TCC de Design - Idéias para uma nova guitarra

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


Henrique S.
mas se o traste é de tungstenio, nao precisa trocar! hehheehehehhehe
Esqueci de dizer que as cordas são de adamantium... brincadeira.
Mas a idéia é exatamente essa, dos trastes terem maior durabilidade; mas e se vc gosta de trastes jumbo e o braço veio com aquela mais baixinho e fininho? É só comprar um jogo dos trastes que vc gosta e vc mesmo trocar.
Na verdade já existem displays flexíveis, mas é uma tecnologia em desenvolvimento e obviamente cara; mas ha 10 anos atrás um Iphone também era sonho, assim como a popularização das câmeras digitais e por aí vai...

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


Rod Turtle
Eu costumo fazer alguns serviços de tecnologia e editoração eletrônica, mas a minha maior parte do tempo eu construo guitarras... na verdade eu durmo, depois construo guitarras. hehe
Mesmo serviços de manutenção, reforma ou set-up eu costumo não pegar pra fazer pq eu gosto mesmo é de construir instrumentos.

Henrique S.
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
Na verdade já existem displays flexíveis, mas é uma tecnologia em desenvolvimento e obviamente cara; mas ha 10 anos atrás um Iphone também era sonho, assim como a popularização das câmeras digitais e por aí vai...

exatamente!

tempos atrás, as coisas eram sempre sonho, iPods, celular com camera, camera digital, PDA's e Smart Phones

hoje com o avanço da tecnologia, é mais facil dizer "existe, mas por enquanto é caro" ehehhehe

vide monitores e TV's LCD, plasma etc...

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Henrique S.
Voltando ao assunto...
Vc não acharia bacana se vc pudesse escolher o braço, corpo e headstock separados, vc mesmo estaria customizando sua guitarra.
Poder testar vários timbres de várias guitarras diferente e captadores diferentes só mudando a programação do instrumento e quem sabem samplear algumas coisas!
E no final baixar uns skin's na net ou só mudar a cor da guitarra pra não ficar enjoativo.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Diino
Realiza então uma guitarra robótica (tipo a Gibson Robot) com Floyd Rose...

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
Cara não entendo a importância que a galera dá pro headstock

Henrique S.
Veterano
# dez/08 · Editado por: Henrique S.
· votar


Fábio Seiji

voce diz, uma variax, mas que escolhe, braço/escala, madeira do corpo, shape entre tele/strato/lp/superstratO?

até é possivel, mas teria que fazer um estudo de frequencias bastante amplo, como a line 6 fez pra variax

nao é impossivel, mas teria que fazer um baita estudo, e ter guitarras nessas caracteristicas (tipo, LP em ash com braço em bubinga heheheh)

ou talvez daria pra modelar "misturando" os algoritmos "tipo de madeira" com "modelo da guitarra"

mas ai ja entra programaçao que nao é meu forte hehehe (nem sei se tal experiencia de "Misturar" é possivel)

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


Rod Turtle
Acho que a harmonia total do instrumento é que conta.
Alguns construtores de guitarras diferenciam seus produtos pelo headstock assim como os luthier's de violino diferenciam suas criações pela voluta. Como se fosse uma assinatura ou marca registrada.
Daria pra fazer uma longa dissertação sobre esse assunto...

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Henrique S.
Se as pessoas forem comprando as guitarras elas mesma podem ir montando "patches" com samples e ir disponibilizando na net.
Poderia, no primeiro momento, oferecer apenas o básico e ir implementando com o tempo.
Quem nem idéia do Iphone, que cada vez mais gente cria programas, jogos, utilidades e inutilidades !

Sei lá, é melhor ir parando por aqui....

Henrique S.
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji

algo com uma "pedaleira"

que na verdade, seria um EQ com patches, por exemplo

"tenho uma strato de mogno, se eu mexer nos parametros X e Y na proporçao Z, consigo um som idêntico na guitarra" ai salva o "patch"?

se for isso, é igualmente interessante hehehhe

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
Sim,isso eu sei,mas o povo fala tanto:ah o head das guitas xxx são muito feios!Eu nem lembro que eles existem.

In The Navy
Veterano
# dez/08
· votar


captadores em formato de cartucho.

Você leva sua guitarra na loja, pega o captador, espeta ele na sua guitarra(com direito a assoprar o encaixe dos captadores, pros saudosistas) e toca

Só que isso vai tirar dinheiro de luthiers

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/08
· votar


In The Navy
Opa, vai rolar tb um botão de reset?

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


bobDesign
desde já agradeço a colaboração de todos que me ajudarem !
de nada! seja bem vindo.

aqui vai....estou pensando na hipótese de lançar a proposta de um novo conceito de guitarra para o meu tcc, ou então atribuir à guitarra algumas novas funções....
bom, como um bom designer, voce deve ter noção que função "inventada" não funciona. o design surge da busca de soluções para demandas reais. a guitarra como é hoje é fruto de um longo processo de desenvolvimento.

eu recomendo voce estudar um pouco sobre a origem do design das guitarras, e fazer uma analise de como elas são hoje. quais funções que ela abarca, o porque do seu design assim. isso poderia ser a primeira parte do seu tcc, pra introduzir e embasar seu trabalho.
pesquise sobre a historia das primeiras guitarras, tem muito material por ai na net. tem varios livros contando a historia da telecaster, lespaul, stratocaster, etc.
tem varios videos no youtube com visitas as fabricas, vale a pena ver.
eu escrevi um texto um pouco nesse sentido, ta nesse topico. acho que pode ajudar, sei la.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168990/

depois procure saber o que existe de inovação nas guitarras.
ja existem guitarras de outros materiais, como metal e acrilico. não vingaram, a madeira ainda reina. por que? pode ser uma boa pergunta a tentar responder.
já existem guitarras para viagem, com corpo reduzido, ou com braço desmontavel por uma chave, ou dobravel.
http://blog.wired.com/gadgets/2007/03/centrefold_guit.html
http://www.travelerguitar.com/
http://news.harmony-central.com/Newp/2006/Stewart-Guitar-Company-Stow- Away.html
é importante voce saber o que já se fez no mundo da guitarra. este pode ser o segundo item do seu trabalho.

e a partir dai voce começa a ver o que pode ser feito.

Fábio Seiji
O que vc acha de uma guitarra com braço intercambiável (ei, isso já existe!!!) mas com encaixe simples (ah bom!) que pudesse mudar o corpo e o headstock?
já existem umas por ai, eu postei uns links lá em cima. tem até encaixe patenteado.

Poder testar vários timbres de várias guitarras diferente e captadores diferentes só mudando a programação do instrumento e quem sabem samplear algumas coisas!
E no final baixar uns skin's na net ou só mudar a cor da guitarra pra não ficar enjoativo.

po, aí é mais facil ter um laptop!

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/08
· votar


Algumas idéias:

- Porta palhetas, só que já embutido no corpo (pode ser na parte de trás) da guitarra. (E com uma 'portinha' cromada, ficaria legal)

- Mini ampli embutido, e um lugar pra guardar o fio de ligar na luz elétrica.

- Metrônomo na parte de cima do corpo da guitarra.
...

Eu cheguei a pensar um dia em fazer um negocio com 6 palhetas que voce colocava no corpo da guitarra, em contato com as 6 cordas (1 palheta pra cada corda), e voce passava arquivos em GP pra ele, pra tocar automaticamente a parte da mão direita (pra quem é destro), e com ritmo.

(nao seria uma coisa tão difícil de ser feita, pelo menos por pessoas que mexem com isso. Mas quase ninguem iria usar.)

1.iria ser feita mais pra pessoas com certas deficiencias fisicas na mão da palheta, que atualmente "impossibilitam" a pessoa de tocar guitarra só com 1 mão.

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


- Mini ampli embutido, e um lugar pra guardar o fio de ligar na luz elétrica.
sim, isso tambem já tem alguns que existem. a maioria bem feinho.

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar


LucasGuitarMaster
1.iria ser feita mais pra pessoas com certas deficiencias fisicas na mão da palheta, que atualmente "impossibilitam" a pessoa de tocar guitarra só com 1 mão.

Logo se vê que você não conhece john denner:

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Henrique S.
Pensei em pedaleira também, mas achei que eu tava viajando demais...

Rod Turtle
Sim,isso eu sei,mas o povo fala tanto:ah o head das guitas xxx são muito feios!Eu nem lembro que eles existem.
É pq vc ainda não deve ter visto algumas atrocidades que tem por aí !!!

kiki
po, aí é mais facil ter um laptop!
Laptop é coisa do passado, para essa guitarra o ideal é usar um "macbook nano", que parece um iphone só que do tamanho de um subnotebook (uma agenda)... ainda não existe também.
Se for só o Laptop já daria pra fazer hoje mesmo, tem que ser uma guitarra !!!

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
dá pra fazer uma guitarra qualquer com um iphone dentro. nele voce põe processadores de efeito, simuladores de ampli, e tudo mais...
a guita vira praticamente um controlador midi.

mas ai não é mais um trampo de design, é de eletronica e de programação.

Henrique S.
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji

pedaleira seria modo de dizer

digamos que seria um equalizador digital de muitas bandas com presets

um EQ20 da boss só que mais "user friendly"

(por ex: corpo em marupa, alder etc, adicionar freq da banda X) e assim vai

ou da pra jogar o circuito de uma variax e um EQ20 da boss dentor hehehheh

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


Henrique S.
Fábio Seiji
pedaleira

olhem essa
http://projectguitar.ibforums.com/index.php?showtopic=34299

Lucas_fms
Veterano
# dez/08
· votar


Vocês falam falam falam, mas não sabem que a maior inovação no campo guitarristico já existe, e acho muito dificil alguem inventar algo mais inovador e vanguardista do que isso.

http://www.youtube.com/watch?v=XAg5KjnAhuU

Assistam, vocês não vão se arrepender.

Henrique S.
Veterano
# dez/08
· votar


Lucas_fms
http://br.youtube.com/watch?v=1rstnOz1EmQ
http://br.youtube.com/watch?v=UOJTMsKR7ag&feature=channel

hehhehehe


kiki

é uma travel com um gt2 ja pensei em algo do genero, mas era uma tele com GT2 hehehehheheh

maniac123
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji

Quanto você acha que ficaria essa sua guitarra dos Jetsons?

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


Lucas_fms
muito legal o instrumento. n
ao ouvi pq to sem som aqui, depois eu ouço.

Henrique S.
outro dia eu vi um video de uma tele com uma pedaleira (nao sei qual) e um miniampli no corpo. ela era praticamente oca.
o corpo era feito de um bloco no meio, uma moldura e mforma de tele e dois tampos finos. uma caixa praticamente. ele passava massap lastica pra arrematar e tudo mais.
nunca mais achei esse video...

mr bungle
Veterano
# dez/08
· votar


a guitarra que dá pra trocar os caps chama-se dan armstrong

http://news.harmony-central.com/Newp/1998/Dan-Armstrong-Guitars.html

a casio (isso mesmo, aquela famosa pelos relogios digitais) já fez essa com falante e ainda tinha um tape-deck (???) chamava- g-20 não achei fotos na net!

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


mr bungle
a casio (isso mesmo, aquela famosa pelos relogios digitais) já fez essa com falante e ainda tinha um tape-deck (???) chamava- g-20 não achei fotos na net!
há, já vi uma dessa na loja há muitos anos...

o tape-deck gravava, entao dava pra gravar base e solar por cima depois.

poderia ter uma com um miniamp embutido e com um mp3 player. daria pra gravar e botar bt's pra tocar. é bom pra estudar!

CrenteLouco
Veterano
# dez/08
· votar


acho que seria bem legal um metronomo imbutido..
nao preciso explicar o porquê, nao eh? =D

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


kiki
É uma boa idéia também, uma guitarra controlada pelo Iphone...

Henrique S.
Seguindo a idéia do kiki, daria pra colocar o Iphone no chão e ir selecionando as opções com o toque dos pés, hehehe!

Lucas_fms
Não consigo ver vídeos aqui, por enquanto, pq minha conexão tá uma porcaria. É difícil até pra eu conseguir ler meus emails, aqui (fcc) entra mais rápido que o yahoo mail =P

maniac123
Alguns milhares de Mundi (M$ = Moeda mundial... do futuro); ai ai ...

bobDesign
Veterano
# dez/08
· votar


wow! nao esperava tantos posts nesse topico! cara, foi de grande ajuda os comentarios e as ideias, mesmo q malucas, pq no design todas as ideias tem q ser consideradas numa primeira fase...depois, a partir dessas ideias loucas a gente vai criando algo "possivel" de ser produzido !!!!

muito obrigado galera do cifra !!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TCC de Design - Idéias para uma nova guitarra