Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


faski
O timbre do Ash é mais "aberto". O Alder foi usado quase sempre (exceto nos 1ºs anos de fabricação).
Abç

torralbo
Veterano
# set/09
· votar


Opa!!!
Ando com umas dúvidas cruéis...
Vou comprar uma guitarra e um cubo mas ando na dúvida sobre as mais indicadas.

Primeiro, disponho de até uns R$ 2.000,00 para isso.
Meu estilo é mais para thrash metal, então, pensei numa Jackson ou Ibanez, além de um cubo acho que Meteoro (ou outro melhor e até menos potente que os usuais de 50W da Meteoro).

Testei uma Ibanez grg 250 ou 270, algo assim, e foi legal. Usei um Meteoro 50W acho que da linha Atomic Drive, que não tinha um som ruim mas tbm não definia nada (foi o que pareceu...). Pensei em olhar um Laney ou um Fender mais fraco mas de qualidade melhor penso eu.

Enfim, a dúvida ainda paira aqui pelo cerrado: guitarra mais adequada (claro que sei daquela coisa da que melhor te agradar), mas crei que há certas linhas e marcas que são boas pelo consenso de grande parte das pessoas; e um cubo que seria mais para tocar em casa mesmo, sem grandes firulas, mas que tivesse um som mais encorpado e agressivo.

É isso aí.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


torralbo
Cara, para tocar em casa vc não precisa de 50WRMS, nem de um Laney LV100 ou de um Fender FM65R.
Quanto a som "agressivo"... Se não for um valvulado com pré "high-gain", essa definição não faz sentido. Apenas compre um bom amp e timbre-o com a ajuda de seus pedais.
Quanto a "encorpado"...Bem, para obter esse sonoridade vc precisará de um falante de 12pol. Mas geralmente combos com falantes desse tamanho tem mais (ou igual) do que 50WRMS.
Então vc está num impasse: O som que vc quer, ou se consegue com um valvulado caro ou não se consegue (a não ser que se use pedais). E se vc vai tocar em casa (ou Aptº), dificilmente encontrará um amp com a potência adequada para não ficar surdo (e enlouquecer seus parentes e vizinhos) com um falante de 12pol.
Talvez o ideal para vc (que dispõe de uma boa grana), seja encomendar em um "handmaker" um combo com, no máximo, 15WRMS valvulado (com chave de 1/2 potência) e falante de 12pol.
Outra possibilidade é comprar um Condor GX35R e confeccionar para ele uma caixa com falante de 12pol. (o falante original dele é de 10pol.).
Abç

torralbo
Veterano
# set/09
· votar


Valeu pelas dicas.

Realmente, o lance do agressivo que vc disse faz sentido.
A idéia de que eu toque em banda é um pouco remota. Penso em tentar algo, mas não sei se vai dar, ainda mais pelo tempo.

E quanto às guitarras, tem alguma dica em especial?

Abço.

torralbo
Veterano
# set/09
· votar


Ah, quanto ao pedal, iria pegar o de um amigo. Acho que é um Distortion da Boss, algo assim, não tenho certeza.

O que acha dele.

Té.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


torralbo
Não. Apenas compre a que mais lhe agradar em sonoridade, levando em consideração a relação custo-benefício e o custo de manutenção (guitarras com pontes tipo "Floyd-Rose" não são adequadas para quem não é músico, pelo menos, semi-profissional, e precisam ser de qualidade, senão transformam-se mais em "dôr-de-cabeça" do que outra coisa).
O Boss Distortion é um bom pedal, mas há muitos outros por aí, tão bons quanto.
Abç

Symptom
Veterano
# set/09 · Editado por: Symptom
· votar


Bertola

Só para aproveitar o assunto quando você citou amp de 15W valvulados com chave para 1/2 potência. Você considera o Laney LC-15r um bom amp? Tenho um Marshall MG-30DFX e, mais além, pretendo pegar um amp valvulado (sem me desfazer desse). Em termos de preço, o laney vale mais a pena que o Fender Blues Junior. Mas em termos de sonoridade vale a pena? Ou é melhor pegar um handmade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Symptom
Sim, é um bom amp.
Mas eu não o compararía com o Fender Blues Jr.
Quanto a pegar um HM, bem, isso é com vc...
Certos HM tem uma ótima relação custo benefício, como os do Max.
Abç

LaBreja
Veterano
# set/09 · Editado por: LaBreja
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eae.. =] sei que vc ja falou bastante sobre as schecter, mas estou numa duvida pois vou adquirir uma dessas duas:

Guitarra_Schecter_Sunset_Extreme_FR_AMB

Guitarra_Schect er_Demon_6_FR

sei q são otimas guitarras, e ao meu ver, o que muda de uma pra outra sao pouquissimas coisas -pickup e madeira do corpo-, mas como vc é luthier acho q conhece uns detalhes a mais, qual tu acha q seria melhor?

Symptom
Veterano
# set/09
· votar



Symptom
Sim, é um bom amp.
Mas eu não o compararía com o Fender Blues Jr.
Quanto a pegar um HM, bem, isso é com vc...
Certos HM tem uma ótima relação custo benefício, como os do Max.
Abç


Isso quer dizer que o Fender Blues Jr. é bem superior ou que são coisas muito diferentes. Em que sentido são diferente? Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Symptom
O FBJr é mais "vintage".
Abç

Arielsh
Veterano
# set/09
· votar


Olá rapazes!

Bem, estou vindo aqui pois estou com uma dúvida em relação à instalação do meu set de EMGs.

Fui atrás de lutherias afim de saber como proceder em relação a instalação deles, e ligando para umas 3 ou 4, tive uma surpresa.

Uma deles me cobraria R$50,00 reais pela instalação. E outra me cobraria R$250,00 pois informaram que além da instalação devem ser feita uma série de outros procedimentos.

E a dúvida então é esta, devem ser feitos mesmo outros procedimentos, como afinação, alinhamento, troca de cordas para o funcionamento perfeito deles, ou é só enrolação afim de lucro?

Porque se só a instalação me der 100% do equipamento, não acho que haveira necessidade de pagar os R$250,00.

Obrigado pela atenção galera :D

HTN
Veterano
# set/09
· votar


Só uma curiosidade:
Tem como colocar um braço de 24 casas em uma guitarra que originalmente tem 22 casas sem modificar o corpo?

kiki
Moderador
# set/09
· votar


HTN
a principio, me parece que não.

mas a depender do desenho da guitarra, pode ser possivel fazer alguma gambiarra.

lembre-se sempre que o importante é manter o tamanho da escala, que é a distancia entre a escala e a pestana.

duas hipoteses de adaptação:

1-fazer o braço passar por cima do corpo. mais ou menos como acontece no violao, algumas guitarras fazem isso. teria que avançar mais. nao pode ter um captador encostado no braço. não dá pra usar bem essas casas a mais por causa do cutaway.

2-fazer um braço mais longo, aumentando a escala. vai mudar toda a tensao das cordas, tornando-as mais "duras".

Carolina Lopes
Veterano
# set/09
· votar


Olá, tenho um violão da época que eu ainda estava iniciando a tocar. Um Di Giorgio 18 - 2005 só que ele tem a madeira diferenciada do que eu vejo normal (pau-ferro) nesse modelo.

Procurei pela internet e não achei nenhum parecido com ele, enfim resolvi perguntar aqui para ver se alguem mata essa minha duvida que perdura faz 4 anos -.-

Tirei umas fotos com o celular:

http://img43.imageshack.us/i/dsc00340je.jpg/
http://img268.imageshack.us/i/dsc00339h.jpg/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Arielsh
Cara, nem eu nem o Seiji (e nem mais ninguém) pode comentar preços de serviços aqui.
HTN
De modo nenhum.
Carolina Lopes
Muitas madeiras alternativas podem ser usadas na escala e no corpo, como por exemplo o ipê. Isso muda a sonoridade, mas não quer dizer que seja ruim (às vezes até melhora).
Abçs

Arielsh
Veterano
# set/09
· votar


Não quero resposta sobre o preço de serviço Bertola, quero saber se... para que meus EMTs funcionem perfeitamente basta a instalação, ou é necessário fazer mais coisas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Arielsh
A instalação basta.
Mas claro que, para instalar, o instrumento terá que ser "desmontado", e isso requerirá a re-regulagem do mesmo.
Agora atente para o fato que instalar capts ativos não é como instalar passivos.
Abç

Arielsh
Veterano
# set/09
· votar


ah sim, obrigado pelas informações Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Arielsh
De nada cara. Desculpe por interpretar erradamente sua mensagem. Não a lí corretamente.
Abç

torralbo
Veterano
# set/09
· votar


Maurício, uma cousa:

Se colocar um falante de 12 pol nesse Condor GX35R, pra tocar metal, dá pra levar?

fernandu2
Veterano
# set/09
· votar


Olá Seiji e Bertola
Possuo uma memphis mg32, que tem um grande valor afetivo para mim. Pretendo escalopa-la, instalar uma ponte floyd licensed da schaller e por dois sound intruder.
A madeira do corpo dela é de basswood. Será que haverá algum problema para fazer essa costumização?
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


torralbo
Dá, mas não espere um som altíssmo.
fernandu2
Sim, haverá.
O braço não tem estrutura para isso (escalopar braços já é uma questão polêmica, que dirá em uma guitarra cujo braço não é muito resistente nem confeccionado com madeiras de alta qualidade). O corpo tem espessura abaixo do padrão (40 ao invés de 45mm) o que impede a colocação da maioria das "Floyds" de qualidade (que são as únicas confiáveis), ademais, uma boa ponte custará mais que a guitarra toda. Não vale à pena.
Abç

leofantinel
Veterano
# set/09 · Editado por: leofantinel
· votar


Dúvida cruel:
Sou apaixonado por "Teles". Porém, p/ o som que eu faço, preciso de um Humbucker com uma boa pegada na ponte. Já tenho uma "Strato" com H na ponte e gosto muito do som, e tenho medo de investir na tele e me decepcionar com o timbre. Você acha que hardware, madeira, tipo de corte, etc etc etc ... influenciarão de maneira considerável no timbre? Ou um bom captador influencia mais?

Se puder me indicar uma boa "tele" ... tagima, squier standard ... ouço falar em condor e shelter tbm, mas não tenho idéia ...

Obrigado!!!

Letinho
Veterano
# set/09
· votar


Olá pessoal!É minha primeira visita à este tópico e queria pedir uma dica a vcs...
Tem um amigo meu q está pensando em começar a trabalhar com lutheria e queria saber qual a melhor cola em relação de custo benefício,mão de obra e resistencia.
Desde já agradeço a atenção,valew,abraço!

khenshyo
Veterano
# set/09
· votar


Bertola ou seiji

vou trocar os caps da minha set lemon drop

coloco um SD JB SH-4 na ponte e um SD SH-1 59 model no braço, ou os Gibson 490T e 490R?!

vou comprar nos EUA.

qual set vale mais a pena?!

vlw, desde já obrigado!

Tirigui
Veterano
# set/09
· votar


Levei minha guita no luthier e ela voltou com um oleo na ponte...parecendo grafite....mas num tenho certeza....qual seria?
Devo passar frequentemente esse oleo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


leofantinel
A Condor tem modelos muito interessantes e bons. O que influencia é a madeira e os captadores bem como o material da ponte.
Letinho
Cola específica para madeira oras...
khenshyo
Cara, são todos excelentes captadores. Coloca logo os Gibsons...
Tirigui
Sim, óleo de máquina, bem pouquinho.
Abçs

khenshyo
Veterano
# set/09
· votar


bertola

qual seria o da ponte e o do neck?!

490T na ponte e o 490R no neck?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


khenshyo
Basta conferir as saídas. O de mais alta, fica na ponte.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III