Uma pergunta pra quem manja de solda

Autor Mensagem
Delson
Veterano
# out/12
· votar


andbone
Esse ferro aqui é xing-ling...

Muito provavelmente é esse o problema. Pelo menos comigo, um ferro de solda novo (e BOM) resolveu.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Delson

Mas existe tanta diferença assim entre um ferro Western e um Hikari sendo os dois de 30W por exemplo?

ogner
Veterano
# out/12
· votar


sempre usei os baratos...é preciso manter a ponta deles sempre limpa!!

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


andbone

é legal voce comprar um monte de pot baratinho pra praticar

trendset
Veterano
# out/12
· votar


Cara, soldar nao tem misterios. primeiro, limpe muito bem a ponta do ferro de soldar. use até uma lixa, mas deixe ela sempre limpa.
quanto a remover solda. voce pode usar uma escova de dentes velha, esquenta a solda velha e passa a escova com força pra limpar a solda.
pode ficar tranquilo, nao vai destruir potenciomentros nem captadores é so calor não alta tensão. So se seu ferro de soldar for de 60w pra cima, e voce passar um bom tempo tentanto soldar em vao. outra dica. estanhe as pernas dos compontentes a ser soldados: as pernas dos capacitores, pernas dos potenciometros e os fios tambem. ajuda muito no processo de soldagem. nao tenha medo, se queimar é algo comum. fazia cabos em lojas de instrumento e autorizadas, tenho muitas cicatrizes. mas vale a pena, boa sorte.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Todas as dicas eu to lendo e com certeza vou guardar.
Só to mto chateado por nao conseguir fazer uma solda tão simples :(

Realmente nao sei oq acontece aqui... lixei os pot como vcs falaram, a solda pegou mas não ficou bom e tbm nao consigo fundir esse estanho que ja esta no pot pra soldar o terra junto. Eu imaginei que seria igual ao vídeo que o Ogner postou kkk... coisa simples.

VOu tentar comprar um ferro de solda melhor e se não der, levo num luthier.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Ahhh... e pelo que consegui entender no vídeo, o cara usou uma lixa nº 100 pra lixar e um ferro de solda de 40W bem aquecido. "You need a good hot iron, a 40 watt iron " e ele disse que deixou uns 10 ou 20 minutos para ficar beeeem quente.

Meu ferro tbm é de 40W (mas é chines kkkkk) Não dá pra exigir mta coisa de um ferro de 5 reais né.

trendset
Veterano
# out/12
· votar


andbone

Antes de qualquer coisa, nao adianta exigir do ferro de solda. se o estanho for ruim, tipo resina, nao adanta tentar, só com breu. quer um conselho, antes de trocar de ferro de soldar, compre 1metro de solda em loja de eletronica, nao deve passar de 1,50. Quanto ao ferro eu uso um Toyo e nao tenho o que reclamar, muito ferro de soldar é tudo igual, os unicos que sao top mesmo sao os Hikari e os Tramontina. e va dormir, pq trabalhar de madrugada soldando é perigoso para sua visao!

Calime
Veterano
# out/12
· votar


trendset

Hikari é mto bom mesmo. Tenho dois desses e um Belzer (que pra mim é o que há de melhor).

andbone
Veterano
# out/12
· votar


trendset

KKKKKK.... eu nem to mais mexendo nisso. Fiquei indignado!

Eu comprei o estanho da Best.... mas agora que vc falou, ele tem floxo de resina "M" .... Será que isso influencia? Pq eu percebi que depois que fundi o estanho, ele solta uma escoria meio amarelada e pegajosa! :S

trendset
Veterano
# out/12
· votar


andbone

Pode ser sim, a Best usa dois tipos de solda, uma no carretel laranja ( uma droga ) e a do caretel azul ( a boa ) normal escorrer, chama-se fluxo. voce pode compra pasta para solda ou Breu. ajuda muito nesses casos, mas use bem pouco para evitar sujeira.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214758/

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Essa que eu comprei é um tubinho azul. "Especial para reparos em aparelhos eletronicos". Liga Sn63 Pb37. Diametro 1mm. Fluxo de Resina "M"

Era a que tinha na loja onde comprei o capacitor pra soldar no pot. Nem perguntei pro cara se era a mais indicada pro serviço.

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


andbone

isso ai é normal, dá umas erradas, é chato mesmo depois vc faz rapidinho

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Drinho

Pode ser, vou praticar nos pots antigos kkk...

Uma coisa que esqueci de perguntar é se a ponta do ferro influencia na solda?

Pq a ponta do ferro que comprei é bem fina: Esse aqui.

Eu vejo que dependendo da solda o pessoal usa uma ponta mais grossa ou ate mesmo uma ponta com uma face plana.

trendset
Veterano
# out/12
· votar


Não, pontas finas sao para trilhas finas, transistores e circuitos integrados ultra sensiveis. face plana eu nao lembro pra que serve. mas nunca vi ninguem usando, para praticar mesmo voce pode tentar soldar e desoldar sucatas de eletronica. è o que eu sempre digo, músico tem que ter noçoes de eletronica. até mesmo pra fazer um cabo p10 x p10, pra resoldar um potenciomentro e etc... essa solda do tubinho azul nao presta.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


trendset: primeiro, limpe muito bem a ponta do ferro de soldar. use até uma lixa, mas deixe ela sempre limpa.

Só pra reforçar, antes de qualquer solda. Há um esponja orgânica pra limpar ponta de ferra. ela deve ser umedecida. Ou seja: fez uma solda, limpa na esponja. Isso é uma ação constante!

Exite também uma caneta que contém um fluxo para soldar. Ela ajuda a solda grudar na trilha com mais eficácia. À propósito, sugador de solda é algo imprescindível. Não vivo sem.

E nunca, nunca puxe um componentes pois a trilha pode descolar da placa em certas PCIs.

Abs

ps. suporte pra placa, óculos com lupa são outros itens que ajudam demais, principalmente o suporte.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia

Meu problema não é com placa de circuito e sim com a solda na carcaça do potenciômetro. Não sei por que ela não gruda! Já dei uma lixadinha e mesmo assim não funcionou. Ontem pedi algumas informações aqui pro pessoal mas não adiantou.
Cheguei às seguintes conclusões:
1 - O ferro de solda por ser um ferro barato (5 reais), não tem a eficiência de um ferro de qualidade da mesma potência.
2 - O ferro pode até ser razoável e aquecer normalmente como qualquer outro ferro de 40W, porém, a ponta fina dele não serve para essa aplicação.
3 - Pode ser que o ferro e a ponta sirvam para isso mas o estanho que comprei apesar de ser da Best, não serve para esse serviço. (Aquele de tubinho azul de 25g, só que tem fluxo de resina).

O que acha?

trendset
Veterano
# out/12
· votar


andbone

1 - Pra voce conseguir soldar a carcaça desse Pot. pra aterra-lo voce tem que lixa-lo de forma que ele perca o brilho, pq essa tinta que vem nele nao vai deixar pegar solda, voce tem que lixar e deixar ele no Aço mesmo. sem verniz.

2- Ferro de solda barato é tudo igual, calor será sempre calor, os unicos ferros de solda bons sao os Hikari e os Tramontina. isso nao é problema uso um Toyo e nunca tive problemas com ele.

3 - A ponta serve sim, é essa que eu uso para trabalhos em eletronica, montar cabos, consertar microfones e equipamentos de Luz cênica. serve sim, até um pedaço de cobre serviria.

4 - Troque esse estanho, ele é o causador dessa dor de cabeça, solda de resina nao presta, compre um metro de solda azul best ou cobix. garanto que vai funcionar blz .

andbone
Veterano
# out/12
· votar


trendset

Eu vou passar na loja de eletronica e comprar outro tipo de estanho que não tenha esse fluxo. To achando que é ele mesmo que ta ferrando tudo pois ele deixa uma camada amarelada e pegajosa na solda... e gruda tudo no pot. Mas sei lá, não sou expert em estanhos kkk

ogner
Veterano
# out/12
· votar


andbone
Acho que vc mole na ralação do pot,!!

Manda uma foto ae!!

o/

tem que ralar, ficar com ranhuras ( meio fundas) pra facilitar!

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


andbone

O fluxo para soldar é justamente pra ajudar!!! Eu tenho uma caneta que você pressiona a ponta e solta o fluxo. Bem legal!

Abs

trendset
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia

Acho que solda que ele tá usado é aquelas que vem com o ferro de solda, aquela que parece uma massa que nao pega em nada.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


trendset
Nao velho, ele disse. Esta usando a Best. Azulzinha. É boa!

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Aqui é a blindagem que fiz com fita de cobre. Aproveitei pra fazer já que ia desmontar a paste elétrica.
[IMG]http://imageshack.us/a/img39/6159/img00205r.th.jpg[/IMG]

[IMG]http://imageshack.us/a/img339/9171/img00206z.th.jpg[/IMG]

Aqui estão os 2 pots. Um ta só com o lixamento, mas é ruim tirar foto de algo que brilha na luz.
Tão vendo como ficou uma merd... a solda... o pior é que nao consigo desfaze-la!
[IMG]http://imageshack.us/a/img802/3554/img00207.th.jpg[/IMG]

[IMG]http://imageshack.us/a/img840/3446/img00208z.th.jpg[/IMG]

trendset
Veterano
# out/12
· votar


andbone

A sua solda está em boas condiçoes. solda é assim mesmo nao tem boniteza não. passando sinal e voltagem é o que importa.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Bom pessoal, aproveitei que fui ate o mercadão no centro de Sao Paulo pegar mercadorias e procurei alguma loja de ferramentas lá perto, achei um ferro de solda da Hikari 40W, muita diferença na qualidade estética e ainda vem com um suportezinho kkk.... vou dar uma praticada com ele nos pots antigos e depois digo como foi.
Ahh... eu conversei com o cara da loja e ele me disse que provavelmente a solda não estava dando certo por causa do meu ferro de solda vagabundo kkk O estanho ele disse que é esse mesmo da Best (tubinho azul) todos eles vem com fluxo de resina. Os que não vem, ele disse que é para outras aplicações.

andbone
Veterano
# out/12
· votar


Já testei o ferro da Hikari, é uma merd... ¬¬

Brincadeira kkkkk.... Consegui fazer a solda de primeira \o/ Ficou linda, espalhou no pot e ficou brilhante. Agora eu vou terminar de montar minha guitarra.

Obrigado à todos pela ajuda... esse fórum é o melhor \o

Calime
Veterano
# out/12
· votar


andbone

Essa solda é boa sim kra, pode ter certeza que não é isso que tá te atrapalhando. Eu aposto na falta de pratica sua + ferro de soldar vagabundo.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


andbone
Show velho!!
E vc tb contribuiu. empiricamente provou que ferro mesmo da mesma "wattagem" tem qualidade tb!!!

Abs

kiki
Moderador
# out/12
· votar


andbone

mas é ruim tirar foto de algo que brilha na luz.
não é o brilho na luz, o problema é o foco.
se quiser, aqui tem umas dicas básicas pra tirar fotos melhores: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/170817/

Já testei o ferro da Hikari, é uma merd... ¬¬

Brincadeira kkkkk.... Consegui fazer a solda de primeira \o/ Ficou linda, espalhou no pot e ficou brilhante. Agora eu vou terminar de montar minha guitarra.


legal!
diga qual a marca do seu ferro antigo pra gente NÃO comprar

eu uso um sei lá que marca, e nunca tive problemas. eu tive problemas mesmo foi com estanho ruim;

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma pergunta pra quem manja de solda