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Filippo14 Veterano |
# jun/13
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jpredhot GFCampos
Não precisa começar com um acorde menor. Pensa que a diferença do dórico para qualquer outro acorde menor é a 6 maior, portanto um acorde com 6 maior da a sonoridade do dorico.
Todos os acordes do campo harmonico de determinado modo podem ter um dorico sendo tocado em cima deles, contudo, alguns acordes ficam muito bem com o dorico.
Os melhores são o proprio acorde do dorico (m6) e o dominante (maior com 7). Portanto cadencias com eles funcionam super bem.
Outra maneira de pensar em cadencias com dorico é pensar no dórico como primeiro grau, por exemplo D dórico( tom de C maior).
D-E-F-G-A-B-C
depois de coloca-lo no primeiro grau, voce pega o I, IV e V graus e toca os acordes desses graus com o baixo na tonica do dórico, sendo nesse caso
Dm6- Am7/D- Bmeio°/D
Mas é logico que você pode tocar dorico em todos os acordes do campo.
Uma forma bacana de tocar o dorico é pensando nele como pentatonica. Troque a setima da penta menor por uma sexta maior,isso ir gerar uma penta menor com sexta, que é exatamente o dórico.
Isso funciona com todos os modos.
Abraço
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jpredhot Membro |
# jun/13
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D-E-F-G-A-B-C
depois de coloca-lo no primeiro grau, voce pega o I, IV e V graus e toca os acordes desses graus com o baixo na tonica do dórico, sendo nesse caso
Dm6- Am7/D- Bmeio°/D
o IV e o V nao seria, G e A partindo ae do D.? pq Am7/D- Bmeio°/D[/i] deu pra entende mais ou menos entao eu seguiria o raciocinio que D dorico devo seguir a campo harmonico d C para montar a base da musica .....assim como se fosse pra soar mixolidio G . teria de usar o campo de C tambem colocando como tonica uma nota com 7 menor. qualqer nota do campo de C com 7 menor....? desde ja agradeço a paciencia ^^
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LeandroP Moderador |
# jul/13
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jpredhot
O IV e o V do Dm dórico são respectivamente o G e o Am.
É legal quando você transforma o Vº grau do dórico em um dominante. Então sobre este acorde, já que você está tocando o dórico, não custa nada subir a 7a do dórico em um semitom e fazer com que o Dm dórico se transforme numa Dm melódica. Pode gerar um acorde A7(9) ou um A7(b13), senão um A7(9/b13):
e----7-------------- B----6-------------- G----6-------------- D----5-------------- A----0-------------- E-------------------
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Wagture Veterano |
# abr/14 · Editado por: Wagture
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El Musicista
Sei que o tópico é antigo mas não poderia deixar de agradecer.
Cara, VALEEU MESMO!! Vc me ajudou muuito não sabe o quanto. Agora sim to começando a pegar os modos! hehehe
Só achei um pouco estranho quando vc citou sobre a base "(Am F C F) Am" Vc disse que 1 nota estava faltando pra completar as 7 notas da escala, no caso o B, mas na verdade seriam 2 notas, inclui o D tbm!
Forte abraço!
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__JJGUITARBB__55 Membro Novato |
# abr/17
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Por exemplo eu tenho (C7M Am7 Dm7 G7) C7M , certo ?
O C Jônico o seguinte acorde dele é C7M , ate ai tudo bem
Mas se tiver o D Jônico eu usarei as o mesmo desenho de C ou não ? , e o D jônico seu acorde vai ser Dm7?
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HotLicks Membro Novato |
# abr/17
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__JJGUITARBB__55 Não. D Jônico, ou jônio, é modo do primeiro grau. O acorde seria D ou D7M ou D7M/9 e assim por diante.
Dm7 poderia ser 2º, 3º ou 6º graus. Consequentemente, dórico, frígio ou eólio.
HL
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LeandroP Moderador |
# abr/17
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__JJGUITARBB__55 Mas se tiver o D Jônico eu usarei as o mesmo desenho de C ou não ?
O desenho é o mesmo feito um tom acima, ou duas casas acima. Só que neste caso, passando de C jônio pra D jônio, houve uma modulação, ou seja, você mudou o tom (mudou apenas a altura do modo).
Na harmonia que você representou, todos os acordes são do campo harmônico de Dó maior, sendo que os acordes são formados a partir da inversão da escala de Dó maior, que dá origem aos modos.
jônio = tríade maior 7M dórico = tríade menor 6M e 7m frígio = tríade menor 2m lídio = tríade maior 7M e #11 mixolídio = tríade maior 7m eólio = tríade menor 7m lócrio = tríade menor 5dim e 7m
Essas são as características principais dos modos gerados a partir da inversão da escala maior (que já é o jônio).
C7M = C jônio Dm7 = D dórico Em7 = Mi frígio F7M = Fá lídio G7 = Sol mixolídio Am7 - Lá eólio Bm7(b5) - Si lócrio
Deve-se tomar cuidado com as referências ao definir o modo. A única coisa que C jônio e o D jônio tem em comum é o seu modo maior, porém, cada um está em alturas diferentes. O Ré encontrado no campo harmônico de Dó maior é Ré dórico. Assim como o Mi menor pode ser Mi dórico em relação ao Ré maior, e Mi frígio em relação ao Dó maior. Ou Mi eólio em relação ao Sol maior.
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Stanisjazz Membro Novato |
# set/17
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muito bacana o tópico! Acredito que a maior parte dos problemas relacionado a modos gregos é o seu ensino tradicional, onde o aluno aprende que: Jônico é escala maior começada por dó, Dórico escala maior começando em ré, frígio em mi e blá, blá, blá...essa chatice toda. Creio que a melhor forma de assimilar os modos é estudando-os em um tom isolado: exemplo: Jônico em dó, Dórico em dó, Frígio em dó; desse modo conseguimos aprender e perceber o real caraterística de cada um deles, do contrário ficamos expandindo a escala maior sem muita percepção real de sonoridade. Na verdade a base de tudo é o estudo de intervalo, sem o real domínio desse conteúdo torna-se difícil a compreensão do todo. Acredito ser indispensável conhecer todos os intervalos, ter eles no braço do instrumento e também no ouvido, ou seja ser capaz de cantar cada um deles e identifica-los. Tem um livro do Nico Assumpção muito bom que abrange isso de forma genial. Também é só dar um youtube e assistir os works dele. Vale apena aprofundar! Ah, os modos gregos gerados pela menor melódica são os meus preferidos.Abraços
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juliofluminense Veterano |
# fev/19
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Uma das melhores explicações que já vi sobre o assunto. Parabéns.
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InterceptorFrost Membro Novato |
# abr/20
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Mano, te amo carai, muito obrigado mesmo por esse tutorial!! me ajudou demais!
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