Aulas sobre modos, Jônico, Dórico, Frigio, Lidio, Mixolidio, Eólio

    Autor Mensagem
    Ed_Compasso
    Veterano
    # abr/08


    Olá pessoal, eu tô começando a entrar em modos, sou autodidata e gostaria que pudessem me ajudar, tipo, se eu tenho um campo harmonico, por exemplo de MI=Mi > Fa#m > Sol#m > Lá > Sí > Dó#m > Re#dim > Mi, suponhamos que eu esteja num determinado momento tocando o acorde de F#m que é relativa de A(que tem apenas tres sustenidos) então se eu fizer um solo neste F#m(em que o tom da musica é E) eu vou ter que usar as notas do CH(Campo Harm.) de Mi e não de Má? Ou seja trocar o Ré natural(do CH de F#m) pelo Re# do CH de MI?

    Acho que estou é desaprendendo tudo!!!

    Obrigado a todos que colaborarem!!!

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ed_Compasso
    independente de vc esta em F#m ainda assim esta no campo de E...o centro tonal é o mesmo.

    Ed_Compasso
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    mas então eu posso usar o ré# como nota de passagem normal ou é bom evitar ele?

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ed_Compasso
    em qual acorde expecificamente?

    Ed_Compasso
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    em qualquer acorde, já que o re# faz parte do campo harmonico então ele vai soar bem, né? claro eu não posso fazer um C#m e meter um re# ali no meio pq ré# não faz parte da triade né...

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: WeslleyGuilber
    · votar


    Ed_Compasso
    mano vou te indicar um kra que é fera nisso... anota ae guto.tomaz "arroba "emailquente pontocom ...pode add, ele esta online agora... diz q fui eu

    Ed_Compasso
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    ok, valew mesmo!!!!

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ed_Compasso
    só adiantando nao ha problema algum vc passar pela nota D# indiferente ou nao dessa nota esta inserida na triade

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Bom dia!!!

    Ed_Compasso
    Cara, vc tem certeza que leu este tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/ e ainda assim persiste sua dúvida?
    Se não leu, recomendo a sua leitura, pois há inúmeras dicas muito importantes e que certamente esclarecerão várias de suas dúvidas...
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas sobre modos, Jônico, Dórico, Frigio, Lidio, Mixolidio, Eólio