Diferença entre ponte tremolo de 2 pivôs e 6 parafusos?

    Autor Mensagem
    HigorWBTBWB
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: HigorWBTBWB


    Antes de tudo, eu não entendo muito sobre as partes das guitarras, só o básico e um pouquinho mais.

    Bem, eu estava olhando algumas pontes em alguns sites e notei que existe uma do tipo tremolo com 6 parafusos (que eu já conhecia) e também uma só com 2 pivôs.

    Gostaria de saber a diferença entre elas e também se é possível trocar uma pela outra. (2 para 6 e vice-versa)

    Agradeço quem puder me ajudar!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    A ponte com 6 parafusos data de 1954 (lançamento da Fender Stratocaster), e a de 2 pivôs foi uma evolução no final dos anos 70, sendo tecnicamente superior, por ser de manutenção mais fácil e ter maior amplitude de movimento.

    Há pessoas que dizem que a ponte de 6 parafusos transmite mais vibrações para o corpo da guitarra, o que ajudaria a ter um timbre mais encorpado; outros dizem que não há diferença nenhuma e isso é bobagem. Você encontra vários tópicos com discussões acaloradas sobre o assunto.

    Muitos guitarristas são apegados a tradições, e tradição é um dos grandes motivos pelos quais guitarristas preferem a ponte com 6 parafusos.

    Via de regra, não é possível trocar uma pela outra, a não ser que se faça um grande trabalho de luthieria no instrumento, pois a modificação é muito drástica.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Rachmaninoff

    Saberia comentar sobre estabilidade de afinação entre estas, e as de lâmina invés de pivôs?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Se a ponte é de boa qualidade e está regulada, tanto faz, ela vai segurar bem a afinação. Não tão bem quanto uma floyd rose, claro.

    Sobre as floyd rose cabe um comentário aqui: o correto não é chamar de PONTE floyd rose, mas SISTEMA floyd rose. O sistema floyd rose é composto de duas partes principais: a trava no nut, e a ponte propriamente dita. Sistemas floyd são estáveis porque a corda fica travada (por pressão) no nut e na ponte, sem escorregar pra lugar nenhum. Uma floyd de boa qualidade aguenta um verdadeiro ABUSO sem desafinar.

    Não entendi o que você quis dizer com "de lâmina ao invés de pivô"... a lâmina é a parte da ponte que entra em contato com os pivôs (os gringos chamam de "knife edge"). Quando essa lâmina fica gasta e/ou deformada, a ponte não volta à posição original (como se ficasse "em falso"), e a guitarra fica desafinando direto. Pontes baratas, feitas com matéria-prima barata, têm suas lâminas deformadas em pouco tempo. Pontes boas duram uma vida inteira sem deformar a lâmina.

    Informação adicional 1: as pontes kahler não possuem lâminas e pivôs. A ponte é fixa, mas a peça onde as cordas ficam presas é móvel, girando em torno de um eixo perpendicular às cordas. Procurem vídeos, é complicado explicar escrevendo.

    Informação adicional 2: no início dos anos 2000, a Ibanez lançou uma ponte que não tinha lâminas e pivôs, era uma ponte ancorada em rolamentos, chamada "ZR". Alguns anos depois esta ponte saiu de linha por questões legais (briga de patentes). Nunca testei, mas dizem que ela tinha uma sensação estranha.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Existe um modelo de tremolo que é com uma lâmina metálica sendo torcida invés de partes móveis se atritando.

    Eu procurava pelas Kahler mas não sabia o nome. Agradecido.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    Ah, agora entendi, você está falando da vibrola, que é uma placa de metal torcida, inventada nos anos 1930. Ela caiu em desuso porque era um pesadelo, desafinava só de olhar pra ela.

    SkyHawk
    Membro
    # abr/16
    · votar


    HigorWBTBWB
    Tenho 3 stratos, uma com ponte vintage 6 parafusos, uma com 2 pivots e uma com Floyd Rose Gotoh.

    A Floyd é um universo a parte, logo vou falar das duas primeiras. Particularmente eu gosto mais da vintage de 6 parafusos, em comparação com a 2 pivots ela parece entregar mais timbre e mais sustain.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Rachmaninoff

    Não conheço essa, a que me refiro é uma tremolo normal, mas invés de ser parafusada na madeira, é parafusada numa chapa metálica, e esta é presa na madeira. As molas puxando o bloco continuam atuando, apenas está unido o conjunto por essa chama metálica.

    Filippo14
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Tenho duas Fenders, uma com 2 pivos e uma com 6 parafusos. A de 6 parafusos eu deixei com 5 molas, bem dura e a de 2 pivos com 3 molas pra ficar facil de usar. Deixei assim por acreditar nessa ideia de vibracao, do timbre mudar com 5 molas e 6 parafusos, ficando mais rico, mas não posso dizer que esses fatores foram determinantes para alguma mudanca sonora.

    Aconselho para se voce curte um som Jeff Beck ou David Gilmour, ir atras de stratos com 2 pivos, se sua praia for um blues tradicional ou algo que nao envolva alavancadas, ficar com 6 parafusos. Outra coisa seria ter tarraxas com trava, acho necessarias, principalmente com 2 pivos, mas tenho nas duas stratos.

    Abracao

    marcelosz
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Interessante a discussão. Sobre isso, uma pergunta: alguém aqui utiliza ponte tremolo na configuração "flutuante"? Ou seja, permitindo alavancadas nos dois sentidos. Tanto na configuração de 6 parafusos ou 2 pivôs.
    Tenho a impressão (seguindo a lógica das Floyds) que a ponte de 2 pivôs é melhor pra isso, mas gostaria de ouvir opiniões.

    Montei uma Strato customizada com ponte de 6 parafusos, nessa configuração "flutuante" (usando só 3 molas, com a alavanca extremamente leve). Entre o corpo e a base deixo cerca de 3 milímetros (consigo subir 1 tom na corda si e na sol, usando a alavanca). Mas confesso que a afinação está longe de ser estável...

    JJJ
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    marcelosz

    Eu sempre deixo as minhas pontes "tremolo" com uma folguinha de 1 a 2mm, se alavancar pra "trás" ela dá uma ligeira puxada. Nunca deixo encostadas na madeira. Agora... tem a desvantagem de ficar mais fácil desafinar as cordas...

    Filippo14
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    marcelosz
    Eu uso podendo ir para tras 1 tom, mas uso tarraxa com trava, sem elas fica complicado

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    marcelosz
    alguém aqui utiliza ponte tremolo na configuração "flutuante"? Ou seja, permitindo alavancadas nos dois sentidos. (...) Tenho a impressão (seguindo a lógica das Floyds) que a ponte de 2 pivôs é melhor pra isso


    Eu tenho guitarras com as duas pontes, uma Music Man JP6 (2 pivôs) e uma PRS Custom 24 (6 parafusos). Ambas com setup flutuante. Como eu disse lá em cima, a vantagem da ponte com 2 pivôs é que a amplitude de movimento é maior.

    Comparando especificamente as duas pontes que eu tenho em casa (Music Man vs PRS), ambas são de excelente qualidade, mas a PRS é superior em termos de estabilidade, desafina bem menos com alavancadas.

    SkyHawk
    Membro
    # abr/16
    · votar


    marcelosz
    A 2 pivots deixo flutuante e a 6 parafusos deixo colada no corpo, só alavanca para frente. Em ambas uso 5 molas, e na 2 pivots uso tarrachas com trava.

    marcelosz
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Obrigado pelas opiniões, pessoal!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre ponte tremolo de 2 pivôs e 6 parafusos?