duvida sobre os modos gregos ( na pratica )

Autor Mensagem
GuitarGabs
Veterano
# fev/12


pergunta objetiva,
se to na tonalidade de C, vou solar na C jonio, D dorico, E frigio ... certo?
mas isso eh exatamente a mesma escala, de C
so muda a regiao q ta sendo executada.
eu ja sei a parte teorica da formacao dos modos, passo o dia todo no FCC usando a busca. e la eles so falam de teoria, como intervalos, mas usando como exemplo: tonalidade G. quais modos vou usar.?



_________________________________

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

1. Criação de tópicos

"1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

pepomello
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarGabs

se to na tonalidade de C, vou solar na C jonio, D dorico, E frigio ... certo?

certo !

mas usando como exemplo: tonalidade G. quais modos vou usar.?

G jônio
A dórico
B frígio
C lídio
D mixolidio
E eólio
F# locrio

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


nossa, e mais simples que eu pensei, so precisava confirmar isso.
vlw

sidguitar1
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarGabs
nossa, e mais simples que eu pensei, so precisava confirmar isso.
vlw


bem errado......
na pratica vc precisa saber de intervalos pra saber oq cada nota de um modo faz com a em sonoridade tocado em cima de um acorde ou harmonia,do contrario e como vc falou, so desenhos da escala de do tocados em outras regioes ou começando e outras notas mas q continuam sendo a mesma escala de do oq tornaria modos gregos uma coisa inutil,ou so um nome pra complicar as coisas
tem q entender intervalos pra saber usar modos gregos na pratica sim ,abraço

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


ooutra coisa,
tava vendo esse video: http://www.youtube.com/watch?v=3ibGDo30NUA
nesse video o cara faz o contrario, invés de troca a melodia no tom, ele troca o tom da base, e sola a mesma escala. (no caso do video , ele faz a escala de C, e fica trocando a base, pra todas as outras notas do CH)
so pra confirmar.
ele usou C jonio e, todos os tons, alguem me explica ?

busterchair
Veterano
# fev/12
· votar


Tem uma vídeoaula do Frank Gambale chamada Modes No More Mystery que vai te ajudar bastante.

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


sidguitar1
os intervalos so mudam de posição baseado na escala jonio.
T T st T
T st T
st T ..........
, eu sei q muda a sonoridade, eh que antes , eu achava q pra domina o modo jonio , tinha que saber todos os desenhos, q seriam todos jonio.

Drinho
Veterano
# fev/12 · Editado por: Drinho
· votar


GuitarGabs

sim, é isso mas complicando um pouquinho só pra te alertar porque não é bem simples assim...

a tonalidade C como você falou...

se você toca C jonio, D dórico, E frígio e etc... você está tocando apenas C jônio porque são as mesmas 7 notinhas que vão se repetindo braço a fora... como você mesmo disse...

No caso de sol, se você usa o mesmo sistema, você apenas está tocando sol jônio que é a escala simples de sol maior e nada além disso... como você disse também...

sem grandes mistérios

isso chama-se improviso tonal e os modos gregos não se resumem apenas a isso, muito pelo contrario... vão muito além disso...

a função dos modos é você pensar que cada um dos 7 tem estruturas diferentes, consequentemente sonoridades diferentes e dependendo da harmonia em questão vão dar diversos rumos sonoros para sua música...

pensando dessa forma você está trabalhando o improviso modal, que é o legal de se estudar os modos gregos...

então lembre-se isso que você falou é uma situação tonal e não é bem a abordagem em que trabalhamos os modos gregos...

a situação tonal é bastante simples...

a aplicação dos modos pensando em suas intenções não tanto...

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


busterchair
pesquisei esse video, mas n tinha legendado.
poderia me manda :B
obrigado.

sidguitar1
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarGabs
se aceitar a dica, estuda classificaçao de intervalos qualitativa e quantitativa, depois vc pega essa mesma video aula q vc colocou o link ai e vc vai entender tudo q o cara ta explicando, ex
escala de do em cima do do gera do jonio
escala de fa em em cima de um acorde de do gera um do mixolidio
escala de si bemol em cima de um acorde de do gera um do dorico
etc etc etc

mas esses mesmos modos geram acordes
jonio gera por exemplo C C7M C6 C7M(9,13) etc etc etc
do mixolidio C C7 C7(9) Csus C7(13) C6 etc etc

enfim, estuda intervalos heheh,abraço

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


Drinho
a função dos modos é você pensar que cada um dos 7 tem estruturas diferentes, consequentemente sonoridades diferentes e dependendo da harmonia em questão vão dar diversos rumos sonoros para sua música..

so uma duvida, se eu tiver fazendo a power chord de Am, solar com a pentatonica de Am, e junto a escala menor de A ( q seria A eólio), seria uma merda total, pq fica tudo no mesmo espaco do braco , acho q e por isso q existe modos, certo?

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


sidguitar1
escala de fa em em cima de um acorde de do gera um do mixolidio

e isso q me deixa confuso: mixolidio nao vem da formação de G ??

sidguitar1
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarGabs
uma escala de do tocada em cima de uma acorde de sol maior gera um sol mixolidio,,,,, vai por mim, vc nao vai aprender direto modos fazendo perguntas aqui, eu vejo umas respostas q so confundem ou levam quem ta em duvido mais longe de seu objetivo, estuda os intervalos, depois ve esse video mesmo q vc postou, ve umas 10 vezes seguidas,,vai chegar em um ponto q vc pega qualquer video aula e livros e vc vai entender tudo q esta escrito la, da vc pode partir pros modos da escala menor melodica e menor harmonica sem problemas,abraço

Drinho
Veterano
# fev/12 · Editado por: Drinho
· votar


GuitarGabs

hehehe viu como nao é tão simples....

vc citou Am sem terça... um bicorde normal...

não seria uma merda total, afinal tudo pode....

Am eólio como você mesmo disse

A eólio é gerado pela escala de Dó maior...

Então você pode usar os 7 modos que saem de dó jonio

o que acontece é que esse Am não precisa ser necessariamente A Eolio, ele pode ser A Dórico (Escala de sol maior) também, porque o modo Dórico também tem terça menor e quinta justa (da mesma forma que o eólio)... o som já ficaria diferente, (se nesse dórico você quiser inventar mais moda você pode adicionar uma 4 aumentada) vai gerar uma escala muito popular dos rockeiros chamada dórico blues por exemplo...

só que esse A que poderia ter sido Eólio e dórico pode ser A frígio também porque o modo frigio também tem terça menor e quinta justa... vai dar outro som já...

A harmonia em questão era um bicorde sem terça, se você quiser nesse frigio que tem a terça menor, pega-la e transpor meio tom a frente você vai gerar o popular Frigio Maior ou escala menor harmonica pois como o acorde nao tinha terça não haverá conflitos....

sacou como é muito mais do que só aquilo...

sidguitar1
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarGabs
se me permite vo so fazer um comentario a mais

do aulas a mais de 10 anos, vejo muita gente relutar com essa parte dos intervalos, o pessoal acha chato ter q classificar uma quinta justa, uma sexta maior, etc eu tambem achava quando comecei a estudar, mas estudar modos sem saber intervalos e estudar so desenho de escalas, nao tem como vc aprender uma coisa sem outra, e como vc tentar virar engenheiro e nao querer aprender as unidades de medida como centimetro, decimetro , metro, etc o cara vai fazerum projeto pra uma parede de 3 metros e manda o pessoal construir uma de 3 km hehe, na musica e mesma coisa, os intervalos sao nossa unidade de medida, se vc quer estudar de verdade, estuda intervalos antes de estudar modos,abraço

Drinho
Veterano
# fev/12
· votar


se vc quer estudar de verdade, estuda intervalos antes de estudar modos,abraço

é...

não podemos questionar esse sábio conselho...

sidguitar1
Veterano
# fev/12
· votar


Drinho
nao to questionando as otimas dicas q vc deu ao GuitarGabs, mas concorda q ele nao vai chegar em lugar nenhum sem os intervalos e esta claro q ele nao sabe intervalos, abraço brother

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


sidguitar1
estuda os intervalos,
intervalos pra mim , eh apenas uma estrutura, pra quando tocar uma escala, tenha mais logica. enfim, e apenas teoria.como falei no começo, ja sei bastante de intervalos.
ate um tempo atraz tava bem sussa nesse assunto, ate q eu vi um video do gustavo guerra , dando umas dicas de improviso q ele usava a pentatonica, o modo jonio, e o mixolidio.
dai me deu uma ligada q ficava bem melhor improvisa com modos.

sidguitar1
Veterano
# fev/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


GuitarGabs

intervalos pra mim , eh apenas uma estrutura, pra quando tocar uma escala, tenha mais logica. enfim, e apenas teoria.como falei no começo, ja sei bastante de intervalos.

vc entende de intervalos mas nao entendeu praticamente uma aula que o
Drinho deu aqui, vc falo q achava q o mixolido era so pra G, e o pior de tudo, nao entendeu aquela video aula mastigadissima e em portugues q vc mesmo postou sobre modos...... me desculpe mas vc nao sabe intervalos
abraço

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


e esta claro q ele nao sabe intervalos

brother, na pratica ,eu so sei fazer um desenho de escala maior e menor.
intervalos sao as distancias entre duas notas. modos apenas mudam as posições desses intervalos, q como vcs falaram, faz uma diferença na sonoridade. no titulo ta escrito ( na pratica) ou seja, ja sei tudo na teoria, agr quero aplicar pra pode improvisar

Drinho
Veterano
# fev/12
· votar


intervalos pra mim , eh apenas uma estrutura

como o nosso colega sidguitar1 falou e eu jamais discordaria disso, os intervalos são as chaves para você entender qualquer assunto quando se trata de guitarra...

ele só não tem relação com a parte ritmica, de resto.... eles são a solução pra tudo....

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


sidguitar1
ta desculpa,velho , vc disse q aqui , algumas respostas deixam agente mais confuso ainda, entao, dos exemplos q deram 90% eram na tonalidade de C,
e como vc falou :
escala de fa em em cima de um acorde de do
eu ja pensei outra coisa.

sidguitar1
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarGabs
ta tudo confuso brother..... estuda teoria aplicada, falar q intervalo e a distancia entre dois sons so serve pra tirar a carteira de musica heheh

sabe a diferença entre uma quinta justa diminuta ou aumentada, etc ,etc etc,sabe oq e tritono,sabe oq sao notas enarmonicas , sabe classificar intervalos compostos nona maior menor, decima primeira aumentada e justa e decima terceira maior e menor, se vc sabe isso sabe intervalos,se nao souber use a busca q te muito material sobre isso, dai volta e le as respostas no seu topico q sua mente vai se abrir hehe,abraço

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


nao entendeu aquela video aula mastigadissima e em portugues q vc mesmo postou sobre modos
eu n disse q n intendi, eh so um jeito diferente de separa os modos, por tonalidade.

sidguitar1
Veterano
# fev/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


Drinho
os intervalos são as chaves para você entender qualquer assunto quando se trata de guitarra...

ele só não tem relação com a parte ritmica, de resto.... eles são a solução pra tudo....
falou tudo brother,abraço

GuitarGabs
Veterano
# fev/12 · Editado por: GuitarGabs
· votar


sidguitar1
vc tem razao, eu ainda tenho q estuda bastante na parte teórica de intervalos, pq so sei o basico pra forma um modo.

os intervalos são as chaves para você entender qualquer assunto quando se trata de guitarra...
ele só não tem relação com a parte ritmica, de resto.... eles são a solução pra tudo....


ou seja, teoria. na hora de pegar a guitarra. isso vai ajudar a intender pq vc ta tocando isso e aquilo, neh.
oque me deixa mais frustrado, eh alem de pentatonica q sei fazer . de todos esses modos, qual devo pra começar , aprender pra solar junto?

sidguitar1
Veterano
# fev/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


GuitarGabs
usa os 7 desenhos da escala maior q e oq vc vai usar depois nos modos, pega um playback em um tom de do por exemplo e toca a escala de do em todo o braço da guitarra, pega um playback em re e transporta as mesmas escalas um tom acima e assim por diante,abraço e manda ver ai

Drinho
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarGabs

eu aprendi de um jeito que eu acho legal... quando eu comecei a estudar essas coisas, eu fazia aulas em um conservatório e o professor falou assim pra mim... "O certo era eu te passar os intervalos antes de qualquer coisa mas pra não ficar chato vou te passar as 5 pentatônicas pra você ir se divertindo"

Peguei as pentatônicas (mal entendia bulhufas delas) só sabia apertar os desenhos... mas já foi uma alegria afinal os rockeiros que eu adorava ouvir só usavam elas...

dai depois delas eu comecei a ver os intervalos...

depois que eu passei a compreender essa parte de intervalos passamos a ver todos esses assuntos que são necessários os intervalos, inclusive voltei pras pentatonicas que aprendi no começo novamente pra compreender como aquilo funcionava....

então se você já brinca com umas escalinhas e tal... nem perca tempo entrando no mundo de modos gregos, campos harmonicos e etc... pq sem os intervalos você não vai conseguir entender...

é que nem resolver uma equação sem saber isolar o x... impossível

GuitarGabs
Veterano
# fev/12
· votar


eh , ses tem razao. ja manjo bastante as pentas, e sei como elas sao formadas e pa. mas em um improviso, se vc usa os modos, elas caem bem pra usa uns bends e seila.
so uma coisa... se eu ja sei pentatonica. oq devo aprender agr pra da aquele tempero no improviso ? arpejo, triade escala harmonica. ...?

Drinho
Veterano
# fev/12
· votar


GuitarGabs

Pra aprender qualquer coisa pra dar um tempero no improviso vou reforçar mais uma vez as palavras do nosso colega sidguitar1 estude os intervalos, inclusive pra entender as pentatônicas que você já sabe tocar.

Se não quiser ir por esse caminho, a unica forma é improvisar tocando qualquer coisa ou seja quem vai julgar é seu ouvido mas você não vai aguentar a desorganização e a dificuldade para enriquecer seu som e vai buscar as ferramentas para se organizar na teoria e mais cedo ou mais tarde terá que estudar intervalos pois não há como fugir deles.....

de novo ESTUDE OS INTERVALOS!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a duvida sobre os modos gregos ( na pratica )