Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# jun/13
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jpredhot
GFCampos


Não precisa começar com um acorde menor. Pensa que a diferença do dórico para qualquer outro acorde menor é a 6 maior, portanto um acorde com 6 maior da a sonoridade do dorico.

Todos os acordes do campo harmonico de determinado modo podem ter um dorico sendo tocado em cima deles, contudo, alguns acordes ficam muito bem com o dorico.

Os melhores são o proprio acorde do dorico (m6) e o dominante (maior com 7). Portanto cadencias com eles funcionam super bem.

Outra maneira de pensar em cadencias com dorico é pensar no dórico como primeiro grau, por exemplo D dórico( tom de C maior).

D-E-F-G-A-B-C

depois de coloca-lo no primeiro grau, voce pega o I, IV e V graus e toca os acordes desses graus com o baixo na tonica do dórico, sendo nesse caso

Dm6- Am7/D- Bmeio°/D

Mas é logico que você pode tocar dorico em todos os acordes do campo.

Uma forma bacana de tocar o dorico é pensando nele como pentatonica. Troque a setima da penta menor por uma sexta maior,isso ir gerar uma penta menor com sexta, que é exatamente o dórico.


Isso funciona com todos os modos.

Abraço

jpredhot
Membro
# jun/13
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D-E-F-G-A-B-C

depois de coloca-lo no primeiro grau, voce pega o I, IV e V graus e toca os acordes desses graus com o baixo na tonica do dórico, sendo nesse caso

Dm6- Am7/D- Bmeio°/D



o IV e o V nao seria, G e A partindo ae do D.? pq Am7/D- Bmeio°/D[/i] deu pra entende mais ou menos entao eu seguiria o raciocinio que D dorico devo seguir a campo harmonico d C para montar a base da musica .....assim como se fosse pra soar mixolidio G . teria de usar o campo de C tambem colocando como tonica uma nota com 7 menor. qualqer nota do campo de C com 7 menor....? desde ja agradeço a paciencia ^^

LeandroP
Moderador
# jul/13
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jpredhot

O IV e o V do Dm dórico são respectivamente o G e o Am.

É legal quando você transforma o Vº grau do dórico em um dominante. Então sobre este acorde, já que você está tocando o dórico, não custa nada subir a 7a do dórico em um semitom e fazer com que o Dm dórico se transforme numa Dm melódica. Pode gerar um acorde A7(9) ou um A7(b13), senão um A7(9/b13):


e----7--------------
B----6--------------
G----6--------------
D----5--------------
A----0--------------
E-------------------


Wagture
Veterano
# abr/14 · Editado por: Wagture
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El Musicista

Sei que o tópico é antigo mas não poderia deixar de agradecer.

Cara, VALEEU MESMO!! Vc me ajudou muuito não sabe o quanto.
Agora sim to começando a pegar os modos! hehehe

Só achei um pouco estranho quando vc citou sobre a base "(Am F C F) Am"
Vc disse que 1 nota estava faltando pra completar as 7 notas da escala, no caso o B, mas na verdade seriam 2 notas, inclui o D tbm!

Forte abraço!

__JJGUITARBB__55
Membro Novato
# abr/17
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Por exemplo eu tenho (C7M Am7 Dm7 G7) C7M , certo ?

O C Jônico o seguinte acorde dele é C7M , ate ai tudo bem

Mas se tiver o D Jônico eu usarei as o mesmo desenho de C ou não ? , e o D jônico seu acorde vai ser Dm7?

HotLicks
Membro Novato
# abr/17
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__JJGUITARBB__55
Não. D Jônico, ou jônio, é modo do primeiro grau. O acorde seria D ou D7M ou D7M/9 e assim por diante.

Dm7 poderia ser 2º, 3º ou 6º graus. Consequentemente, dórico, frígio ou eólio.

HL

LeandroP
Moderador
# abr/17
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__JJGUITARBB__55
Mas se tiver o D Jônico eu usarei as o mesmo desenho de C ou não ?

O desenho é o mesmo feito um tom acima, ou duas casas acima. Só que neste caso, passando de C jônio pra D jônio, houve uma modulação, ou seja, você mudou o tom (mudou apenas a altura do modo).

Na harmonia que você representou, todos os acordes são do campo harmônico de Dó maior, sendo que os acordes são formados a partir da inversão da escala de Dó maior, que dá origem aos modos.

jônio = tríade maior 7M
dórico = tríade menor 6M e 7m
frígio = tríade menor 2m
lídio = tríade maior 7M e #11
mixolídio = tríade maior 7m
eólio = tríade menor 7m
lócrio = tríade menor 5dim e 7m

Essas são as características principais dos modos gerados a partir da inversão da escala maior (que já é o jônio).

C7M = C jônio
Dm7 = D dórico
Em7 = Mi frígio
F7M = Fá lídio
G7 = Sol mixolídio
Am7 - Lá eólio
Bm7(b5) - Si lócrio

Deve-se tomar cuidado com as referências ao definir o modo. A única coisa que C jônio e o D jônio tem em comum é o seu modo maior, porém, cada um está em alturas diferentes. O Ré encontrado no campo harmônico de Dó maior é Ré dórico. Assim como o Mi menor pode ser Mi dórico em relação ao Ré maior, e Mi frígio em relação ao Dó maior. Ou Mi eólio em relação ao Sol maior.

Stanisjazz
Membro Novato
# set/17
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muito bacana o tópico! Acredito que a maior parte dos problemas relacionado a modos gregos é o seu ensino tradicional, onde o aluno aprende que: Jônico é escala maior começada por dó, Dórico escala maior começando em ré, frígio em mi e blá, blá, blá...essa chatice toda.
Creio que a melhor forma de assimilar os modos é estudando-os em um tom isolado: exemplo: Jônico em dó, Dórico em dó, Frígio em dó; desse modo conseguimos aprender e perceber o real caraterística de cada um deles, do contrário ficamos expandindo a escala maior sem muita percepção real de sonoridade. Na verdade a base de tudo é o estudo de intervalo, sem o real domínio desse conteúdo torna-se difícil a compreensão do todo. Acredito ser indispensável conhecer todos os intervalos, ter eles no braço do instrumento e também no ouvido, ou seja ser capaz de cantar cada um deles e identifica-los. Tem um livro do Nico Assumpção muito bom que abrange isso de forma genial. Também é só dar um youtube e assistir os works dele. Vale apena aprofundar! Ah, os modos gregos gerados pela menor melódica são os meus preferidos.Abraços

juliofluminense
Veterano
# fev/19
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Uma das melhores explicações que já vi sobre o assunto. Parabéns.

InterceptorFrost
Membro Novato
# abr/20
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Mano, te amo carai, muito obrigado mesmo por esse tutorial!! me ajudou demais!

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