ponte tremolo 2 pivôs, dúvida

Autor Mensagem
mmayorca
Veterano
# dez/08


Gostaria de saber se uma ponte tipo Wilkinson(2 pivôs) é projetada para ficar flutuante sobre os pivôs ou para ficar "encostada" no corpo da guitarra como as ponte de Strato?

Valeu!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/08
· votar


Boa tarde!!!

mmayorca
Este tipo de ponte com trêmolo é flutuante, uma vez que o encaixe dela junto aos pivôs está acima do corpo.
Valeu!!!

mmayorca
Veterano
# dez/08
· votar


Penta_Blues

então é necessário fazer acompensação das molas com a tensão das cordas correto?,como numa Floyd Rose?

LeandroP
Moderador
# dez/08
· votar


Você pode utilizar das duas maneiras. Acho que a vantagem que esta ponte tem sobre as outras é justamente essa.

mmayorca
Veterano
# dez/08
· votar


LeandroPanucci

op problema na minha guitarra é que se eu deixar a ponte "colada" no corpo, como as pontes de Strato, ele trasteja muito mesmo com a altura máxima dos saddles...

LeandroP
Moderador
# dez/08
· votar


mmayorca

Então tem que deixar ela flutuante mesmo.

Penta_Blues
Moderador
# dez/08
· votar


Boa noite!!!

mmayorca
Todas as pontes do tipo trêmolo devem estar reguladas, sejam flutuantes ou dormentes.
Valeu!!!

Arpeggios From Hell
Veterano
# dez/08
· votar


Eu comprei uma Condor Gx-50 que tem esse tipo de ponte ... Não uso mto alavanca ... Queria saber se é aquela mesma frecurada da Floyd pra trocar as cordas ??? É melhor trava-la ???

Raizen
Veterano
# dez/08 · Editado por: Raizen
· votar


Acredito que dependa de como vc quer sua guitarra regulada.
Quando regulei uma de minhas guitarras, a ponte dela voltou um pouco levantada, aí dá pra dar uma tremidas na ponte(ir pra frente e pra tras).
Já na minha outra guitarra, voltou da regulagem com a ponte encostada, só dá pra afrouxar as cordas.

PS: nunca dei instruções pros luthiers xD

outra coisa, se não me engano o Bertola disse que quando vc deixa a ponte flutuando, vc perde sustain.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Eu não uso alavanca, e tô vendo uma guitarra que tem esse tipo de ponte...eu posso deixar as molas bem apertadas pra ela ficar "colada" ao corpo??? Ou pela furação não rola???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Arpeggios From Hell
Não, ela é bem mais fácil de regular.
DEixar ela um pouco levantada, "flutuando", tem o inconveniente de se perder um pouco da sustentação e a afinação tornar-se menos estável.
Will Bejar
Pode.
Abçs

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu regulei desse jeito que falei acima (é uma Squier Standard), só que os saddles estão altos pacas!!! Eu regulei pra não trastejar e os saddles estão muito inclinados e eu queria saber se isso influencia na "dureza" das cordas ou se estraga os saddles (os parafusos). Valeu!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Explicando melhor... a base da ponte, na chapa de metal onde se apoiam os parafusos dos saddles estão juntos ao corpo, e não mais altos, por isso os saddles estão altos pracaramba!!! Por isso a dúvida acima. Valeu!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


mais ou menos o que sugerem aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/166632/p1

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

qual seria a vantagem de tê-la flutuando? Ou resta apenas este "incoveniente"?

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
Não entendi muito bem, mas a altura dos carrinhos não altera muita coisa não.
SaldanhaPessoa
A "vantagem", seria alavancar para trás, coisa que aliás, não recomendo.
Abç

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mmm...deixa eu ver se me faço claro...a ponte tá "colada" no corpo da guitarra (já que esses modelos não tem backbox que é o bruaco pra alavanca ir pra trás). Então, pra regulara ação das cordas, eu subi o carrinho pacas, e ainda tá trastejando um pouco. Então, o minha dúvida é:

Se eu subir os carrinhos até a altura que eles aguentarem, não altera em nada a firmeza das cordas, ou o próprio funcionamento do carrinho?? (já que ele tem uma ranhura que é onde passa a corda)

Ou seria mais viável subir um pouco os pivôs???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
Não suba os pivôs.
Só não entendi o porque dos carrinhos terem de ficar tão altos....
Só há um motivo para isso, o braço está "angulado" em relação ao corpo ou mesmo empenado. Quanto a subir o carrinho (através de seus parafusos Allen), não há problemas, desde que isso não seja exagerado.
Abç

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

pow.. meu luthier sempre regula minha guita deixando a ponte flutuando.. mas nem uso alavanca .. pedirei pra deixar grudado da próxima vez.

obrigado

Will Bejar
Veterano
# mar/09 · Editado por: Will Bejar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só não entendi o porque dos carrinhos terem de ficar tão altos....
Só há um motivo para isso, o braço está "angulado" em relação ao corpo ou mesmo empenado.

Eu olhei (achei que fosse isso mesmo) mas nem empenado e nem angulado. Acho que já disse, é uma Squier Strato Standard.

Eu ACHO que sei pq isso acontece, Bertola...imagino que o tremolo deva ter sido feito para se usar nos dois sentidos (subir e baixar o tom das notas). Então, há uma diferença, como se fosse uma compensação na altura da escala (ou do braço todo) para que se pudesse regular o tensor a uma certa altura e funcionar nos dois sentidos. Por isso quando regulado "colado" ao corpo da guitarra, há essa diferença na altura dos saddles.

Eu não fiz essa comparação, mas vou medir assim que chegar em casa. Estou usando como base a regulagem de uma Fender American Traditional.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, ontem fiquei um tempão medindo o braço e tudo o mais que eu poderia medir...aí resolvi tirar a prova do angulamento do braço. Coloquei as duas guitarras deitadas sobre branquinhos iguais e qual não foi minha surpresa ao olhar lateralmente para as duas e ver que o braço da Squier está realmente angulado (talvez para o uso do tremolo tipo pivô). Quando eu disse no outro post que eu olhei, eu realmente olhei, mas eu olhei ela no sentido da corda (igual quando a gente faz pra ver se o braço tá reto ou não), e isso cria uma sensação de que não tem angulamento, mas olhando as duas lado a lado dá pra perceber.

Agora outra coisa que me desperta a curiosidade, todas as Standard da Squier tem esse tipo de ponte, então seriam todas de braço angulado em relação ao corpo???

Abraço!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


up

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
Cara, ao que me aprece essa angulação não é correta. Retire o braço e veja se por acaso há um calço na trócula. Se houver, retire-o.
Abç

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Farei isso logo.

Mas...e se não houver??? Pelo que eu vi o braço não tá empenado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
Se não houver, ou vc leva num luthier para "retirar" essa angulação, ou deixa como está............
Abç

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah, era isso que eu queria saber...se teria conserto...
Hoje vou fuçar e vamos ver no que dá...amanhã eu respondo.
Obrigado.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Mas pq "angular" o braço??? Que vantagem teria???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
Aumenta ligeiramente a tensão nas cordas e, no caso de se usar a ponte "flutuando", facilita a regulagem, já que a ponte fica mais alta.
Abç

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah, entendi...amanhã eu deixo o resultado.
Valeu Bertola!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Bom, ontem, lá fui eu de novo fuçar a guitarra...e realmente, tinha um calço debaixo do braço!!! Mas aí tirei o calço (era um pedaço de lixa grossa) e coloquei o braço de novo, regulei tudo...só que ainda tá angulado, não tá rente ao corpo ainda.

Mauricio Luiz Bertola
Isso não tem a ver com o que nós já citamos aqui:

Eu ACHO que sei pq isso acontece, Bertola...imagino que o tremolo deva ter sido feito para se usar nos dois sentidos (subir e baixar o tom das notas). Então, há uma diferença, como se fosse uma compensação na altura da escala (ou do braço todo) para que se pudesse regular o tensor a uma certa altura e funcionar nos dois sentidos. Por isso quando regulado "colado" ao corpo da guitarra, há essa diferença na altura dos saddles.

Aumenta ligeiramente a tensão nas cordas e, no caso de se usar a ponte "flutuando", facilita a regulagem, já que a ponte fica mais alta.

Qual seria a melhor solução:
1 - colocar um calço debaixo da ponte para que regulando a altura dos pivôs a ponte ficasse reta???

2 - Subir a altura dos pivôs e apertar bastante as molas pra que a parte de trás fique colada ao corpo???

3 - Outra que eu desconheço...

Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ponte tremolo 2 pivôs, dúvida