Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)

Autor Mensagem
El Musicista
Veterano
# out/08 · Editado por: Moderador


Bom dia galera.

Sou membro novato do FCC, embora já o acompanhasse como visitante há muito tempo. Durante esse período, tenho visto muita gente perguntando sobre modos gregos, como funcionam, para que servem, entre outros.

Por essa razão, resolvi montar um pequeno tutorial, de modo a ajudar àqueles que tem dúvidas, e tentar contribuir com o pouco que sei sobre o assunto para o crescimento musical da galera que freqüenta o FCC. Espero que lhes seja útil.

O que são os modos gregos?

Muitas pessoas se restringem a denominar modos como sendo apenas os "shapes" diferentes de uma mesma escala, quando na verdade, os modos gregos são muito mais abrangentes. Os shapes são úteis para você dominar a escala no braço inteiro da guitarra ou do violão, mas não são os modos gregos em si. Como o próprio nome sugere, os modos gregos nada mais são do que modos diferentes de você trabalhar uma escala.

Quais são os modos gregos?

Para facilitar o entendimento desse assunto (que é um tanto quanto complexo), utilizarei para melhor exemplificar os modos a escala de C maior.

A escala de C maior é composta das seguintes notas:

I II III IV V VI VII
C D E F G A B

Assim como essa escala possui 07 notas, é possível utilizar 07 maneiras diferentes de executá-la, ou seja, existem 07 modos diferentes possíveis de serem trabalhados.

O que determina o modo sobre o qual você ira trabalhar é a harmonia sobre a qual você irá improvisar e/ou a nota que você desejar "enfatizar" em seu solo.

Vejamos então quais são os modos possíveis de serem utilizados, de acordo com sua função dentro do Campo Harmônico (I IIm IIIm IV V VIm VIIm(5b)):

I: C (Jônico): C D E F G A B
II: Dm (Dórico): D E F G A B C
III: Em (Frígio): E F G A B C D
IV: F (Lídio): F G A B C D E
V: G (Mixolídio): G A B C D E F
VI: Am (Eólio): A B C D E F G
VII: Bm(5b) (Lócrio): B C D E F G A

Vale lembrar que estamos utilizando apenas a escala de C maior no exemplo acima.

Até o presente momento, podemos chegar a um raciocínio interessante:

- Se você ouvir alguém dizer que fulano de tal está solando e utilizando a escala de C jônico em seu solo, saiba que se trata da mesma escala que Dm dórico, Em Frígio, F lídio, G mixolídio, Am Eólio e Bm(5b) lócrio, pois:

I Jônico = IIm Dórico = IIIm Frígio = IV Mixolídio = V Lídio = VIm Eólio = VIIm(5b) Lócrio

Modos gregos na prática

Vamos tentar trazer toda essa teoria para a prática, pois esta é uma das finalidades deste pequeno tutorial.

Imaginemos que você está ensaiando com sua banda. Seu guitarrista-base, mergulhado em um momento único de inspiração, cria uma base ali mesmo no ensaio, "na hora", cujos acordes são os seguintes:

(C7M Am7 Dm7 G7) C7M

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

C7M: C E G B
Am7: A C E G
Dm7: D F A C
G7: G B D F

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

C D E F G A B

Se analisarmos a base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C com sétima maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de C7M. Qual escala utilizar?

Você pode utilizar tranqüilamente a escala de C jônico, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C7M.

Além disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de C7M (que é o I grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de C jônico.

Alguns dias depois desse ensaio fabuloso, seu iluminado guitarrista-base te liga às 23:30 de uma terça-feira, com o violão na mão, feliz da vida. Põe o telefone no viva-voz para mostrar o mais novo fruto de suas viagens, pedindo que você crie "aquele" solo para acompanhá-lo nessa base que ele levará no próximo ensaio:

(Dm7 G F C/E) Dm7

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Dm7: D F A C
G: G B D
F: F A C
C/E: (E no baixo) C E G

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

D E F G A B C

Alguma semelhança com a escala "dissecada" da base anterior? Todas! De fato, são as mesmas notas. É à partir de agora que os modos começam a fazer sentido de fato.

Se analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C com sétima maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de Dm7. Qual escala utilizar?

Você pode utilizar tranqüilamente a escala de Dm dórico, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C7M.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de Dm7 (que é o II grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de Dm dórico.

Seu guitarrista-base começa a se empolgar as suas harmonias elaboradas e bem aceitas por toda a banda e toma a decisão de estudar um pouquinho mais sobre os modos gregos, de modo a compreender melhor as obras cunhadas por suas mãos. De tanto estudar, ficou cansado e dormiu. Sonhou que estava tocando violão, dentro de um pequeno bar, localizado ao norte da Espanha, executando a seguinte base:

(Em F Em F G) Em

Mais uma missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Em: E G B
F: F A C
G: C B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

E F G A B C D

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Ao analisarmos essa base que seu guitarrista criou, percebemos que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de Em . Qual escala utilizar?

Podemos utilizar tranqüilamente a escala de Em frígio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de Em (que é o III grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de Em frígio.

Os estudos realizados por seu guitarrista-base estão causando uma revolução em toda banda. Todos estão tendo que estudar um pouquinho mais para não fazer feio perante as bases que o mesmo tem trazido para o ensaio. E mais uma vez, nosso fenomenal guitarrista chega com mais uma de sua obras de arte:

(F Dm Am G) F

Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

F: F A C
Dm: D F A
Am: A C E
G: G B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

F G A B C D E

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de F. Qual escala utilizar?

Podemos utilizar tranqüilamente a escala de F lídio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de F (que é o IV grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de F lídio.

Sem mais historinhas. O nosso fenômeno das bases guitarrísticas chega com mais uma base de peso para o ensaio:

(G9 F7M G9 F7M) G9

Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

G9: G B D A
F7M: F A C E

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

G A B C D E F

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Se analisarmos essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de G9. Qual escala utilizar?

Você pode utilizar tranqüilamente a escala de G mixolídio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de G9 (que é o V grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de G mixolídio.

O genial guitarrista ainda está na área. Dessa vez, com a seguinte base:

(Am F Am F G) Am

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Am: A C E
F: F A C
G: G B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

A B C D E F G

Alguma semelhança com a escala "dissecada" da base anterior? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Se analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de Am. Qual escala utilizar?

Você pode utilizar tranqüilamente a escala de Am eólio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de Am (que é o VI grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de Am eólio.

Só não utilizarei o exemplo de B lócrio, porque eu, particularmente, nunca vi uma base de guitarra ou violão que utiliza o acorde de Bm7(5b) com a função de repouso (caso exista, eu nunca ouvi, sendo que dessa forma, seu uso passa a ser muito restrito).

Múltiplas possibilidades para a aplicação de modos gregos na prática

Imaginemos a seguinte base:

(Am F C F) Am

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Am: A C E
F: F A C
C: C E G

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

A ? C D E F G

Observe que falta uma nota para que a escala tenha suas 07 notas completas. E é justamente esta nota que pode tornar seu solo diferenciado. Veja bem.

O Am, o F e o C, pertencem à tonalidade (campo harmônico) de C;
Mas ao mesmo tempo, o Am, o F e o C pertencem à tonalidade (campo harmônico) de F.

Vejamos agora, tanto a escala de C quanto a escala de F, começando pela nota A:

Escala de C jônico (Am eólio): A B C D E F G
Escala de F jônico (Am frígio): A Bb C D E F G

Percebem a diferença? Somente 01 única nota diferencia as duas escalas, e é essa única nota que pode fazer "aquela" diferença no seu solo.

Por essa razão, você pode utilizar tranqüilamente a escala de Am eólio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C; ou a escala de Am frígio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de F.

Peça para um amigo executar essa base, ou grave-a em seu computador, depois sole em cima, primeiro utilizando a escala de Am eólio (C jônico), depois utilizando a escala de Am frígio (F jônico), e perceba você mesma(o) a diferença.

Vejamos esta outra base agora, extremamente viajada:

(Am C9 Am C9) Am

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Am: A C E
C9: C E G D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

A ?? C D E ?? G

Observe que faltam duas notas para que a escala tenha suas 07 notas completas. E são justamente estas notas que podem tornar seu solo diferenciado. Veja bem.

O Am e o C9, ambos pertencem à tonalidade (campo harmônico) de C;
Mas ao mesmo tempo, o Am e o C9 pertencem à tonalidade (campo harmônico) de F;
Mais ainda, o Am e o C9 também pertencem à tonalidade (campo harmônico) de G;

Vejamos agora, tanto as escalas de C, F e G, começando pela nota A:

Escala de C jônico (Am eólio): A B C D E F G
Escala de F jônico (Am frígio): A Bb C D E F G
Escala de G jônico (Am dórico): A B C D E F# G

Percebem a diferença? Somente 02 notas diferenciam as três escalas, e são as notas que podem fazer "aquela" diferença no seu solo.

Por essa razão, você pode utilizar tranqüilamente a escala de Am eólio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C; ou a escala de Am frígio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de F; ou ainda, a escala de Am dórico, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de G.

Peça para um amigo executar essa base, ou grave-a em seu computador, depois sole em cima, primeiro utilizando a escala de Am eólio (C jônico), depois utilizando a escala de Am frígio (F jônico), e depois utilizando a escala de Am dórico (G jônico) e perceba você mesma(o) a diferença.

É isso aí galera. O pouco que sei, tentei resumir nesse pequeno (pequeno?!) tutorial sobre modos gregos. Espero te-los ajudado e contribuído de alguma forma para o crescimento musical de vocês.

Forte abraço! Fiquem todos com DEUS! Até a próxima!

mão muito lenta
Veterano
# out/08
· votar


muito bom cara! parabéns!

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


mão muito lenta

Valeu velho!

Estou ainda o editando, pois eu o montei no Word, e estou tentando dar uma simplificada naquilo que escrevi, p/ tentar facilitar ao máximo o entendimento da galera.

Forte abraço!

Dogs2
Veterano
# out/08 · Editado por: Dogs2
· votar


El Musicista
I Jônico = IIm Dórico = IIIm Frígio = IV Mixolídio = V Lídio = VI Eólio = VII Lócrio


AHHHH agora sim tá certo. Colocando seus devidos graus, vc pode afirmar que são escalas equivalentes

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de F (que é o IV grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de F lídio.


Perfeito, perfeito, applause /o\/o\/o\/o\
Aí é que tá o negócio que gerou uma discussão em tópicos passados

nyurig3
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista

ola rapaz tudo bem? otimo topico, to com umas duvidas:
digamos entao uma base em F# tocada em power chord na guitarra, qual modo utilizaria para solar?


e o fator do 6° grau?

Luiz Rhoads
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista

Boa man!

Stick nisso!

maniac123
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista

Só faltou colocar umas bt´s pro pessoal testar a intenção de cada modo.

El Musicista
Veterano
# out/08 · Editado por: El Musicista
· votar


Dogs2

Valeu parceiro!

Eu dei uma complementada nessa parte (eu havia me esquecido de colocar VIm e VIIm(5b)). Já o fiz. Obrigado pela contribuição e pelos aplausos. Heheheheee...

Forte abraço!

nyurig3

Muito obrigado pelos elogios com relação ao tópico man!


ola rapaz tudo bem? otimo topico, to com umas duvidas:
digamos entao uma base em F# tocada em power chord na guitarra, qual modo utilizaria para solar?


e o fator do 6° grau?


O que vem depois do F#? Quais são os acordes que vem depois do F#? Só o F# fica meio difícil de explicar, porque de fato, você pode utilizar qualquer um dos 07 modos (F# jônico, F# dórico, F# frígio...). Agora, se você tiver os outros acordes depois do F#, já é possível delimitar os possíveis Campos Harmônicos aos quais esses acordes fazem parte, sendo possível dessa maneira, especificar os modos gregos que são possíveis de serem utilizados.

Luiz Rhoads

Valeu velho! Muito obrigado mesmo!

Vamos aguardar a moderação.

Forte abraço!

maniac123

Só não pus as Bt's porque eu não sei usar o 4shared, nem rapidshare.
=\
Se bem que, com relação ao ritmo que a galera pode aplicar nessas bases, vale qualquer coisa, o negócio é experimentar.

Vale montar um reggae, ou saturar o amp e fazer aquele rock, ou mandar um maracatu em cima dessas bases, do jeito que a galera achar melhor.

Obrigado pela sugestão man!

Forte abraço!

jigo__
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
kra curti mto o tópico, mais eu ainda continuo com algumas duvidas

mais elas são tão doidas q eu axo q o unico jeito é estudar pra acabar com elas!

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
Ow CAra...MTO BOA a explicação!!!o/o/o/

Só não intendi uma coisa...lá em cima vc fala que como a escala de dó maior é composta por sete notas existem sete modos de executá-la...mas daí eu penso...não são TODAS as esacalas que possuem sete notas??!!! Já que a escala musical basica é composta por sete notas!!! =S

Só não intendi direito isso aí mesmo...o resto...todas as outras explics ficaram DEZ!!! ;D

Vlw...

Flw's...um abraço!!!o/

Rafaelvbl
Veterano
# out/08
· votar


Ótimo tópico, me exclareceu muitas dúvidas com ótimos exemplos...

Carina K
Veterano
# out/08
· votar


otimo topico ^^
agora eu vou passar a estudar as escalas vai me valer mto

Floyd N Roses
nem todas as escalas tem 7 notas, como exemplo tem a pentatonica que tem 5 notas ^^

Johnny Favorite
Veterano
# out/08
· votar


nossa, ficou ótimo!

MarcosBorba
Veterano
# out/08
· votar


Vlw cara!

guilhermerizzo
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2

I Jônico = IIm Dórico = IIIm Frígio = IV Mixolídio = V Lídio = VI Eólio = VII Lócrio

AHHHH agora sim tá certo. Colocando seus devidos graus, vc pode afirmar que são escalas equivalentes


Agora fiquei confuso, cara! Você ficou magoado quando eu disse que C jônio era a mesma escala de Dm Dórico naquele outro tópico de ontem...

STRONGHOLD
Veterano
# out/08
· votar


0o Excelente o teu tópico 0o, muito bem explicado, detalhado e cheio de exemplos \m/ continue assim que tu vai loooonge XD. Sem querer ser chato ou aproveitar o teu tópico. . . Eu queria saber uma coisa:
Minha banda me deu uma música com os seguintes acordes:
Intro: F#m | D | A | E
Refrão: F#m | E | D | A | E | F#m | B | D | A | Bm | E
e depois no finalzinho do refrão fica repetindo D | A | Bm | E e no final fica G | G | A | A | D | G | G | A | E | D e acaba em Bm | D | A | Bm |E | D | D
K véi eu olhei a quantidade de acordes distintos e fiquei "0o" o complicado que muda muito de pressa e eu achei uns 2 campos harmônicos distintos:
D Em F#m G A Bm C#º
A Bm C#m D E F#m G#º

Mais em ambos algumas notas não encaixam^^.
Alguém poderia me ajudar a achar quais modos encaixam nesta harmonia, por favor? =)

JUNINHO AFRAM
Veterano
# out/08
· votar


Parabéns pelo tópico, que concerteza ajudou muita gente
stick!

pacificpoker
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
velho... faço aula a quase 1 ano e meio.. e ngm e nem explicaçoes na internet me fizeram intender isso... não li o texto inteiro .. mas até agora vc foi o unico cara que me fez entender modos gregos... já esta nos favoritos para eu poder ler tudo mais tarde.. vlw ai...

JUNINHO AFRAM
Veterano
# out/08 · Editado por: JUNINHO AFRAM
· votar


edit

guilhermerizzo
Veterano
# out/08
· votar


JUNINHO AFRAM
O campo harmônico de F maior seria:

F7M
Gm7
Am7
Bb7M
C7
Dm7
E7b5

É lá menor mesmo e não maior, ok?

MarcosBorba
Veterano
# out/08
· votar


JUNINHO AFRAM

Campo Harmônico Maior:

Grau I, Grau IV e Grau V sempre são maiores

Grau II, Grau III, Grau VI sempre são menores

Grau VII sempre diminuto

JUNINHO AFRAM
Veterano
# out/08
· votar


guilhemerizzo e marcosborba

nossa cara, que viagem a minha
é claro que é
o q q o cansaço não faz...
vlw

MarcosBorba
Veterano
# out/08
· votar


JUNINHO AFRAM

acontece nas melhores famílias heheh

legend
Veterano
# out/08
· votar


muito bom o tópico!!! me ajudou mt
e creio que vai ajuda mt gente, valew...

qew
Veterano
# out/08
· votar


gostei mais da saga do guitarrista base! \o/

STRONGHOLD
Veterano
# out/08
· votar


Alguma dica para a minha dúvida? =)

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


Bom dia galera!

Desculpem a demora. Final de semana é bem corrido p/ mim, e quase não dá tempo de entrar na net.

Buscarei responder a todos os posts. Se eu não conseguir responder a todos hoje, farei isso até amanhã no máximo!

Obrigado a todos! Forte abraço galera!

nyurig3
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
você pode utilizar qualquer um dos 07 modos (F# jônico, F# dórico, F# frígio...).
a base fica so em F# A B

o gustaci guerra explica um lance de vc pegar o tom da musica e usar o 6º grau do campo harmonico dela e a partir do sexto grau começar a contar os modos, vc pode explicar isso tbm?
valeu

El Musicista
Veterano
# out/08 · Editado por: El Musicista
· votar


jigo__

Obrigado pelos elogios com relação ao tópico man! Valeu mesmo!

Quanto às suas dúvidas, poste elas aí, se der p/ nós te ajudarmos, ou para que ao menos possamos tentar lhe ajudar...

Forte abraço!

Floyd N Roses

Muito obrigado pelos elogios com relação ao tópico!

Só não intendi uma coisa...lá em cima vc fala que como a escala de dó maior é composta por sete notas existem sete modos de executá-la...mas daí eu penso...não são TODAS as esacalas que possuem sete notas??!!! Já que a escala musical basica é composta por sete notas!!! =S

Talvez eu tenha me expressado mal. O que eu disse (ou tentei dizer) é que existe 07 maneiras de executar a escala de C maior (C jônico, Dm dórico, Em frígio, F lídio...), e que essa maneira como é executada, depende do acorde sobre o qual se faz o repouso da harmonia. Por ex.:

Se você tem a seguinte base: (F Dm Am G) F, ela está na tonalidade (campo harmônico) de C maior, porém, o acorde sobre o qual a harmonia repousa, é o acorde de F. Por essa razão, você utiliza a escala de F lídio, que nada mais é que a escala de C maior executada de uma maneira, um modo diferente, pois ao invés de você focalizar, enfatizar a nota C, você vai focalizar, enfatizar a nota F.

Perceba bem esta diferença. Você não vai utilizar a escala de F maior (jônico), cujas notas são F G A Bb C D E para solar sobre a harmonia (campo harmônico) de C maior jônico (cuja escala é a mesma que F lídio - F G A B C D E).

Respondendo a sua outra pergunta, todas as escalas possuem 07 notas, salvo algumas exceções (Escala Pentatônica – 05 notas, Escala Hexafônica – 06 notas).

Espero te-lo ajudado.

Forte abraço!

Rafaelvbl

Valeu velhinho pelos elogios! Fico feliz de ter lhe ajudado!

Forte abraço!

Carina K

Muito obrigado! Valeu mesmo! Tanto pelos elogios com relação ao tópico quanto pela ajuda com relação à dúvida do companheiro Floyd N Roses.

Continue contribuindo com o tópico.

Forte abraço!

Johnny Favorite

Valeu velhinho! Que bom que vocês gostaram do tópico.
Fico feliz de que tenha contribuído ao menos um pouquinho no crescimento musical de vocês.

Forte abraço!

MarcosBorba

Obrigadão cara! Valeu!

Forte abraço!

guilhermerizzo

I Jônico = IIm Dórico = IIIm Frígio = IV Mixolídio = V Lídio = VIm Eólio = VIIm(5b) Lócrio

AHHHH agora sim tá certo. Colocando seus devidos graus, vc pode afirmar que são escalas equivalentes

Agora fiquei confuso, cara! Você ficou magoado quando eu disse que C jônio era a mesma escala de Dm Dórico naquele outro tópico de ontem...


Magoado? Pô cara, de maneira nenhuma. Talvez eu tenha me expressado mal. De fato, as escalas são as mesmas, porém, a intenção, emoção, o sentimento que cada modo passa é diferente. C jônico causa uma determinada emoção, sentimento em alguém, já o Dm dórico, apesar de ser a mesma escala que o C jônico, tende a causar uma emoção, um sentimento diferente.

Peço desculpas por ter me expressado mal, e pode ter certeza que jamais me passou pela cabeça esse sentimento de mágoa. Tudo em Paz!
=)

Forte abraço! Valeu!

STRONGHOLD

Muito obrigado com relação aos elogios do tópico! Valeu mesmo! E muito obrigado também pelo incentivo, pela motivação! Valeu mesmo!

Vamos à sua dúvida.

Vamos pegar os acordes da sua introdução e dissecá-los:

F#m: F# A C#
D: D F# A
A: A C# E
E: E G# B

Se pegarmos essas notas dissecadas e colocarmos numa reta, teremos:

F# G# A B C# D E

No caso da introdução, você tem apenas a alternativa de utilizar a escala de F#m eólico (que é a mesma escala de A jônico), pois as notas dissecadas desses acordes, por pertencerem exclusivamente à escala de A maior (jônico), o que dificulta a utilização de um outro modo.

Dissecando os acordes do refrão agora:

F#m: F# A C#
E: E G# B
D: D F# A
A: A C# E
B: B D# F#
Bm: B D F#

Antes uma pergunta. Existe o B maior na harmonia do refrão? Ou é um Bm e houve um pequeno erro de digitação?

Agora voltando. Se colocarmos essas notas que foram dissecadas numa reta, temos a seguinte escala:

F# G# A B C# D D# E

No caso, eu sublinhei o D e o D#, porque são notas que "se chocam", causam uma certa estranheza, pois se em seu solo, você utilizar a nota D sobre o acorde de B, vai ficar um pouco estranho, pois este é o único momento em que aparece um acorde da tonalidade de E.

Sugestão: Com exceção do D#, todas as outras notas pertencem à escala de F#m eólico. Por essa razão, utilize esta escala para solar (pois ela é predominante na grande parte dessa harmonia, uma vez que o B aparece uma única vez nessa harmonia, descaracterizando a tonalidade (campo harmônico) de E). Porém, quando chegar no acorde B, evite utilizar a nota D, substituindo-a por D# (pois é o único acorde da harmonia que sugere o tom de F#m dórico). Ou então, não utilize nenhuma das notas ré (nem o D, nem o D#).

Com relação ao final do refrão, temos:

G: G B D
A: A C# E
D: D F# A
E: E G# B

Colocando essas notas numa reta, temos:

G G# A B C# D E F#

É um caso parecido com o caso que analisamos acima. Essa harmonia está na tonalidade (campo harmônico) de G lídio (que é a mesma escala de D jônico). Porém o acorde de E sugere a tonalidade de D lídio (que é a mesma escala de A jônico).

Sugestão: Com exceção do G#, todas as outras notas pertencem à escala de G lídio. Por essa razão, utilize esta escala para solar Por essa razão, utilize esta escala para solar (pois ela é predominante na grande parte dessa harmonia, uma vez que o E aparece uma única vez nessa harmonia, descaracterizando a tonalidade (campo harmônico) de A). Porém, quando chegar no acorde E, por ser o último acorde da progressão, você pode utilizar "roubar" o G# do tom de A, e substitui-lo no lugar do G. Neste caso (você estaria utilizando somente neste acorde, a escala de E mixolídio), pode surtir um efeito interessante.

E no final do refrão:

Bm: B D F#
D: D F# A
A: A C# E
E: E G# B

Colocando novamente essas notas numa reta:

B C# D E F# G# A

Nesse finalzinho, você pode utilizar a escala de Bm dórico, pois apesar da música acabar no acorde de D, o repouso dessa harmonia se dá no acorde de Bm, e como a música está na tonalidade (campo harmônico) de A, Da-lhe Bm dórico!

Espero te-lo ajudado.

Forte abraço!

JUNINHO AFRAM

Valeu parceiro pelos elogios! Muito obrigado!

Com relação ao stick, vamos aguardar a moderação.

Forte abraço!

pacificpoker

Muito obrigado pelos elogios man!

É extremamente gratificante saber que você conseguiu compreender esse assunto, e saber que esse texto pode contribuir no seu crescimento musical.
Valeu mesmo! Qualquer coisa, estamos aí.

Forte abraço!

legend

Valeu companheiro pelos elogios!

A intenção foi justamente essa. Ajudar a galera.
Espero que eu tenha conseguido.

Forte abraço!

qew

gostei mais da saga do guitarrista base! \o/

Valeu velhinho! Não sou bom para escrever textos, mas esse até que eu curti.
=)

Forte abraço!

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


nyurig3

a base fica so em F# A B

Ainda está um pouco subjetivo, está um pouco difícil de entender.

Você havia comentado que a base é em power-chords, certo?

Vamos imaginar o seguinte. Se você fôsse tocar essa base num violão, como você tocaria? F#m A e B? Ou F#m A e Bm? Ou F#m(5b) Am e Bm? Ou nenhum desses jeitos?

Respondendo a essa pergunta, acredito que já posso melhor lhe ajudar.

Forte abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)