Cheguei à uma conclusão sobre timbre e modelos de guitarras

Autor Mensagem
Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


janick
Isso mesmo,timbre é para o individuo e somente.

kiki
Moderador
# ago/08
· votar


Rod Turtle
hahahaha.... muito bom!
deu a cara a tapa hein?

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


kiki
Bah se você num acreditar no que você diz você tá ferrado hein?Que nem o Bigtransa que falou outro dia que guitarra barata e cara é a mesma coisa,e em termos de strato eu digo que cada vez mais as diferenças estão diminuindo,mas em termos de hardware as chinesas ainda não chegaram lá.

link paglon
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle

discordo.
----------------------
todos aqui que tiverem guitar pro com rse . coloquem uma musica qualquer que use pelo menos baixo bateria e guitarra. se a musica for heavy metal por exemplo coloca patch acustico na guitarra .muda o tipo de bateria troca o efeito do baixo .se for acustica faz ou contrario (deu pra enteder a ideia né?).

vai sair muito diferente da versão original.
ou então basta colocar sem rse e com rse pra sentir a diferença .
trocar a guitarra de strato pra lp e ver q as duas são bem diferentes.
---------------------------------------------------------------------- -
o timbre é sim um fator externo e tambe interno . voce pode tocar com a mesma habilidade e interpretação que o steve vai . mais se voce não tiver tocando com exatamente os mesmos equipamentos que ele o som não vai ser exatamente o mesmo .

não é só instrumentista que avalia o timbre .se o slash tocasse sweet child of mine com uma memphis a musica taria lonje de ser um hit.

Megamedes
Veterano
# ago/08
· votar


A ultima coisa que eu penso na hora de comprar uma guitarra/amp/qual quer coisa é se vão gostar do visual ou do timbre dela. É pra mim, saca? =)

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


link paglon
trocar a guitarra de strato pra lp e ver q as duas são bem diferentes.

Não disse que guitarras tem timbres iguais,disse que o público não se importa com timbres.

o timbre é sim um fator externo e tambe interno . voce pode tocar com a mesma habilidade e interpretação que o steve vai . mais se voce não tiver tocando com exatamente os mesmos equipamentos que ele o som não vai ser exatamente o mesmo .

Tocar com os mesmo equipamentos dele não significa que vocês terão o mesmo timbre,de forma alguma,a resposta clássica:timbre está nos dedos,no mais não é essa a questão do tópico.

não é só instrumentista que avalia o timbre .se o slash tocasse sweet child of mine com uma memphis a musica taria lonje de ser um hit.

Não vejo nada demais no timbre do slash,timbre clássico de marshall.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


Ah,está tendo um showzinho aqui perto num bar,o timbre do vocal tá ruim,da guitarra tá ruim,mas o repertório está bom e tá bem cheio!

link paglon
Veterano
# ago/08 · Editado por: link paglon
· votar


voce pode tocar com a mesma habilidade e interpretação que o steve vai acho q vc não leu isso.

tudo bem compara um jcm 800+ uma gibson les paul standart fodona .como uma tonante mais um amp qualquer

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


link paglon
Cara eu não tou dizendo que o timbre não muda de acordo com o equipamento,tou dizendo que pro público pouco importa.

link paglon
Veterano
# ago/08
· votar


então faz o negocio do guitar pro q eu falei pra alguem da tua casa q não entenda nada de musica. e quero ver se a pessoa não vai notar diferença..

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


link paglon
Cara também não estou dizendo que pessoas comuns são incapazes de diferenciar timbres.Estou falando que elas não vão reclamar se você estiver tocando stairway to heaven com uma strato.

link paglon
Veterano
# ago/08
· votar


depende da strato...

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


link paglon
Qualquer uma.

link paglon
Veterano
# ago/08
· votar


ai que eu discordo de voce .
mesmo pra uma pessoa comun
o timbre de uma eagle das mais vagabundas é bem diferente do som de uma fender top.

Curly
Veterano
# ago/08
· votar


nunca vi guitarrista ruim com timbre bom...
nunca vi guitarrista bom com timbre ruim...

o resto é desculpa para a indústria de instrumentos ficar como nosso dinheiro

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


link paglon
Como já disse,não estou questionando a capacidade de discernir timbres de uma pessoa,estou falando que ela não vai reparar no seu timbre.Acontece até comigo.Eu odeio o timbre do petrucci,quando começo a ouvir a musica observo:argh que timbre horrível,mas depois me esqueço e presto atenção apenas na melodia.É à isso que me refiro.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


Curly
nunca vi guitarrista ruim com timbre bom...
nunca vi guitarrista bom com timbre ruim...


Já vi muito dos dois.

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Cara você e sua opinião são muito contraditórios!

Procure se expressar de uma forma definida e não ficar em cima do muro, do contrário não precisava nem criar este tópico e colocar 'mas esta é minha opinião' no fim.

link paglon
Veterano
# ago/08
· votar


Como já disse,não estou questionando a capacidade de discernir timbres de uma pessoa,estou falando que ela não vai reparar no seu timbre

sua cabeça é meio confusa ... fumou oque hoje?

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante
Desculpa se parecer irônico,agressivo ou o que for,não é com essa a intenção,só quero ver onde me contradisse,você pode me mostrar?

link paglon
Ué não vi nada de confuso nesta frase

link paglon
Veterano
# ago/08
· votar


bom voce falou que as pessoas tem capacidade de distinguir timbres depois falou que elas não vão saber reparar o timbre.

mais acho que lhe entendi voce esta dizendo que por exemplo uma pessoa sem noçao musical reconheçe o som de uma goldem lp e o som de uma lp gib . sabe que ambos os timbres são bem diferentes .mais não tem a capacidade de distinguir qual é melhor e acha que o "grau de ser melhor" dos dois é igual .
discordo de voce . até um cachorro sabe gosta mais de uma les paul gibson toda feita foda doque uma goldem de compensado

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Ah, me lembrei de uma coisa


Quando comprei minha guitarra nova, meu primo que não sabe NADA de timbres perguntou algo assim: "Por que a guitarra é tão mais cara do que outra bem parecida na loja? Pelo que eu vi a sua é bem mais bonita, mas isso aumenta tanto o preço? Ou é 'o som' que é melhor?"

Nisso, eu falei que a diferença está mais no timbre, ele perguntou o que é timbre e tal, depois eu fui mostrar a diferença comparando na hora mesmo a minha Condor RX-30 com a Fender Strato; ele já saiu dizendo que o 'som' era melhor mesmo, ele disse EXATAMENTE isso: "O som é mais bonito mesmo velho, é mais... sei lá... não sei dizer sabe".
Ou seja, ele não soube expressar falando como era a diferença, mas ele percebia ela!

A grande diferença entre pessoas assim e músicos é que os músicos convivem com os timbres todo dia e têm o ouvido mais apurado! Tanto que é absolutamente normal uma pessoa que está começando a aprender guitarra não perceber a diferença do botão 'Tone' da guitarra, diferentemente de uma que toca a 5 anos, esse já nota a mínima variação do potenciômetro.

Entendeu?

Abraço

Binho_Johnson
Veterano
# ago/08
· votar


Rod Turtle
Diino
Henrique S.

concordo em genero número e grau, minhas guitarras eu escolho primeiramente pelo acabamento (beleza de uma forma geral), pela madeira dela (n pelo timbre mais pela qualidade da propria no quesito resistencia ao tempo, durabildade), e as ferragens que eu odeio ficar afinando toda hora a guitarra por causa de ponte ou tarraxas ruins.

agora esses caras que me vem falar que tal madeira propicia melhores medios e o caramba a quatro, n me levem a mal ma eu acho a maior babozeira na pratica ngm distingue quando vc ta tocando numa guitarra de mogno ou de basswood.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


link paglon
bom voce falou que as pessoas tem capacidade de distinguir timbres depois falou que elas não vão saber reparar o timbre.

Elas tem capacidade de distinguir timbres,assim como todo mundo,mas na música não irão reparar nele,irão reparar apenas na melodia.Tipo,se você tocar uma les paul e uma telecaster na frente de uma pessoa qualquer,ela vai perceber a diferença do timbre,mas quando você estiver tocando numa banda,ninguém repara "oh como o timbre do guitarrista é fodão!",prendem-se apenas à melodia,isso que estou querendo dizer desde o princípio.

B.Frusciante
Quando comprei minha guitarra nova, meu primo que não sabe NADA de timbres perguntou algo assim: "Por que a guitarra é tão mais cara do que outra bem parecida na loja? Pelo que eu vi a sua é bem mais bonita, mas isso aumenta tanto o preço? Ou é 'o som' que é melhor?"

Todo mundo acha que a gente é louco quando compra equipamento novo: "esse dinheirão todo nesse negocinho aí?" ou "O quê que essa guitarra aí de 3 paus faz que uma de 500 não faz?"

Nisso, eu falei que a diferença está mais no timbre, ele perguntou o que é timbre e tal, depois eu fui mostrar a diferença comparando na hora mesmo a minha Condor RX-30 com a Fender Strato; ele já saiu dizendo que o 'som' era melhor mesmo, ele disse EXATAMENTE isso: "O som é mais bonito mesmo velho, é mais... sei lá... não sei dizer sabe".
Ou seja, ele não soube expressar falando como era a diferença, mas ele percebia ela!


Isso é o que eu estou falando,qualquer pessoa percebe perfeitamente a diferença timbrística entre dois instrumentos,porém quando ela for num show ela não dará a mínima se o timbre do cara é abelhudo,se é timbre de marshall,de mesa,a pessoa prestará atenção somente na melodia,que é o que acontece na maior parte dos casos.

Binho_Johnson
Veterano
# ago/08
· votar


eu sei que no fim das contas o que mais vai fazer diferença na qualidade do som, n é se o maple e de pantano ou não, o que faz uma puta diferença e o teu amp.

link paglon
Veterano
# ago/08
· votar


Elas tem capacidade de distinguir timbres,assim como todo mundo,mas na música não irão reparar nele,irão reparar apenas na melodia.Tipo,se você tocar uma les paul e uma telecaster na frente de uma pessoa qualquer,ela vai perceber a diferença do timbre,mas quando você estiver tocando numa banda,ninguém repara "oh como o timbre do guitarrista é fodão!",prendem-se apenas à melodia,isso que estou querendo dizer desde o princípio.

ainda sim
discordo. a melodia quando tocada com intrumentos muito ruins perde a beleza e a musica fica ruin . logico caracterizar oque seria o ruim é uma tarefa dificil. mais podemos ligar ele a negatividade.por exemplo .mande um menino de 6 anos de idade cantar crazy train em cima de um bt . mesmo que ele cante no tom certo . no ritimo certo a progreçao melodica. a musica vai ficar ruin pois o timbre vocal dele ainda não esta desenvolvido ( existem exeç´~oes) .
a guitarra assim como a voz tem timbre. a guitarra é feita de madeira madeira é materia viva cada arvore tem um timbre diferente. até se tratando de guitarras ruins podemos ver que muitas vezes guitarras assim da mesma linha de produção contem timbre bem diferentes.

se timbre não fizesse diferença mesmo pras maças . os "musicos" de bandas (que eu considero sem musicalidade) como nx zero . não gastariam tempo comprando guitarras top . usariam guitarras ruins com acabamento bom.

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar


Binho_Johnson
agora esses caras que me vem falar que tal madeira propicia melhores medios e o caramba a quatro, n me levem a mal ma eu acho a maior babozeira na pratica ngm distingue quando vc ta tocando numa guitarra de mogno ou de basswood.

Bem eu concordo com isso em partes.O vai com uma jem 20th que é de acrílico tem o mesmo timbre que com a evo (timbre horrível na minha opinião),que é feita de alder.Não acho que ninguém tenha ouvido bom o suficiente para dizer num teste cego que guitarra é de mogno,que guitarra é de alder,que guitarra é de basswood.Mas que você percebe a diferença você percebe.Vá numa loja de instrumentos e peça para testar uma fender american standard de maple e uma de rosewood.Duvido que você não perceba a diferença.O difícil mesmo é apitar num teste cego quem é quem.

eu sei que no fim das contas o que mais vai fazer diferença na qualidade do som, n é se o maple e de pantano ou não, o que faz uma puta diferença e o teu amp.


O amp pra mim é o que mais define o timbre,mas tudo tem o seu percentual.


link paglon
discordo. a melodia quando tocada com intrumentos muito ruins perde a beleza e a musica fica ruin . logico caracterizar oque seria o ruim é uma tarefa dificil. mais podemos ligar ele a negatividade.por exemplo .mande um menino de 6 anos de idade cantar crazy train em cima de um bt . mesmo que ele cante no tom certo . no ritimo certo a progreçao melodica. a musica vai ficar ruin pois o timbre vocal dele ainda não esta desenvolvido ( existem exeç´~oes) .

Já vi um concerto de uma "orquestra" de crianças carentes e portanto não tinham condições de comprar instrumentos de grande qualidade,porém garanto que a música não ficou ruim.

a guitarra assim como a voz tem timbre. a guitarra é feita de madeira madeira é materia viva cada arvore tem um timbre diferente.

Imaginei a cena de uma guitarra viva O_o

se timbre não fizesse diferença mesmo pras maças . os "musicos" de bandas (que eu considero sem musicalidade) como nx zero . não gastariam tempo comprando guitarras top . usariam guitarras ruins com acabamento bom.


Usam equipamentos de qualidade para satisfazerem eles próprios ora bolas,e vale frisar que um guitarrista do nx0 (nem faço idéia do nome dele) usa les pauls epiphone e não gibson.

Binho_Johnson
Veterano
# ago/08
· votar


link paglon

se timbre não fizesse diferença mesmo pras maças . os "musicos" de bandas (que eu considero sem musicalidade) como nx zero . não gastariam tempo comprando guitarras top . usariam guitarras ruins com acabamento bom.


discordo completamente

primeiro: apartir do ponto que vc se torna profissinal e ganha muito (caso do "nx n sei o que") por que n comprar uma guitarra top? a grana ta sobrano e vai melhorar o som ainda que muito pouco e n afete a grande massa dos fãs a diferença.

segundo: o kra disse que o timbre da guitarra n vai fazer diferença pro publico, e independente de usa gibson ou jennifer vc tem q concordar que os fans do "xixi zero" iam continuar gostando do som deles.

link paglon
Veterano
# ago/08
· votar


biho johnson
a grana ta sobrano e vai melhorar o som
voce acabou de dizer que influencia sim.
segundo: o kra disse que o timbre da guitarra n vai fazer diferença pro publico, e independente de usa gibson ou jennifer vc tem q concordar que os fans do "xixi zero" iam continuar gostando do som deles.


iam continuar gostando iam . provavelmente iam gostar menos .
--------

a guitarra assim como a voz tem timbre. a guitarra é feita de madeira madeira é materia viva cada arvore tem um timbre diferente.

Imaginei a cena de uma guitarra viva O_o

não foi bem isso que eu quis dizer (eu sei q a madeira ja ta morta quando ta na guitarra) . mais ela era parte de um organismo vivo .(agora eu acho que clareou melhor a ideia dessa parte).

sobre o coral . eu falei que havia exeções.porem
voce não entendeu bem oque eu quis dizer ( ou finjiu não entender).
as crianças de modo geral tem voz muito fina (logico que isso pode ser usado positivamente) . mais ao tentar por exemplo imitar aqueles vocais grossos tipo slipknot (eu não gosto só tou usando de exemplo) chegaria a ser irritante.
.
voces não me entenderam.
musica e timbre são coisas distintas. as partituras do bach tão ai até hoje .mais ele tocando eu nunca vi.... ou ouvi..
porem eu e todo mundo prefere o bach sendo interpretado num piano foda doque nun piano ruin

Billy The Kid
Veterano
# ago/08 · Editado por: Billy The Kid
· votar


Claro,tá aí uma dica para os iniciantes que vão comprar sua primeira guitarra,não se importem com beleza,modelo,e sim se o timbre e o acabamento da guitar for bom!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cheguei à uma conclusão sobre timbre e modelos de guitarras