envenenando o som de uma strato sem trocar os caps !

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# ago/08 · Editado por: Curly


observei que boa parte dos guitarristas usam as posições 1, 2 e 5 na maior parte do tempo. acho a posição 3 (meio) sem muita utilidade. A posição 4 (meio + ponte) é legal para bases funk mas a posição 2 (braço + meio) soa melhor para mim.

quanto a posição 5 (ponte), é muito usada nos solos mas, mesmo assim, frustra a muitos, já que o som do single sempre fica um pouco "magro", por isso muitos substituem o cap da ponte por um HB.

mas um HB nada mais é do que dois singles ligado em série, então por que não usar esse tipo de ligação ao invés trocar o cap da ponte ?

isso é possível com uma chave especial conhecida como superswitch:

http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Components:_Switches_ and_knobs/Super_Switch.html

Então, com essa chave, montei um esquema de ligações para a seguinte configuração:

1 - braço (sem alteração)
2 - braço paralelo meio (sem alteração)
3 - braço paralelo ponte (simulando som de uma telecaster)
4 - braço série meio (um HB formado pelos caps do braço e meio)
5 - meio série ponte (um HB formado pelos caps do meio e ponte)

montei essa configuração e gostei muito. a posição 3 realmente lembra o som de uma tele e as posições 4 e 5 me lembraram algo entre o som de um P90 e um HB. outra vantagem: 3 posições hum-free (2,4 e 5) !

Problemas ? sim, primeiramente desenhar um circuito desses com uma supeswitch (com suas 4 seções 1 x 5) é meio que resolver um 'cubo de rubik', muito difícil mesmo !

em segundo lugar essa mod é coisa para gente grande, a superswicth é cara e delicada, fio para tudo quanto é lado, tem que ter muita experiência para fazer um bom serviço.

não vou publicar aqui o circuito que eu bolei, para evitar que algum mlq mais afoito faça merda, mas se mandarem a guitarra para algum luthier e ele precisar, passo com muito prazer !

em breve vou gravar um vídeo com esses sons

Dark Fallen Angel
Veterano
# ago/08
· votar


eu devo ser retardado mesmo....
to achando que sou o unico cara da terra que usa o cap do meio e ñ usa as combinações braço + meio paralelo e meio + ponte paralelo. Acho mt nojento o som nessas posições (tah, pode ser minha guitarra)
eu uso a chave assim:
1: bases limpas
3: solo limpo ou com um drive, e ateh uma base mais crunch
5: humbucker: base/solo com distorção, ou ateh um punchzinho.

Mas achei legal esse esquema, ateh pq a maioria ñ usa o cap do meio e assim vc pode ter um hb na ponbte sem trocar o cap. Mt legal isso \o/

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Curly
não vou publicar aqui o circuito que eu bolei, para evitar que algum mlq mais afoito faça merda, mas se mandarem a guitarra para algum luthier e ele precisar, passo com muito prazer !

Publica no handmades...

felippecg
Veterano
# ago/08
· votar


pq não pode publicar aki ????
se alguem decidir fazer e derrepente fazer merda o problema é de quem fez.

Henrique S.
Veterano
# ago/08
· votar


Curly

tava pensando num esquema assim, só que usando toggles DPDT mas o negocio ta dificil! hueahuaehuaehu

o foda dessa superswitch é que custa uns 80 mangos em terras brazilis ehhehe

jigo__
Veterano
# ago/08
· votar


ae curly, td bao kra???
sempre dando uma alternativa boa pra gente !
com qual guita sua vc fez esse eskema???
i passa pra gente mano!!! hauahauhau
ahh e grava logo aew kero ve como fico, vlw
flw aew

Billy The Kid
Veterano
# ago/08
· votar


Curly
Que true

Curly
Veterano
# ago/08
· votar


pois é amigos, essa chave é muito delicada, basta dizer que a primeira vez que eu tentei fazer algo com ela acabei estragando a chave !

por isso não vou colocar o esquema aqui !

mas vou postá-lo lá na comunidade do orkut 'luthier brasil (aberta)'. estou tentando fazer um programa que configure a chave automaticamente a partir de uma dada configuração, quando eu terminar e gravar o vídeo, postarei lá, prometo !

diego gr
Veterano
# ago/08
· votar


Curly
ah...publica vai?

mas então: nas posições 2,4 e 5 ficou sem ruído algum igual a um humbucker?

Curly
Veterano
# ago/08
· votar


publiquei a planilha com o circuito e o programa de computador na comunidade Luthier Brasil (aberto) no orkut

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Curly
Genial, cara

Curly
Veterano
# ago/08
· votar


B.Frusciante

vlw man !

Slave of hell
Veterano
# ago/08
· votar


po meu luthier fez isso mas diferente...

a guitarra strato tem dois tones né?aih o primeiro tone ele fez como geral,,,,o segundo qndo se liga o cap da ponte e vai fechando ele ele liga o cap do braço...e na posição meio+ ponte..se fechar ele liga os 3...realmente o braço + ponte fica bem parecido com teles...e os 3 juntos é uma massa para som limpo...pois fica com ganho a mais e num embola...mto show...e esta opção é boa para quem num usa o segundo tone.

eu quase não uso as opções intermediarias..uso 60% braço..30 % ponte e 10% meio..as outras uso as vezes só

In The Navy
Veterano
# ago/08
· votar


Eu sempre uso a posição 4 na strato la da escola de musica e com o tone da ponte bem baixo

Lak Lak
Veterano
# ago/08
· votar


curly, pode me passar o esquema no andre.lak@hotmail.com? (se quiser add eh msn)

tpo, eu fiz tb um circuito com a superswitch, de ligação em serie e tal, e com push pull pra defasar etc, axo q ia ser legal trocar umas infos, queria ver como eh feito esse esquema

obrigado cara

edalko
Veterano
# ago/08
· votar


Na minha guitarra que é H+S+H, eu coloquei duas mini-switches nos Humbuckers, de modo que, fora a chave de 5 posições, posso escolher como cara humbucker vai funcionar: um single, os dois juntos, outro single. Isso me deu 13 sonoridades diferentes.

Extrema versatilidade a um custo de R$50,00

Curly
Veterano
# ago/08
· votar


Slave of hell

essa mod se chama 'blender'


Lak Lak

ok

In The Navy
edalko

vlw !

Lak Lak
Veterano
# ago/08
· votar


Curly
valeu pelo esquema! mas nao entendi ou entao abriu errado... =(
abriu no exell, mas tem varios lugares onde fico tpo "name#%" uns trco assim...

quer que eu te mande o meu?

Curly
Veterano
# ago/08
· votar


Lak Lak

vc tem que ativar as macros antes de abrir, pode ativar que não tem virus não !

Lak Lak
Veterano
# ago/08
· votar


Curly
eu ativei e consegui baixar e tal, na hora de abrir aki no meu pc q deu xabu! =X mas agora com o SS ta suave, so to tentando entender iuasheuiai

abraçao

Bigtransa
Veterano
# ago/08
· votar


eu costumo trocar a posição do captador do braço com a do meio na chave....... aí fica assim:

1:ponte
2:ponte+braço
3:braço
4:braço+meio
5:meio

Lak Lak
Veterano
# ago/08
· votar


Bigtransa
questao de gosto mesmo, vc faz isso pq fica mais facil pra vc a troca de caps neh?

Bigtransa
Veterano
# ago/08
· votar


Lak Lak
acho q fica mais legal usar o cap do meio junto com o do braço.... nessa minha configuração uso 97% do tempo as posições 1, 2 e 3

Lak Lak
Veterano
# ago/08
· votar


Bigtransa
bacana, nunca tinha pensado nessa possibilidade de simplesmente trocar 2 fios um com o outro e ter uma combinação diferentes e mais praticidade ao mesmo tempo (mas perde a combinação ponte+meio)

bem legal, se pa vo usar iuoahseuioa espero q vc n tenha patentiado XD

Bigtransa
Veterano
# ago/08
· votar


Lak Lak
o legal é q é uma modificação ridiculamente fácil de ser feita.... da pra colocar mais uma chave e não perder nenhuma das configurações originais e ganhar mais 2..... os 3 ligados juntos e o da ponte e do braço juntos.... mas é bem mais complicado..... tb não ligo de perder essa combinação (meio+ponte)....

Lak Lak
Veterano
# ago/08
· votar


Bigtransa
eu n tenho strato (ainda!) entao nao posso dizer se sinto falta ou nao dessa combinação, mas to ligado numas ligações do tpo "allways on" pra ponte com push pull ou mini toggle, e uma outra infinidade de ligações q da pra fazer numa strato aiusheiau eu ateh inventei uma com a super5way ^^ se quiser tb so pedir no email q eu mandei ali em cima pro curly!

Curly
Veterano
# ago/08
· votar


tem uma outra coisa que eu estou fazendo que fica legal: meus escudos são ligados na guitarra com conectores tipo kk molex ao invés de serem soldados, então eu troco os escudos em poucos minutos, com uma stratocaster com o piscinão escavado vc pode ter vários sets: 3 singles vintage, P90+P90, 2 x HB, texas, etc... versatilidade total com uma guitarra !

Lak Lak
Veterano
# ago/08 · Editado por: Lak Lak
· votar


Curly
ja tinha pensado nisso, mas sempre pensei q teria q no minimo, alem de reaparafusar tudo, resoldar a conecção "final" com o jack da guitarra!

Bigtransa
Veterano
# ago/08
· votar


Curly
eu vi uma foto q vc postou uma vez.... achei a idéia bm legal....

Curly
Veterano
# ago/08
· votar


Bigtransa
Lak Lak

eu tentei usar conectores tipo P mas não ficou legal... um dia tive a idéia de usar os molex, afinal os caps da EMG possuem uma conexão parecida, fica muito bom

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a envenenando o som de uma strato sem trocar os caps !