Sayce - Peace Machine

* SUGESTAO ESPECIAL (tem apenas pitadas de blues, mas é muito bom!)
Michael Landau nos albums:
Raging Honkies - We Are The Best Band
Burning Water - Mood Elevator

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


Rafael Rebelo
O tópico são sugestões de algo novo pq a mesmisse estava me deixando de saco cheio. Mesmo ouvir os mestres, satura bastante.
Valeu pelas dicas!
Abs

hughet
Veterano
# mai/09
· votar


O Derek Trucks é o melhor na lista!

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
Mesmo ouvir os mestres, satura bastante.

Cara o lance também é ouvir uns antigos menos conhecidos. Eu sugiro alguns caras que eu gosto muito e que ao menos pras bandas de cá são poucos conhecidos.

Lightning Hopkins
John William McTell
Big Bill Broozy
Brownie McGee e Sonny Terry (o Sonny Terry também tem um trabalho legal com o Willie Dixon e o Johnny Winter depois da morte do Brownie McGee)
T-Bone Walker
Joe Louis Walker
Little Walker
Clarence Gatemouth Brown
Lonnie Brooks

Eu sou louco especialmente por esses 2 ultimos, cara o Clarence Brown era mais velho que o B.B. King e faz um blues que horas beira o rock and roll, horas beira o country, horas beira o jazz, o velho é muito versátil e toca violinos, violas, guitarra, violão, bandolin e banjo, então é muito foda, recomendo dois cds dele que não consigo viver sem que são o American Music Texas Style e o Long Way Home, que tem participação do Ry Cooder, da Shania Twain e do Eric Clapton.

O Lonnie Brooks tb é muito foda, ele é inclusve o criado do tal de Swamp Blues, que é um blues que tem características meio texanas e meio do delta com umas pitadas de Chuck Berry, o cara manda muito bem, tem um disco dele que eu adoro chamado Loonie Brooks Satisfaction Guaranteed, que é bem legal, mas toda a discografia dele é muito foda.

Isso só pra citar alguns, bem antigos mas menos conhecidos.

Vale a pena dar uma olhada no pesoal cena blues de New Orleans dos anos 50 em diante que é pouco conhecida e bem rica, porque é um blues bem mais misturado com outras coisas.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


nichendrix
Obrigado pela dica!!! :-))) Vou pesquisa sim! Aliás, eu achei um site... ui... Uma beleza!
Abs

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
Que site???

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Engraçado é que o Gatemouth Brown pra mim é um dos guitarristas pouco conhecidos mais fodas que existem. O cara foi um dos pais do Eletric Texas Blues, por mais que o Lightning Hopkins ou o Blind Lemon Jefferson tenham criado o estilo, o Gatemouth Brown e o T-Bone Walker foi quem levaram o estilo do violão pra guitarra elétrica, o Gatemouth era tão doido, mas tão doido que já no fim dos anos 40 fazia as peripercias que mais tarde tornariam o Hendrix famoso, como tocar com a guitarra atrás da cabeça, rodar a guitarra em volta do corpo, tocar com os dentes, e tudo mais que você imaginar.

A vida do cara também é bem foda, ele chegou a largar a musica e mudar do Texas pro Novo México, lá virou até Sheriff de um condado (por isso ele sempre toca com a estrela de Sheriff no chapeu), mais tarde ele voltou pro Texas e depois mudou pra New Orleans. E sempre disse que se limitar ao jazz, ou ao blues ou ao country era uma besteira, que ao invés de tocar estilos, ele criava estilos.

Pra mim o cara é um guitarrista e multi-instrumentista fora de série, acho que é o unico cara que merece estar ao lado do B.B. King como o verdadeiro rei do blues, porque a forma como ele brinca com o estilo e com a guitarra, em alguns momentos chega a ser humilhante, eu vi ele tocando em SP quase 10 anos atrás, o cara já com quase 80 anos, e sinceramente, é ridiculo o quanto ele simplesmente brinca com a musica, não é normal, vendo ele tocar, o que eu senti era que aquele cara podia fazer o que quisesse com um instrumento.

A guitarra que pra mim sempre foi um grande mistério, pra ele era simplesmente o brinquedo de uma criança travessa.

Enfim deixa de conversa e deixa eu botar um vídeo do cara aqui.



nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


E pra não deixar o Lonnie Brooks de fora, aqui vai um video dele



MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix
Cara, tava ouvindo um tributo ao Albert King (Fit for A. King) e um cabra me chamou atenção: Frank Marino. Meu Deus! Tive que repetir a música "I'll Play the Blues for You" umas 4x pra pegar aqueles riffs. Só que eu não consegui! hehe. Ele faz uns riffs do cacete. Parece que ele deixa a palheta soar um pouco na corda... Sei lá... O cara é um animal. Vou postar aqui o som daqui a pouco. Aliás, este álbum é um "petardo"!! Demaiiiiisssssssssss....

Só uma tira-gosto:

http://www.4shared.com/file/103081152/e8017d34/02_Craig_Erickson__-_Fl oodin_In_California__.html
http://www.4shared.com/file/103081471/45f58ce7/04_Kevin_Russell__-_Oh_ Pretty_Woman__.html
http://www.4shared.com/file/103081897/3b0ffd38/08_Frank_Marino__-_Ill_ Play_the_Blues_for_You__.html


Gatemouth Brown
Nunca ouvi falar! ôba!!!:-)))

Abs

Valeu!!!

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
Gatemouth Brown
Nunca ouvi falar! ôba!!!:-)))


Bah pois conheça uma dos pais do Texas Blues... The Texa Ballbuster, Clarence Gatemouth Brown hehehehehhe

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix
Qual é seu bluesman predileto? O Eric? E o próximo? hehe Faz um listinha ae de uns 5 ou mais.... :-)
Abs

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Rapaz, o primeiro lugar só vai pro Clapton porque ele quem mostrou o caminho das pedras, afinal ele já gravou tudo de todo mundo e com todo mundo, ele tocando é uma aula de blue... hehehehhe

Mas pra mim tirando ele o primeiro lugar fica empadaço entre o B.B. King e o Gatemouth Brown, Buddy Guy e Albert King vem logo atrás empatados em segundo, terceiro vai de John Lee Hooker, do quarto em diante a briga fica feia, hehehehehe

A verdade é que depois que tu tem mais de 250 gigas de mp3 de Blues, fica cada vez mais difícil se ater a uma duzia de caras.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


A verdade é que depois que tu tem mais de 250 gigas de mp3 de Blues,
nichendrix
Eu tenho só uns 30 gigas...

Minha predileção é:

- Buddy Guy
- A. King
- Eric
- Outros...

Coloco o Buddy no topo pq o cara canta horrores, tira um timbre fudido e toca muito...

Abs

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
Frank Marino

Rpapaz ele é bom, mas ainda prefiro o Buddy Whittington que toca no DVD de 70 anos do John Mayall.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


ainda prefiro o Buddy Whittington
nichendrix
Putz, meu HD vai explodir! hehe
Valeu!

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Bah, bons tempos os que eu só tinha 30 gigas, dava pra decorar as musicas, mas é viciante, tenho cd e vinil tb, mas enfim nos dias de hj raramente pego pra ouvir um cd, pq enfim mp3 dá menos trabalho pra carregar pra cima e pra baixo.

Coloco o Buddy no topo pq o cara canta horrores, tira um timbre fudido e toca muito...


Cara ele é muito foda, mas pra mim ainda tem que ralar muito pra concorrer com o B.B. King e o Gatemouth Brown em fodonice... enfim, os caras já eram quem eram quando o Buddy começou, um dos grandes idolos do inicio da vida dele, o BUkka White, era primo do B.B. King.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Compra um iPod de 120GB em 12x, assim além de não explodir tu ainda leva pra qualquer lugar, antigamente eu só conseguia viajar com 3 cases de 40 cds, hj levo um desses e vai mais musica do que seria possivel ouvir numa viagem só.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Só pra redimir um pouco o Keny Wayne Shepherd, que nos 5 videos desse show tá tocando muito.


MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix
Toca muito!! Mas já viu a "banho" que o Greg Koch dá no Kenny? O moleque ficou só assistindo! Cadê a guitarra base? hehe
Acho que Kenny nunca mais esquecerá!



Abs

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Rapaz, vcs pegam pesado demais com ele, se fosse o B.B. King nem a base ruim fazia... hehehehehehehehehe

Pode ser engraçado, mas o B.B. Kinga não consegue fazer acordes, pelo mesmo motivo que ele tem o vibrato fuderoso dele, aquele indicador mais torto que não sei nem o quê na mão esquerda dele.

No fim se eu solasse como o Keny Wayne Shepherd, o diabo é quem ia ficar fazendo base, mas não eu... hehehehehe

Isso é até um paralelo comigo, pra maioria das pessoas a base vem primeiro, eu não sei pro carinha aí, mas pra mim ela veio muuuuuuuuiiiito depois, talvez por influência do instrumento que eu tocava antes (Sax), eu já cai direto pra aprender a solar, quando fui realmente começar a fazer base direito eu já tocava fazia alguns anos já. Ainda hoje 15 anos depois solar é sempre mais natural que fazer base, pra solar eu nem penso, pra fazer a base eu tenho que pensar, bater o pé, ficar contando os tempos, pq se errar e não tiver contando os tempso, pra eu voltar pro lugar é uma novela mexicana.

EDIT: Esqueci de comentar mas o Koch tá tocando pra burro nesse vídeo, chega a ser injustiça com o menino, já que quando o Koch já estava tocando assim quando o menino ainda era um cabeça de prego... hehehehehe

Agora rapaz, esse albino é feio demais, coisa mais estranha do cão.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix
uhauhahu. A questão é que o Keny nem devia ter dormido neste dia... As cordas da guita estão até velhas... O cara, ir pra uma Jam da Fender despreparado, é morte certa! O Greg deu só um pesco-tapa nele! hehe
Eu gosto dele, mas o JM, bate fácil!!!! (meu gosto)



Abs

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Rapaz eu tenho problema com essa nova geração quase toda, John Mayer, Kenny Wayne Shepherd, Jonny Lang, todos parece que só ouviram o SRV, o Shepherd tem melhorado nesse sentido nos ultimos anos, mas ainda acho que deles o que deu o salto mais interessante foi o Jonny Lang, já que deles é o que está com a influência do SRV menos evidente.

Mas são todos muito fodões, quisera eu tocar 10% do que eles tocam.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Eu gostei mesmo foi do volante do ML-430 dele, o cachorro dele é igual ao meu, mas enfim eu não tenho uma Gibson L5 ligado em um Hughes and Ketner hehehehehhehehehehe

Gostei muito da execução, em alguns momentos as brincadeiras dele com os bordões me lembraram o Duofel...

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

É impressão minha ou nesse show o Buddy Guy estava usando 2 Line 6 M13 Stompbox modeler além da pedaleira normal dele? Dá pra ver direitinho em 6:28... são 2 M13 mesmo ou é viagem minha?



zoso
Veterano
# mai/09
· votar


Tem um cara das antigas que se chama Big Bill Broozy, tenho umas músicas dele aqui e o cara arrepiava no violão, tipo era só ele sozinho tocando e cantando, parecia que tinha uns 5 neguinho tocando junto.Muito foda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas que tocam Blues - Nova "Safra"