Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)

Autor Mensagem
El Musicista
Veterano
# out/08 · Editado por: Moderador


Bom dia galera.

Sou membro novato do FCC, embora já o acompanhasse como visitante há muito tempo. Durante esse período, tenho visto muita gente perguntando sobre modos gregos, como funcionam, para que servem, entre outros.

Por essa razão, resolvi montar um pequeno tutorial, de modo a ajudar àqueles que tem dúvidas, e tentar contribuir com o pouco que sei sobre o assunto para o crescimento musical da galera que freqüenta o FCC. Espero que lhes seja útil.

O que são os modos gregos?

Muitas pessoas se restringem a denominar modos como sendo apenas os "shapes" diferentes de uma mesma escala, quando na verdade, os modos gregos são muito mais abrangentes. Os shapes são úteis para você dominar a escala no braço inteiro da guitarra ou do violão, mas não são os modos gregos em si. Como o próprio nome sugere, os modos gregos nada mais são do que modos diferentes de você trabalhar uma escala.

Quais são os modos gregos?

Para facilitar o entendimento desse assunto (que é um tanto quanto complexo), utilizarei para melhor exemplificar os modos a escala de C maior.

A escala de C maior é composta das seguintes notas:

I II III IV V VI VII
C D E F G A B

Assim como essa escala possui 07 notas, é possível utilizar 07 maneiras diferentes de executá-la, ou seja, existem 07 modos diferentes possíveis de serem trabalhados.

O que determina o modo sobre o qual você ira trabalhar é a harmonia sobre a qual você irá improvisar e/ou a nota que você desejar "enfatizar" em seu solo.

Vejamos então quais são os modos possíveis de serem utilizados, de acordo com sua função dentro do Campo Harmônico (I IIm IIIm IV V VIm VIIm(5b)):

I: C (Jônico): C D E F G A B
II: Dm (Dórico): D E F G A B C
III: Em (Frígio): E F G A B C D
IV: F (Lídio): F G A B C D E
V: G (Mixolídio): G A B C D E F
VI: Am (Eólio): A B C D E F G
VII: Bm(5b) (Lócrio): B C D E F G A