3 anos de aula - Atrasado ou não?

Autor Mensagem
Yuri 94
Veterano
# ago/08


Olá pessoal do FCC...

Queria colocar o que se passa comigo e ver se o pessoal poderia opinar e me ajudar em relação ao meu ''problema''...

Tenho 14 anos e uma grande vontade de ter a música como profissão. Quando penso no futuro, não consigo me imaginar fazendo nada além disso... No entanto, me pergunto muitas vezes se estaria no caminho certo para isso ou não. Em relação as minhas aulas, gostaria de saber se estou muito atrasado ou não em relação a teoria (técnica eu faço o possível para melhorar), pois nesses 3 anos de aula, estou vendo agora escalas menores. Então, gostaria de saber, o que vocês acham que eu deveria fazer para conseguir alcançar meu objetivo da melhor e mais fácil maneira possível. Tenho pouco mais de 3 anos para me decidir sobre o que fazer na vida, e é claro, não quero ser um músico se souber que não terei mínimas condições para me sustentar. Gostaria de saber o que vocês consideram os requisitos básicos para ser um músico e em relação a aulas e aprendizado, o que eu deveria fazer para agilizar ou conseguir aproveitar ao máximo.

Valew. Abraços!

maniac123
Veterano
# ago/08
· votar


Tem que ter o dom.
Se não tem o dom, pacto com o capeta.

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94

Kra, isso é muito treino, e se vc realmente quer ser profissional, n treine apenas teoria e técnica, treine tbm composição e arranjos, pq isso é q vai possibilitar vc a criar músicas que poderão fazer sucesso e te trazer felicidade e dinheiro =]

E uma coisa: sempre corra atrás do seu sonho, pq quem persiste consegue, até mesmo no meio da música.

Abraços!

Yuri 94
Veterano
# ago/08
· votar


maniac123

Não diria que é preciso ter o dom na música instrumental. Acho que o dom é facilidade, aptidão para música. Se você não tem esse dom, terá de trabalhar mais do que quem tem, mas nada que não se possa fazer com muita dedicação. Acho que o dom é mais para a parte relacionada ao canto.

Yuri 94
Veterano
# ago/08
· votar


Chronnos

Opa legal Chronnos. :)

Mas o que você acha, na sua opinião em relação ao meu conhecimento teórico? Tá muito atrasado? Seria melhor correr mais atrás ou mudar de professor?

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94
gostaria de saber se estou muito atrasado ou não em relação a teoria (técnica eu faço o possível para melhorar), pois nesses 3 anos de aula, estou vendo agora escalas menores.

Voce tem quantas aulas por semana? Se for uma , voce está muito atrazado, se for duas, pode trocar de professor. Prá quem quer trabalhar com música,( tendo isso como a unica fonte de renda,) voce tem saber o que quer fazer. Ser professor, tocar em alguma banda, tocar em algúm estúdio. O mercado de trabalho para o músico está bem saturado, mas como a música é uma arte, e ninguém tem dominio sobre o gosto músical das pessoas, fica difícil falar para alguém não fazer música, porque o sucesso de um músico depende de vários fatores, e muitos desses fatores não está sob o domínio do músico.
Não se pode dizer se voce vai ter sucesso ou não. O que voce está passando, foi o que eu viví quando tinha 17 anos. Eu tive que sair da música, porque o que eu ganhava como músico não daría para concretizar meus projetos de vida. Hoje só trabalho com música, mas já me aposentei em uma usina siderurgica, então já é outra conversa. Pense bastante. Eu não vou me arriscar te aconselhando, porque o meio "música" é meio ingrato, nem sempre os melhores são os que ganham mais.
Um abraço

pacificpoker
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94
olhando assim pode parecer que vc esta atrasado... mas isso é mto relativo.. cada professor tem um metodo de trabalho... tem outros que nem trabalham com metodo e coisas certinhas pré determinadas... "aquela coisa, vou primeiro ensinar intervalos, depois triades...etc) cada um é cada..

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94

Kra, na minha opinião vc tem um professor q esta ganhando grana em cima d vc...

Qdo for procurar um professor, bata um papo com ele e vê se ele solta algo do tipo: "ah, eu prefifro q meus alunos aprendam logo p servirem de vitrine para as minha aulas", q ai ja eh um bom sinal =]

Aliás, se vc for do rio, até te indico um.


Serinho kra, em três anos, vc deveria ter pelo menos uma boa carga de conhecimento teórico!

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94

E qto a viver de música kra, é necessário correr muito atrás, msm q vc seja bom, n eh so sorte, como mtos falam.

Se vc entrar no ramo da música por sorte, ótimo, mas quem corre atrás (muito atrás msm, pura dedicação) consegue, se tiver força de vontade e talento, claro.

Abraços!

Rafa-Ban
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94
cara o negócio é estudar,estudar e estudar,álias acho que esse professor tá te enrolando,com 3 anos já dava pra ter uma bagagem teórica muito extensa,procure um professor sério que contribua pra valer na sua formação e que talvez possa te arrumar um contato e não tenha preconceito com relação a estilo,trampo é trampo,e procure atuar no máximo de áreas possíveis,sideman,músico de estúdio,professor.Se vc se deidicar,com o tempo vai conquistar o seu espaço
Flws

pacificpoker
Veterano
# ago/08
· votar


Chronnos
E qto a viver de música kra, é necessário correr muito atrás, msm q vc seja bom, n eh so sorte, como mtos falam.

eu já acho que é mais sorte... depois que eu vi uns caras ai.. que concerteza estão no mesmo nivel dos melhores do brasil... sem um puto no bolso

Rafa-Ban
Veterano
# ago/08
· votar


pacificpoker
mas,cara tudo na vida é uma questão de sorte,mas acho que o esforço e a dedicaaçõ fazem voce depender menos da sorte
Abç

Yuri 94
Veterano
# ago/08
· votar


É, eu to bem preocupado... Algunas amigos com aula a 1 ano tão vendo o que eu vejo agora... To com muito medo mesmo....

pacificpoker
Veterano
# ago/08
· votar


Rafa-Ban
mas já acho que na musica sorte depende mais do que competencia... já em outras profissoes já acho que se uma pessoa é competente ela quase não depende da sorte.. pq faz o seu trabalho bem feito e acabou... na musica, fazer um trabalho bem feio não significa quase nada... só não vou citar nomes aqui pra não ficar chato...

Aero
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94

Acho melhor você mudar de professor mesmo, pq como disseram, parece que ele tá te enrolando...

Eu tenho a mesma idade que você, portanto acho que não tenho muito o que falar, e penso igual a você...
Quero seguir no caminho da música!

Acho que agora, tem que se dedicar, tentar ao máximo arranjar contatos, ser indicado, etc. que assim você consegue! =D

Ah, e boa sorte! =)

Rafa-Ban
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94
cara é melhor trocar logo de prof pra não aumentar o preju...

pacificpoker
é...esse assunto é bem complicado,acho que vou procurar um pai de santo pra dar uma força na minha carreira..
Flws

Yuri 94
Veterano
# ago/08
· votar


Aero

Opa, pra você também Aero! Passa teu MSN ai... Já que temo a mesma idade, bora da uma discutidada e tal... Queria te uma noção de onde eu to se compara com alguém da mesma idade...

Todo mundo :P

Bom, então deveria parar de vez e procurar pelo melhor professor?
Só vai se foda fala com ele que eu quero para... Faço guitarra e teoria musical com o mesmo cara... :S Pior que ele é mó gente boa... To fudido...

phoenix-guitar
Veterano
# ago/08
· votar


kra.. pra mim eu acho q nao eh o tempo de aula que vai dizer se vc eh bom..
o que vai dizer se vc eh bom ou nao, eh sua dedicação, e sempre o seu pensamento positivo..
pode ter um cara que em meio ano toca mais que vc que faz aula a 3...
nem da bola..
pense em vc, estude e se demorar 10 anos pra ficar bom nao importa, o que importa eh ficar bom e nao o tempo que leva pra isso acontecer ;P

vlw ai kra!
abraços e boa sorte!

phoenix-guitar
Veterano
# ago/08
· votar


eu tenho 15 anos, faço aula a +/- 1 anos e meio, 2 anos..
eu nao toco bem, mas tbm nao em acho o amsi ruim do mundo ;P
fiz aula de violao tbm...fiz uns 2 anos tbm..
mais era novo...
dai fiz um tempinho de guitarra, alguns meses, fiquei sem fazer aula 1 anos +/- e ano passado voltei na metade do ano e estou ate hj ;P

abraços!

Yuri 94
Veterano
# ago/08
· votar


phoenix-guitar

Então cara, o problema é que o conhecimento teorico é fundamental :S

phoenix-guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94
eu sei kra.. :P

Cid Adão
Veterano
# ago/08
· votar


olha, eu num sei se isso eh um incentivo ou nao....mas vou contar:

Desde pequeno eu quis fazer aulas de guitarra, mas os meus pais nunca deixaram....hj, com 16 anos, ele deixam eu fzr.....qnd eu fiz a primeira aula (postura e etc) eu descobri q eu num tinha o minimo jeito pra coisa....agora, 3 aulas depois, dpois de passar alguns dias treinando (e treinando mto) eu vi q eu tenho algum jeito.....hj, na 4ª aula eu ja to vendo pentatonica.....e vo indo bem, se comparando qnd eu comecei....
resumindo: Se por mais q vc treine, treine, treine e treine e naum consegue progredir de jeito nenhum, aí eh um aviso de que tem algum problema......
mas....cara na boa, se guitarra eh a sua vida, dê a sua vida por ela.....treine hrs por dia, pesquise todos os tipos possiveis de exercícios e se concentre, pq sem isso, nem se vc tiver o dom vc vai conseguir....

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar


pacificpoker

Kra, eu sei o q estou falando pq vivi isso... A sorte ajuda muito mas se vc correr atrás (so fui descobrir o q era correr atrás de verdade depois de anos), com muita divulgação, muitos shows e muitas pessoas q ouvem o seu nome e estão na comunidade da banda no orkut (sim, isso conta), vai atrair a atenção de um empresário, que vai investir grana pesada pra por as musicas nas radios, ir no faustão, e fazer mais divulgação ainda. A chamada sorte é quando por algum acaso um produtor e/ou empresário ouve a musica de alguem com talento ou do estilo musical da época e resolve investir, qdo não há muito investimento por causa do músico.


Bem, pelo menos isso é o q eu vi e vejo por aí!

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Yuri 94
Me passa teu msn pra trocarmos uma idéia, sou músico profissional, posso te dar umas dicas sobre o assunto.

Aero
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94

Opa, add ai:
diego_strobelt (arroba) hotmail.com

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar


Querendo conversar, tbm sou musico profissional e posso te auxiliar =]

chronnos_power (arroba) hotmail.com

nofear
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94
Cara, o tempo que você faz aula não quer dizer mto. O que importa é o tempo que você pratica. Um cara q faz 5 anos de aula pode tocar mto menos que um q faz aula há 1 ano se sua dedicação for menor. Isso é mto relativo!
E quanto a você querer a música para sua vida, vá com calma. Não bote pressão em sí mesmo, você tem só 14 anos e vai mudar muito de opinião durante sua vida. Eu quando tinha 14 anos também não me via fazendo mais nada, só música. Hoje faço faculdade de engenharia! Existem muitas maneiras de trabalhar com música, não só sendo músico!

Boa sorte

Rodrigo Frejat
Veterano
# ago/08
· votar


Yuri 94
Ainda dá tempo. troca de professor urgente.
3 anos com o msmo kra e ele te enrrolando deste geito.
mas tambem tem que ver com que frequencia vc pega no instrumento pra estudar né.
já vi cara que nunca tinha pegado em uma guitarra, com 6 meses já tava fazendo solos fodas, mas o kra treinava 6 horas por dia.
um ponto chave tambem é compor, ficar tocando cover não vai ajudar seu aprendizado.

fernando0877
Veterano
# ago/08 · Editado por: fernando0877
· votar


Entre numa banda q toque de tudo. Teoria sem muita prática e experiência fica subdesenvolvida
...

Yuri 94
Veterano
# ago/08
· votar


brunoepronto

Opa, ta aí: yurirt94@hotmail.com


nofear

Então cara, eu também penso que posso mudar, mas tem um porém. Eu sou bom aluno e tal, portanto, eu me garanto se for fazer vestibular em alguma outra area. O foda, é que se for fazer musica, eu nao tenho essa base de estudo como tive sempre na escola. Então preciso meio que tirar o atraso pra conseguir me formar um bom músico, afinal, música é prática, em sua boa parte. A coisa anda meio frustrante por isso...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 3 anos de aula - Atrasado ou não?