Guitarristas que abusam de pentatonicas

Autor Mensagem
Johnny Favorite
Veterano
# jan/09
· votar


CAGED A?

Johnny Favorite
Veterano
# jan/09
· votar


Já descobri, é uma mistura de CAGED AG

Guilherme Pereira
Veterano
# jan/09
· votar


Eu só sei dois shapes...nem sei o nome dos outros...um é o 1-4,1-3,1-3,1-3,1-4,1-4...penta m7 né?? e a maior...pior que eu nem sabia que tinham outros...

Johnny Favorite
Veterano
# jan/09
· votar


Guilherme Pereira
Procura por shapes ai na busca do forum pq teve um sujeito que fez um arquivo massa com shapes de pentas, pentas blues, maiores, menores, modos gregos, menor harmonica, melódica e tal...

BurnTKD
Veterano
# jan/09
· votar


Guilherme Pereira
Haaa! Esse shape detona! ;)

Gabriel Chincha
Veterano
# jan/09
· votar


SRV era capaz de ficar apenas no shape 1 por muito tempo e não repetir nenhuma idéia.

Quem ja viu varios videos dele sabe do que estou falando...

" A escala Pentatônica é sem dúvida alguma a escala mais utilizada ne guitarra e a história deste instrumento está intimamente relacionada a ela.
No século XVIII a escala Pentatônica já aparecia nas "work songs", os lamentos e pungências retratadas nas canções do negro escravo na América.
Logo surgia o Blues como resultado da inusitada alquimia entre a música tonal européia e o canto pentatônico africano. Somando a isso, toda a fusão entre harmonia básica dos cântigos tonais protestantes (acordes I, IV e V) e a inprovisação no modo pentatônico, gerou uma nova sequência de acordes (I7, IV7, V7), que significava uma verdadeira heresia dentro da música vigente na época.
Em 1914 William Christopher Handy compunha o mais famoso bues "Saint Louis Blues", regravado posteriormente dezenas e dezenas de vezes. Bessie Smith trouxe a voz feminina ao Blues, gerando nos anos 20 a era das "classic women blues singers". Vo vinil ficaram registradas as notas entoadas por Robert Johnson e seu violão ("Sweet Home Chicago", um clássico, gravado em 1936!).
A sociedade norte-americana e o berço europeu já não eram mais os mesmos. E em todos os momentos, lá estava ela: a famosa escala pentatônica, com seus glissandos, vibratos, sua melancolia e sonoridade única.
Desde seu início, o Blues foi dando origem a outros estilos musicais, numa ramificação incrível que escreveria a história da música moderna: surgiu o Jazz, do Ragtime e das Dixielands; o Soul e o Rhythm Blues. Este originou o Rock e dentro deste estilo podemos dizer que as escalas Pentatônicas são a estrutura básica, os pilares para a formação de um verdadeiro "Lead Guitar".
De Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page, Jeff Beck até Van Halen, Randy Rhoads, Michael Schenker, Gary Moore. De Alvin Lee, Ritchie Blackmore, Eric Johnson até Joe Satriani, Steve Vai, Zakk Wylde...Todos "destruindo" a escala Pentatônica, cada um em seu tempo e com sua linguagem, seu colorido, sua arte pessoal.
Concui-se, portanto, que a Pentatônica não é apenas o Blues, mas é nele que encontra sua primeira expressão. E não é apenas Rock, pois praticamente todos os estilos estão envolvidos com ela."


Coleção Curso de Guitarra
Wanderson Bersani
Escalas na Guitarra
Volume 1 - Escala Pentatônica
Visualização e Técnica

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/09
· votar


Gabriel Chincha

Pode crer, se nao me engano, o solo de Mary Had a Little Lamb eh praticamente inteiro no msmo shape!

CabeçaChataRocker
Veterano
# jan/09 · Editado por: CabeçaChataRocker
· votar


So uso um shape da Penta Blues e arpejos, so... e se tive em Am/C ou G/Em eu fujo um pouco dos desenhos.



SOu um merda msm XD

fgr
Veterano
# jan/09
· votar


Bota aí 90% dos guitarristas de blues..


Hendrix pra mim foi cara que fez a penta valer mais que hexa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas que abusam de pentatonicas