Cheguei à uma conclusão sobre timbre e modelos de guitarras

Autor Mensagem
Rod Turtle
Veterano
# ago/08


Estava pensando aqui,lembrando de quando eu ainda não tocava.Não reparava nos modelos de guitarra,muito menos nos timbres.E é assim que geralmente as pessoas vêem:uma guitarra é uma guitarra.Pode ser uma strato,pode ser uma les paul,uma flying v,a maior parte das pessoas não vai nem notar.Especialmente o timbre,só reparam se o timbre é limpo ou distorcido,se é distorção de mesa,de marshal,de diezel,do caralho à quatro,não estão nem aí.

Quem vai ligar mesmo são os guitarristas.Esses sim vão reparar.Por exemplo,o guitarrista e vocalista do chiclete com banana (esqueci o nome) usa uma parker,que é uma das guitarras mais malhadas aqui no forum e pelos guitarristas em geral no quesito visual.Mas nunca vi ninguém que curta axé falando:Nossa como a guitarra dele é bizarra!Também nunca vi ninguém falando que o timbre dele é gordo para axé porque a guitarra dele tem humbuckers.

Resumindo:de nada adianta timbrar estupendamente,ter o modelo de guitarra "mais bonito",no final quase ninguém notará isso,notarão apenas se a sua composição/cover é bom,e só.

Lembrando só que isso é a minha opinião,abraços.

B.Frusciante
Veterano
# ago/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


É aí que entra o prazer musical


Essa sua opinião não é nada boa pois leva a crer que você toca só para impressionar outras pessoas ou melhor, a grande massa!

O nome certo é justamente esse: 'A grande e esmagadora massa', 99% das pessoas, o 'público' que ouve as bandas serve só para encher o show. Já o público de verdade repara sim nessas coisas, muita gente que não é guitarrista, flautista, baixista, sanfonista, baterista, tecladista, seja o que for, entende do assuntos musicalidade e timbre, e é isto que faz uma banda, música ou músico ser boa ou ruim.

Diino
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle

quem vai notar sao os protudores na hora de te contratar pra uma turne ou sei la.

mas tirando isso eu penso assim tb.

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


equipos fodas e afins, tao mais pra agradar o proprio ouvido (ou o ego se preferir) e pra encher os olhsos dos outros guitarristas hehehheheheh

mas fazer o que, faz parte do Gene guitarrista...

pacificpoker
Veterano
# ago/08
· votar


eu tento fazer um timbre bom pra mim... não para os outros...

GuitarHome
Veterano
# ago/08
· votar



Resumindo:de nada adianta timbrar estupendamente,ter o modelo de guitarra "mais bonito",no final quase ninguém notará isso,notarão apenas se a sua composição/cover é bom,e só.


Nossa cara, falou baboseira em?
Acho um dos fatores mais IMPORTANTES o timbre, porque é ele que vai te dar o prazer, ele que vai te dar cada vez mais vontade de tocar guitarra... Eu quando estou tocando com timbre ruim, ou quando meu timbre está ruim devido as cordas velhas (por exemplo) nem sinto vontade de tocar, eu toco uns 5 minutos e paro...
E numa gravação um bom timbre, que agrade a muitos guitarristas pode fazer a música soar mais bonita, mais limpa etc...

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle

Discordo!

As pessoas não conhecem tecnicamente, mas elas sabem se um timbre está combinando ou não com uma musica. Por isso o guitarrista tem tanta preocupação: pra casar o timbre com a musica!

não dá pra tocar metal com a guitarra clean, e mesmo que nunca viu uma guitarra de perto sabe disso...

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante
É aí que entra o prazer musical

Exato.Eu também sou um tone-freak,fico sempre procurando como melhorar meu timbre,nunca estou satisfeito,sofro de GAS aguda.Falar isso tudo aí é fácil,fazer é que é o difícil!À tocar com um timbre que me irrita prefiro nem tocar.Ter um timbre bom é simplesmente prazer pessoal,à menos que você toque música instrumental,onde o maior número de ouvintes são instrumentistas também.

Já o público de verdade repara sim nessas coisas, muita gente que não é guitarrista, flautista, baixista, sanfonista, baterista, tecladista, seja o que for, entende do assuntos musicalidade e timbre, e é isto que faz uma banda, música ou músico ser boa ou ruim.

Aí eu discordo completamente.Antes de tocar eu era fanzasso do system of a down,tanto que sei todas as letras de cor,apesar de ouvir bem de vez em quando hoje em dia,mas nunca reparei na diferença de timbre do Daron,e olha que ele usa vários modelos de marshall,mesa,soldano,carvin,orange...

Diino
Acho que se você for bom os produtores vão "corrigir" o seu timbre.

Henrique S.
Como eu já disse,falar é muito fácil né!

pacificpoker
eu tento fazer um timbre bom pra mim... não para os outros...


Exato.

GuitarHome
Nossa cara, falou baboseira em?
Acho um dos fatores mais IMPORTANTES o timbre, porque é ele que vai te dar o prazer, ele que vai te dar cada vez mais vontade de tocar guitarra... Eu quando estou tocando com timbre ruim, ou quando meu timbre está ruim devido as cordas velhas (por exemplo) nem sinto vontade de tocar, eu toco uns 5 minutos e paro...
E numa gravação um bom timbre, que agrade a muitos guitarristas pode fazer a música soar mais bonita, mais limpa etc...


Como eu já disse,o timbre será reparado apenas por você e outros instrumentistas.A maior parte das pessoas nem irá perceber se você usa fuzz ou distorção.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD
Como eu disse,a grande parte das pessoas só repara se seu timbre é limpo ou distorcido.Se tá usando fuzz ou distortion,marshall ou mesa tanto faz.

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar



As pessoas não conhecem tecnicamente, mas elas sabem se um timbre está combinando ou não com uma musica. Por isso o guitarrista tem tanta preocupação: pra casar o timbre com a musica!


verdade


Outra coisa, no final das contas quando se tem timbres bons em todos os instrumentos e ainda um bom sistema de som e PA, o show fica bem melhor, soa bem melhor mesmo!

Pegue a sua banda preferida, se você colocar só instrumentos, amps, pedais, sistemas de sons ruins, GARANTO que não vai ficar legal, não tão quanto com os melhores!! E não tem como discordar, pois isso é ÓBVIO

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle

Aí eu discordo completamente.Antes de tocar eu era fanzasso do system of a down,tanto que sei todas as letras de cor,apesar de ouvir bem de vez em quando hoje em dia,mas nunca reparei na diferença de timbre do Daron,e olha que ele usa vários modelos de marshall,mesa,soldano,carvin,orange...


Pois é, isso quer dizer que você não é 'do público de verdade' que eu falei. Público de verdade é aquele que tem experiência MUSICAL, não necessariamente precisa ser músico.

Você realmente não entendeu o que eu disse

eusebio
Veterano
# ago/08
· votar


notarão apenas se a sua composição/cover é bom,e só.

Cara, isso com certeza, mas com certeza mesmo, tem que estar em primeiro lugar. O negócio é composição. Depois vem o tratamento do som.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante
Pegue a sua banda preferida, se você colocar só instrumentos, amps, pedais, sistemas de sons ruins, GARANTO que não vai ficar legal, não tão quanto com os melhores!! E não tem como discordar, pois isso é ÓBVIO

Timbre é relativo,instrumentos,amps e pedais ruins são relativos.E no mais,a acústica do lugar no final pode ferrar tudo.E uma coisa é qualidade sonora e outra coisa é timbre,não misture os dois.

Pois é, isso quer dizer que você não é 'do público de verdade' que eu falei. Público de verdade é aquele que tem experiência MUSICAL, não necessariamente precisa ser músico.

Você realmente não entendeu o que eu disse


Não entendi antes e nem entendi agora então.

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Eu, por exemplo, era MUITO FÃ de Red Hot Chili Peppers. Mas por quê? Porque as músicas eram legais! Ia no meu gosto.

Hoje em dia após ganhar 'experiência musical'(como guitarrista), eu não deixei de gostar, pelo contrário, passei a perceber melhor as sonoridades, deixei de gostar de algumas músicas e passei a gostar de outras mais complexas musicalmentes e timbristicamente

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


E uma coisa é qualidade sonora e outra coisa é timbre,não misture os dois.

Fala sério, o que uma pessoa procura em seu timbre? Responde aí.



Não entendi antes e nem entendi agora então.


Então é por isso que você criou o tópico

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante
Eu, por exemplo, era MUITO FÃ de Red Hot Chili Peppers. Mas por quê? Porque as músicas eram legais! Ia no meu gosto.

Hoje em dia após ganhar 'experiência musical'(como guitarrista), eu não deixei de gostar, pelo contrário, passei a perceber melhor as sonoridades, deixei de gostar de algumas músicas e passei a gostar de outras mais complexas musicalmentes e timbristicamente



Ok,agora entendi,mas isso que eu disse não vale só para a guitarra.Você por exemplo não repara no timbre do baixo ou da bateria na maior parte das vezes.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante

Fala sério, o que uma pessoa procura em seu timbre? Responde aí.


Varia de pessoa pra pessoa ué.

Não entendi antes e nem entendi agora então.

Então é por isso que você criou o tópico


Hã?

Faca na Caveira
Veterano
# ago/08 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


Rod Turtle

Discordo completamente de vc. Vou dar a minha opiniao respondendo aos poucos.

E é assim que geralmente as pessoas vêem:uma guitarra é uma guitarra.Pode ser uma strato,pode ser uma les paul,uma flying v,a maior parte das pessoas não vai nem notar.

Existem estilos visuais de instrumentos que se inspiram em determinadas culturas musicais. Para o rock, por exemplo, é válido exagerar em visuais agressivos, em guitarras com formas pontiagudas e serradas, a exemplo da explorer, flying v e principalmente a warlock.

O fã do chiclete com banana com certeza não acha estranha aquela parker, mas bota o Bel Marques com uma warlock com uma pintura de sangue escorrendo. No outro dia ele perde o contrato com a gravadora. Ou seja, uma guitarra com design do seu estilo musical é importante, e não é apenas para impressionar os outros músicos, mas para criar associação direta com um estilo musical e com seu público.

Especialmente o timbre,só reparam se o timbre é limpo ou distorcido,se é distorção de mesa,de marshal,de diezel,do caralho à quatro,não estão nem aí.

Os timbres passam despercebidos aos ouvidos menos apurados, é verdade... Mas pense em quantas vezes vc já ouviu um não-músico dizendo: "Pô, gostei dessa música, tem algo nela que me chama atenção, mas não sei oq é..." Na verdade um timbre legal leva a pessoa desentendida gostar de uma música... Mas ela não consegue concluir que é o timbre que lhe chama atenção. Ou seja, na minha opinião, um timbre bacana é importante sim, não só para impressionar outros guitarristas.

Resumindo:de nada adianta timbrar estupendamente,ter o modelo de guitarra "mais bonito",no final quase ninguém notará isso,notarão apenas se a sua composição/cover é bom,e só.

Claro que adianta!!! São detalhes que funcionam de forma subjetiva, como eu expliquei, mas adianta sim...

é só a minha opinião também, espero que entenda.

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Varia de pessoa pra pessoa ué.
dãrf

Resposta: Qualidade sonora!!!

Ou você vai discordar?!

Hã?

Você realmente não entendeu essa frase??
Público de verdade é aquele que tem experiência MUSICAL, não necessariamente precisa ser músico.


Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


Faca na Caveira
Existem estilos visuais de instrumentos que se inspiram em determinadas culturas musicais. Para o rock, por exemplo, é válido exagerar em visuais agressivos, em guitarras com formas pontiagudas e serradas, a exemplo da explorer, flying v e principalmente a warlock.


Realmente,partindo desse ponto,mas são raras as exceções.E rock que você diz é o metal,porque the doors é rock,beatles é rock,etc e você nunca veria alguém de uma dessas bandas com um instrumento do gênero.Agora,já vi um cara numa banda de metal italiana razoavelmente famosa (não me lembro o nome) em que o guitarrista usava uma jem floral pattern.

Os timbres passam despercebidos aos ouvidos menos apurados, é verdade... Pense em quantas vezes vc já ouviu um não músico dizendo: "Pô, gostei dessa música, tem algo nela que me chama atenção, mas não sei oq é..." Na verdade um timbre legal leva a pessoa desentendida gostar de uma música... Mas ela não consegue concluir que é o timbre que lhe chama atenção. Ou seja, na minha opinião, um timbre bacana é importante sim, não só para impressionar outros guitarristas.

Isso eu já não concordo,mas tudo bem.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante
Varia de pessoa pra pessoa ué.
dãrf

Resposta: Qualidade sonora!!!

Ou você vai discordar?!


Claro que vou!Qualidade sonora e timbre são coisas completamente diferentes.Sempre odiei o timbre do hendrix,não entendia como idolatravam o timbre dele,até o dia em que troquei minhas caixas de som.Aí achei o timbre dele muito foda.

Você realmente não entendeu essa frase??
Público de verdade é aquele que tem experiência MUSICAL, não necessariamente precisa ser músico.



Acho que entendi como já postei lá em cima,mas caso contrário você poderia me explicar?

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Acho que você deveria ler melhor o tópico, pois dá para perceber que sua opinião é bem fixa, apesar de ser um pouco óbvio o contrário..


Abraços

pacificpoker
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
eu quando não tocava guitarra... já reparava na guitarra na flying v do albert king, e eu não tinha a miha vontade de tocar guitarra

Faca na Caveira
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Isso eu já não concordo,mas tudo bem.

Minha namorada que não entende PN de timbre me diz que gosta de um solinho que eu faço em uma musica, ela diz que "o som é muito gostoso"... Não adianta nada eu dizer que eu utilizo uma distorção mais rasgada com mais médios, ela não vai entender. Mas pra ela, "o som é muito legal".

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Peraí, você tá falando que timbre bom não é necessariamente com boa qualidade sonora, mas ao mesmo tempo falou que mudou de idéia após melhorar suas caixas de som!


Defina-me por favor 'Timbre bom', independendo de estilos e tipos de timbres.

Faca na Caveira
Veterano
# ago/08
· votar


Tópico polêmico, aposto com qq um q vai dar mais de 5 páginas ainda nesse fim de semana... ahuahuahau

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante
Não estou tomando a minha opinião como verdade absoluta se foi o que você quis dizer,e nem existe verdade absoluta,seja de que lado for.E se você diz que parece óbvio o contrário apresente opiniões ué,explique,às vezes o óbvio pode ser a coisa mais difícil à ser percebida!

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


Faca na Caveira
O importante é que seja uma discussão saudável!

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


E se você diz que parece óbvio o contrário apresente opiniões ué

=O


lê meus posts anteriores

T+!!

janick
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Se eu fosse comprar equipamentos pensando na opinião dos outros e do publico eu tava roubado. Eu faço meu timbre para mim, e não para o que os outros vão opinar ou pensar. Me agrada, é o fundamental. O prazer de tocar uma música com um ótimo timbre, isso para mim é algo impagável.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cheguei à uma conclusão sobre timbre e modelos de guitarras