Dórico, frígio e cia.

Autor Mensagem
slash bsb
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2
até msm o nome modos gregos parece ser errado, uma distorção q teve ao longo da história, de modos gregorianos kkkkkkkkkk

Dogs2
Veterano
# out/08 · Editado por: Dogs2
· votar


guilhermerizzo
O ideal é estudar E improvisar. Saber conciliar isso é um problema, eu mesmo improviso muito mais do que estudo, mas tem coisa que eu leio nesse fórum que simplesmente não dá pra aturar. Essas facilitações são boas, saber os desenhos e talz, eu admiro quando as pessoas chegam a uma fórmula fácil...

slash bsb
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2
até pq eu acho q agente tem q buscar o fácil depois q entendeu o difícil!

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


slash bsb
concordo

guilhermerizzo
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2

Você não tem que saber o que são os modos. Só precisa saber usá-los de maneira consciente.

Eu não sei conceituar isso. Só sei explicar na prática um caminho para a assimilação desta ferramenta.
Mas se você conseguir explicar o conceito pra gente seria muito legal.
Você saberia nos explicar o que são os modos?

Dogs2
Veterano
# out/08 · Editado por: Dogs2
· votar


guilhermerizzo
Você não tem que saber o que são os modos. Só precisa saber usá-los de maneira consciente.

Ora bolas, é a mesma coisa que usar um aparelho sem ler o manual de instruções. Pensamento brasileirístico

Você saberia nos explicar o que são os modos?


A priori, modos com conceitos harmônicos e/ou repouso e tensão próprios.

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si = Dó Jônio (dependendo do contexto, maior)
Dó Ré Mi Fá# Sol Lá Si = Dó Lídio (não um Sol maior bizarro, ou qualquer coisa do tipo. É o Dó Lídio, com sua própria sonoridade e principalmente suas próprias cadências).

Os modos não resolvem o trítono, na verdade se evita ao máximo ele, porque se for resolvido o nosso ouvido identifica a música como tonal, não modal. Quando vc compor alguma música na harmonia modal vai saber exatamente porque o modo Eólio não é o modo menor, e o Ré dórico não é Dó maior.

guilhermerizzo
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2

Desculpe cara, não entendi a sua explicação. Você poderia desenvolver mais o assunto? É que eu sou burro e preguiçoso como você já pode notar...

Ora bolas, é a mesma coisa que usar um aparelho sem ler o manual de instruções. Pensamento brasileirístico

Não sem ler o manual, mas lendo apenas o necessário para saber utilizar o produto da maneira correta.

Isso não tem nada de brasileiro, é só o senso prático mesmo, de quem não tem tempo de passar um mês estudando a "teoria" dos modos.

Me ajuda a entender aí, porque eu ainda não entendi o que são os modos...

Dogs2
Veterano
# out/08 · Editado por: Dogs2
· votar


guilhermerizzo
Tendo a tônica Dó maior:
Jônio - C D E F G A B
Lídio - C D E F# G A B
Mixolídio - C D E F G A Bb
Eólio - C D Eb F G Ab Bb
Dórico - C D Eb F G A Bb
Frígio - C Db Eb F G Ab Bb

Modos são os modos (hehehe) nos quais os semitons e os tons estão distribuídos num espaço de uma oitava. Esses são os modos gregos (gregorianos, seja lá o diabo que for).

Por que Lá bemol maior não é Dó frígio (mesmo tendo as mesmas notas)?
Porque o primeiro grau (a nota de repouso) do Lá bemol é Lá bemol, o Dó frígio é o Dó. E no que isso implica? Implica que a função harmônica vai ser totalmente diferente, já que a tônica não é a mesma.
No Dó frígio uma cadência básica é que o segundo grau (Ré maior) tem a função dominante, e o sétimo grau (Si bemol menor) subdominante. No Lá bemol maior, uma cadência é aquela que todo mundo conhece: quarto grau subdominante, quinto grau dominante. Isso implica que uma coisa é o Lá bemol maior, outra coisa completamente diferente é o Dó frígio embora tenham as mesmas notas.
Pensar da maneira que vc pensa é muito boa pra quem tem outras coisas a se preocupar no mundo da música, mas pra um compositor a compreensão da harmonia tem que ser muito clara, e pra um improvisador então...

In The Navy
Veterano
# out/08
· votar


Seu professor = didática zero?

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


In The Navy
O meu?

In The Navy
Veterano
# out/08
· votar


Sim, sem querer ofender
Mas ensinar modos antes de escala?não eh meio estranho?

Strondell
Veterano
# out/08
· votar


Dogs2
vendo a tabela que vc mostro ai em cima, o que determina os # e os b nesses modos? Pq no lídio tem F# e no Mixolidio tem Bb?

Dogs2
Veterano
# out/08 · Editado por: Dogs2
· votar


In The Navy
Sim, sem querer ofender

Peraí, o cara não sabe nem o que são modos gregos, e o meu que tem didática ruim? Eu não tenho aula de guitarra, tenho aula de Introdução a Música, isso é conhecimento básico do básico do básico que os guitarristas preferem evitar conhecer a teoria da música pra treinar coordenação motora.
Não é questão de didática, é questão de que os modos gregos são esses e ponto final, agora, se vc quiser facilitar a forma de TOCAR tudo bem, mas esse excesso de senso prático e leitura de revistinha de camelô faz as pessoas não entenderem o que tão tocando.

Strondell
vendo a tabela que vc mostro ai em cima, o que determina os # e os b nesses modos? Pq no lídio tem F# e no Mixolidio tem Bb?

Porque isso que caracteriza a escala. É a mesma coisa de perguntar porque eu tenho olhos escuros: é uma característica minha. No caso dos modos, cada um tem sua própria sonoridade. O Lídio tem o quarto grau sustenido, é essa a escala, e se vc for ver o Dó Lídio são as mesmas notas do Sol maior, percebe? Mas isso não significa é a mesma coisa, EMBORA vc possa fazer, em termos práticos, como o guilhermerizzo fala: já que são as mesmas notas, quando a "base" tiver em Dó maior e vc tocar a escala de Sol maior em cima, vai soar Lídio. O problema é que a nota que a escala começa vai ser o Dó (não o Sol), e isso vai fazer um bolo de confusão na sua cabeça que no final das contas não faz o menor sentido, e vc nem vai mais saber os modos, só vai saber tocar a escala maior "na hora errada", ou "em momentos estranhos".

Strondell
Veterano
# out/08
· votar


Aaaaa, então esse tabela que vc mostrou eh tipo uma fórmula (sem um raciocínio tonal), usada pra identifica cada modo?
Então naum há um porque de tal #/b estar em tal lugar, mas pq eh o modo?
Dogs2, vlww pela explicação, acho q entendi xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dórico, frígio e cia.