É claro que bom equipos conta, mas QUEM TOCA faz a maoir difereça!

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Cara, nem tem muito o que comentar pois o título do tópico fala por si só.
Mas não vou deixar de comentar algo que já tive oportunidade de postar em outros tópicos: equipamento é bom, ajuda, mas nem mesmo o mais "fuderoso" equipo vai captar e externar aquilo que vc não faz ou não tem técnica pra fazer...
Valeu!!!

lespaulbabilon
Veterano
# jul/08
· votar


Isso é verdade.
Acho que o mais legal é saber conciliar os dois.
Eu conheço muita gente nesse fórum que inverte as coisas. Gente que está esperando amp Hand Made há anos e não sabe falar e nem pensar em outra coisa que não seja equipamento.

Acho que o equipamento é uma peça importante no som de um músico, mas não é a primordial. Um músico tem que ter como prioridade o seu próprio desenvolvimento musical, sem perder de vista a luta para adquirir novos equipamentos. Afinal, acho muito certo que uma pessoa lute para melhorar seu set. A evolução em questão de equipamento/timbre é muito saudável.

O segredo é saber equilibrar e priorizar as coisas.

Bog
Veterano
# jul/08 · Editado por: Bog
· votar


Fernando de almeida

HEheh, aquela velha história...

Equipamento bom não faz músico ruim soar bem.
Equipamento ruim FAZ músico bom soar pior.

Mas mesmo músico ruim sente um prazer enorme ao tocar no seu equipamento bom, comprado com o seu dinheiro. =P

No mais, eu poderia até estender o teu título para: É claro que bons equipos contam, claro que quem toca faz a maior difereça, mas O QUE se toca é o que realmente vale! Enfim, nem equipamento, nem técnica, o que importa é o produto final, a música, não é mesmo?

Mas digam o que disserem, independente do meu nível (que não é dos mais altos), vou continar gostando de ter equipamentos legais. E, tendo comprado com o meu dinheiro, fruto do meu trabalho, não vejo maiores problemas. Tem gente que compra carrão, tem gente que compra sofá, tem gente que compra home theater. Eu compro guitarra.

GiulianoB
Veterano
# jul/08
· votar


falou tudo cara , nao adianta ter uma gibson les paul e uma parede de marshalls se nao sabe tocar nada ! Eu ja vi muito disso, carinha tocando com violao reba, tudo empenado e tirando um monstro som enquanto tem muito cara que se importa em ter o melhor equipo e nao toca nada !
Eu tenho um equipamento super modesto mas to investindo em aulas pq eu quero primeiro aprender a tocar legal pra depois pensar em ter uma guita legal, aquele violao da hora, aquele pedal ou aquee cubo dos sonhos, sou bem realista, nao sei se um dia serei um bom violonista ou guitarrista, mas invisto nas aulas pq quero tocar primeiro e to bem contente com minha condor rx-30 e com meu violaozinho folk hofma ! nem vo cita o cubo que tenho pq é vergonhoso ! mas da pra mim tirar meu som, sou iniciante, nao tenho nem 4 meses de guitarra e violao, mas ja toco alguma coisinha , um pouco de cada estilo, procuro aprender teoria, formar escalas, montar acordes estas coisinhas que muitos nao se importam.
Eu nao tenho inveja em ver um filinho de papai com uma fender e nao tocar nada, so acho que eh uma coisa inutil se o kra nao investir no seu estudo musical, mas se ele pode, pode né ! se eu pudesse , fosse rico, mesmo sem tocar nada teria um equipo dos sonhos e seria um desses odiados huaha !

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Bog
tb acho isso mas acho q tem muita gente aki q exagera!
tipo as vezes aparece uns caras q literalmente piram
um tempo atraz apareceu um topico no forum de violao do cara preocupado com a pintura do violao falando q violao pintado de preto muda o som q tinha q ser de verniz ou algo assim nao lembro mas e pura piracao!

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


japaubatuba

Hehehe, com certeza. Mas uma coisa é ter equipamento legal cujas vantagens você CONSEGUE ouvir, outra coisa é o preciosismo chegar no ponto do indistinguível. Tem muita gente que fala do timbre de madeiras e pinturas sendo que jamais seria capaz de apontar a diferença num teste cego.

Acho que aí a questão já é outra, não tem tanto a ver com o que se ouve. Mesmo um zero à esquerda como eu consegue sentir a diferença entre uma Gibson e uma Golden, mas haja ouvido de ouro para sacar se o violão é preto ou verde limão!

Sharper
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
mas haja ouvido de ouro para sacar se o violão é preto ou verde limão

Essa é fácil. O timbre do verde é bem mais ácido.

Voltando ao assunto: como guitarrista, sou um analista de sistemas top. Como analista de sistemas, sou um guitarrista medíocre rs.

Mesmo assim, com um equipo legal, soo muito melhor que com porcaria. É indiscutível... Como toco por hobby e meu público constitui-se basicamente de mim mesmo, cada upgrade que fiz no meu set (caps, pedais, guita, ampli) foi recebido com aplausos.

Se pudesse escolher entre equipo e técnica, pegava a técnica, sem dúvidas. O maluco la do youtube com a tonante dele toca muito mais bonito que eu. Por outro lado, EU toco muito mais bonito com equipo bom que sem.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/08
· votar


Bog

Fora a questão que copiar timbres é uma coisa. E produzir é outra. Tem gente que abre mão de sua própria personalidade para " tentar " fazer o som dos outros. Claro que não estou despresando as referências. Quando um timbre é ruim, é por que o músico não está maduro o suficiente.
Acho que na esteira disto deixa-se de produzir bons sons.

Casarin
Veterano
# jul/08 · Editado por: Casarin
· votar


Sim, isso é uma verdade indiscutível. Mas também não adianta agora pensar "ah, se eu ficar com um set ruim vou melhorar", já vi cara com equipamento ruim tocando bem e também tocando mal mesmo depois de tocar há um bom tempo.

Eu acho que a pessoa assim que as suas condições financeiras possibilitassem deveria comprar uma guitarra com uma tocabilidade razoável, exemplo essas shelter sx, condor, cort e outras baratas, mas que são boas, porque além de desestimulante, o desenvolvimento é retardado numa guitarra que de péssimas condições.

Mas fora desse assunto cabe a cada um praticar, estudar para alcançar seus objetivos na guitarras, que pode se restringir a tocar um simples cover ou ser um ótimo instrumentista. E lembrem-se para a maioria de nós, os que não são profissionais, melhor do que ter super guitarras ou ter uma ótima técnica é passar um dia tocando e se divertindo com seus amigos

Bolo de laranja
Veterano
# jul/08
· votar


Tenho meu violão tonante e nunca reclamei de nada....acredito que manjo mais de teoria que boa parte do fórum.

Zero Zen
Veterano
# jul/08
· votar


TEMO DISCORDAR DA MAIORIA !

Não é com o que se produz a música (equipos) ou quem produz a música (Guitarrista A ou B), mas simplesmente A MÚSICA que é produzida que faz toda a diferença.

O equipo pode ser básico, a técnica simplérrima e o guitarrista extremamente limitado, mas se ele souber fazer BOA MÚSICA, bem isso é o que interessa.´

É isso que agradará aos meus ouvidos.

É absolutamente desimportante se ele conhece ou usa as escalas X, Y ou Z, ou as utiliza no campo harmônico mais adequado.

Importa o produto final. A harmonia e melodia.

Aliás, sempre e cada vez mais a música tem se socorrido dos produtores qualificados, engenheiros de som, etc... para soar bem, pois se dependesse apenas dos músicos... tsc,tsc,tsc,tsc

O equipamento e a capacidade técnica do interprete só tem valor se a música presta.

Criticar os que gostam de GEAR, apontando como solução única ou principal o estudo é incorrer em grave equívoco, pois grande parte dos melhores guitarristas sequer tiveram educação formal em música.

Toco por diletentismo, apenas por diversão e gosto muito de comprar e testar novos equipos, sem nenhuma culpa ou preocupação. Isso me dá muito prazer e satisfação. Não tenho nenhuma pretensão além de tirar bons timbres. hehehehe

O pessoal da minha banda ( Backing Track ) nunca reclamou da minha performance. Se isso ocorresse, eu simplesmente trocaria ela por outra. hahahahaha

Para outros a "cachaça" é ser o mais rápido, conhecer mais escalas, ser o mais veloz ou aquele que improvisa com mais dificuldade. Certamente são mais competitivos.

Para quem é profissional, conhecimento teórico e equipamento adequado e confiável são necessidades básicas, inegociáveis.

No caso dos amadores, cada um com suas preferências. Cada um sabe o que quer e onde quer chegar.

T+.

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Zero Zen

Concordo em gênero, número e grau.

Até tinha comentado ali em cima que o que importa MESMO é o produto final. E realmente, precisamos distinguir os profissionais - que precisam saber o máximo possível - dos amadores - que precisam saber apenas o suficiente para se divertir.

jimmt vandrake
copiar timbres

Aí acho que vai de cada um. Se o cara quer ser um clone do Fulano, e ele e seu público se divertem com isso, ótimo para eles.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Esse guita chegou e ligou sua GOLDEN, e juntamente com ela, ligou uma ZOOM 505 ... E ele pediu pra ligar no meu Peavey

Não duvido que o cara arregace mesmo como você diz.

Provavelmente ele só usou os efeitos da ZOOM, sem o drive... e o seu amp ajudou bastante nessa hora.

ZOOM505 sucks!!! Sinto muito.

Gasoline
Veterano
# jul/08
· votar


Zero Zen
Obrigado por expressar o que eu queria ter dito e não consegui.

Vou criar uma campanha parecida com o comercial do suco Clight.
GAS, sem culpa.
haha.

Luiz Almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Zero Zen
Bom comentário.

Bolo de laranja
acredito que manjo mais de teoria que boa parte do fórum.
Acho que lhe falta algo ainda.....

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Bom dia!!!

Zero Zen
Toco por diletentismo, apenas por diversão e gosto muito de comprar e testar novos equipos, sem nenhuma culpa ou preocupação. Isso me dá muito prazer e satisfação. Não tenho nenhuma pretensão além de tirar bons timbres. hehehehe
E poor isso se chama hobbie. Quando o assunto é profissional, o enfoque é outro.
A qualidade de Música está intimamente ligada à qualidade do músico. Árvore ruim não costuma dar bons frutos e o mesmo acontece com músicos ruins.
Acho que em qualquer profissão, o fator humano é sem dúvida o prioritário e na minha opinião o foco de toda a atenção.
O ponto principal é que se deve dar o valor de acordo com suas prioridades e, quem deseja ser profissional deve primeiro dominar o assunto e depois investir em ferramentas que auxiliem seu trabalho.
Se vou assistir um filme, é claro que será bem mais interessante ter o melhor equipamento para assisti-lo. Agora, se eu fosse produzir um filme, antes de ter o melhor equipamento, é fundamental que eu tenha conhecimento pra produzi-lo. Caso contrário, como eu falei anteriormente, nem a melhor câmera do mundo gravará as melhores cenas...
Valeu!!!

oliviojunior
Veterano
# jul/08
· votar


Os Romanos já diziam: "a toga de linho não faz o sacerdote de Ísis". Usado na idade média, esse provérbio foi citado por Gregório IX e por S. Jerónimo, e utilizado nos versos de "Roman dela Rose". S. Jerónimo muda um pouco a frase dizendo: "Não é pelo hábito que se reconhece o monge, mas pela sua observação da regra e pela perfeição da sua vida".

Zero Zen
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_Blues

E poor isso se chama hobbie. Quando o assunto é profissional, o enfoque é outro.

Claro ! O músico profissional toca por prazer, mas também por obrigação, assim, o resultado de seu trabalho tem de ser profissional, de boa qualidade, para agradar a ele e a terceiros (seus contratantes), PRINCIPALMENTE.

A qualidade de Música está intimamente ligada à qualidade do músico. Árvore ruim não costuma dar bons frutos e o mesmo acontece com músicos ruins.

Realmente, mas bons músicos não são exclusivamente aqueles que possuem boa técnica e conhecimento teórico, mas sim aqueles que possuem talento e inspiração.

As vezes a semente é boa e a terra é ruim. As vezes a árvore é boa, a terra é boa e a fruta é bonita, porém se for uma laranja azêda, não dá nem para provar.

Acho que em qualquer profissão, o fator humano é sem dúvida o prioritário e na minha opinião o foco de toda a atenção.
O ponto principal é que se deve dar o valor de acordo com suas prioridades e, quem deseja ser profissional deve primeiro dominar o assunto e depois investir em ferramentas que auxiliem seu trabalho.


Nenhum dos dois lados deve ser negligenciado, pois um artista não contratará um músico que tem dificuldade em aprender as músicas ou tocá-las, como também não o empregará se ele não possui o equipamento para efetuar sua execução.

Se vou assistir um filme, é claro que será bem mais interessante ter o melhor equipamento para assisti-lo. Agora, se eu fosse produzir um filme, antes de ter o melhor equipamento, é fundamental que eu tenha conhecimento pra produzi-lo. Caso contrário, como eu falei anteriormente, nem a melhor câmera do mundo gravará as melhores cenas...

Nem o filme fará sucesso e agradará o público alvo se tiver um roteiro ruim, péssimos diálogos e uma história manjada, ou seja, conteúdo ZERO.

T+.

Penta_Blues
Moderador
# jul/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Zero Zen
Nenhum dos dois lados deve ser negligenciado,...
E não foi, na minha opinião. Por isso eu disse que é uma questão de priorizar e não de negligenciar o que quer que seja.

Nem o filme fará sucesso e agradará o público alvo se tiver um roteiro ruim, péssimos diálogos e uma história manjada,
Por isso lhe falei que amador não pode ser comparado com profissional. O que tentei mostrar é que no exemplo, o cinéfilo (no seu exemplo vc) tem um enfoque e o cineasta (o profissional do ramo) tem outro, outras prioridades, outras necessidades e outras formas de encarar seu equipamento.
Não tenho nada contra quem gosta de equipo, até porque tenho muito menos qualidade técnica do que tem meus equipamentos. Só questiono o fato de que muitos dão valor extremo ao equipamento chegando ao ponto de esquecer de aprimorar a própria técnica, acarretando no mínimo uma "sub-utilização" das ferramentas de que dispõe. No caso do amador isso não é tão problemático, já que o mesmo não usa o que tem pra se sustentar, mas para o profissional é um desperdício de dinheiro e de recursos; coisa que não se pode aceitar num mundo competitivo...
Veja que quando falo em aprimorar, não digo que seja apenas de forma acadêmica, pois é possível o aprimoramento dedicando-se à prática mesmo fora dos bancos escolares.

mas sim aqueles que possuem talento e inspiração.
Se não souberem externar esse talento ou essa inspiração de nada adianta possui-los. Vc pode ser o melhor orador do mundo; se não souber falar chinês, dificilmente passará sua mensagem aos chineses...

Valeu!!!

_FrEd_
Veterano
# jul/08
· votar


Bolo de laranja

acredito que manjo mais de teoria que boa parte do fórum.

Acho que 90% das pessoas que manjam de teoria n sabe aplicá-la de forma decente. N que vc se encaixe, mas para mim, saber teoria n me impressiona nd. Tanto que muitos nunca estudaram, mas fazem musica boa!

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


_FrEd_

Concordo com vc! Hermeto Pascoal só foi estudar teoria depois de mais velho! Pra entender o que ele já sabia intuitivamente!

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Bom dia!!!

_FrEd_
Tanto que muitos nunca estudaram, mas fazem musica boa!
Tem muito curandeiro que tb faz bons tratamentos, mas se vc fosse contratar alguém pra acompanhar sua saúde, vc contrataria um médico ou um curandeiro?
Valeu!!!

Zero Zen
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_Blues

No caso do amador isso não é tão problemático, já que o mesmo não usa o que tem pra se sustentar, mas para o profissional é um desperdício de dinheiro e de recursos; coisa que não se pode aceitar num mundo competitivo...

Evidentemente o profissional não pode embasar seu "profissionalismo" no seu equipamento. Precisa saber usá-lo a contento.

Mas não podemos nos esquecer que o músico, o guitarrista neste caso, também é um amador, pois deve gostar do que faz (eu suponho). Acho que ele tem o direito de possuir o melhor equipamento que puder comprar, inclusive com as extravagâncias que sua bolsa permitir.

mas sim aqueles que possuem talento e inspiração.
Se não souberem externar esse talento ou essa inspiração de nada adianta possui-los. Vc pode ser o melhor orador do mundo; se não souber falar chinês, dificilmente passará sua mensagem aos chineses...


Charles Chaplin fez em grande parte de sua obra, Cinema Mudo e, tenho certeza, alcançou reconhecimento até na China !

Seja por sua obra cinematográfica como, também, a musical.

Para externar o talento, a técnica e o equipamento ajudam, mas nenhuma destas é condição sine qua non.

Essenciais são o talento e a inspiração.

T+.

Penta_Blues
Moderador
# jul/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Zero Zen
Charles Chaplin fez em grande parte de sua obra, Cinema Mudo e, tenho certeza, alcançou reconhecimento até na China !
Porque soube usar a técnica que tinha na sua maneira de se expressar, inclusive fazendo uso de equipamentos muito inferiores aos que existem hoje; prova de que equipamento não é o essencial...
Mas como eu falei no exemplo, trata-se de um orador, o que não tem muito a ver com "Cinema Mudo", né? Garanto que nem seu melhor e mais culto inglês fariam seus espectadores de olhos puxados compreenderem literalmente suas palavras.
Talvez eu não esteja sendo muito claro, mas vamos explorar de outra forma: o computador mais potente do mundo com seus componentes mais modernos não externará sua capacidade sem uma interface que possibilite que tudo aquilo que ele possui internamente (tecnicamente) seja mostrado, da mesma forma que um 486 nunca será capaz de exibir uma série de complexas imagens mesmo que tenha um monitor de última geração, já que é limitado tecnicamente.
Volto a dizer: não sou contra a busca pelo melhor equipamento, mas sim pela inversão de valores que alguns dão, já que nada substitui o fator humano, seja por seu talento, seja por sua inspiração, seja por sua dedicação.
Valeu!!!

Zero Zen
Veterano
# jul/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Penta_Blues

Acho que concordamos na maior parte dos posts, mas cumpre salientar:

Nunca o acusei de defender a técnica em prejuízo do equipamento. hehehe

Saliento apenas, que a música, como expressão artistica, no mais das vezes transcende certos aspectos de perfeição, competência técnica e tecnologia de ponta.

Certas criações artisticas de cinema, escultura, pintura, ainda que consideradas suas limitações de idade, de tecnologia e de conhecimento técnico do criador, muitas vezes alcançam reconhecimento maior que cousas mais atuais e mais impregnadas do "moderno".

O exemplo de Charles Chaplin é bastante feliz (modéstia à parte), pois comprova que muitas vezes os corações dos destinatários da obra podem ser alcançados por outras vias que não a palavra ou o meio que julgamos mais adequado.

O mesmo ocorre com a música.

Não custa lembrar, falando em oratória, que um dos maiores Oradores conhecidos, Demóstenes, foi gago até a sua adolescência, tendo superado esta deficiência graças a sua dedicação em enfrentar o seu problema. (Ponto para o estudo e o aprimoramento)

Evidentemente, ele se socorreu da tecnologia da época para diagnosticar o problema e resolvê-lo a contento: As pedrinha na boca. (Ponto para os equipos).

Mas de nada adiantaria a tecnologia e a dedicação empregadas se ele não tivesse sido abençoado com um voz potente e agradável. Se ele tivesse uma voz de taquara rachada, jamais teria alcançado os píncaros da glória em sua época.

Assim, creio que concordemos quanto a igualdade de importância entre estes dois pontos para o músico profissional, mas...

Creio, ainda, que nenhum desses é substituto para o talento e inspiração, sequer rivalizando em importância.

O talento é a base, o resto é perfumaria. (Claro que uma boa embalagem e um poderoso marketing sempre agregam valor)

Na minha modesta opinião, o músico talentoso sobrevive e se sobressai sem os equipos top e sem dedicação exagerada, já o músico mediano, sem esses, torna-se um "lugar comum", não sai do chão.

T+.

Deji
Veterano
# jul/08 · Editado por: Deji
· votar


eu não acho, pra mim equipamento toca sozinho, é só segurar a guitarra e fazer careta.

Zero Zen
Veterano
# jul/08
· votar


Deji

Isso é uma característica dos músicos com ATITUDE. rsrsrssr

matheno
Veterano
# jul/08
· votar


campanha GAS, sem culpa JÁÁÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Boa tarde!!!

Zero Zen
Isso é uma característica dos músicos com ATITUDE. rsrsrssr
Ou seria do "POSER"?...rsrsrs

Acho que concordamos na maior parte dos posts,...
Isso na minha opinião é o que há de melhor numa boa e agradável discussão.
Discordar de tudo, não leva a lugar nenhum; concordar com tudo é muito chato...
Daí colocar, cada um, o seu ponto de vista sempre respeitando o alheio é o que nos faz crescer em todos os aspectos.
Obrigado por proporcionar um bom debate!
Valeu!!!

Zero Zen
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_Blues

concordar com tudo é muito chato...

Não vai me dizer que você discorda só pra animar as coisas. hehehe

Falando quase sério:

Já dizia o Nelson Rodrigues - Toda a unanimidade é burra !

Saudações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É claro que bom equipos conta, mas QUEM TOCA faz a maoir difereça!