Epiphone Elitist Standard Plus x Gibson Standard

Autor Mensagem
Overdriver
Veterano
# mar/10 · Editado por: Overdriver
· votar


nichendrix
Parabéns! você saca muito de madeiras e de guitarras heim cara? Tô aprendendo muita coisa com vc aqui nesse tópico. Muito interessante essa questão das madeiras.

Manubio
Veterano
# mar/10
· votar


Então,

Pelo que estava vendo, hoje uma Gibson Studio Faded tem msrp de 1199 dólares, enquanto uma Epiphone custom tem msrp de 1400, e uma Epiphone Zakk Wylde tem msrp de 1415 dólares.

Qual o motivo destas diferenças? será a qualidade? peças utilizadas?

O motivo é simples, assim como exposto por nosso amigo, nichendrix, o grande problema dos preços é o imposto cobrado pelo governo americano sobre os produtos importados, assim como ocorre com os produtos japoneses, fabricados pela Fujigen.

Como posso afirmar tão enfáticamente isto? Uma Epiphone Zakk Wylde comprada na China não sai por mais de 600 dólares, e isto já com o lucro da Epiphone Chinesa. Uma Koreana na China custa 900 dólares. Na Korea sai em torno dos 600-700 dólares.

Ou seja, dos 600 para os 1415, a grande maioria é imposto e lucro, tendo muito pouco a ver com a qualidade ou com os componentes utilizados.

Abraço

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Overdriver

A parte de madeiras da matéria materiais de construção e movelaria e resistência dos materiais era uma das minhas matérias preferidas no tempo do curso de arquitetura, e o gosto por processos produtivos foi o que me fez entrar em administração depois que concluí arquitetura.

masc073
Veterano
# mar/10 · Editado por: masc073
· votar


Manubio
O que conta é o preço sob o qual o produto é vendido, pois o "Manufacturer Suggested Retail Price" não é preço de mercado. A EP Zakk está à venda no mercado americano por $799 e uma Custom por $699. Neste caso, é melhor a Vintage Mahogany disparado por $799.

A Elitist Les Paul era $1299 o preço de mercado, e não o MSRP. Um Gibson Studio normal custa em torno $1299 hoje. O MRSP da Gibson Standard é $3899. Alguém já viu ou comprou uma nos EUA por esse preço? Na prática, esse preço funciona apenas um engana bobo, algo para o cliente achar que está tendo um desconto... não é preço de mercado. Vou te dar um exemplo, se todo mundo vende a Gibson Standard por $2699 e eu compro por esse preço, não estou tendo um desconto real. Se eu comprar por $2399 por exemplo, estarei tendo um desconto de $300.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


masc073
O que conta é o preço sob o qual o produto é vendido, pois o "Manufacturer Suggested Retail Price" não é preço de mercado. A EP Zakk está à venda no mercado americano por $799 e uma Custom por $699. A Elitist Les Paul era $1299 o preço de mercado, e não o MSRP. Um Gibson Studio normal custa em torno $1299 hoje. O MRSP da Standard é $3899. Alguém já viu ou comprou uma nos EUA por esse preço?

Não é muito facil achar pelo MRP, tipo nas grandes cidades vc não acha pelo MRP, mas em interior, cidade pequena, o preço é bem mais alto, em geral um pouco abaixo do MRSP, mas não muito quanto nas cidades maiores.

Mas em geral ele te dá uma noção mais exata do preço porque no MRSP em geral vc tem um markup de 1.2, 1.3, 1.4 ou 1,6... logo é mais fácil especular o preço de custo.

masc073
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Pow, mas se achasse fácil seria o fim. Um atentado ao consumidor. Eu já comprei muita coisa lá fora, mas nunca pelo MSRP. Nem compraria, sempre procuraria outra opção.
MSRP é um overprice. Algo que serve apenas como referência. Se qualquer um achar por esse valor e comprar, equivale aquele cara que entra na primeira loja e compra sem pesquisar. Isso não é só para guitarras, mas também para livros e outras coisas mais.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


masc073
Na prática, esse preço funciona apenas um engana bobo, algo para o cliente achar que está tendo um desconto...

Cara isso não é verdade, se vc voltasse 10 anos no tempo, vc só comprava guitarra pelo MRSP, eram raros os lugares que vc comprava por menos e nunca era muito menos, era só um pouco, mesmo na guitar center, agora de 99 pra cá, o mercado americano praticamente virou um oligopólio, com grandes redes dominando o mercado, hoje em dia é quase um monopólio do grupo guitar center.

Quando um canal de distribuição fica muito forte em relação aos outros, ele tem poder de barganha pra forçar os produtores a baixar o preço, já que o produtor precisa dele pra escoar a produção. Por isso o mercado tende a acompanhar a guitar center, mas fora a Sam's Ash e outras 2 ou 3 grandes redes, a maioria dos revendedores vendem a um preço mais alto que eles, mas sem abaixo do MRP, porque o lojista pequeno, não tem o poder de barganha dessas grandes redes.

É como o Wall Mart, é o maior varejista do mundo, 3% de tudo que é vendido no mundo inteiro em varejo é vendido pelo Wall Mart (incluindo aí de supermercados e lojas de departamento até a quitanda da esquina), ele sozinho tem poder de barganha pra quebrar muita fabrica caso ele pare de comprar delas, e por isso tem sempre o menor preço.

masc073
Veterano
# mar/10
· votar


o grande problema dos preços é o imposto cobrado pelo governo americano sobre os produtos importados, assim como ocorre com os produtos japoneses, fabricados pela Fujigen.

Me dá licença para eu me apoderar de sua frase e modificá-la: o grande problema dos preços é o imposto cobrado pelo governo brasileiro sobre todos os produtos, sejam importados ou nacionais!!!

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


masc073
Me dá licença para eu me apoderar de sua frase e modificá-la: o grande problema dos preços é o imposto cobrado pelo governo brasileiro sobre todos os produtos, sejam importados ou nacionais!!!

Cara aqui cobra imposto demais, mas instrumento não é o absurdo que é por causa disso não ó.

masc073
Veterano
# mar/10 · Editado por: masc073
· votar


A minha SG mesmo quando troquei ferragens e caps deu um up muito bom, comparando com a SG Standard (a minha era de 1998 comprada em Bufallo), a Epipoca chegava muito próximo, faltava alguma coisa, que deduzo eu seja a diferença nas madeiras e no acabamento em nitro, pois a Epiphone era um pouco menos articulada e com um som um pouco menos rico, tanto plugada quanto desplugada (tinha o som um pouco mais baixo que da Gibson).
Talvez não. Vc trocou os pickups mas manteve o restante da eletrônica. Os potenciometros originais da Elitist são de 250K. Vc tentou trocá-los por potenciometros de 500K?

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


masc073
Talvez não. Vc trocou os pickups mas manteve o restante da eletrônica. Os potenciometros originais da Elitist são de 250K. Vc tentou trocá-los por potenciometros de 500K?

Troquei tudo, inclusive os pots troquei pelos CTS, e a chave seletora por uma Gibson. De original na guitarra só ficou a madeira, o escudo, a tampa da cavidade elétrica, a tampinha do tensor e a base dos captadores. O resto foi tudo trocado.

masc073
Veterano
# mar/10 · Editado por: masc073
· votar


nichendrix
E onde vc conseguiu o kit elétrico completo com os CTS pots e os capacitores? Quanto fica esse kit? Tem para vender em alguma loja na web?

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


masc073
E onde vc conseguiu o kit elétrico completo com os CTS pots e os capacitores? Quanto fica esse kit? Tem para vender em alguma loja na web?

No eBay é fácil de encontrar, agora loja de fora que venda pra cá é difícil. No Brasil tem que ralar pra procurar.

Cara, agora eu não vou lembrar do preço que paguei na época, até pq faz quase 8 anos né.

Como disse eu e meus pais tinhamos uma importadora, então viajava com frequência pros EUA, comprei tudo lá.

masc073
Veterano
# jan/11 · Editado por: masc073
· votar


Sei que é um up em um tópico antigo, mas atualizando a informação:

"Mogno Africano no mercado internacional é quase tão caro quanto mogno sul americano porque ambas as espécies estão ameaçadas de extinção, além do Sapele existe um outro tipo de mogno africano que é a Khaya, que está tão ameaçado de extinção que o preço é ainda mais caro que o do mogno sul americano."

Eu enviei um email para a empresa fabricante das guitarras sólidas da linha Epiphone Elite/Elitist (a Fujigen) e, segundo o fabricante, a espécie de mogno utilizado nessas guitarras não é sapele. O mogno da linha sólida da Epiphone Elite/Elitist é da espécie Khaya.

markoos
Veterano
# fev/11 · Editado por: markoos
· votar


Olá, será que o masc073 ou o nichendrix poderiam me ajudar? É que estou para fazer uma troca na minha ESP M-II (japonesa, com caps Seymour Duncan e ponte Floyd Rose original) em uma Epiphone SG made in Japan que não sei qual o modelo, parece uma reissue 61, cor cherry, o serial dela é 910922 (pelo serial parece ser do ano de 1991, mas o serial não tém uma letra no começo igual as Elite/Elitist) . Ela está com case original preto Epiphone, parece uma Elite ou Elitist, mas tém tarrachas vintage tulip e não Grover, o resto é idêntico a uma Elite/Elitist: o headstock openbook igual das Gibson, aquela figura no meio do headstock que as Elite tém, que parece ser do mesmo material das marcações da escala, mas não conheço de guitarras como vcs, por isso peço ajuda. Será que ela é equivalente em qualidade dos componentes, madeiras e construção a uma Elite/Elitist? Vcs saberiam dizer que modelo é esse? Quanto à troca, o dono dela me daria ela com case mais R$ 500,00 na minha M-II sem case, será que vale? Tenho fotos bem nítidas dela que ele me mandou, meu e-mail é markoos_ca@yahoo.com.br, vcs poderiam me ajudar? Desde já muito obrigado!!

Joel_ESP
Veterano
# fev/11
· votar


Ah, guitarra japonesa é outra coisa...

markoos
Veterano
# fev/11
· votar


Será que vcs, masc073 ou o nichendrix, poderiam me ajudar com a pergunta que fiz acima? Obrigado.

masc073
Veterano
# fev/11 · Editado por: masc073
· votar


markoos
Olá, a Epiphone Elitist é a Epiphone Japan para exportação com alguns componentes americanos, como pickups e elétrica. No mais são a mesma guitarra. Certifique-se apenas se ela é long tenon (se for realmente uma reissue 61 será long tenon). Se for da série lacquer finish, ainda terá o finish em nitro.

Em termos de madeira, a Epiphone Japan utiliza o mogno africano para o corpo e braço da SG.

Em suma, tem tudo para ser uma excelente guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Elitist Standard Plus x Gibson Standard