Fender Texas Special, 57/62, American Standart - Qual?

Autor Mensagem
tibuca
Veterano
# nov/08


To ficando quase louco na procura de um trio de captadores Fender para minha Shelter Strato FST-62(das antigas), réplica das fender 62, corpo em Alder, braço Maple e escala em Rosewood(escura), cor Sunburst.

Quanto mais eu pesquiso, mais eu fico confuso...

Queria um trio de singles-coils pra tirar um timbre de Strato estalado e cristalino, e que ficasse legal usando um overdrive tipo pra levar um blues.

Na opinião de vcs qual trio ficaria melhor?

-Fender American Standard
-Fender 57/62
-Fender Texas Special

Obrigado!

pasb2006
Veterano
# nov/08
· votar


Sou fã dos custom 57, acho que têm o equilíbrio ideal entre os caps, soa totalmente vintage quando vc quer mas se vc tocar num valvulado com um boost, o cap também responde muito bem criando uma distorção bem legal a lá Richie Blackmore.

A malagoli faz clones desses caps que custam a metado do preço do original, mas não sei te dizer se o som é o mesmo. Talvez fosse int6eressante pesquisar.

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


-Fender American Standard: Timbre clássico de Strato, moderado nos agudos, bons graves e ressalta os médios no captador da ponte.

-Fender 57/62: Dinâmica superior a todos da linha da fender, esse captador tem um timbre quase próprio, não 'estala' por si só, tudo depende de sua palhetada. Além de tudo ele gera uma microfonia linda e super controlável(moderando a distorção, claro). Totalmente Hendrix

-Fender Texas Special: Diferente dos outros dois, esse aqui tem uma resposta mais em 'U' ou seja, graves e agudos um pouco mais claros que os médios. Esse aqui estala que é uma beleza, tem um som muito 'redondo'. Stevie Ray Vaughan !



Você é quem decide a partir daqui

janick
Veterano
# nov/08
· votar


Pq o povo insiste em falar Standard

tibuca
Veterano
# nov/08 · Editado por: tibuca
· votar


B.Frusciante

Tem hora que eu penso no American Standard por seu timbre limpo e cristalino mas tenho receio de que na hora de um drive vai ficar fraquinho e magrinho deixando a desejar.

Os Fender 57/62 não tenho certeza de como será o timbre, além deles não ter o captador do meio reverse então não vai eliminar o ruído dos singles nas posições 2 e 4.

Já com os Texas Special acho que vai ficar bom com drive mas na hora do som estalado e cristalino, por ter saída mais forte poderá ficar meio gordo o som e não cristalino.

Oh, dúvida cruel!!! Socorro!!!

tibuca
Veterano
# nov/08
· votar


pasb2006

Obrigado pela opinião, mas não tenho amp valvulado, não sei se rola legal os Fender 57/62 em amp transistorizado, ainda to na dúvida!

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


janick
Porque o correto é StandarD e não Standart.

tibuca

Não existe nada disso, os dois captadores soam bem tanto no timbre limpo quanto no distorcido, eles apenas variam de timbre(não pioram ou melhoram, mas variam).

Minha guitarra tem captadores American Std e ela não deixa NADA na mão.


Mas eu tenho um desejo futuro de comprar os captadores Custom 57/62 ou 54' ou então 69', sendo que estes dois últimos eu nunca testei

tibuca
Veterano
# nov/08 · Editado por: tibuca
· votar


B.Frusciante

Cara, vc já tocou com os Texas Special e com os 57/62 além de ter os American Standard?

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


tibuca
Já toquei nos 57/62 numa fender mexicana plugada num Tremendão da Giannini(All tube). A guitarra é do dona da loja de música aonde tem uma pequena sala isolada acústicamente para testar os equipamentos.

Os texas special eu já vi um cara tocar nesse mesmo amp(aliás, no mesmo lugar); e foi essa a impressão que eu tive

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


janick

Pq o povo insiste em falar Standard


pq é o certo? (n sei se era isso que vc quis dizer, mas enfim...)

tibuca
Veterano
# nov/08
· votar


B.Frusciante

Quando vc disse que os 57/62 não estala por si só, vc quis dizer que ele tem um timbre menos cristalino, um pouco aveludado se comparado ao America Standard?

pasb2006
Veterano
# nov/08
· votar


tibuca

Rola sim, o transistor também gera ótimos sons, é que com um valvulado vc obtém o máximo do captador... Mas nada te impede de conseguir ótimos timbres no seu SS.

Outro Single Foda é o Guitar Garage nacional, totalmente vintage...

Curly
Veterano
# nov/08 · Editado por: Curly
· votar


dá para comprar o set american standard baratinho no ML, já vi até por R$ 200, os manés compram a guitarra e já saem de cara trocando os caps sem nem saber direito porque, aí vendem os originais por preço de banana...

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


tibuca

Foi uma 'brincadeira' que eu fiz, é basicamente isso que você falou, mas do jeito que você disse ficou parecendo que é uma coisa ruim. Eu acho isso ótimo, esse captador não 'estala' feito um doido, e sim só quando você quer! É basicamente pelo fato de ter menos saída e ser mais aveludado que o Texas Special, por exemplo.


Mas não considere isso como sendo um defeito e sim uma qualidade, pois é isso que gera a sensação de dinâmica e harmonia com o timbre, pelo menos para mim.

tibuca
Veterano
# nov/08
· votar


Pra tocar Sultains of Swing(Dire Straits) e Manhatan(Eric Johnson), qual captadores vcs acham que vai me dar um som "clean" mais próximo dessas musicas?

-Fender American Standard
-Fender Original 57/62

obs: é claro que tem que levar em conta todo o set dos cara, tipo guitarra, amp valvulado e a própria mão deles, mas me refiro somente aos caps mesmo.

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


tibuca
com toda a certeza o 57/62

janick
Veterano
# nov/08
· votar


pq eu queria falar

pq insistem em nao falar standard

daniel_guitar
Veterano
# nov/08
· votar


tibuca
texas special + strato de preferência sunbrust + amp valvulado + tube scraemer + wah wah da vox + pegada monstra = perfeição (vide SRV)

tibuca
Veterano
# nov/08
· votar


Pra guitarra com escala em Rosewood(escura) qual seria melhor:

-Fender Original 57/62
-Fender Texas Special

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


tibuca
Fala sério, tá ignorando tudo que eu postei

Iago
Veterano
# nov/08
· votar


sem duvida, 57/62 pra qualquer estilo.

Iago
Veterano
# nov/08
· votar


tibuca

Pra tocar Sultains of Swing(Dire Straits) e Manhatan(Eric Johnson), qual captadores vcs acham que vai me dar um som "clean" mais próximo dessas musicas?

-Fender American Standard
-Fender Original 57/62


57/62 pro senhor tb.

tibuca
Veterano
# nov/08
· votar


B.Frusciante

Não, não!hehehe...

Apenas queria ouvir opiniões de outros guitarristas que tiveram experiências com esses caps também.

Quanto as sua opiniões, ajudou bastante, fico agradecido!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


tibuca
Cara, vc fez a mesmíssima pergunta em outro tópico, e lá já lhe deram a resposta.

tibuca
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah sim!

Já me decidi...vou de Fender Original 57/62.
Assim que eu instalar na guitarra e testar crio um tópico review com os resultados.

Valeu galera!!! Um abraço à todos!

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


daniel_guitar - texas special + strato de preferência sunbrust + amp valvulado + tube screamer + wah wah da vox + pegada monstra = perfeição (vide SRV)

SRV não usava Texas Special :P
Usava os originais de '59.

Entre os American Standard e o 57/62 eu ficaria sem dúvidas com o 57/62. Ao meu ouvir (hehe) é o som mais tradicional da Fender. Pra mim parece que tem um som com uma qualidade melhor que o American Standard. Pelo menos nas que eu tive (1996~2000) o som em geral era menos cheio e mais ardido que os Vintage 57/62.

Mas que eu saiba não existe modelo Custom 57/62 não. É "American Vintage 57/62" mesmo. Existe Custom Shop '69, Custom Shop '54, Custom Shop Fat 50s... etc.

Qnto ao Texas Special... sei lá, nunca gostei mt dos testes que fiz nela não. Toquei com 2 SRV signature, algumas LoneStar e Deluxe que vinham com elas e não consegui um som que eu gostasse não. Não achei nada a ver com SRV... devo ter feito algo de errado...

[]´s

tibuca
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade

É, realmente eu acho que os Fender Original 57/62 são melhores que os American Standard sim, pesquisei bastante lendo vários reviews no harmony central e aqui no fórum também, vi vários videos no youtube de guitarristas que instalaram os 57/62 em suas guitarras e assisti também vídeos e reviews de guitarras com Texas Special e American Standard.

Texas Special e American Standard são muito bons esses caps também, mas pro som que eu procuro os 57/62 vão atender melhor, pelos sons vi que os 57/62 tem muito mais a ver com o timbre do SRV do que o próprio Texas Special, pelo que pesquisei na época ele usava os caps originais da Fender 59 e nem existia Texas Special ainda.

Escolhi e já comprei os Fender Original 57/62, vai chegar amanhã, assim que eu instalar na guitarra vou fazer vários testes e depois crio um tópico review aqui para postar minhas opiniões.

Por enquanto estou na expectativa...ansiedade pura!!!hehehe...

Valeu galera pela opiniões postadas, ajudaram bastante!

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


Legal cara, boa compra!
Certamente vc vai ter uma somzêra pra ouvir agora!

Qnto aos caps do SRV, vc tem razão. É exatamente o que vc citou: captadores originais de 1959. Se existiam vários modelos aí eu já não sei... alguem se habilita?

Minha guitarra tem o 57/62 ó:
um pouco de srv...

e um pouco de ec...


[]´s!

tibuca
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade

Cara, que legal, obrigado pelos vídeos, muito bom mesmo o timbre e vc toca muito também, bela execução!

Fender Original 57/62 = SRV na cabeça!!! Não tem erro!

Cada vez estou mais convencido de que fiz a escolha certa!!!

Os captadores chegam amanhã, tô louco prá instalar e ver o resultado.

Valeu!!!

Marciocp
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade
Qnto aos caps do SRV, vc tem razão. É exatamente o que vc citou: captadores originais de 1959. Se existiam vários modelos aí eu já não sei... alguem se habilita?


Realmente ele usava os caps fender de 59, porém, os caps deles foram rebobinados pelo senhor van zandler para aumentar o output.

Os Custom Shop Texas Special não é os caps que o SRV usava, mas eles trazem o som tipico do Texas Blues, e para os meus ouvidos, o timbre dos caps é SRV puro. Na caixinha dos caps tem o nome do monstro lá, Stevie Ray Vaughan.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Texas Special, 57/62, American Standart - Qual?