É claro que bom equipos conta, mas QUEM TOCA faz a maoir difereça!

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jul/08


É claro que bom equipos conta, mas QUEM TOCA faz a maoir difereça!!!


Galera, estou escrevendo esse tópico para relatar um ocorrido nesse fim de semana ...

O pessoal conhece meu setup. (aliás, alguns conhecem ...)

Fui tocar num evento no sábado e cheguei lá, levei meus amplis, guitas e pedais e botei a banca ... meti a mala ... toquei tudo que podia e que conseguia ...

Até aí OK, o pessoal gostou, depois até vieram me fazer perguntas sobre meu setup e tudo mais ...

PORÉM, algo me surpreendeu ... Uma outra banda que tb foi tocar, tinha um guita (liga, daqueles que vc num dá nem uma palheta pro cara ...) ... Esse guita chegou e ligou sua GOLDEN, e juntamente com ela, ligou uma ZOOM 505 ... E ele pediu pra ligar no meu Peavey e eu deixei sem problemas (até pensei, equivocadamente, "deixa o cara usar, não deve tocar nada e tb nunca deve ter visto nem um ampli descente ..."

Meu, O CARA TOCOU MUUUUIIIITTTTOOOOO ... Na boa, assumo, o que me deixou no chinelo (fácil) ... O cara me quebrou em harmonia, solos, improvisação, etc ... (até peguei o contato do cara pra ver se pego umas aulas com ele) ...

Então moçada, equipo top é muito bom, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE APRENDER A TOCAR GUITARRA TB ... Parem de encasquetar com esse negócio de True Bypass, analógico é isso, digital é aquilo e outros fatores que só se vc souber realmente tocar guitarra faz sentido vc se preocupar ...

Bom galera, resumindo, estudem muito guitarra e o restante depois vc se preocupe ... Não compre trocentos pedais, pague uma aula ...

(a "bronca" toda, serve principalmente pra mim).
Abr.

Gasoline
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
Não é novidade.


Porém não me abalo com isso.
Aliás, para mim, é até bom, dá um gás para estudar (e desfocar de GAS).
Mas sei lá, não importa quanto eu me esforce, SEMPRE vai ter alguém que toca mais que eu.
Então, eu faço o meu melhor, e tento ter um timbre bacana com meu gear.

Eu sou meio gear-head, admito, sem qualquer problema. Mas não vejo problema, em ser gear-head, principalmente pq eu sou hobbysta.

Mas claro, eu sempre tento tocar meu melhor.
Isso é fato.

Porque na minha opinião, isso cai na questão do outro tópico que eu li ali, de "injustiça".
Não precisa tocar bem para ter equipo bom, basta poder pagar.

Leblues
Veterano
# jul/08
· votar


novidade........

Raizen
Veterano
# jul/08
· votar


Tudo depende do seu propósito com a guitarra. Se for um hobby não muito importante nada impede a pessoa de ter um equipo TOP e num saber tocar nada [meu caso].

A propósito, o tópico é bem repetitivo.

_FrEd_
Veterano
# jul/08
· votar


O cara me quebrou em harmonia, solos, improvisação, etc ...

O q o kr tocou?

kyo_ryo
Veterano
# jul/08
· votar


Esse guita chegou e ligou sua GOLDEN, e juntamente com ela, ligou uma ZOOM 505 ...

Por um momento pensei até que fosse eu... hehe

SaldanhaPessoa
Veterano
# jul/08
· votar


Raizen

meu caso, too.

_JCM_
Veterano
# jul/08
· votar


maoir difereça

heeheh... q coisa heim?

Brincadeiras a parte, realmente saber tocar diferencia e mto no seu som. Nada impede que se tenha um super set, mas é importante sim aprender a tocar. E se possível, gravar o q toca. Para mim, é a melhor maneira de identificar os erros.

abraço mano.

maniac123
Veterano
# jul/08
· votar


Papo de colecionador... comprar equipo só ficar olhando, pra dizer que tem.


Chega a ser comédia. Aqui mesmo, preocupa-se muito mais com o que comprar do que com o que tocar.

Vai entender.

Luiz Rhoads
Veterano
# jul/08
· votar


É ótimo quando coisas desse tipo acontecem, é como uma lição pra gente.

Eu pelo menos com esse tipo de coisa acabo refletindo bastante.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


jah vi isso acontecer muuuuiiiiitttoo
parei de achar q o cara nao deve tocar soh pq tem um instrumento ruim!
jah fiquei de boca aberta uma porrada de vez!

tem um caso em especial de um cara q conheci q tinha uma guitarra q nem ele sabia a marca tocava legal tinha um repertorio bacana improvisava legal nada de especial apenas saia bom
ateh q um dia teve uma festa em minha casa e a banda dele tocou em casa ai fui dar uma canjinha!!!!


PQP eh a pior guitarra q jah toquei na minha vida antes de aumentar o volume jah desisti da ideia de tokar nao ia conseguir fazer um C naquela coisa as cordas deviam ter uns 7mm perto do quinto traste na 12 passa o dedinho sussegado o braco tava mais torto q berinbau os caps se encostasse dava choque nao tinha fio terra enfim era incrivel como o cara tirava som daquilo
emprestei minha guitarra pra ele continuar putz ai vi como o cara tocava

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


acho foda qd o cara nao sabe nem afinar direito ou fazer acordes ou qlqr outra coisa basica e vem falar de troca de caps escalopar fazer o diabo a quatro na guitarra tb acho q soh tem utilidade pra quem sabe

Hansen
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida

A obcessão por equipamentos pode tornar um potencial músico em um escravo.

Sempre é bom lembrar que Brian May começou com uma guitarra feita de mesa velha.

Aero
Veterano
# jul/08
· votar


Isso é mais uma prova de que o equipo não faz o guitarrista... Pode ajudar, mas se você tiver técnica, tira som em qualquer coisa... Que nem aquele vídeo antigão do Satriani tocando na guitarra de um fã, lá...


japaubatuba

Teve já um cara aqui no fórum, que nem tinha comprado a guitarra e já tava perguntando qual é o melhor modelo de captador pq ele ia trocar assim que chegasse...

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


tipo, mas tbm não é bem assim...

sabe, tem que ter um minimo de qualidade..

a guitarra num pode ser um pau velho...

imagina se usar alavanca, tem que ser coisa boa, ou desafina tudo...

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
Isso aí q vc falou é fundamental kra, principalmente pra galera q tá começando, canso de ver casos assim, mas é akele lance: pro kra aprender certas coisas só com amadurecimento musical, até lá vai tomar mta porrada.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


_FrEd_
O q o kr tocou?
Uns sons da banda dele e uns covers ...

Raizen
A propósito, o tópico é bem repetitivo.
O TEMA é repetido ... Mas é um fato novo ... Fica de MAIS UM alerta pra galera ...

maniac123
Chega a ser comédia. Aqui mesmo, preocupa-se muito mais com o que comprar do que com o que tocar.
Meu caso ... Parei com a GAS ... Não gasto mais nenhum centavo (além dos que eu já gastei) com equipos enquanto não for um bom guitarrista ...
Sempre me preocupei, erroneamente, com equipos e não estudava o suficiente ...

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Hansen
A obcessão por equipamentos pode tornar um potencial músico em um escravo.
Com certeza ...

Aero
Pode ajudar, mas se você tiver técnica, tira som em qualquer coisa...
Qto a ajudar, já usei meu equipo pra enganar muuuiiittooo ... vc liga uns efeitos misturados, dá um H no som e pronto, quem não conhece pensa que vc toca muito ...

leviribeiro
sabe, tem que ter um minimo de qualidade..

a guitarra num pode ser um pau velho...

Cara, sei que vc tem razão mas já vi caras com "paus velhos" mandando muito bem ...
Tipo tem o Angelo Rafael no youtube que usa uma tonante e manda muito bem ...
Veja o vídeo dele:



SaldanhaPessoa
Veterano
# jul/08
· votar


Acho que tudo acaba sendo, sempre, uma questão de referencial. As pessoas dão valores diferentes às coisas. Eu sou um cara pobre.. tive a coragem de cursar Direito numa universidade particular aqui de Fortaleza, e pra isso tenho que trabalhar um bocado pra tentar ajudar meu pai a pagá-la. Geralmente, estudo pela manhã.. e trabalho à tarde e à noite.

Não tenho interesse algum com a guita se não HOBBY. Ver pessoas por aí tocando mais do que eu.. seja com uma gibson seja com uma tonante..é muito comum. Não tenho tempo nem grana pra fazer aulas.

Já é suficiente pra mim tocar meus blues (mesmo mal tocado) com os melhores equipos q as sobras da minha curta grana permite.

Mas esse é um bom alerta pra quem pensa em tirar um som mais profissional. Vale dizer tb q o profissional, ao meu ver, é um cara q toca mto e é apoiado por equipamentos q o dêem segurança e qualidade.

abraço

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
Sempre me preocupei, erroneamente, com equipos e não estudava o suficiente ...
tb jah fui assim

Aero

tah ai o ponto

nao acho q o cara nao tenha o direito de ter uma guitarra boa soh acho foda no caso dos caras nem saberem o q quer da vida tipo esse caso q vc falou e jah sair trocando tudo na guitarra
e o msm q ver alguem q acaba de tirar carta de carro compra uma ferrari e fala q o carro precisa de mais potencia!!! :o
ateh o cara poder ter uma ferrari va lah mas aumentar potencia?
aki no forum de guitarra tem muito disso!!!!

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Primeiro aprenda e depois compre..... mas aqui é ao contrário.

Fernando de almeida
Muito bonita a sua atitude, eu não emprestaria os meus equipos nem a pau. Podia ser quem fosse.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Vale dizer tb q o profissional, ao meu ver, é um cara q toca mto e é apoiado por equipamentos q o dêem segurança e qualidade.
Nem sempre... isso só começa a acontecer com o músico profissional com anos de estrada e quando ganha reconhecimento(se isso acontecer), digo isso por experiência própria, sou músico profissional há 2 anos e tenho um equipamento razoável, não top de linha, mas sim por falta de verba, não por falta de vontade.

SaldanhaPessoa
Veterano
# jul/08
· votar


brunoepronto

boa observação. Mas eu falei mais como sendo um requisito. Um advogado pra ser bom, não basta apenas ter lábia, influência e boa oratória.. ele tem q estar constantemente atualizado, estar servido de bons livros, fazer cursos.. tudo q demanda $$$. Acho que quem é músico profissional, não pode contar somente com seus dotes artísticos. A segurança do Gear é fundamental. Falei como sendo algo que acho q está dentro dos requisitos.

Mas posso estar completamente equivocado.

abraço

B.Frusciante
Veterano
# jul/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


Gasoline
Faço das suas palavras as minhas

sobrevivente
Veterano
# jul/08
· votar


É topicos assim que dão uma aliviada na minha G.A.S. ... hehehe!

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


Até tem um outro tópico aí rolando uma discussão parecida. De qualquer maneira eu nunca tracei nenhum paralelo entre equipo e músico. Acho que cada um possue aquilo que seu orçamento e desejo permitem. Assim como se vou ver alguém tocando procuro me prender no fato da música me agradar ou não. Não fico avaliando a técnica e conhecimento, nem o equipo do cara. Acho que a genialidade da música está na simplicidade e na criação.

DENNYSRENGIER
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
É legal ver um depoimento como o seu, demonstra acima de tudo maturidade (coisa escassa aquí no fórum), humildade e reconhecimento de que a estrada é longa, mas te digo uma coisa, tudo que testemunhou não quer dizer que seus equipos não lhe valem algo, mas que todo seu equipo é somente uma "ponte" para transmitir o que sente e aprendeu musicalmente, talvez essa seja a chave do segredo para que os novos músicos e ouvintes sejam tão bons e criativos como os músicos das décadas anteriores, então pegue o caminho mais estreito, ou seja, vamos nos abster de saber se a p o r r a do pedal é true bypass ou se é digital ou análogo e vamos tirar "aquele" som que temos vontade!!!
Acima de tudo, sinta orgulho e prazer do som que voçê faz! Não rotule bandas e nem tampouco modelos de guitarra, pedais ou amplis, teste!
Parabéns e abraços;

DarkMakerX
Veterano
# jul/08
· votar


Fiquei empolgado porque tenho uma Golden e quero comprar uma Zoom XD

mas serio
o equipo vai te ajudar na hora que voce for do mesmo nivel que o cara, pq dai voce tem uma vantagem. mas sem saber tocar nem adianta, voce ve que o cara nao sabe nada
ja vi um show de uma banda conhecida por aqui e o cara tinha O SET, mas voce percebe que o cara nao sabe aproveitar, que ele se ligou em ter os melhores, arrumar tudo, regular tudo e se esqueceu do mais importante: saber tocar.

hughet
Veterano
# jul/08
· votar


Primeiro aprenda e depois compre..... mas aqui é ao contrário.
É mesmo, vou esquecer um pouco esse negócio de equipo e vou treinar com o que eu tenho, consegui um Laney LC15r, já da pra tirar muito som nele, melhor eu estudar mais e parar um pouco de pensar em equipos!

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Cara, sorte minha, desde que comecei a tocar sempre pensei nisso.... só agora que toco há 7 anos que estou adquirindo um equipamento legal. Me virei durante vários anos com uma condor rocky, uma zoom 505II e um staner kute25(ainda uso). Sempre tive muita disposição pra estudar guitarra e também dei muito valor a teoria, ainda bem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É claro que bom equipos conta, mas QUEM TOCA faz a maoir difereça!